Buscar

projeto de intervençao tcc

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL – UNINTER
PROJETO DE INTERVENÇÃO
IDENTIFICAÇÃO:
JULIETE Caldas Valente 
RU: 1798499
1 tema: o ensino-aprendizagem da leitura e escrita com o uso dos jogos de palavras
1.1 delimitação do tema:
os jogos educativos com a utilização da ferramenta tecnológica no contexto escolar possibilitam a interação a efetivação do professor e aluno, é um recurso indispensáveis no desenvolvimento da cognição dos níveis de conhecimento da leitura e da escrita, pois compreende um metodologia mais prazerosa e significativa para o ensino aprendizagem, fazendo com os alunos endenta as informações estuda na sala de aula com mais facilidade, através disso trabalhar com esse método e despertar no estudante o gosto em se envolver no aprender, deixando o educando motivado a construir o seu próprio conhecimento. 
2. PROBLEMÁTIZAÇÃO 
A importância do uso da ferramenta tecnologia com a ludicidade dos jogos de formação e conhecimento dos alfabetos, silabas e formação de palavras despertando o interesse dos alunos em estudar, usar os jogos computado na técnica metodológica e contribuir para o envolvimento dos alunos nas aulas tornado o ensino de fácil compreensão e fazer a ligação do real com o potencial do conhecimento que a criança já tem com aquilo que a criança está em busca.
Partindo de uma problemática que busca compreender o seguinte questionamento qual a importância a implicação dos jogos educativos como uma proposta pedagógica de construção do conhecimento das crianças? 
4. JUSTIFICATIVA
Mediante a problemática proposta justifico o questionamento que partiu da observação da vivencia do estágio supervisionado podendo analisar, as dificuldades dos alunos das series iniciais do ensino fundamental no processo da alfabetização da leitura e escrita no desenvolvimento do compreender o que leu e o que escreveu na interpretação textual e construção textual, fez-se necessário a elaboração desse projeto de intervenção para responder a questão norteadora e a busca geral dos objetivos proposto na pesquisa.
O presente trabalho repassa informação do tema em busca, da importância e a implicação de se trabalhar com a ferramenta tecnológica, na reflexão do conhecimento para os estudantes na motivação, facilidade no envolvimento da realidade cultural do aluno na sala de aula, pois os mesmos têm conhecimento de manusear essa ferramenta dispor-se desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.
O resultado da pesquisa trousse conhecimento e reflexão do jogo educativo na formação de palavras é uma ferramenta que contribui para professor e aluno a busca em conjunto do aprender. Esse jogo tem como importância ensinar a criança que está em processo de alfabetização, também é jogo didático já vem com a inclusão para aluno que tem anomalia de surdez, na lateral do jogo aparecem a linguagem do surdo. 
O jogo possibilita a criança a refletir, pensar, questionar estimula o imaginário estabelece e amplia as informações repassadas pelo mediador. Está técnica de ensino requer uma atenção dos profissionais de educação que pensem e desenvolva aula com esse tipo de método. 
 O conhecimento do tema em questão trouxe informação judiciosa para minha formação e crescimento pessoal e profissional possibilitando a disseminação desse nas escolas trabalhadas, na comunidade do bairro onde resido e no convívio familiar e outros, aprofundando os conhecimentos em livros didáticos trabalhos científicos publicados e autores que correlacionam a temática em questão, pois, esse estudo científicos tem informação que podem aprofundar outras pesquisas. 
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
 Refletir e ajudar na técnica metodologia de professores e alunos na facilidade de conhecimento.
4.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS
 Refletir a possibilidade de alfabetização com o uso da tecnologia.
Discutir a importância dos recursos tecnológicos para fins educativos. 
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na interação das palavras de Vygotsky (1984), o jogo é considerado um estímulo a criança em constante processo de desenvolvimento de procedimento internos de construção do conhecimento e no âmbito das relações com os outros, levando a imaginação abstrata possibilitando a assimilação do conhecimento. o ensino alfabetizador com essa técnica com o uso do recurso tecnológico na área educacional e torna a aula motivadora, interativa facilitando o entendimento em conjunto na sala de aula.
Para a teoria de Piaget (1976), e Vygotsky (1984), entendemos que é necessário refletir sobre o papel do professor ao utilizar o lúdico como recurso pedagógico, que lhe possibilita o conhecimento sobre a realidade lúdica de seus alunos, bem como sobre seus interesses e suas necessidades. Paralelamente, no processo de ensino-aprendizagem o jogo deve ser visto como um meio estimulador no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, psicomotor e de propiciar a aprendizagens especificas.
O aprendizado com o a utilização do jogo virtual é de caráter fundamental levando o conhecimento das letras vivenciando a formação das sílabas o entendimento das palavras com o aparecimento das imagens ilustrativas, com esse método busca o aprender e o compreender de uma maneira dinâmica brincando com a construção do conhecimento tornando a aula prazerosa e significativa. 
Continuando com as palavras de Piaget (1976), nessa perspectiva, por meio da prática pedagógica do jogo o professor pode conhecer as expressões da personalidade e criatividade do educando, porque nessa forma de ensinar com a atividade ludicamente, as crianças se libertam sem cansaço de somente ter que absorver informações pelos métodos tradicionais; as situações e os objetos representados e as ações não são o que aparentam ser. 
O professor necessita contribuir com desenvolvimento de planejamento para executar suas aulas de fácil entendimento com o uso dos jogos interativos, sendo um pesquisador e avaliador do conhecimento qualitativo dos estudantes, podendo refletir sobre seu método de ensino e podendo renovar dessa forma contribuir para o rendimento escolar do educando. 
6. METODOLOGIA
O procedimento metodológico aula expositiva e prática no conhecimento das vogais e alfabeto na formação de silabas e palavras, será executado em dois momentos no desenvolvimento de duas aulas ocorrendo em 90 minutos, no primeiro momento aula será no laboratório da escola com explicação de como utilizar esses jogos a finalidade para o ensino através desse recurso tecnológico, a leitura das letras e sua formação, essa aula ocorrerá no 1º ano do ensino fundamental em uma escola no município de Cametá.
No segundo momento a professora vai fazer um breve relato da importância de usar esse jogo de formação de palavras para estimular o gosto pela aprendizagem da leitura e a escrita que a brincadeira online tem como objetivo primordial estimular a leitura e escrita, jogo forma silabas e palavras e em seguida parece a imagem da palavra formada, conforme o aluno acerta ele acumula pontos e muda de fase da mudança que ocorre no jogo são sinais que o conhecimento está sendo conseguido. 
O recurso pedagógico tecnológico propicia nova forma de aprender e ensinar, é necessário incentivar o uso por parte dos profissionais de educação. Porém muitos educadores ainda se encontram despreparado para adequar o novo método de ensino por estar fora do conhecimento do mediador frente a esse desafio tecnológico.
Uma oposição favorável para desenvolver técnica metodológica para incluir e torna a aula motivadora e atrativa para os estudantes e o uso dos jogos virtuais educacionais disponíveis na internet e aplicativo no celular, o jogo é um recurso de aprendizagem indispensáveis e imprescindíveis no processo do ensino- aprendizagem da criança na alfabetização, o jogo estimula o mundo imaginário com o real provocando curiosidade, facilidade, raciocínio, assimilação e a cognição do conhecimento. 
REFERÊNCIAS 
BROUGÉRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Arte Medicas, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: odesenvolvimento dos processos psicológicos, 1987.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagens e representação. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1976.

Continue navegando