Logo Passei Direto
Buscar

Vasculites

User badge image
Jully Almeida

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com relação às vasculites primarias, pode-se a rmar, corretamente, que um exemplo de acometimento de grandes vasos é
A poliarterite nodosa.
B doença de Kawasaki.
C púrpura de Henoch-Schonlein.
D arterite de Takayasu.
E síndrome de Churg-Strauss.

Mulher de 58 anos queixa-se de dor de cabeça intensa de início recente, dor na mandíbula ao mastigar e sensibilidade na artéria temporal. O exame laboratorial mostra velocidade de hemossedimentação (VHS) de 80 mm/hora. Em relação à principal hipótese diagnóstica dessa condição, é correto afirmar:
A a melhora clínica com tratamento adequado geralmente demora várias semanas.
B a terapia anti-interleucina-6 demonstrou ser benéfica nesta condição.
C a doença é igualmente comum em pacientes com menos e mais de 50 anos de idade.
D a normalização da VHS é um indicador confiável da resposta ao tratamento.
E corticosteroides não devem ser administrados até que a biópsia confirme o diagnóstico.

Homem de 73 anos de idade comparece ao ambulatório com relato de que, há três meses, iniciou quadro de febre (Tax: 38,3ºC) esporádica, perda de peso não intencional e prostração. Há um mês evoluiu com cefaleia em região temporal, a qual é caracterizada como sendo diferente das outras cefaleias que já teve. Há duas semanas, também passou a sentir dor durante a mastigação de alimentos. Tem história prévia de HAS, DM tipo 2 e DRC não dialítica. Não tem alterações significativas ao exame físico geral ou neurológico. Apresentou os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior, os quais evidenciam: Hb 11,3g/dL; Leuco 9530/mm³; Plq 193.000/mm³; Ur 49mg/dL; Cr 1,0mg/dL; Na 139mEq/L; K 4,3mEq/L; PCR 3,4mg/dL; VHS 87mm/h (até 20 mm/h) e sorologias para hepatite B, C e HIV não reagentes. Qual é o exame que deve ser inicialmente solicitado e o tratamento de primeira linha que deve ser recomendado para este paciente?
A Angiotomografia de carótidas e vertebrais e pulsoterapia com ciclofosfamida.
B ANCA (anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos) e pulsoterapia com metilprednisolona.
C Ultrassonografia com doppler de artérias temporais e prednisona via oral.
D FAN (fator antinuclear) e iniciar uso de metotrexato por via oral.
E Anti-RNP (anticorpos contra antígenos nucleares) e iniciar micofenolato por via oral.

Leia o caso clínico a seguir.
Paciente de 38 anos, sexo masculino, com quadro de dor aguda no membro inferior direito iniciada há 2 horas. Nega doenças prévias. Tabagista 30 anos-maço e etilista social. Ao exame físico apresenta frialdade e palidez no membro inferior direito e ausência de pulsos tibiais. Diante do quadro clínico apresentado, qual é o diagnóstico?
A Trombose venosa profunda do membro inferior direito.
B Phlegmasia Alba Dolens.
C Doença de Buerger.
D Doença de Cockett.

Paciente do sexo masculino, 47 anos, procura atendimento médico especializado, após inúmeras tentativas de tratamento de uma sinusite crônica, sem sucesso. Ao evoluir com destruição de septo nasal e tosse com hemoptoicos, sem histórico de tabagismo, o médico assistente pensou em uma síndrome vasculite e incluiu, em sua propedêutica, anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, com resultado positivo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico MAIS provável.
A Poliangeíte microscópica.
B Síndrome de Churg-Strauss.
C Granulomatose com poliangeíte.
D Púrpura de Henoch-Schönlein.

Mulher de 29 anos, sem comorbidades prévias, apresenta quadro súbito de hemiparesia direita e disartria. Há 1 semana ela vinha com febre, calafrios, mal-estar e mialgias difusas. O exame físico mostra sopro audível na região cervical esquerda. A tomografia sem contraste revela um infarto agudo do território da artéria cerebral média esquerda. Exames de sangue: leucocitose (12.700/mm3) com predominância de neutrófilos; creatinina: 1,7 mg/dL; marcadores inflamatórios elevados (VHS: 89 mm/hora; PCR: 3,7 mg/dL). Angiotomografia: lesões estenóticas focais das artérias subclávia esquerda, carótida comum esquerda e renal direita; há também dilatação da raiz da aorta. Ecocardiograma: não há vegetações valvares; há hipocinesia global difusa com fração de ejeção de VE de 37%. Corticosteroide é iniciado, mas a ciclofosfamida não é aceita devido a preocupações com a fertilidade a longo prazo. Nesse momento, a terapia adicional recomendada é:
A azatioprina.
B imunoglobulina intravenosa.
C infliximabe.
D plasmaférese.
E rituximabe.

Homem, 68 anos, vem à emergência com quadro súbito de dor no escalpo e perda visual à esquerda. Ao exame físico: dor intensa à palpação da artéria temporal esquerda. Fundoscopia com edema do disco óptico. Do ponto de vista laboratorial, os achados esperados para o diagnóstico mais provável são
A trombocitopenia e níveis elevados de anticorpos anticardiolipina.
B leucopenia e títulos altos de fator antinuclear.
C trombocitose e importante elevação da eritrossedimentação.
D hemácias fragmentadas e hiper-albuminemia.

Um homem de 62 anos de idade procura assistência médica em função de lesões cutâneas eritematosas nos membros inferiores, que surgiram há 5 dias. Há uma semana desenvolveu bronquite aguda e fez tratamento com cefuroxima 500mg 2 x dia. Os sintomas respiratórios melhoraram, mas houve desenvolvimento de exantema. Ele não apresenta febre, calafrios, dores articulares, mialgia e nem hematúria. Ao exame físico são identificadas numerosas lesões eritematosas palpáveis, que não empalidecem à compressão, medido de 1 a 5mm de diâmetro. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
A Capilarite.
B Trombocitopenia induzida por fármacos.
C Purpura de Henoch-Schönlein.
D Ectima gangrenoso.
E Vasculite leucocitoclástica.

Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários atendimentos médicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias. Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
No exame físico, a presença de diminuição ou ausência de pulso nas artérias axilar, braquial ou radial do lado direito da paciente pode ser indicativa dos critérios de classificação da Arterite de Takayasu.
A Certo.
B Errado.

Homem de 36 anos queixa-se de dor testicular há 48 horas. Relata, de modo associado, que há 2 meses apresenta perda de peso involuntária de 6 kg, parestesias em mãos e pés e livedo reticular. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 140 x 95 mmHg, sem demais achados anormais. Diante da suspeita de vasculite sistêmica, o exame que deve ser solicitado para contribuir com o diagnóstico, em caso de achados positivos, é
A proteinúria de 24 horas.
B angio-TC de tórax.
C avaliação de dismorfismo eritrocitário na urina.
D dosagem de crioglobulinas.
E angiografia abdominal.

Paciente masculino, 23 anos, trazido pelo pai ao serviço de urgência com história de mal-estar generalizado, confusão mental, urina avermelhada e tosse com expectoração de sangue iniciados hoje pela manhã. Relato familiar de tabagismo e uso de cocaína. Não faz uso de medicações de uso contínuo. Ao exame físico, mau estado geral, descorado 3+/4+, diaforético, exame físico pulmonar com estertores até ápice pulmonar, bulhas cardíacas taquicárdicas, sem sopros, abdome ácido, depressível, indolor, extremidades frias. FC 137 bpm, FR 35 rpm, PA 105/67 mmHg, anúrico desde a admissão, mesmo após dose pontual de furosemida 1mg/kg. Laboratório inicial com Hemoglobina: 7,7 g/dL; Leucócitos: 22.000/mm³ , Plaquetas: 58.000/mm³; Cr: 5,8 mg/dL, Ureia: 240 mg/dL; Na+: 138 mEq/L; K+: 7,5 mEq/L, pH: 6,98; Bicarbonato: 8 mEq/L; pCO²: 35 mmHg; Cloro: 103 mEq/L; Glicemia: 87 mg/dL; Lactato 7mmol/L, Albumina: 1,8 g/dL. Resultados de Urina I e marcadores reumatológicos ainda não disponíveis. Quanto ao caso descrito e seus diagnósticos diferenciais, considere as afirmativas a seguir.
I. A pesquisa negativa de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) descarta a hipótese de Doença de Goodpasture.
II. O início de suporte renal artificial deve ser adiado até maior estabilidade clínica, visto sangramento ativo atual e alto risco de discrasia relacionado ao procedimento.
III. Tem-se acidose metabólica de ânion-gap aumentado, cujo valor está subestimado pela hipoalbuminemia.
IV. A Granulomatose com Poliangeíte e a Poliangeíte Microscópica são vasculites pauci-imunes que podem se apresentar como Síndrome Pulmão-Rim.
A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Após confirmação da principal hipótese diagnóstica, além de corticoide sistêmico, o tratamento a ser instituído é:
Qual é o tratamento a ser instituído?
A rituximabe.
B ciclofosfamida.
C azatioprina.
D ciclosporina.

Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses. Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida.
Considerando o caso clínico descrito, indique o diagnóstico mais provável para o paciente:
A Neuromielite óptica.
B Arterite de células gigantes
C Cefaleia em salvas.
D Nevralgia do nervo trigêmeo.

Indique o exame padrão-ouro para o diagnóstico mais provável:
Qual é o exame padrão-ouro?
A Ressonância magnética de crânio.
B Tomografia computadorizada de crânio.
C Biópsia da artéria temporal.
D Eletroencefalograma.

Frente ao caso, indique a opção terapêutica mais adequada:
Qual é a opção terapêutica mais adequada?
A Tramadol e oxigenioterapia.
B Analgésico comum e escalonar para opioides, conforme resposta.
C Carbamazepina, oxcarbamazepina ou gabapentina.
D Corticoterapia, imunossupressores e/ou imunobiológicos.

Doenças sistêmicas autoimunes associadas com a Miocardite:
Qual das alternativas é correta?
A A síndrome de Churg-Strauss e não a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.
B A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica nunca estão associadas à miocardite eosinofílica.
C A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite não eosinofílica.
D A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.

Quais são as condutas diagnóstica e terapêutica que devem ser adotadas neste momento?
Qual é a conduta diagnóstica e terapêutica?
A Tomografia computadorizada de seios da face e iniciar antibioticoterapia.
B Biopsia de artéria temporal unilateral e iniciar corticoterapia.
C Ressonância magnética da coluna cervical e iniciar anti-inflamatório não esteroidal.
D Ressonância magnética do crânio, além de iniciar antiagregante plaquetário e estatina.

O mais provável diagnóstico desta criança é:
Qual é o diagnóstico mais provável?
A Dermatomiosite juvenil.
B Doença de Behçet.
C Síndrome de Sjögren.
D Síndrome de Kawasaki.

Qual é o exame que estará alterado e auxiliará no diagnóstico desta paciente?
Qual exame auxiliará no diagnóstico?
A PCR para HSV.
B Teste de patergia.
C Anti-transglutaminase.
D PCR para monkeypox.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com relação às vasculites primarias, pode-se a rmar, corretamente, que um exemplo de acometimento de grandes vasos é
A poliarterite nodosa.
B doença de Kawasaki.
C púrpura de Henoch-Schonlein.
D arterite de Takayasu.
E síndrome de Churg-Strauss.

Mulher de 58 anos queixa-se de dor de cabeça intensa de início recente, dor na mandíbula ao mastigar e sensibilidade na artéria temporal. O exame laboratorial mostra velocidade de hemossedimentação (VHS) de 80 mm/hora. Em relação à principal hipótese diagnóstica dessa condição, é correto afirmar:
A a melhora clínica com tratamento adequado geralmente demora várias semanas.
B a terapia anti-interleucina-6 demonstrou ser benéfica nesta condição.
C a doença é igualmente comum em pacientes com menos e mais de 50 anos de idade.
D a normalização da VHS é um indicador confiável da resposta ao tratamento.
E corticosteroides não devem ser administrados até que a biópsia confirme o diagnóstico.

Homem de 73 anos de idade comparece ao ambulatório com relato de que, há três meses, iniciou quadro de febre (Tax: 38,3ºC) esporádica, perda de peso não intencional e prostração. Há um mês evoluiu com cefaleia em região temporal, a qual é caracterizada como sendo diferente das outras cefaleias que já teve. Há duas semanas, também passou a sentir dor durante a mastigação de alimentos. Tem história prévia de HAS, DM tipo 2 e DRC não dialítica. Não tem alterações significativas ao exame físico geral ou neurológico. Apresentou os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior, os quais evidenciam: Hb 11,3g/dL; Leuco 9530/mm³; Plq 193.000/mm³; Ur 49mg/dL; Cr 1,0mg/dL; Na 139mEq/L; K 4,3mEq/L; PCR 3,4mg/dL; VHS 87mm/h (até 20 mm/h) e sorologias para hepatite B, C e HIV não reagentes. Qual é o exame que deve ser inicialmente solicitado e o tratamento de primeira linha que deve ser recomendado para este paciente?
A Angiotomografia de carótidas e vertebrais e pulsoterapia com ciclofosfamida.
B ANCA (anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos) e pulsoterapia com metilprednisolona.
C Ultrassonografia com doppler de artérias temporais e prednisona via oral.
D FAN (fator antinuclear) e iniciar uso de metotrexato por via oral.
E Anti-RNP (anticorpos contra antígenos nucleares) e iniciar micofenolato por via oral.

Leia o caso clínico a seguir.
Paciente de 38 anos, sexo masculino, com quadro de dor aguda no membro inferior direito iniciada há 2 horas. Nega doenças prévias. Tabagista 30 anos-maço e etilista social. Ao exame físico apresenta frialdade e palidez no membro inferior direito e ausência de pulsos tibiais. Diante do quadro clínico apresentado, qual é o diagnóstico?
A Trombose venosa profunda do membro inferior direito.
B Phlegmasia Alba Dolens.
C Doença de Buerger.
D Doença de Cockett.

Paciente do sexo masculino, 47 anos, procura atendimento médico especializado, após inúmeras tentativas de tratamento de uma sinusite crônica, sem sucesso. Ao evoluir com destruição de septo nasal e tosse com hemoptoicos, sem histórico de tabagismo, o médico assistente pensou em uma síndrome vasculite e incluiu, em sua propedêutica, anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, com resultado positivo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico MAIS provável.
A Poliangeíte microscópica.
B Síndrome de Churg-Strauss.
C Granulomatose com poliangeíte.
D Púrpura de Henoch-Schönlein.

Mulher de 29 anos, sem comorbidades prévias, apresenta quadro súbito de hemiparesia direita e disartria. Há 1 semana ela vinha com febre, calafrios, mal-estar e mialgias difusas. O exame físico mostra sopro audível na região cervical esquerda. A tomografia sem contraste revela um infarto agudo do território da artéria cerebral média esquerda. Exames de sangue: leucocitose (12.700/mm3) com predominância de neutrófilos; creatinina: 1,7 mg/dL; marcadores inflamatórios elevados (VHS: 89 mm/hora; PCR: 3,7 mg/dL). Angiotomografia: lesões estenóticas focais das artérias subclávia esquerda, carótida comum esquerda e renal direita; há também dilatação da raiz da aorta. Ecocardiograma: não há vegetações valvares; há hipocinesia global difusa com fração de ejeção de VE de 37%. Corticosteroide é iniciado, mas a ciclofosfamida não é aceita devido a preocupações com a fertilidade a longo prazo. Nesse momento, a terapia adicional recomendada é:
A azatioprina.
B imunoglobulina intravenosa.
C infliximabe.
D plasmaférese.
E rituximabe.

Homem, 68 anos, vem à emergência com quadro súbito de dor no escalpo e perda visual à esquerda. Ao exame físico: dor intensa à palpação da artéria temporal esquerda. Fundoscopia com edema do disco óptico. Do ponto de vista laboratorial, os achados esperados para o diagnóstico mais provável são
A trombocitopenia e níveis elevados de anticorpos anticardiolipina.
B leucopenia e títulos altos de fator antinuclear.
C trombocitose e importante elevação da eritrossedimentação.
D hemácias fragmentadas e hiper-albuminemia.

Um homem de 62 anos de idade procura assistência médica em função de lesões cutâneas eritematosas nos membros inferiores, que surgiram há 5 dias. Há uma semana desenvolveu bronquite aguda e fez tratamento com cefuroxima 500mg 2 x dia. Os sintomas respiratórios melhoraram, mas houve desenvolvimento de exantema. Ele não apresenta febre, calafrios, dores articulares, mialgia e nem hematúria. Ao exame físico são identificadas numerosas lesões eritematosas palpáveis, que não empalidecem à compressão, medido de 1 a 5mm de diâmetro. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
A Capilarite.
B Trombocitopenia induzida por fármacos.
C Purpura de Henoch-Schönlein.
D Ectima gangrenoso.
E Vasculite leucocitoclástica.

Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários atendimentos médicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias. Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
No exame físico, a presença de diminuição ou ausência de pulso nas artérias axilar, braquial ou radial do lado direito da paciente pode ser indicativa dos critérios de classificação da Arterite de Takayasu.
A Certo.
B Errado.

Homem de 36 anos queixa-se de dor testicular há 48 horas. Relata, de modo associado, que há 2 meses apresenta perda de peso involuntária de 6 kg, parestesias em mãos e pés e livedo reticular. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 140 x 95 mmHg, sem demais achados anormais. Diante da suspeita de vasculite sistêmica, o exame que deve ser solicitado para contribuir com o diagnóstico, em caso de achados positivos, é
A proteinúria de 24 horas.
B angio-TC de tórax.
C avaliação de dismorfismo eritrocitário na urina.
D dosagem de crioglobulinas.
E angiografia abdominal.

Paciente masculino, 23 anos, trazido pelo pai ao serviço de urgência com história de mal-estar generalizado, confusão mental, urina avermelhada e tosse com expectoração de sangue iniciados hoje pela manhã. Relato familiar de tabagismo e uso de cocaína. Não faz uso de medicações de uso contínuo. Ao exame físico, mau estado geral, descorado 3+/4+, diaforético, exame físico pulmonar com estertores até ápice pulmonar, bulhas cardíacas taquicárdicas, sem sopros, abdome ácido, depressível, indolor, extremidades frias. FC 137 bpm, FR 35 rpm, PA 105/67 mmHg, anúrico desde a admissão, mesmo após dose pontual de furosemida 1mg/kg. Laboratório inicial com Hemoglobina: 7,7 g/dL; Leucócitos: 22.000/mm³ , Plaquetas: 58.000/mm³; Cr: 5,8 mg/dL, Ureia: 240 mg/dL; Na+: 138 mEq/L; K+: 7,5 mEq/L, pH: 6,98; Bicarbonato: 8 mEq/L; pCO²: 35 mmHg; Cloro: 103 mEq/L; Glicemia: 87 mg/dL; Lactato 7mmol/L, Albumina: 1,8 g/dL. Resultados de Urina I e marcadores reumatológicos ainda não disponíveis. Quanto ao caso descrito e seus diagnósticos diferenciais, considere as afirmativas a seguir.
I. A pesquisa negativa de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) descarta a hipótese de Doença de Goodpasture.
II. O início de suporte renal artificial deve ser adiado até maior estabilidade clínica, visto sangramento ativo atual e alto risco de discrasia relacionado ao procedimento.
III. Tem-se acidose metabólica de ânion-gap aumentado, cujo valor está subestimado pela hipoalbuminemia.
IV. A Granulomatose com Poliangeíte e a Poliangeíte Microscópica são vasculites pauci-imunes que podem se apresentar como Síndrome Pulmão-Rim.
A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Após confirmação da principal hipótese diagnóstica, além de corticoide sistêmico, o tratamento a ser instituído é:
Qual é o tratamento a ser instituído?
A rituximabe.
B ciclofosfamida.
C azatioprina.
D ciclosporina.

Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses. Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida.
Considerando o caso clínico descrito, indique o diagnóstico mais provável para o paciente:
A Neuromielite óptica.
B Arterite de células gigantes
C Cefaleia em salvas.
D Nevralgia do nervo trigêmeo.

Indique o exame padrão-ouro para o diagnóstico mais provável:
Qual é o exame padrão-ouro?
A Ressonância magnética de crânio.
B Tomografia computadorizada de crânio.
C Biópsia da artéria temporal.
D Eletroencefalograma.

Frente ao caso, indique a opção terapêutica mais adequada:
Qual é a opção terapêutica mais adequada?
A Tramadol e oxigenioterapia.
B Analgésico comum e escalonar para opioides, conforme resposta.
C Carbamazepina, oxcarbamazepina ou gabapentina.
D Corticoterapia, imunossupressores e/ou imunobiológicos.

Doenças sistêmicas autoimunes associadas com a Miocardite:
Qual das alternativas é correta?
A A síndrome de Churg-Strauss e não a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.
B A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica nunca estão associadas à miocardite eosinofílica.
C A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite não eosinofílica.
D A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.

Quais são as condutas diagnóstica e terapêutica que devem ser adotadas neste momento?
Qual é a conduta diagnóstica e terapêutica?
A Tomografia computadorizada de seios da face e iniciar antibioticoterapia.
B Biopsia de artéria temporal unilateral e iniciar corticoterapia.
C Ressonância magnética da coluna cervical e iniciar anti-inflamatório não esteroidal.
D Ressonância magnética do crânio, além de iniciar antiagregante plaquetário e estatina.

O mais provável diagnóstico desta criança é:
Qual é o diagnóstico mais provável?
A Dermatomiosite juvenil.
B Doença de Behçet.
C Síndrome de Sjögren.
D Síndrome de Kawasaki.

Qual é o exame que estará alterado e auxiliará no diagnóstico desta paciente?
Qual exame auxiliará no diagnóstico?
A PCR para HSV.
B Teste de patergia.
C Anti-transglutaminase.
D PCR para monkeypox.

Prévia do material em texto

Vasculites
vinicius martins - 500.237.318-69
Acessar Lista
Questão 1 Classif icação Epidemiologia
Com relação às vasculites primarias, pode-se a rmar, corretamente, que um exemplo de acometimento de grandes vasos é
a
A poliarterite nodosa.
B doença de Kawasaki.
C púrpura de Henoch-Schonlein.
D arterite de Takayasu.
E síndrome de Churg-Strauss.
4000216454
Questão 2 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas Tratamento
Mulher de 58 anos queixa-se de dor de cabeça intensa de início recente, dor na mandíbula ao mastigar e sensibilidade na
artéria temporal. O exame laboratorial mostra velocidade de hemossedimentação (VHS) de 80 mm/hora. Em relação à
principal hipótese diagnóstica dessa condição, é correto afirmar:
A a melhora clínica com tratamento adequado geralmente demora várias semanas.
B a terapia anti-interleucina-6 demonstrou ser benéfica nesta condição.
C a doença é igualmente comum em pacientes com menos e mais de 50 anos de idade.
D a normalização da VHS é um indicador confiável da resposta ao tratamento.
E corticosteroides não devem ser administrados até que a biópsia confirme o diagnóstico.
4000214240
Questão 3 Manif estações clínicas Tratamento Exames complementares
Homem de 73 anos de idade comparece ao ambulatório com relato de que, há três meses, iniciou quadro de febre (Tax:
38,3ºC) esporádica, perda de peso não intencional e prostração. Há um mês evoluiu com cefaleia em região temporal, a
qual é caracterizada como sendo diferente das outras cefaleias que já teve. Há duas semanas, também passou a sentir dor
durante a mastigação de alimentos. Tem história prévia de HAS, DM tipo 2 e DRC não dialítica. Não tem alterações
signi cativas ao exame físico geral ou neurológico. Apresentou os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior, os
quais evidenciam: Hb 11,3g/dL; Leuco 9530/mm³; Plq 193.000/mm³; Ur 49mg/dL; Cr 1,0mg/dL; Na 139mEq/L; K
4,3mEq/L; PCR 3,4mg/dL; VHS 87mm/h (até 20 mm/h) e sorologias para hepatite B, C e HIV não reagentes. Qual é o
exame que deve ser inicialmente solicitado e o tratamento de primeira linha que deve ser recomendado para este paciente?
https://med.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/a86b6bcd-38a6-4b2c-b459-2f79386e64ba
A Angiotomografia de carótidas e vertebrais e pulsoterapia com ciclofosfamida.
B ANCA (anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos) e pulsoterapia com metilprednisolona.
C Ultrassonografia com doppler de artérias temporais e prednisona via oral.
D FAN (fator antinuclear) e iniciar uso de metotrexato por via oral.
E Anti-RNP (anticorpos contra antígenos nucleares) e iniciar micofenolato por via oral.
4000213043
Questão 4 Manif estações clínicas Diagnóstico
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente de 38 anos, sexo masculino, com quadro de dor aguda no membro inferior direito iniciada há 2 horas. Nega
doenças prévias. Tabagista 30 anos-maço e etilista social. Ao exame físico apresenta frialdade e palidez no membro inferior
direito e ausência de pulsos tibiais.
Diante do quadro clínico apresentado, qual é o diagnóstico?
A Trombose venosa profunda do membro inferior direito.
B Phlegmasia Alba Dolens.
C Doença de Buerger.
D Doença de Cockett.
4000212392
Questão 5 Clínica Médica Diagnóstico
Paciente do sexo masculino, 47 anos, procura atendimento médico especializado, após inúmeras tentativas de tratamento
de uma sinusite crônica, sem sucesso. Ao evoluir com destruição de septo nasal e tosse com hemoptoicos, sem histórico
de tabagismo, o médico assistente pensou em uma síndrome vasculite e incluiu, em sua propedêutica, anticorpos
anticitoplasma de neutrófilos, com resultado positivo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico MAIS provável.
A Poliangeíte microscópica.
B Síndrome de Churg-Strauss.
C Granulomatose com poliangeíte.
D Púrpura de Henoch-Schoenlein.
4000211167
Questão 6 Clínica Médica Exames complementares Tratamento
Mulher de 29 anos, sem comorbidades prévias, apresenta quadro súbito de hemiparesia direita e disartria. Há 1 semana ela
vinha com febre, calafrios, mal-estar e mialgias difusas. O exame físico mostra sopro audível na região cervical esquerda. A
tomogra a sem contraste revela um infarto agudo do território da artéria cerebral média esquerda. Exames de sangue:
leucocitose (12.700/mm3) com predominância de neutró los; creatinina: 1,7 mg/dL; marcadores in amatórios elevados
(VHS: 89 mmy/hora; PCR: 3,7 mg/dL). Angiotomogra a: lesões estenóticas focais das artérias subclávia esquerda, carótida
comum esquerda e renal direita; há também dilatação da raiz da aorta. Ecocardiograma: não há vegetações valvares; há
hipocinesia global difusa com fração de ejeção de VE de 37%. Corticosteroide é iniciado, mas a ciclofosfamida não é aceita
devido a preocupações com a fertilidade a longo prazo. Nesse momento, a terapia adicional recomendada é:
A azatioprina.
B imunoglobulina intravenosa. 
C infliximabe.
D plasmaférese.
E rituximabe.
4000210072
Questão 7 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas Exames complementares
Homem, 68 anos, vem à emergência com quadro súbito de dor no escalpo e perda visual à esquerda. Ao exame físico: dor
intensa à palpação da artéria temporal esquerda. Fundoscopia com edema do disco óptico. Do ponto de vista laboratorial,
os achados esperados para o diagnóstico mais provável são
A trombocitopenia e níveis elevados de anticorpos anticardiolipina.
B leucopenia e títulos altos de fator antinuclear.
C trombocitose e importante elevação da eritrossedimentação.
D hemácias fragmentadas e hiper-albuminemia.
4000209709
Questão 8 Clínica Médica Diagnóstico
Um homem de 62 anos de idade procura assistência médica em função de lesões cutâneas eritematosas nos membros
inferiores, que surgiram há 5 dias. Há uma semana desenvolveu bronquite aguda e fez tratamento com cefuroxima 500mg 2
x dia. Os sintomas respiratórios melhoraram, mas houve desenvolvimento de exantema. Ele não apresenta febre, calafrios,
dores articulares, mialgia e nem hematúria. Ao exame físico são identi cadas numerosa lesões eritematosas palpáveis, que
não empalidecem à compressão, medido de 1 a 5mm de diâmetro. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
A Capilarite.
B Trombocitopenia induzida por fármacos.
C Purpura de Henoch-Schönlein.
D Ectima gangrenoso.
E Vasculite leucocitoclástica.
4000208909
Questão 9 Manif estações clínicas
Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do
apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários
atendimentos médicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de
dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades
físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações
auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da
sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo
diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames
bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias.
Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos
diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
A principal etiologia, do ponto de vista vascular, é aterosclerose.
A Certo.
B Errado.
4000208448
Questão 10 Manif estações clínicas
Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do
apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários
atendimentosmédicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de
dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades
físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações
auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da
sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo
diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames
bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias.
Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos
diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
É esperado diferença de temperatura entre os membros superiores, mas não nos inferiores.
A Certo.
B Errado.
4000208447
Questão 11 Manif estações clínicas Diagnóstico
Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do
apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários
atendimentos médicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de
dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades
físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações
auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da
sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo
diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames
bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias.
Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos
diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
No exame físico, a presença de diminuição ou ausência de pulso nas artérias axilar, braquial ou radial do lado direito da
paciente pode ser indicativa dos critérios de classificação da Arterite de Takayasu.
A Certo.
B Errado.
4000208446
Questão 12 Coarctação da aorta Clínica Médica Manif estações clínicas
Uma mulher de 23 anos relata sentir fadiga por aproximadamente 18 meses, acompanhada de mal-estar e diminuição do
apetite. Além disso, menciona uma perda de peso involuntária de 10 quilogramas nesse período. Ela passou por vários
atendimentos médicos de urgência e emergência sem obter resolução para seus sintomas. A paciente também se queixa de
dor na região do cíngulo do membro superior esquerdo, bem como de câimbras, principalmente durante ou após atividades
físicas, o que a tem impedido de realizar suas tarefas diárias. Nas últimas semanas, ela apresentou tinutus, alterações
auditivas subjetivas e lipotimia. A situação se agravou na última semana com dois episódios de síncope, acompanhados da
sensação de "desmaiar acordada", levando-a a procurar atendimento médico ambulatorial. A paciente trouxe consigo
diversos resultados de exames laboratoriais, que incluíram sorologias para infecções, um "painel reumatológico" e exames
bioquímicos, todos dentro da faixa de normalidade, exceto por uma anemia com características inflamatórias.
Acerca do quadro clínico exposto, etiologias possíveis, considerando a imagem apresentada, bem como diagnósticos
diferenciais e os conhecimentos correlatos que suscitam, julgue o item.
Entre os diagnósticos diferenciais, devem ser considerados a Coarctação da Aorta, a Displasia Fibromuscular e a Aortite
infecciosa.
A Certo.
B Errado.
4000208445
Questão 13 Clínica Médica Vasculites Exames complementares
Homem de 36 anos queixa-se de dor testicular há 48 horas. Relata, de modo associado, que há 2 meses apresenta perda
de peso involuntária de 6 kg, parestesias em mãos e pés e livedo reticular. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de
140 x 95 mmHg, sem demais achados anormais. Diante da suspeita de vasculite sistêmica, o exame que deve ser solicitado
para contribuir com o diagnóstico, em caso de achados positivos, é
A proteinúria de 24 horas.
B angio-TC de tórax.
C avaliação de dismorfismo eritrocitário na urina.
D dosagem de crioglobulinas.
E angiografia abdominal.
4000205656
Questão 14 Acidose metabólica Vasculite associada à cocaína Vasculites
Paciente masculino, 23 anos, trazido pelo pai ao serviço de urgência com história de mal-estar generalizado, confusão
mental, urina avermelhada e tosse com expectoração de sangue iniciados hoje pela manhã. Relato familiar de tabagismo e
uso de cocaína. Não faz uso de medicações de uso contínuo. Ao exame físico, mau estado geral, descorado 3+/4+,
diaforético, exame físico pulmonar com estertores até ápice pulmonar, bulhas cardíacas taquicárdicas, sem sopros, abdome
ácido, depressível, indolor, extremidades frias. FC 137 bpm, FR 35 rpm, PA 105/67 mmHg, anúrico desde a admissão,
mesmo após dose pontual de furosemida 1mg/kg.
Laboratório inicial com Hemoglobina: 7,7 g/dL; Leucócitos: 22.000/mm³ , Plaquetas: 58.000/mm³; Cr: 5,8 mg/dL, Ureia:
240 mg/dL; Na+: 138 mEq/L; K+: 7,5 mEq/L, pH: 6,98; Bicarbonato: 8 mEq/L; pCO²: 35 mmHg; Cloro: 103 mEq/L;
Glicemia: 87 mg/dL; Lactato 7mmol/L, Albumina: 1,8 g/dL.
Resultados de Urina I e marcadores reumatológicos ainda não disponíveis.
Quanto ao caso descrito e seus diagnósticos diferenciais, considere as afirmativas a seguir.
I. A pesquisa negativa de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) descarta a hipótese de Doença de Goodpasture.
II. O início de suporte renal arti cial deve ser adiado até maior estabilidade clínica, visto sangramento ativo atual e alto risco
de discrasia relacionado ao procedimento.
III. Tem-se acidose metabólica de ânion-gap aumentado, cujo valor está subestimado pela hipoalbuminemia.
IV. A Granulomatose com Poliangeíte e a Poliangeíte Microscópica são vasculites pauci-imunes que podem se apresentar
como Síndrome Pulmão-Rim.
Assinale a alternativa correta.
A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
4000205494
Questão 15 Tratamento
Mulher de 55 anos refere asma de difícil controle iniciada na adolescência, com várias internações pelas crises asmáticas
desencadeadas principalmente por sinusites e poluentes ambientais. É portadora de hipertensão arterial há 10 anos e teve
um episódio de acidente vascular cerebral há cinco anos. Recentemente passou a apresentar artrite em pequenas
articulações, além de parestesias progressivas nos membros superiores e inferiores. Exame clínico: PA 140x95 mmHg, FC
100 bpm, IMC 28, ausculta cardíaca normal, ausculta pulmonar com sibilos inspiratórios. Neurológico: compatível com
quadro de mononeurite múltipla. Exames laboratoriais: Hb 13,3 g/dL, Ht 40%, leucócitos 12.800/mm³ (neutró los 55%,
linfócitos 15%, eosinó los 25%, monócitos 5%), VHS 65 mm, PCR 8,2 mg/dL, glicose 105 mg/dL, creatinina 0,8 mg/dL,
TGO/TGP normais, FAN 1/160 pontilhado no, fator reumatoide 40, urina I normal. Espirometria: distúrbio ventilatório do
tipo obstrutivo, moderado; tomogra a dos seios da face: espessamento do revestimento mucoso dos seios maxilares e
etmoidais. Radiografia de tórax: normal.
Após confirmação da principal hipótese diagnóstica, além de corticoide sistêmico, o tratamento a ser instituído é:
A rituximabe.B ciclofosfamida.
C azatioprina.
D ciclosporina.
4000202896
Questão 16 Arterite de Células Gigantes Cef aleias Secundárias Diagnóstico
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Considerando o caso clínico descrito, indique o diagnóstico mais provável para o paciente:
A Neuromielite óptica.
B Arterite de células gigantes
C Cefaleia em salvas.
D Nevralgia do nervo trigêmeo.
4000193711
Questão 17 Arterite de Células Gigantes Diagnóstico
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Indique o exame padrão-ouro para o diagnóstico mais provável:
A Ressonância magnética de crânio.
B Tomografia computadorizada de crânio.
C Biópsia da artéria temporal.
D Eletroencefalograma.
4000193710
Questão 18 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas Tratamento
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Frente ao caso, indique a opção terapêutica mais adequada:
A Tramadol e oxigenioterapia.
B Analgésico comum e escalonar para opioides, conforme resposta.
C Carbamazepina, oxcarbamazepina ou gabapentina.
D Corticoterapia, imunossupressores e/ou imunobiológicos.
4000193709
Questão 19 Manif estações clínicas
Doenças sistêmicas autoimunes associadas com a Miocardite:
A A síndrome de Churg-Strauss e não a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.
B A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica nunca estão associadas à miocardite eosinofílica.
C A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite não eosinofílica.
D A síndrome de Churg-Strauss e a síndrome hipereosinofílica estão associadas à miocardite eosinofílica.
4000190762
Questão 20 Tratamento Diagnóstico
Homem de 58 anos de idade comparece em consulta ambulatorial com queixa de que, há cerca de um mês, apresenta
cefaleia unilateral em peso, intermitente, de moderada intensidade, que piora ao se alimentar e irradia para a mandíbula.
Refere ainda fadiga e sensação de febre, não aferida. Exame físico sem alterações. Os exames evidenciaram: proteína C
reativa 45mg/L (VR < 5mg/L); velocidade de hemossedimentação 110mm/h (VR < 15mm/h); creatinina 1,0mg/dL (VR 0,7
- 1,2mg/dL); ureia 42mg/dL (VR 10 - 50mg/dL); sódio 138mEq/L (VR 135 - 145mEq/L); potássio 4,2mEq/L (VR 3,5 -
5,0mEq/L); hemoglobina 11,0g/dL (VR 13,5 - 17,5g/dL); leucócitos 9mil/mm (VR 4,00 - 11,00mil/mm³) e plaquetas
350mil/mm³ (VR 150 - 400mil/mm³). Tomogra a computadorizada do crânio sem alterações. Quais são as condutas
diagnóstica e terapêutica que devem ser adotadas neste momento?
A Tomografia computadorizada de seios da face e iniciar antibioticoterapia.
B Biopsia de artéria temporal unilateral e iniciar corticoterapia.
C Ressonância magnética da coluna cervical e iniciar anti-inflamatório não esteroidal.
D Ressonância magnética do crânio, além de iniciar antiagregante plaquetário e estatina.
4000190391
Questão 21 Manif estações clínicas Tratamento Diagnóstico
Um homem de 40 anos apresenta edema e parestesia nos membros inferiores, acompanhados de dispneia e cefaleia diária
há 4 semanas. Ao exame, observam-se PA = 220x160mmhHg e congestão pulmonar. Apresenta hemoglobina = 5g/dL,
ureia = 230mg/dL, creatinina = 6mg/dL e sedimento urinário com hematúria dismór ca. Em 24 horas, evoluiu com
insuficiência respiratória, hemoptise, mesmo após hemodiálise e hemotransfusão. 
Quais são as principais hipóteses diagnósticas e condutas nesse caso?
A granulomatose com poliangiite; pulsoterapia com metilprednisolona (MP) 1g por 3 dias e ciclofosfamida a e, se
possível, plasmaférese
B poliangiite microscópica ou vasculite de Churg-Strauss; pulsoterapia com MP 1g por 5 dias e rituximabe
C glomerulonefrite rapidamente progressiva hemorragia alveolar; imunoglobulina intravenosa, corticosteroide 1
mg/kg/d e ciclofosfamida
D sindrome de Evans; pulsoterapia com MP 1g por 3 dias e prednisona 1 mg/kg/d
4000188888
Questão 22 Síndrome de Behçet Doença de Behçet
Menina, 10 anos é hospitalizada por dor abdominal e pelo ressurgimento de úlceras dolorosas e rasas, com eritema
circundante, comprometendo mucosa bucal, gengiva, lábios e língua. Observam- se, ainda, úlceras genitais em grandes
lábios. Também apresenta dores, hiperemia e edema em joelho direito e tornozelo esquerdo que recorrem a cada 15 dias. O
mais provável diagnóstico desta criança é:
A Dermatomiosite juvenil.
B Doença de Behçet.
C Síndrome de Sjögren.
D Síndrome de Kawasaki.
4000188532
Questão 23 Manif estações clínicas
Úlceras orais recorrentes, úlceras genitais recorrentes, uveíte, eritema nodoso e teste de patergia positivo são achados
típicos na:
A Granulomatose eosinofílica com poliangiite (GEP
B Granulomatose com poliangiite (GP
C Lupus eritematoso sistêmico (LES)
D Doença de Behçet
E Artrite Reumatoide com manifestações extra articulares
4000187741
Questão 24 Diagnóstico
Mulher de 35 anos de idade, previamente hígida, comparece ao ambulatório com queixa de artralgias nos joelhos e punhos,
sensação de febre não aferida intermitente, cefaleia bitemporal e aftas orais recorrentes há 5 meses. Também apresentou
lesões descritas como sendo "similares à acne" no seu tronco e nos braços, autolimitadas, que agora não estão presentes.
Também teve alguns episódios de diarreia, que foram tratados com uso de antibióticos e loperamida, após atendimento em
unidade de pronto atendimento. Hoje, tem queixa também de úlceras genitais dolorosas, sendo este o terceiro episódio
apresentado neste período. Ao exame físico, apresenta lesões genitais rasas, de fundo limpo e sem linfonodos inguinais
alterados. Sem outras alterações. Em diferentes oportunidades, fez uso de paracetamol, dipirona, cetoprofeno, diclofenaco
e bicarbonato de sódio por conta desses sintomas. Os exames complementares evidenciam apenas uma anemia discreta,
sem ferropenia. Sem alterações de aminotransferases, enzimas canaliculares, função renal, eletrólitos, fator antinuclear
(FAN), fator reumatoide ou complemento. Qual é o exame que estará alterado e auxiliará no diagnóstico desta paciente?
A PCR para HSV
B Teste de patergia
C Anti-transglutaminase
D PCR para monkeypox
4000187456
Questão 25 Manif estações clínicas
Mulher, 30 anos, queixando-se de dor em membro superior esquerdo após esforços, de início há 6 meses. Associa ao
mesmo período episódios de febre, diária, não aferida e cefaleias esporádicas de resolução espontânea. Neste intervalo
apresentou crises hipertensivas importantes. Nega comorbidades. Nega tabagismo/etilismo. Ao exame físico encontra-se
em bom estado geral, bulhas rítmicas em 2 tempos, sem sopros audíveis, pressão arterial sistólica em repouso de 160
mmHg, ausculta pulmonar sem alterações. Ao exame: Perfusão lenti cada no antebraço esquerdo, sem lesões de pele e
fâneros, com pulso liforme da a. braquial. Após coleta de exames séricos, notou-se aumento de provas in amatórias. A
principal hipótese diagnóstica é:
A Esclerodermia vascular.
B Doença de Buerguer.
C Embolia arterial crônica.D Arterite de Takayasu.
4000187252
Questão 26 Tratamento
Mulher, 30 anos, queixando-se de dor em membro superior esquerdo após esforços, de início há 6 meses. Associa ao
mesmo período episódios de febre, diária, não aferida e cefaleias esporádicas de resolução espontânea. Neste intervalo
apresentou crises hipertensivas importantes. Nega comorbidades. Nega tabagismo/etilismo. Ao exame físico encontra-se
em bom estado geral, bulhas rítmicas em 2 tempos, sem sopros audíveis, pressão arterial sistólica em repouso de 160
mmHg, ausculta pulmonar sem alterações. Ao exame: Perfusão lenti cada no antebraço esquerdo, sem lesões de pele e
fâneros, com pulso liforme da a. braquial. Após coleta de exames séricos, notou-se aumento de provas in amatórias. Das
alternativas abaixo, a terapia mais adequada é:
A Corticoterapia e antiagregação plaquetária
B Trombólise química
C Trombólise mecânica
D Anticoagulação
4000187251
Questão 27 Hematúria Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Hematúria
Homem, 52 anos, procura atendimento médico de urgência devido dispneia, tosse e desconforto torácico há um mês, com
piora progressiva, evoluindo há dois dias com episódios de hemoptise. Na história pregressa, refere dois episódios de
sinusite no último ano. Ex-tabagista há 5 anos, carga tabágica de 10 anos/maço. Achados positivos na revisão de sistemas:
astenia e perda ponderal não intencional de cerca de 12kg. Exames laboratoriais iniciais demonstraram (valores referência
entre parêntesis): Hb 9,8g/dL (13-17g/dL) Ht 30% (40-50%) VCM 84fL (81-98) Leucócitos 10.300 (ate 10500);
30%linfócitos, 2% Bastões, 58% Neutró los; 280.000plaquetas. (120.000 - 450.000) Na 140mg/dL (135-145) K 3,9mg/dL
(3,5-5,1); Creatinina 2,3mg/dL(0,5-1,3) Uréia 105mg/dL (10-30) Urina tipo I: Proteína +++/4 (negativo); Nitrito negativo;
Leucócitos 70.000/mL (até 1000/ml) Hemácias 120.000/mL (até 10/ml); VHS 58mm (até 10mm) PCR ultrassensível 8mg/L
(<1); Baseado na história clínica e achados laboratoriais iniciais, assinale a alternativa que contém apenas as assertivas
corretas. 
I - O diagnóstico de Granulomatose com Poliangeíte deve ser considerado. 
II - A presença de leucocitúria e hematúria torna o diagnóstico de infecção do trato urinário o mais provável. 
III - Os sintomas de astenia, perda ponderal, anemia e aumento de provas in amatórias são inespecí cos, mas corroboram
para a possibilidade de vasculite. 
IV -A dosagem de ANCA antiproteinase 3 é importante para o diagnóstico. 
V - A biópsia do tecido acometido pode revelar vasculite granulomatosa necrosante. 
Assinale a alternativa com todas as afirmações corretas:
A Apenas I, II, II e IV.
B Apenas I, II, IV e V.
C Apenas I, IV e V.
D Apenas III, IV e V.
E Apenas I, III e V.
4000186791
Questão 28 Tratamento
Sobre a arterite de Takayasu, é correto afirmar que:
A é uma doença inflamatória e estenosante de artérias de médio e pequeno calibre.
B é mais prevalente em adolescentes do sexo masculino e homens jovens.
C o tratamento é realizado com glicocorticoides e, em casos refratários, com metotrexato.
D acomete, com grande frequência, as artérias temporais.
E apesar do comprometimento arterial, não há alteração de pulsos nos vasos envolvidos.
4000186403
Questão 29 Manif estações clínicas Diagnóstico Tratamento
Mulher de 19 anos apresenta febre de longa duração, astenia, perda de peso, evolui com claudicação intermitente no braço
esquerdo após pequenos esforços e aumento da pressão arterial no braço direito. Exames revelam leucocitose moderada,
VHS 100 mm/h e PCR 21 mg/L. O diagnóstico mais provável e o exame complementar mais indicado para elucidar o caso
são:
A Doença de Takayasu/ angioRM.
B Arterite temporal/ angioRM.
C Aortite infecciosa/ arteriografia.
D Displasia fibromuscular/ arteriografia.
4000186253
Questão 30 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Considerando o caso clínico descrito, indique o diagnóstico mais provável para o paciente:
A Neuromielite óptica.
B Arterite de células gigantes
C Cefaleia em salvas.
D Nevralgia do nervo trigêmeo.
4000185350
Questão 31 Diagnóstico
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Indique o exame padrão-ouro para o diagnóstico mais provável:
A Ressonância magnética de crânio.
B Tomografia computadorizada de crânio.
C Biópsia da artéria temporal.
D Eletroencefalograma.
4000185349
Questão 32 Tratamento
Mulher, 70 anos de idade, procura atendimento clínico por quadro de cefaleia intensa em região temporal, há 4 meses.
Queixa-se ainda de fadiga importante, perda da acuidade visual e perda ponderal não aferida. Ao exame, apresentase em
regular estado geral, emagrecida, subfebril; demais sinais vitais estáveis. Apresenta alodínia em região de couro cabeludo e
claudicação de mandíbula.
Frente ao caso, indique a opção terapêutica mais adequada:
A Tramadol e oxigenioterapia.
B Analgésico comum e escalonar para opioides, conforme resposta.
C Carbamazepina, oxcarbamazepina ou gabapentina.
D Corticoterapia, imunossupressores e/ou imunobiológicos.
4000185348
Questão 33 Reumatologia Vasculite crioglobulinêmica
Mulher de 38 anos desenvolve artralgia, púrpura e fraqueza por meses tendo sido diagnosticada com síndrome de
crioglobulinemia mista. A causa mais comum desta síndrome é
A dermatomiosite/polimiosite.
B lúpus eritematoso sistêmico.
C tuberculose pulmonar.
D hepatite C. 
E linfoma de Hodgkin.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000183672
Questão 34 Reumatologia Polimialgia reumática Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Mulher, 75 anos de idade, apresenta dor, limitação aos movimentos e rigidez matinal em ombros e quadris há um mês, com
pouca melhora com dipirona e diclofenaco. Refere febre baixa não aferida e inapetência, sem perda de peso. Extensa
investigação evidenciou anemia normocítica e normocrômica (hemoglobina:10,2g/dL);VHS=102mm/1ª hora e
PCR= 78mg/L. O PET-CT com 18F-FDG mostrou captação intensa em aorta torácica e abdominal, artérias axilares e
ombros e quadris. Quais são os diagnósticos mais prováveis?
A Polimialgia reumática e arterite de células gigantes.
B Doença aterosclerótica e osteoartrite de ombros e quadris.
C Aortite isolada e osteoartrite de ombros e quadris.
D Arterite de Takayasu e artropatia microcristalina.
4000183184
Questão 35 Reumatologia Arterite de Takayasu
Mulher de 34 anos, refere dor e formigamento no membro superior esquerdo há cerca de 2 anos, principalmente
ao esforço intenso. Não há limitação a atividades habituais ou surgimento de lesões espontâneas. AP: nega tabagismo e
hipertensão. Exame físico: pulsos radial e ulnar palpáveis em membro superior direito, não palpáveis no esquerdo; dor
e m antebraço esquerdo à elevação dos membros e manobras repetidas de preensão palmar; perfusão lenti cada em
MSE em relação ao MSD; pulsos femorais, poplíteos, tibiais anteriores e posteriores palpáveis bilateralmente; ausência
de edema em extremidades. A provável hipótese e a conduta são, respectivamente:
A Doença de Kawasaki; iniciar corticóide em altas doses e indicar internação hospitalar para realizar coronariografia.
B Tromboangeíte obliterante sem necrose; anticoagulação.
C Arterite de Takayasu; realizar desobstrução a fogarty.D Arterite de Takayasu; tratamento medicamentoso e acompanhamento periódico.
4000182893
Questão 36 Manif estações clínicas Vasculites associadas ao ANCA
Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Mulher, 40 anos, há 1 ano apresenta episódios recorrentes de rinorreia purulenta. Há 5 meses com adinamia, perda ponderal,
artralgia difusa e, há 2 semanas, hiperemia conjuntival e tosse com hemoptoicos. Exame físico: episclerite bilateral,
estertores em terço superior de hemitórax direito e artrite em cotovelos. Exames: HB 10,7 (VR HB > 12-14.5), leucócitos 11
mil (VR 4-10 mil), plaquetas 500 mil (VR 150-450 mil); PCR 8.6 mg/dl (VR < 0,6 mg/dl); Cr 1.4 mg/dl (VR 0.5-1.1 mg/dl) Ur 70
mg/dl (VR 10-50 mg/dl); hematúria e proteinúria 400 mg em 24h; fator reumatoide 15 UI/ml (VR < 20 UI/ml); tomogra a de
tórax: nódulo cavitado em terço superior de hemitórax direito. Considerando a principal hipótese diagnóstica, que alteração
laboratorial a corroboraria?
A Anticorpo anticitoplasma de neutrófilo padrão perinuclear.
B Anticorpo anticitoplasma de neutrófilo padrão citoplasmático.
C Fator antinúcleo padrão pontilhado fino denso com título 1:80.
D Anticorpo contra peptídeo cíclico citrulinado com título 40 UI /ml (VR < 20UI).
Essa questão possui comentário do professor no site 4000181367
Questão 37 Exames complementares
Homem de 48 anos tem história de manchas violáceas em membros inferiores há seis meses associadas à fadiga, febre
baixa, dor abdominal intermitente e perda ponderal de 10 Kg. Há uma semana refere pé caído à direito associado a
parestesias no membro inferior direito. Exame clínico: PA 176x95 mmHg, FC 76 bpm, incapacidade de dorsi exão de pé
direito, hipoestesia em pé e perna direita. Re exo aquileu abolido. Exames: Hb 10,5 g/dL, leucócitos 5.000/mm³, plaquetas
320.000/mm³, VHS 50 mm/h, PCR 19 mg/L, creatinina 1,5 mg/dL. Urina tipo 1 sem alterações; hemoculturas negativas.
AgHBs positivo, anti-HBe positivo; anti-HCV, anti-HIV e VDRL negativos. FAN, ANCA, crioglobulinas, complemento e
anticorpos antifosfolípides negativos. Ecocardiograma normal. O exame que mais provavelmente auxiliará na con rmação
do diagnóstico é:
A Eletroneuromiografia.
B Ecocardiograma transesofágico.
C Angiotomografia de aorta torácica e abdominal.
D Biópsia hepática.
4000203171
Questão 38 Poliarterite nodosa PAN
É CORRETO afirmar sobre a poliarterite nodosa.
A Trata-se de uma vasculite necrosante multissistêmica de artérias musculares de pequeno e médio calibres em que
o comprometimento das artérias pulmonares é característico.
B A patologia do rim na poliarterite nodosa clássica é a da arterite com glomerulonefrite.
C Sinais e sintomas inespecíficos são a característica essencial da poliarterite nodosa. Febre, perda de peso e mal-
estar geral estão presentes em mais da metade dos casos.
D O testes sorológicos diagnósticos são essenciais para o diagnóstico, sendo os anticorpos contra
mieloperoxidase ou proteinase 3 (ANCA) encontrados na quase totalidade dos pacientes.
E O prognóstico da poliarterite nodosa mesmo sem tratamento é extremamente positivo, com taxa de sobrevida
de 10 anos relatada entre 90 e 100%.
4000193496
Questão 39 Tratamento
JSM, sexo masculino, 52 anos, dá entrada no PS relatando fadiga, cansaço, perda de peso de 10kg nos últimos 6 meses,
fraqueza nos membros inferiores e sintomas respiratórios recorrentes. Foram solicitados exames laboratoriais que
apresentavam: tgo 34 tgp 44, HTC 44, HB 12, Leuco 1000, bastão 1% plaquetas: 230.000, anti dna negativo, anti mp
negativo, sorologias virais hepatite B, C e HIV 1 2 negativo, eletroforese de proteína normal, c anca ++, Cr 5,4 k 7,1 Na 145
Ur 240 PH 7,1 BIC 10, EAS com presença de proteína +++, leve hematúria. Tc de tórax com lesão em vidro fosco e nódulos
em pulmão. Encaminhado à UTI, por apresentar rebaixamento do nível de consciência e diurese < 0,5ml/kg/h em 6h de
observação. 
Diante do caso, qual o provável diagnóstico e possível tratamento a ser realizado?
A Síndrome de goodpasture, hemodiálise urgência e plasmaférese.
B Nefropatia por LES, imunossupressão com corticoide.
C Nefropatia por amiloidose, prednisona, suporte clínico e hemodiálise urgência.
D Granulomatose de Wegner, imunossupressão corticoide + ciclofosfamida e hemodiálise urgência.
4000193428
Questão 40 Diagnóstico Manif estações clínicas Poliarterite nodosa PAN
Masculino, 41 anos, refere hiporexia e adinamia há dois meses, com perda de 10 kg no período. Há um mês apresenta
disestesia em pernas, pés e mãos e, na última semana, surgiram lesões ulceradas, com fundo necrótico, em face ântero-
lateral de pernas e dorso
dos pés. Exames laboratoriais: Hb: 10,1 g/dl, GB: 14.000/mm³ (neut: 10.800; linf: 2.500); plaq: 490.000/mm3; TGO: 98 U/L
(N < 37 U/L); TGP: 126 U/L (N < 41 U/L); PCR: 9,6 mg/dl (N < 0,8 mg/dl); HBsAg positivo. Qual seria o melhor diagnóstico
para esse paciente?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Linfoma de Hodgkin.
C Poliarterite nodosa.
D Tuberculose.
E Hanseníase virchoviana.
4000193334
Questão 41 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas
Paciente do sexo feminino, 53 anos de idade, apresentando cefaleia temporal direita de forte intensidade associada a dor
mandibular durante a mastigação. Apresentou amaurose súbita em olho direito, com reversão espontânea em alguns
minutos. Exames laboratoriais inocentes, VHS 80. Tomografia de crânio sem alterações. Qual diagnóstico provável?
A Arterite Temporal;
B Cefaleia tipo tensional;
C AVE isquêmico;
D Encefalopatia posterior reversível.
4000192515
Questão 42 Diagnóstico Epidemiologia Manif estações clínicas
Menino, 6 anos, é trazido à consulta com história de rash, inicialmente composto por máculas e pápulas de cor rosa, algo
pruriginosas, mas não dolorosas. As lesões, simetricamente distribuídas, principalmente nos membros inferiores, evoluíram
para petéquias, púrpuras palpáveis e equimoses. O quadro clínico foi precedido por infecção do trato respiratório superior.
No dia anterior à consulta, ele havia sido levado a um serviço de pronto atendimento, onde foram realizados hemograma,
contagem de plaquetas e provas de coagulação, todos com resultados dentro da normalidade. Considerando-se o quadro
clínico descrito e o diagnóstico provável, dentre as principais manifestações clínicas da doença, estão presentes
_______________ e _______________.
A Esplenomegalia — doença renal.
B Artralgia/artrite — linfadenomegalia.
C Artralgia/artrite — dor abdominal.
D Esplenomegalia — dor abdominal.
4000192416
Questão 43 Tratamento
Para paciente com diagnóstico de síndrome pulmão-rim com p-ANCA positivo e diagnóstico de Poliangeíte microscópica
com glomerulonefrite rapidamente progressiva, o que pode fazer parte da proposta terapêutica para induzir remissão da
doença?
A Metilprednisolona, Micofenolato, Sulfametoxazol+Trimetoprim, Ertanecepte.
B Metilprednisolona,Ciclofosfamida, Rituximabe, Plasmaférese.
C Azatioprina, Ciclofosfamida, Rituximabe, Plasmaferese.
D Metorexato, Micofenolato, Sulfametoxazol+Trimetoprim, Rituximabe.
4000192356
Questão 44 Vasculites de grandes vasos
A dor torácica aguda é, por vezes, um desa o diagnóstico. A propedêutica é imperativa para direcionar a investigação e
otimizar a probabilidade pós teste para tomada de decisão. Muitas vezes, situações incomuns podem se tornar um desa o
diagnóstico. Neste contexto responda as questões que se seguem. 
Em relação as doenças reumatológicas que podem estar associadas a dilatação da aorta é correto a rmar como causas,
exceto:
A Arterite de takayasu.
B Células gigantes.
C Aortite reumatoide.
D Doença condroblástica
4000192131
Questão 45 Manif estações clínicas
Uma paciente de 10 anos é hospitalizada por dor abdominal e pelo ressurgimento de úlceras dolorosas e rasas, com eritema
circundante, comprometendo mucosa bucal, gengiva, lábios e língua. Observam-se, ainda, úlceras genitais em grandes
lábios. Também apresenta dores, hiperemia e edema em joelhodireito e tornozelo esquerdo que recorrem a cada 15 dias. O
mais provável diagnóstico desta paciente é:
A Dermatomiosite juvenil.
B Doença de Behçet.
C Síndrome inflamatória multissistêmica.
D Síndrome de Sjögren.
E Síndrome de Kawasaki.
4000191605
Questão 46 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Granulomatose com poliangeíte Wegener
Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, com história de disúria, hematúria e febre vespertina sem calafrios, de início
há 7 dias. Como antecedentes prévios, relatava episódios de artralgia generalizada há 3 anos, com episódios de repetição
de rouquidão e odinofagia. Realizou exames complementares que evidenciaram: hemoglobina de 9,8 mg/dL, hematócrito
de 29%, anisocitose, leucograma e plaquetas normais, ureia 190 mg/dL e creatinina sérica de 8,7 mg/dL. Urina 1 com 3+ de
proteína, 4+ de hemoglobina, incontáveis hemácias, depósitos de uratos amorfos (++), cilindros granulosos grossos e
presença de corpos ovais e proteinúria de 24 h foi de 3750 mg. 11. 
Durante a investigação do quadro clínico, foi solicitada a pesquisa do ANCA, cujo resultado foi positivo com padrão
citoplasmático (c-ANCA), título de 1:40, e p-ANCA (perinuclear) negativo. Diante da hipótese diagnóstica, com base no
exame complementar, o quadro etiológica da insuficiência renal aguda decorre de
A granulomatose de Wegener.
B síndrome de Churg-Strauss.
C poliarterite nodosa.
D vasculite leucocitoclástica cutânea.
E artrite reumatoide juvenil.
4000189652
Questão 47 Hemorragia alveolar Vasculites pulmonares Doença de Goodpasture Manif estações clínicas
São possíveis diagnósticos diferenciais que devem sem lembrados em casos de síndromes rim-pulmão, EXCETO:
A Vasculite de Churg-Strauss.
B Síndrome de Goodpasture.
C Síndrome de Sjögren.
D Púrpura de Henoch-Schölein.
4000175775
Questão 48 Manif estações clínicas Doença de Behçet Síndrome de Behçet
Uma paciente de 21 anos, branca, sem comorbidades, há 3 meses apresenta, de maneira recorrente, aftas dolorosas na
boca e, nas 2 últimas semanas, ulceração na vulva, bem mais dolorosa que as da boca. Acompanhando o quadro, notou
perda da acuidade visual à direita. Em recente consulta com o oftalmologista, foi diagnosticada uveíte anterior. Com base
nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor hipótese diagnóstica para a paciente:
A doença de Behçet
B tuberculose ocular
C uveite herpética
D citomegalovirose
4000175484
Questão 49 Doença de Behçet Síndrome de Behçet Reumatologia
Uma paciente de 28 anos apresenta úlceras orais dolorosas há dois anos e mais recentemente passou a se queixar
de borramento visual, lesões em membros inferiores e episódios de hemoptise. A investigação detectou panuveíte, eritema
nodoso e aneurismas em ramos da artéria pulmonar. Qual o diagnóstico mais provável para esse caso?
A Doença de Goodpasture (doença antimembrana basal glomerular)
B Granulomatose com poliangeíte (Granulomatose de Wegener)
C Doença de Behçet
D Sífilis
E Crioglobulinemia
Essa questão possui comentário do professor no site 4000173518
Questão 50 Exames complementares Diagnóstico
Rodolfo, 67 anos, consulta por um quadro de alguns meses sem diagnóstico. Refere cefaleia temporal e occipital e está
intrigado por uma dor na musculatura associada à mandíbula, bilateralmente, ao mascar chicletes ou durante as refeições. É
obrigado a parar com a mastigação por alguns instantes, antes de poder retomá-la. Tem apresentado febre baixa com
frequência e, nas últimas duas semanas, dor muscular e rigidez em regiões proximais dos membros, mais signi cativa nos
ombros. Dos exames laboratoriais, destacam-se uma VHS de 98mm na primeira hora e uma ligeira leucocitose neutrofílica
com anemia discreta (Hb 11,7g/dL e VCM 90fL). Ressonância magnética do crânio normal.
Qual procedimento deve levar ao diagnóstico etiológico?
A Biópsia muscular.
B Biópsia de artéria temporal.
C Biópsia renal.
D Biópsia de medula óssea.
E Ressonância magnética da cintura escapular.
4000171070
Questão 51 Arterite de Células Gigantes Manif estações clínicas Diagnóstico
Rodolfo, 67 anos, consulta por um quadro de alguns meses sem diagnóstico. Refere cefaleia temporal e occipital e está
intrigado por uma dor na musculatura associada à mandíbula, bilateralmente, ao mascar chicletes ou durante as refeições. É
obrigado a parar com a mastigação por alguns instantes, antes de poder retomá-la. Tem apresentado febre baixa com
frequência e, nas últimas duas semanas, dor muscular e rigidez em regiões proximais dos membros, mais signi cativa nos
ombros. Dos exames laboratoriais, destacam-se uma VHS de 98mm na primeira hora e uma ligeira leucocitose neutrofílica
com anemia discreta (Hb 11,7g/dL e VCM 90fL). Ressonância magnética do crânio normal.
O diagnóstico presuntivo desse paciente é
A vasculite leucocitoclástica.
B panangeite microscópica.
C arterite de células gigantes.
D polimiosite tropical.
E doença de Behçet.
4000171069
Questão 52 Arterite de Células Gigantes Epidemiologia Manif estações clínicas
Rodolfo, 67 anos, consulta por um quadro de alguns meses sem diagnóstico. Refere cefaleia temporal e occipital e está
intrigado por uma dor na musculatura associada à mandíbula, bilateralmente, ao mascar chicletes ou durante as refeições. É
obrigado a parar com a mastigação por alguns instantes, antes de poder retomá-la. Tem apresentado febre baixa com
frequência e, nas últimas duas semanas, dor muscular e rigidez em regiões proximais dos membros, mais signi cativa nos
ombros. Dos exames laboratoriais, destacam-se uma VHS de 98mm na primeira hora e uma ligeira leucocitose
neutrofílica com anemia discreta (Hb 11,7g/dL e VCM 90fL). Ressonância magnética do crânio normal.
O paciente recebeu um diagnóstico presuntivo. Qual das morbidades elencadas a seguir é muito mais frequente em
pacientes com esse diagnóstico quando comparamos com a população da mesma idade?
A Aneurisma de aorta torácica.
B Estenose mitral.
C Anemia hemolítica autoimune.
D Carcinoma de células claras renais.
E Melanoma metastático.
4000171068
Questão 53 Manif estações cardiovasculares Outras vasculites Quadro clínico
Sobre as vasculites, assinale a alternativa CORRETA:
A A Púrpura de Henoch-Schonlein é uma vasculite associada ao ANCA, que se apresenta em adultos jovens,
comprometendo pele e articulações, poupando rins e trato gastrointestinal.
B Lupus Eritematoso Sistêmico, Endocardite Bacteriana e Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide são exemplos de
doenças que podem apresentar manifestações clínicas simulando uma vasculite sistêmica primária.
C A Granulomatose de Wegener e a Síndrome de Churg Strauss são exemplos de vasculites primárias de vasos de
grande calibre.
D São descritas como vasculites de vasos de calibre variável: Granulomatose com poliangeíte (de Wegener) e
granulomatose eosinofílica com poliangeíte (Churg-Strauss).
4000170331
Questão 54 Reumatologia Classif icação
Assinale a alternativa que apresenta a enfermidade que exemplifica a vasculite que compromete, predominantemente, vasos
de pequeno calibre.
A arterite temporal
B arterite de Takayasu
C doença de Kawasaki
D síndrome de Takotsubo
E púrpura de Henoch-Schönlein
Essa questão possui comentário do professor no site 4000169374
Questão 55 Vasculites associadas ao ANCA Doença de Goodpasture Poliarterite nodosa PAN
Homem de 24 anos queixa-se de astenia, hiporexia e perda de 5kg em três meses. Há 15 dias, apresenta tosse
oligoprodutiva com escarro hemoptoico e dispneia aos esforços. Desconhece doenças prévias. Ao exame físico: PA
150/94 mmHg, FC 86bpm, FR 22ipm, SpO2 92% (em ar ambiente). Exames de laboratório: Hemoglobina: 8,3g/dL;
Leucócitos totais: 10.450/mm³; Plaquetas: 210.000/mm³; Proteína C reativa: 45mg/L; Creatinina: 2,3mg/dL; Ureia: 26mg/dL;
albumina sérica: 2,9g/dL; FAN: positivo até título 1:80 com padrão nuclear pontilhado no; ANCA: reagente com padrão
perinuclear; exame de urina: proteína 3+, 34 hemácias/campo,12 piócitos/campo. Presença de cilindros hemáticos.
Radiografia do tórax: Assinale a alternativa que apresenta um diagnóstico diferencial INADEQUADO para esse paciente?
A Lupus eritematoso sistêmico
B Poliangeíte microscópica
C Poliarterite nodosa
D Síndrome de Goodpasture
Essa questão possui comentário do professor no site 4000168765
Questão 56 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Um paciente de 40 anos foi admitido ao hospital com queixas de febre, perda de peso, surgimento de lesões cutâneas e
dor neuropática de forte intensidade, há três meses. Relatava história de asma e rinossinusite há seis anos, de difícil
controle, requerendo cursos frequentes de corticoide oral. Ao exame físico, observam-se lesões purpúricas elevadas e
dolorosas em membros inferiores, e o exame neurológico foi compatível com mononeurite multiplex. Qual dos achados
abaixo não seria compatível com o caso descrito?
A Eosinofilia >1500/mm³.
B Níveis reduzidos de complemento.
C ANCA positivo.
D Tomografia de tórax mostrando infiltrados e nódulos pulmonares não cavitários.
E Biópsia cutânea, mostrando vasculite necrotizante com infiltrado eosinofílicocolectomia.
4000168199
Questão 57 Poliarterite nodosa PAN
Homem, 47 anos, caucasiano, refere que há 02 meses vem apresentando quadro de febre, emagrecimento, artralgias, dor
torácica pleurítica e dor mesogástrica. Uma semana antes, ele notou parestesia e paresia da mão esquerda. A pressão
arterial é de 150/95 mmHg, (era previamente normotenso) e os exames laboratoriais revelam anemia da doença crônica,
aumento do VHS e PCR e leucocitose polimorfonuclear. O diagnóstico mais provável é:
A Arterite de células gigantes
B Poliarterite Nodosa
C Granulomatose de Wegener
D Sarcoidose
E Vasculite Cutânea Leucocitoclástica
Essa questão possui comentário do professor no site 4000167979
Questão 58 Epidemiologia Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Em relação à arterite temporal (ou arterite de células gigantes), é correto afirmar que
A o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) está indicado.
B o uso de glicocorticoides em altas doses pode aumentar o risco de perda visual permanente.
C quase nunca ocorre antes dos 50 anos de idade.
D é mais comum na população afrodescendente.
E o tratamento é diferente nos casos em que a biópsia é inconclusiva.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000167123
Questão 59 Vasculites de pequenos vasos Avaliação dos pacientes com poliartrite
Mulher de 22 anos, sem doenças prévias, apresenta quadro de febre, dor nas articulações, hematomas e nódulos vermelhos
dolorosos nas pernas, há cerca de 10 dias. Ao exame físico: sinais vitais: normais; orofaringe: sem alteração; cardiopulmonar
e abdome: nada digno de nota; não há gânglios palpáveis; presença de nódulos dolorosos em região anterior das
pernas (canelas), não ulcerados, eritematosos, alguns arroxeados. Dos casos investigados, constitui a principal etiologia:
A contraceptivos hormonais com estrogênios.
B doença inflamatória intestinal.
C infecção estreptocócica.
D idiopática (nenhuma causa é encontrada).
E medicamentos, como fenitoína, carbamazepina e antibióticos.
4000174141
Questão 60 Etiopatogenia Epidemiologia Manif estações clínicas
São características clínicas associadas à Arterite Temporal, EXCETO:
A incidência maior em indivíduos com mais de 50 anos
B mais comum em mulheres
C cerca de metade dos pacientes não-tratados evoluem com cegueira
D cefaléia que melhora com exposição ao frio
E velocidade de hemossedimentação está geralmente elevada 
4000172738
Questão 61 Exames complementares Diagnóstico Manif estações clínicas
Em relação a Púrpura de Henoch Schonlein, assinale a alternativa INCORRETA:
A As lesões cutâneas ( púrpuras ) geralmente são simétricas e ocorrem em áreas dependentes da gravidade
(membros inferiores) ou em pontos de pressão (nádegas).
B O envolvimento musculoesquelético, incluindo artrite e artralgias, é comum. A artrite tende a ser autolimitada e
oligoarticular, com predileção pelos membros inferiores.
C O acometimento gastrointestinal é comum e pode incluir dor abdominal, vômitos, diarreia, íleo paralítico e melena.
D A Plaquetopenia é de moderada a severa.
4000171736
Questão 62 Manif estações clínicas Exames complementares
Paciente de 25 anos, proveniente de serrania, deu entrada em nosso serviço com quadro de febre há 3 meses, além do
surgimento de púrpura palpável nos membros inferiores e descarga nasal sanguinolenta. O RX de tórax demonstrou nódulos
pulmonares com cavitação central. Qual exame sorológico elucidará o diagnostico?
A C-anca.
B B-Panca.
C FAN.
D Crioglobulinas.
4000171717
Questão 63 Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Sobre a arterite de células gigantes, assinale a alternativa correta.
A É uma vasculite de pequenos vasos e acomete preferencialmente mulheres jovens.
B Nesta vasculite não ocorre aumento importante de provas inflamatórias.
C A polimialgia reumática é fortemente associada e caracterizada por fraqueza muscular de cinturas escapular e
pélvica.
D A complicação mais temida é a perda visual, que pode ocorrer por oclusão da artéria oftálmica.
E O tratamento de primeira linha é o metotrexato.
4000151918
Questão 64 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger
Dentre as seguintes doenças, assinale aquela que tem mais importante relação com tabagismo, com alta prevalência nos
doentes.
A Acidente vascular cerebral.
B Infarto agudo do miocárdio.
C Trombose mesentérica.
D Trombose de seio cavernoso.
E Tromboangeíte obliterante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000147005
Questão 65 Tratamento
Paciente homem, 40 anos, apresenta fadiga, hiporexia, perda de peso, febre, sudorese noturna, calafrios, poliartralgia
migratória e fraqueza muscular, presença de púrpura palpável; entre os sintomas neurológicos há neuropatia periférica.
Considerando o diagnóstico na forma grave, quanto ao tratamento é CORRETO afirmar:
A Tratar com pulso de corticosteroides e ciclofosfamida, com possibilidade de uso de plasmaférese e
imunoglobulina para casos selecionados.
B Tratar com metotrexato ou azatioprina e corticosteroides em baixas doses.
C Na fase inicial, utilizar azatioprina, metotrexato ou leflunomida.
D Na fase inicial, utilizar micofenolato de mofetila, imunoglobulina EV, hidroxiureia (como utilizada em outras
síndromes hipereosinofílicas, rituximabe, interferona-alfa, terapia anti-lgE, anti-lL-5 ou plasmaférese.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000146624
Questão 66 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Um homem de 35 anos de idade, com antecedente de asma de difícil controle, mantendo-se sintomático, mesmo com
múltiplas tentativas terapêuticas, chegou ao serviço de emergência com nova crise sintomática. Durante internação para a
compensação do quadro, evoluiu com febre, astenia e piora do padrão respiratório. Realizou broncoscopia com biópsia,
visando à investigação de diagnósticos diferenciais.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a alteração anatomopatológica mais provável de ser
encontrada.
A vasculite de pequenos vasos, com presença de granulomas infiltrados por eosinófilos
B vasculite necrotizante de vasos pequenos e médios, com pouco depósito de imunocomplexos
C vasculite necrotizante de pequenos vasos, com granulomas que invadem os tecidos subjacentes
D vasculite de vasos médios, com necrose segmentar das camadas musculares, principalmente nas ramificações
dos vasos
E panarterite com infiltrado mononuclear, apresentando hiperplasia e fibrose da camada íntima, além de ruptura da
lâmina elástica e aumento da vascularização da camada média
Essa questão possui comentário do professor no site 4000145862
Questão 67 Síndrome de Behçet
Uma paciente de 10 anos é hospitalizada por dor abdominal e pelo ressurgimento de úlceras dolorosas e rasas, com eritema
circundante,comprometendo mucosa bucal, gengiva, lábios e língua. Observam-se, ainda, úlceras genitais em grandes
lábios. Também apresenta dores, hiperemia e edema em joelho direito e tornozelo esquerdo que recorrem a cada 15 dias. O
mais provável diagnóstico desta paciente é:
A Dermatomiosite juvenil.
B Doença de Behçet.
C Síndrome inflamatória multissistêmica.
D Síndrome de Sjögren.
E Síndrome de Kawasaki.
4000145769
Questão 68 Síndrome de Behçet
Paciente de 23 anos com quadro de ulcerações bucais e genitais recorrentes, muito dolorosas e profundas, com base
necrótica central amarelada. Após 10 dias com uso de sintomáticos as lesões desapareceram sem deixar cicatrizes. Assinale
a Síndrome que corresponde a este quadro clínico.
A Doença de Kawasaki
B Síndrome do arco aórtico
C Síndrome de superposição da poliangiite
D Síndrome de Behçet
E Síndrome de Reiter
Essa questão possui comentário do professor no site 4000143428
Questão 69 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Homem 42 anos, com queixa de poliartrite simétrica de mãos, punhos e joelhos há 3 meses associado a emagrecimento de
10 kg e astenia; há 3 semanas iniciou quadro de tosse seca com hemoptoicos. Refere que iniciou quadro de sinusopatia de
repetição desde a adolescência com períodos de melhora, outros de piora, mas sempre em uso de antibiótico. Em uma das
pernas havia sinais clínicos de TVP (trombose venosa profunda) con rmada pelo doppler vascular. Os exames laboratoriais
apresentavam anemia, leucocitose e plaquetose; VHS e PCR aumentados. Diante do caso clínico, qual sua hipótese
diagnóstica e exame a ser solicitado?
A Vasculite por IgA e dosagem de IgA sérica.
B Poliangeíte granulomatosa eosinofilica e dosagem de ANCA.
C Lúpus Eritematoso Sistêmico e dosagem de FAN.
D Poliangeíte granulomatosa e dosagem de ANCA.
E Artrite Reumatoide e dosagem de antiCCP.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000142091
Questão 70 Polimialgia reumática Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Assinale a afirmativa CORRETA:
A A arterite de células gigantes é historicamente conhecida como arterite temporal e hoje, é também denominada
polimialgia reumática
B A arterite de células gigantes caracterizase por cefaleia, aumento do VHS, anemia e instalação antes dos 50 anos
de idade
C O diagnóstico de certeza da arterite de células gigantes pode ser realizado através de biópsia da artéria temporal
D A polimialgia reumática caracteriza-se por intensa dor na cintura escapular e pélvica e elevação do VHS, porém
não há anemia
E O tratamento inicial de escolha da polimialgia reumática são os antiinflamatórios não hormonais
Essa questão possui comentário do professor no site 4000141447
Questão 71 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Homem, 47 anos, branco, refere dor articular, lesões cutâneas em membros inferiores e parestesias nas mãos há 02 meses.
Tem queixa de dispneia importante e escarros hemoptoicos há 02 dias. HMP: Hipertensão arterial e sinusite crônica. Ao ex.
físico: regular estado geral, taquidispneico, FR: 32 irpm, SatO2: 86% ar ambiente, púrpura em membros inferiores (MMII).
Exames complementares revelam Hb: 8,4 mg/dl, VHS: 110 (V.R: 20), PCR 40 (VR<5,0) e urina tipo 1 com hematúria,
proteinúria e cilindros. RX de tórax com infiltrado alveolar difuso e nódulos com cavitação.
Baseado no caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A Os primeiros sintomas (dor articular, púrpura de MMII e neuropatia periférica) sugerem a fase inflamatória de
vasculite cutânea leucocitoclástica.
B O diagnóstico é de PAN (poliarterite nodosa), com a associação de hipertensão arterial e nefrite, o que sugere o
acometimento de pequenos vasos de pequeno calibre.
C O paciente apresenta clínica sugestiva de Granulomatose de Wegener (sinusite, nódulos com cavitação e
acometimento renal). 
D A pesquisa de p-ANCA (perinuclear) provavelmente será positiva.
E A púrpura de MMII e a neuropatia periférica são características exclusivas da Síndrome de Churg- Strauss e
provavelmente os níveis séricos de IgE estão elevados.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000138375
Questão 72 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
A condição clínica de nida como granulomatose eosinofílica com poliangeite e caracterizada por asma, eosino lia
periférica e tecidual, formação de granulomas extravasculares e vasculite de múltiplos órgãos é a:
A poliarterite nodosa.
B síndrome de Henoch-Schólen.
C doença de Kawasaki.
D síndrome de Churg-Strauss.
E arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000138074
Questão 73 Poliarterite nodosa PAN
Vasculite de pequenos e médios vasos, que acomete predominantemente homens, entre 40 e 60 anos. Febre é a
manifestação clínica inicial mais comum e a poliartrite é assimétrica, não deformante, das grandes articulações de membros
inferiores. Sem tratamento, a doença é progressiva com hipertensão grave e insu ciência renal crônica. Até 30% dos casos
apresentam positividade sérica para os antígenos de superfície HbSAg e Anti-Hbs do vírus da hepatite B.
As características descritas são relativas a.
A crioglobulinemia.
B púrpura Henoch-Schönlein.
C poliarterite nodosa.
D arterite de Takayasu.
E granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000137944
Questão 74 Arterite de Takayasu
Mulher de 32 anos, com história de febre vespertina, astenia, cefaleia, sudorese, perda de peso e diminuição da acuidade
visual à esquerda, evolui com diminuição dos pulsos e claudicação intermitente no braço esquerdo após pequenos esforços
e aumento da pressão arterial no braço direito. O exame de sangue apresenta leucocitose, VHS = 100mm/h e PCR =
20mg/L. 
O diagnóstico mais provável e o exame complementar para elucidação diagnóstica, respectivamente, são:
A arterite temporal / angioRM.
B aortite infecciosa / arteriografia .
C doença de Takayasu / angioRM.
D displasia fibromuscular / arteriografia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000133697
Questão 75 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Púrpura trombocitopênica imunológica PTI
Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Idosa de 65 anos comparece à consulta com história de fadiga, gengivorragia ocasional, ao escovar os dentes, de início há
três dias. Ao exame físico, petéquias e equimoses na pele – mais evidentes nas nádegas e nos membros inferiores, mas sem
visceromegalias ou linfadenopatias. Nega uso de drogas. O hemograma revela: hemoglobina = 13g/dL, leucócitos =
8.350/mm3 e plaquetas = 47.000/mm³. 
O diagnóstico mais provável e seu tratamento, respectivamente, são:
A púrpura de Henoch-Schonlein / observação clínica .
B púrpura trombocitopênica imune / observação clínica .
C púrpura de Henoch-Schonlein / prednisona 1mg/kg/dia .
D púrpura trombocitopênica imune / prednisona 1mg/kg/dia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000133695
Questão 76 Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Adolescente, 14 anos, sexo masculino, apresenta artrite bilateral em tornozelos, com manchas elevadas, vermelhas,
indolores e não pruriginosas. Essas lesões cutâneas eram xas e localizavam-se em nádegas e coxas. Exames
complementares: hemoglobina: 9g/dL, reticulócitos: 10%, leucócitos: 4.600/mm³ (neutró los: 78%, linfócitos: 20%, e
monócitos: 2%), plaquetas: 232.000/mm³; sedimento urinário: hemácias (300 por campo), proteínas: 0,9g e cilindros
hemáticos e granulares; FAN: 1/480, FR: negativo, anticorpo anticardiolipina (IgM e IgG): positivos. O diagnóstico do
paciente é:
A Poliarterite nodosa.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Vasculite leucocitoclástica.
D Granulomatose com poliangeíte.
E Poliangeítemicroscópica.
4000124382
Questão 77 Vasculites
Qual Vasculite Sistêmica tem associação com infecções de vias aéreas superiores + Glomerulonefrites + ANCA C positivo?
A Churgg Straus.
B Poliangeite Granulomatosa.
C Arterite deTakayassu.
D Arterite temporal.
E Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000124276
Questão 78 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Homem de 35 anos apresenta dor, hiperemia e enduração nos trajetos venosos super ciais, inicialmente nas pernas e
atualmente em região lateral das coxas. Há 3 meses, ele apresenta necrose em pododáctilos e úlceras digitais de difícil
cicatrização na mão direita. Exame físico: perfusão lenti cada nos pés bilateralmente e na mão direita, úlceras com crostas
necróticas e fundo pálido e ausência de pulsos distais nos MMII e de pulsos radial e ulnar no MSD, demais pulsos 4+/4, sem
sopros, presença de tromboflebite superficial nos membros inferiores. AP: tabagista e hipertenso. A hipótese diagnostica é
A arterite de Takayasu.
B tromboangeíte obliterante.
C síndrome do anticorpo antifosfolípide.
D doença aterosclerótica periférica.
4000120357
Questão 79 Vasculites
Mulher de 39 anos de idade é avaliada com quadro de pápulas dolorosas e pruriginosas na parte superior das pernas e nas
costas há 15 dias. As lesões individuais desaparecem com hematomas em 3-4 dias. Refere dores articulares associadas no
período, particularmente, em pequenas articulações das mãos. Nega uso de medicamentos, etilismo, tabagismo ou doenças
prévias. Exame físico: sinais vitais normais; placas edematosas policíclicas no dorso e coxas; exame restante é normal.
Nesse momento, a conduta correta é:
A solicitar biópsia de pele.
B solicitar testes cutâneos para alérgenos comuns.
C realizar o teste de provocação com gelo.
D prescrever anti-histamínico oral.
E prescrever corticosteroide tópico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000112785
Questão 80 Sarcoidose Sarcoidose Diagnóstico
Paciente de 30 anos com artrite de tornozelos, eritema nodoso e adenopatia hilar. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Artrite reativa por Chlamydia pneumoniae
B Poliangiíte granulomatosa
C Doença de Poncet
D Sarcoidose
E Artrite Reumatoide
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107758
Questão 81 Diagnóstico Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Homem de 20 anos apresenta quadro de poliartrite, dor abdominal aguda, púrpuras palpáveis nas pernas e hematúria
micros- cópica. Hemograma, coagulograma, creatinina e complemento sérico são normais. O diagnóstico mais provável é
A doença de Goodpasture.
B granulomatose de Wegener.
C síndrome de Reiter.
D lúpus eritematoso sistêmico.
E vasculite por IgA.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106128
Questão 82 Vasculites Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Arterite de Takayasu
Em relação às vasculites sistêmicas, qual a associação correta? 
COLUNA 1
1. Takayasu; 
2. Kawasaki; 
3. Poliarterite nodosa; 
4. Arterite temporal; 
5. Granulomatose com poliangeíte; 
COLUNA 2
a. Angina; 
b. Cefaleia temporal; 
c. Linfadenopatia;
d. Úlceras orais; 
e. Mononeuropatia multiplex.
A 1c, 2b, 3a, 4e, 5d.
B 1a, 2c, 3e, 4b, 5d.
C 1d, 2e, 3c, 4b, 5a.
D 1a, 2d, 3c, 4b, 5e.
E 1b, 2a, 3e, 4c, 5d.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000099898
Questão 83 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss Tuberculose pulmonar
Pneumologia
São diagnósticos diferenciais de asma no adulto:
A tuberculose e otite
B síndrome de Churg-Strauss e gastrite
C doença do refluxo gastroesofágico e alergia a látex
D disfunção das cordas vocais e doença do refluxo gastroesofágico
4000083705
Questão 84 Manif estações clínicas Xantomas Úlcera diabética
No que se refere às manifestações cutâneas das doenças sistêmicas, assinale a alternativa considerada INCORRETA:
A A acantose nigricante em crianças está fortemente vinculada à resistência a insulina e à diabetes, e no adulto pode
estar associada a adenocarcinoma gástrico;
B No paciente diabético as manifestações cutâneas são necrobiose lipoidica, dermopatia diabética, bullosis
diabeticorum, granuloma anular, escleredema, dermatose perfurante adquirida, xantoma eruptivo e úlcera
neuropática da perna;
C Na síndrome de Behçet o comprometimento mucoso é considerado raro, ao contrário das manifestações
articulares caracterizadas pela artrite/sinovite e oculares determinadas pela presença de uveíte anterior e
posterior;
D São manifestações do hipertireoidismo: mixedema, aumento das incidências de alopecia areata e vitiligo,
hiperpigmentação, prurido, hiper- hidrose, onicólise, coiloniquia e mixedemapré-tibial;
E Algumas das manifestações cutâneas podem ser o reflexo de malignidades internas provocadas ação de fatores
imunológicas, metabólicas ou metastáticas das células neoplásicas;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082731
Questão 85 Vasculites
Sobre as vasculites, assinale a alternativa INCORRETA:
A As vasculites quando associadas ao lúpus eritematoso sistêmico ocorrem durante os surtos de agudização,
podem comprometer qualquer vaso, e o espectro clínico das manifestações dermatológicas inclui desde a
púrpura palpável, urticária, microinfartos digitais até ulcerações profundas;
B As vasculites cutâneas de pequenos podem estar associadas a síndrome de Sweet, pioderma gangrenoso,
doença de Behcet, picadasde artrópodes, púrpura hipergama globulinêmica de Waldenstrom e doenças
inflamatórias intestinais;
C A granulomatose de Wegener caracteriza- se por granuloma necrotizante do trato respiratório,vasculite cutânea
necrotizante,glomerulonefrite e pesquisa de anticorpos contra o citoplasma de neutrófilos negativos.
D A síndrome de Churg-Strauss é um quadro granulomatoso rico em eosinófilos envolvendo o trato respiratório e
vasculite necrotizante de vaso de médio e pequeno calibre, podendo ser desencadeada por suspensão abrupta
de corticosteróides;
E Nas vasculites induzidas por droga associadas ao Anca há fortes evidências da ocorrência de vasculite
relacionada ao uso da hidralazina, propiltiouracil e derivados, minociclina, penicilamina, alopurinol ou sulfasalazina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082697
Questão 86 Manif estações clínicas Dissecção aórtica aguda Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Um senhor de 80 anos com história prévia de artrite de células gigantes tratada com sucesso há 7 anos apresenta quadro de
dor torácica intensa. Sua história patológica pregressa somente é notável para a hipertensão limítrofe. Ele foi tratado com
sucesso com um curso de esteróides durante 1 ano, mas está utilizando corticosteróides há 3 anos. Ele relatou se sentir bem
até recentemente. Ele não procurou um médico nos últimos 2 anos. Qual das seguintes explicações para sua dor torácica é
a preocupação principal?
A Aneurisma torácico dissecante,
B Pericardite aguda;
C Infarto do miocárdio relacionado ao maior risco de aterosclerose devido a sua história anterior de ACG;
D Coscocondrite relacionada a um surto de PMR;
E Fratura de costelas;
4000082477
Questão 87 Policondrite recidivante
Homem, branco, quarta década, refere vertigem acompanhada de perda auditiva, artrite assimétrica de pequenas, médias e
grandes articulações com resolução espontânea; orelha eritematosa, edemaciada e hipersensível poupando seu lóbulo.
Evoluiu com rinorreia, obstrução nasal, epistaxe, deformidade do nariz em sela e dispneia por traqueomalácia, com colapso
traqueal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A policondrite recidivante
B leishmaniose
C granulomatose com poliangeite
D granulomatose eosinofílica com poliangeite
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074954
Questão 88 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Indique a alternativa que contenha, respectivamente, um critério maior e um menor para o diagnóstico de Tromboangeíte
Obliterante:
A Fenômeno de Raynaud, ausência de diabete.
B Ausência de hipertensão, tabagismo importante.
C Sexo masculino, Fenômenode Raynaud.
D Tabagismo importante, sexo masculino.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074210
Questão 89 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Homem, 45 anos, em consulta médica, refere congestão nasal e sinusite recorrentes, além de dispnéia, tosse com
hemoptise e emagrecimento de oito quilos no último ano. Os exames laboratoriais mostraram anemia normocrômica e
normocítica, trombocitose, velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada, aumento nos níveis de uréia e creatinina e
sedimento urinário comproteinúria e leucocitúria. 
Frente a este quadro clínico o diagnóstico é:
A Granulomatose de Wegener.
B Poliarterite nodosa.
C Arterite de Takayasu.
D Arterite de células gigantes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074113
Questão 90 Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
O rash malar típico, ""em asa de borboleta"", caracterizado por uma lesão maculopapular que inclui o nariz e a região maxilar,
mas preserva as dobras labiais, ocorre em cerca de 30% dos casos da seguinte doença:
A Dermatomiosite.
B Lúpus Eritematoso Sistêmico.
C Artrite idiopática juvenil.
D Esclerodermia.
E Púrpura de Henoch Schonlein.
4000068182
Questão 91 Epidemiologia Manif estações clínicas Diagnóstico
Assinale a afirmativa CORRETA:
A A arterite de células gigantes é historicamente conhecida como arterite temporal e hoje, é também denominada
polimialgia reumática
B A arterite de células gigantes caracteriza-se por cefaleia, aumento do VHS, anemia e instalação antes dos 50
anos de idade
C O diagnóstico de certeza da arterite de células gigantes pode ser realizado através de biópsia da artéria temporal
D A polimialgia reumática caracteriza-se por intensa dor na cintura escapular e pélvica e elevação do VHS, porém
não há anemia
E O tratamento inicial de escolha da polimialgia reumática são os anti-inflamatórios não hormonais
Essa questão possui comentário do professor no site 4000063256
Questão 92 Vasculites associadas ao ANCA Glomerulonef rite rapidamente progressiva
Homem, 60 anos, procura é encaminhado para internamento hospitalar devido a náuseas e vômitos associado a quadro de
astenia de início recente. Na unidade de pronto atendimento é diagnosticada insu ciência renal. Durante o internamento
evolui com dispneia, tosse e desconforto torácico com piora progressiva, evoluindo com episódios de hemoptise. Na
história pregressa, refere dois episódios de sinusite no último ano. Ex-tabagista há 5 anos, carga tabágica de 10 anos/maço.
Achados positivos na revisão de sistemas: perda ponderal não intencional de cerca de 8kg, urina mais escura nos últimos
dias e redução do volume urinário. Exames laboratoriais iniciais demonstraram: Hb 10g/dL; Ht 30%; VCM 84fL; HCM 28pg;
Leucócitos 12.300 (30%linfócitos, 2% Bastões, 58% Neutró los); 450.000plaquetas. Na 140mg/dL; K 3,8mg/dL; Creatinina
4,5,0mg/dL; U 165mg/dL; Parcial de Urina: Proteína +++/4; Nitrito negativo; Leucócitos 70.000/mL; Hemácias
100.000/mL; VHS 58mm; PCR ultrassensível 8mg/L; Baseado na história clínica e achados laboratoriais iniciais, assinale a
alternativa que contém apenas afirmações corretas.
A O diagnóstico de Granulomatose com Poliangeíte deve ser considerado caso haja consumo de complemento.
B O diagnóstico de Granulomatose com Poliangeíte deve ser considerado, a positividade de anticorpos
anticitoplasma de neutrófilos (ANCA corrobora esse diagnóstico.
C Os sintomas de astenia, perda ponderal, anemia e aumento de provas inflamatórias são sugestivos de processo
neoplásico pulmonar.
D Em biópsia renal espera-se lesão túbulo intersticial difusa com pouco ou nenhum acometimento glomerular e
imunofluorescência positiva para IgG com padrão granular.
E O tratamento imunossupressor não altera o curso da doença e deve ser retardado até estabilidade clínica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000063076
Questão 93 Doenças autoimunes do tecido conjuntivo
Marque a associação correta em relação a lesões de pele caracteristicamente encontradas nas doenças auto imunes.
A Heliotrópo/ esclerose sistêmica.
B Sinal de Gottron/ dermatomiosite.
C Balanite circinada/ espondilite anquilosante.
D Ceratodermia blenorrágica/ doença de Behçet.
E Calcinose cutânea disseminada/ lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053740
Questão 94 Vasculites de pequenos vasos Vasculites Vasculites associadas ao ANCA
Qual das vasculites abaixo apresenta ANCA positivo?
A Poliarterite nodosa;
B Granulomatose de Wegener;
C Vasculite lúpica;
D Vasculite leucocitoclástica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052511
Questão 95 Etiopatogenia Epidemiologia Manif estações clínicas
Sobre a artrite de células gigantes, marque a alternativa correta.
A O quadro ocorre associado a pan-arterite granulomatosa.
B A doença afeta primariamente indivíduos jovens.
C Cefaléia holocraniana é frequente e característica da doença.
D Não há associação com outras sintomatologias relacionadas a doenças reumáticas.
E A frequência da doença aumenta em idades menores.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046976
Questão 96 Esclerose sistêmica Reumatologia Quadro clínico
Mãe traz sua filha de 12 anos de idade ao ambulatório de reumatologia devido à queixa de, há 4 meses, apresentar episódios
súbitos de palidez e coloração azulada nas pontas dos dedos das mãos, acompanhados de dormência e formigamento.
Após algum tempo percebeu edema nas mãos, simétrico e indolor, evoluindo com dor nas articulações dos dedos e
espessamento da pele. Notou o aparecimento de uma mancha oval com halo avermelhado e centro esbranquiçado,
aparentemente linear, da mão para o membro superior. Há 3 semanas, começou com tosse seca e dispneia aos esforços,
procurou atendimento médico, sendo solicitado Fator Antinuclear (FAN) com resultado positivo e raios-X de tórax com
brose intersticial pulmonar, predominante em bases pulmonares, sendo encaminhada para tratamento. Ante as possíveis
hipóteses diagnósticas, qual é a principal suspeita?
A Esclerose sistêmica juvenil.
B Artrite idiopática juvenil.
C Lúpus eritematoso sistêmico juvenil.
D Síndrome de Sjögren.
E Poliarterite nodosa da criança.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000039238
Questão 97 Manif estações clínicas Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Paciente de 72 anos, sexo feminino, refere episódio de perda súbita da visão em olho esquerdo com posterior melhora,
porém mantendo escotoma visual, cefaleia hemicraniana esquerda contínua, rigidez de predomínio proximal em membros e
cervical, perda ponderal e episódios febris. Exame laboratorial mostra VHS maior que 100 mm/h. De acordo com o quadro
clínico, assinale a alternativa CORRETA:
A A arterite temporal leva ao acometimento exclusivo do sistema nervoso central.
B A arterite temporal não aumenta o risco de acidente vascular isquêmico.
C A arterite temporal pode levar ao acometimento sistêmico: aneurisma de aorta e artérias mesentéricas e derrame
pericárdico.
D A biópsia de artéria temporal negativa exclui o diagnóstico de arterite temporal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030437
Questão 98 Manif estações hematológicas Artrite reumatoide AR Manif estações extraarticulares
A síndrome de Felty se caracteriza por:
A Artrite reumatoide, esplenomegalia e neutropenia.
B Lúpus eritematoso sistêmico, leucocitose e hepatomegalia.
C Esclerose sistêmica, plaquetopenia e cardiomegalia.
D Vasculite crioglobulinêmica, linfocitose e hepatomegalia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028692
Questão 99 Artrite reumatoide AR Diagnóstico
Paciente de 35 anos, do sexo feminino, procura atendimento referindo rigidez matinal nas articulações, com duração de
mais de 1 hora, principalmente nas articulações das mão e pés, fadiga, febre, mal-estar e aparecimento de nódulos
subcutâneos. Ao exame, há artritee deformidade em articulações metacarpofalangenas e interfalangenas proximais.
Algumas articulações apresentam deformidades em pescoço de cisne. Exames mostraram derrame pleural na radiogra a de
tórax, anemia normocítica normocrômica no hemograma, proteína C reativa e velocidade de hemossedimentação
aumentadas. Radiogra a das articulações mostra edema de tecidos moles, perda simétrica do espaço articular, e erosões
subcondrais, nas articulações das mãos. Anticorpo antipeptídeo citrulinado positivo. O diagnóstico mais provável é:
A Síndrome de Sjogren.
B Artrite enteropática.
C Granulomatose de Wegener.
D Artrite reumatoide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028689
Questão 100 Glicocorticoides Medicamentos utilizados no tratamento da doenças reumáticas
Em geral, não se esperam resultados favoráveis com a administração de glicocorticoides em pacientes acometidos por:
A arterite de células gigantes (arterite temporal)
B dermatopolimiosite
C esclerodermia (esclerose sistêmica)
D polimialgia reumática
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024424
Questão 101 Etiopatogenia Epidemiologia Manif estações clínicas
Qual característica abaixo condiz com o diagnóstico de arterite temporal?
A Mulher 70 anos.
B Vasculite não granulomatosa.
C VHS normal e consumo de complemento
D Contraindicação ao uso de AAS.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023967
Questão 102 Linf omas
Das doenças a seguir, qual apresenta risco maior de desenvolvimento de linfomas quando comparado à população geral?
A lúpus eritematoso sistêmico
B doença de Behçet
C síndrome de Sjögren
D policondrite recidivante
E doença mista do tecido conjuntivo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000020694
Questão 103 Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Paciente de 65 anos, feminina com cefaleia crônica em região temporal direita e há 6 semanas com piora da dor associado
a claudicação de mandíbula dor temporal e alterações visuais homolateral. Em exames laboratoriais apresenta VHS muito
elevado (maior 100). O diagnóstico mais provável a ser pensado é?
A Amaurose fugaz
B Dissecção de carótida
C Migrane
D Arterite temporal
E Ansiedade
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004741
Questão 104 Lúpus Eritematoso Sistêmico Pediátrico
Adolescente de 15 anos, sexo feminino, apresenta artrite em tornozelos bilateralmente, associada a desânimo e canseira há
algumas semanas. Você solicita alguns exames complementares, com os seguintes resultados: Hemoglobina 9,5 g/dL,
leucócitos: 3.700/mm³ (neutró los: 77%, linfócitos: 19%, monócitos: 4%), plaquetas: 290.000/mm³; sedimento urinário:
proteínas (1,2g) e cilindros hemáticos e granulares; FAN: 1/640; Anti-DNA positivo. O diagnóstico dessa paciente é:
A Arterite de Takayasu
B Artrite idiopática juvenil
C Esclerodermia sistêmica
D Poliarterite nodosa
E Lúpus eritematoso sistêmico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004154
Questão 105 Vasculites de grandes vasos Vasculites Classif icação
As vasculites são doenças sistêmicas caracterizadas por in amação e necrose de vasos de qualquer calibre, na infância ou
na adolescência, com consequente lesão tecidual. É exemplo de vasculite com acometimento predominantemente de
vasos de grande calibre:
A doença de Kawasaki.
B síndrome de Wegener.
C púrpura de Henoch-Schönlein.
D arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000002206
Questão 106 Manif estações clínicas Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Exames complementares
Diante de um paciente com sintomas resultantes do acometimento de vias aéreas altas e baixas, sem melhora após uso de
antimicrobianos, associados a glomerulonefrite e anticorpo anticitoplasma de leucócito (ANCA) positivo, está INCORRETO
afirmar: 
A A maioria dos pacientes apresenta anemia discreta, leucocitose leve e elevação de proteínas de fase aguda
B Assim como infiltrados, nódulos, massas e cavitações pulmonares, derrame pleural e adenopatia hilar são achados
radiográficos comuns
C Granulomas são raramente observados em biópsia renais, mas são mais comumente evidenciados em biópsia
pulmonares
D Vários subtipos de ANCA são reconhecidos, mas os dois mais relevantes para vasculite sistêmica reagem contra
proteinase-3 (PR3) e mieloperoxidase (MPO)
Essa questão possui comentário do professor no site 4000128214
Questão 107 Glaucoma Agudo de Ângulo Fechado Crise Aguda de Glaucoma
J.G.J., 55 anos, feminina, hipermétrope, chega ao Pronto Socorro Municipal no plantão noturno com visão embaçada, dor
ocular intensa, náusea, vômito, bradicardia e sudorese. O quadro clínico apresentado deve-se
A ao glaucoma agudo.
B ao deslocamento de retina.
C ao macroadenoma de hipófise.
D à síndrome de Behçet.
4000127675
Questão 108 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Menina de 5 anos, procura o pronto-socorro devido a dor e edema de tornozelos associados a manchas elevadas,
vermelhas que não desaparecem a digito pressão, indolores e não pruriginosas há dois dias. As lesões cutâneas iniciaram-se
em nádegas e já estavam acometendo coxas e pernas. Criança refere leve dor abdominal. O diagnóstico mais provável é:
A Doença de Kawasaki.
B Poliarterite Nodosa.
C Púrpura Trombocitopênica Idiopática.
D Púrpura de Henoch-Schönlein.
E Arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000118214
Questão 109 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Vasculites associadas ao ANCA Poliangiíte microscópica PAM
Considere os seguintes diagnósticos: 
I. Poliangeíte microscópica;
II. Síndrome de Churg-Strauss;
III. Doença de Berger; 
IV. Síndrome de Goodpasture. 
Anticorpos anticitoplasma de neutrófilos serão encontrados com maior probabilidade em:
A II e IV.
B I e IV.
C III e IV.
D I e II.
E I e III.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000117740
Questão 110 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Pré-escolar de dois anos, sexo feminino, apresenta há duas semanas quadro de poliartrite migratória de grandes articulações
e manchas na pele. A história patológica pregressa sugere infecção de vias aéreas de provável etiologia viral precedendo o
início do quadro em 15 dias e situação sócio-econômica precária Ex. físico: palidez, manchas violáceas em MMII, dor
intensa a mobilização dos joelhos, hepatoesplenomegalia. O hemograma: Hb. 10 g/dl; leuco: 5000(2/35/1/52/10),
plaq.80.000/mm³. O diagnóstico mais provável é: 
A Febre reumática 
B Púrpura de Henoch-Schönlein 
C Leucemia 
D LES 
E Artrite reumatóide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113625
Questão 111 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Um homem de 32 anos, tabagista de dois maços de cigarro por dia há 15 anos, sem outros antecedentes médicos
relevantes, apresenta gangrena seca de 1º e 3º pododáctilos à direita, há 1 mês. Há 15 dias, foi atendido em outro serviço
por ebite ascendente de veia cefálica em membro superior esquerdo, que está tratando com anti-in amatório não
hormonal. A angiotomogra a revelou lesões obstrutivas segmentares em artérias tibiais e bulares de ambos os membros
inferiores, com rica rede colateral. Os exames laboratoriais são normais. Diagnóstico:
A Doença cística das artérias.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Embolia paradoxal.
D Tromboangeíte obliterante.
E Arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000105351
Questão 112 Etiopatogenia Arterite de Takayasu Epidemiologia
Sobre a Doença de Takayasu é INCORRETO: 
A A fase aguda é caracterizada pela presença de infiltrado inflamatório, com presença de linfócitos, histiócitos,
plasmócitos e polimorfonucleares.
B A fase crônica é caracterizada por obliteração do vaso com formação de densa fibrose local.
C O tratamento das fases aguda com corticóides é eficiente para o alívio dos sintomas sistêmicosem mais de 75%
dos pacientes.
D É mais comum em mulheres com mais de 40 anos, com presença da doença em artéria subclávia direita ou
esquerda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000102557
Questão 113 Etiopatogenia Arterite de Takayasu Epidemiologia
Doença sem etiologia de nida, mais frequente em mulheres jovens, compromete a aorta e seus ramos, cursando com
estenoses e oclusão de troncos supra-aórticos, que podem levar a sintomas isquêmicos no território carotídeo,
vertebrobasilar e de membros superiores. 
Esta descrição refere-se à
A Tromboangeíte obliterante.
B Doença de Behçet.
C Doença de Kawasaki.
D Arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000101470
Questão 114 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Tratamento
Homem de 39 anos foi encaminhado pela equipe de Medicina de Família ao ambulatório do Hospital Municipal de Santo
André (FMABC) para tratamento de Tromboangeíte Obliterante (Doença de Leo Buerger). Qual das alternativas abaixo
representa o melhor tratamento inicial deste paciente?
A Revascularização
B Arteriografia armada
C Anticoagulação
D Suspensão do tabagismo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000100389
Questão 115 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Epidemiologia Manif estações clínicas
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Tromboangeíte Obliterante ou doença de Buerger: 
A Afeta predominantemente homens jovens, fumantes, com cerca de 30 anos, apresentando isquemia distal de
membro e gangrena digital localizada. 
B Tem havido incidência crescente em mulheres, provavelmente por aumento do habito de fumar. 
C Os elementos diagnósticos incluem início da doença antes dos 45 anos, exposição ao fumo, ausência de lesões
arteriais proximal ao joelho ou cotovelo e ausência de outros fatores de risco aterosclerótico. 
D As lesões oclusivas são vistas apenas em artérias de pequeno calibre.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095437
Questão 116 Manif estações clínicas Diabetes mellitus Manif estações cutâneas
No que se refere às manifestações cutâneas das doenças sistêmicas, assinale a alternativa INCORRETA:
A A síndrome de Behçet apresenta as seguintes manifestações: ulcerações genitais em 80 a 90% dos casos e aftas
orais.
B São manifestações no paciente diabético: necrobiose lipoídica, dermopatia diabética, bullosisdiabeticorum
granuloma anular, escreredema, dermatose perfurante adquirida, xantoma eruptivo e úlcera neuropática da perna.
C O adenocarcinoma gástrico ou geniturinário, entre as neoplasias sistêmicas, são os únicos que não estão
relacionados a nenhuma das dermatoses paraneoplásicas.
D São manifestações do hipertireoidismo: mixedema, aumento das incidências de alopecia areata e vitiligo,
hiperpigmentação, prurido, hiper-hidrose, onicólise, coiloníquia e mixedema pré-tibial.
E São manifestações do lúpus eritematoso sistêmico: lesões cutâneas, alopecia, paniculites, fenômeno de Raynaud
e livedo reticular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000083814
Questão 117 Diagnóstico Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Homem de 45 anos, fumante, com quadro de dor torácica, tosse com hemoptoicos, associado a in ltrados pulmonares e
história de atopia e rinite alérgica, evoluiu com diminuição do volume urinário. Os exames mostraram glicemia = 90mg/dL,
ureia = 90mg/dL, creatinina = 3,0mg/dL, sódio = 140mEq/L e potássio = 5,5mEq/L. A ultrassonogra a revelou rins de
tamanho normal com dissociação córtico-medular preservada. A biópsia renal identi cou 20 glomérulos, tendo crescentes
em 70% deles. A imuno uorescência indicou depósitos granulares subepiteliais e subendoteliais. O próximo passo na
investigação e o diagnóstico mais provável, respectivamente, são:
A dosagem do complemento / lúpus eritematoso sistêmico
B dosagem do complemento / síndrome de Churg-Strauss
C dosagem do ANCA / poliangeite com granulomatose
D dosagem do ANCA / síndrome de Goodpasture
4000073282
Questão 118 Vasculites
Um senhor de 40 anos procura atendimento médico por mal estar geral, edema palpebral, edema dos memobros inferiores,
dispneia e hemoptise com início 2 semanas após quadro sugestivo de infecção respiratória. HIstória patológica pregressiva:
asma e rinite alérgica em uso regular de budesonida 100 microgramas/formoterol 6 microgramas inalatório 2x/dia e
montelucaste de sódio 10mg/dia. Ao exame físico encontra-se hipocorado 1+/4+, com pressão arterial de 170 x 100 mmHg
e com presença de edema 2+/4+ nos membros inferiores. Exames laboratoriais (sangue): Hemoglobina 12g/dl; Leucócito
15.000/mm3, segmentados 40%, linfócitos 25%, eosinófilos 30%, monócitos 3%, bastões 2%, plaquetas 200.00/mm3. TSH
= 1,2 mU/L (normal: 0,4-4,0); T4 livre - 1,4 ng.dl; hemoglobina glicada = 5,7 %; Sódio = 140mEq/L; Potássio: 6,0 mEq/L;
Uréia: = 88mg/dl; Creatinina: 2,5 mg/dl; EAS: Proteín 1+, hemácias 20/campo e cilindros hemáticos. Assinale a alternativa que
contém o provável diagnóstico e sua respectiva alteração laboratorial.
A Granulomatose de Wegener e presença de anticorpos C-ANCA.
B Sindrome de Churg Strauss e presença de anticorpus C-ANCA.
C Granulomatose de Wegener e presença de anticorpos P-ANCA.
D Sindrome de Churg Strauss e presença de anticorpos P-ANCA.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068674
Questão 119 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet Diagnóstico
Homem, 32 anos, caucasoide, referindo episódios de artrite envolvendo joelhos e tornozelos há 2 anos. Há um ano passou
a apresentar episódios recorrentes de turvação visual com comprometimento da acuidade. Antecedentes pessoais:
trombose venosa profunda em membro inferior direito e lesões ulceradas orais há 6 meses. Exame físico: úlceras e lesões
acneiformes cutâneas em tronco. Exame oftamológico: uveíte posterior bilateral. A hipótese diagnóstica mais provável:
A artrite reumatoide 
B gota
C espondilite anquilosante 
D arterite de células gigantes 
E doença de Behçet
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058224
Questão 120 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet Tratamento
Mulher de 24 anos apresenta história recorrente de aftas dolorosas orais e genitais, além de lesões acneiformes em tronco
e membros superiores e artrite em punhos e tornozelos. Ontem iniciou quadro de dor ocular à direita de forte intensidade,
com turvação visual, eritema conjuntival e fotofobia. A medicação que deverá compor o esquema terapêutico da doença
de base é a:
A Tacrolimus.
B Ciclobenzaprina.
C Tofacitinib.
D Abatacepte.
E Colchicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056825
Questão 121 Manif estações clínicas Tratamento Exames complementares
O diagnóstico de Arterite de Células Gigantes não é comum, mas o conhecimento do seu quadro clínico para pronta
identi cação e manejo inicial é muito importante pelo fato de se tratar de uma doença séria, com possibilidade de acometer
a visão, levando à cegueira, a qual pode ser irreversível. Com grande impacto em qualidade de vida e funcionalidade dos
pacientes. Assinale a alternativa correta:
A O diagnóstico de arterite de células gigantes é essencialmente clínico, não sendo necessária a biópsia da artéria
temporal para sua confirmação.
B A pulsoterapia com metilprednisolona 1000mg/dia por 3 dias tem como objetivo, além da melhora dos sintomas,
a prevenção da perda da visão remanescente.
C Marcadores inflamatórios como a velocidade de hemossedimentação estão em geral normais.
D Trata-se de uma arterite de médios vasos.
E O tratamento é suportivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055922
Questão 122 Vasculites
Sobre as vasculites, assinale a alternativa ERRADA:
A Constituem grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por inflamação de parede dos vasos sanguíneos,
geralmente produzindo sua ruptura ou oclusão, com o consequente prejuízo da irrigação dos tecidos e órgãos
acometidos.
B Podem ser classificadas de acordo como tamanho dos vasos acometidos, por exemplo, vasculites de pequenos
vasos (arterite de Takayasu e arterite de células gigantes), arterite de médios vasos (vasculites ligadas ao ANCA
como a granulomatose de Wegener, poliangeíte microscópica e síndrome de Churg-Strauss) e finalmente
vasculite de pequenos vasos (poliarterite nodosa, e vasculites primarias do sistema nervoso central).
C A granulomatose de Wegener é uma vasculite granulomatosa caracterizada pelo acometimento de vias aéreas
superiores e inferiores, bem como os rins. Pode cursar com inflamação e infecções recorrentes, resistentes aos
antibióticos, sinusites com secreção purulenta, ulceração nasal e/ou epistaxe.
D A Poliangeíte microscópica é a causa mais comum da síndrome pulmão-rim, frequentemente com hemorragia
alveolar por capilarite pulmonar com hemoptóicos e dispnéia.
E A síndrome de Churg-Strauss cursa com rinite alérgica, pólipos nasais, doença obstrutiva de vias aéreas,
eosinofilia, glomerulonefrite e neuropatia periférica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053816
Questão 123 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Paciente com as seguintes manifestações de vasculite: sinusopatia, queda do dorso nasal, nódulos pulmonares, disfunção
renal com sedimento renal ativo. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
A Granulomatose com Poliangeíte (Wegener)
B Poliangeíte Microscópica
C Arterite de Células Gigantes
D Granulomatose Eosinofílica com Poliangeíte (Schurg Strauss)
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038518
Questão 124 Manif estações cardiovasculares Lúpus Eritematoso Sistêmico LES Quadro clínico
Doenças reumatológicas geralmente envolvem o sistema cardiovascular e podem resultar em complicações pericárdicas,
miocárdicas, valvulares ou arteriais. Sendo assim, é verdadeiro afirmar que
A na arterite de células gigantes a inflamação geralmente envolve aorta distal na saída das artérias renais sendo raros
presença e envolvimento em aorta proximal e cúspides da válvula aórtica.
B espessamento não infeccioso da válvula, geralmente na face arterial da válvula mitral e no lado arterial da válvula
aórtica, é conhecido como endocardite de Libmansacks, encontrada em pacientes com Doença de Behçet.
C as manifestações clínicas das lesões da Libman-sacks, como endocardite infecciosa ou embolia periférica, são
raras.
D a esclerodermia tipicamente resulta em inflamação da aorta torácica e seus ramos, levando à dilatação
aneurismática das artérias subclávia e carótida.
E hipertensão pulmonar pode se desenvolver em muitos distúrbios reumatológicos, sendo particulamente muito
incomum na esclerodermia, devendo-se buscar outros diagnósticos mais prováveis.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000037198
Questão 125 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Paciente do sexo masculino, 55 anos, procura atendimento referindo secreção nasal sanguinolenta, tosse, hemoptise e
dispneia. Ao exame físico, apresenta púrpura e nódulos subcutâneos em membros inferiores e conjuntivite. Exames mostram
aumento importante da ureia e creatinina, aumento do VHS e ANCA antiproteinase 3 positivo.Radiogra a de tórax mostra
infiltrados pulmonares difusos. O diagnóstico mais provável é:
A Síndrome de Churg-Strauss. 
B Arterite de Takayasu.
C Granulomatose de Wegener.
D Arterite de células gigantes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027037
Questão 126 Vasculites Classif icação
Conforme o Consenso de Chapel Hill de 2012, sobre as vasculites, é correto afirmar:
A Arterite de Takayasu é uma inflamação não granulomatosa da aorta e grandes ramos que ocorre geralmente em
pacientes acima dos 50 anos.
B Granulomatose de Wegner é uma inflamação granulomatosa necrotizante que acomete pequenos vasos,
envolvendo vias aéreas superiores e inferiores, além da glomerulonefrite crescêntica.
C Púrpura de Henoch-Schölein é uma inflamação granulomatosa e eosinofílica de pequenos vasos, onde os
pacientes podem apresentar história de asma antecedendo o quadro vasculítico.
D Doença de Kawasaki é uma arterite que acomete vasos de médios e pequenos calibres, sendo também
frequente o acometimento das artérias coronarianas; por isso, ocorre em pacientes acima dos 50 anos.
E Síndrome de Churg-Strauss é uma vasculite com depósitos predominantes de IgA que acomete pequenos vasos,
podendo apresentar envolvimento cutâneo, comprometimento gastrointestinal e artrite não deformante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000009870
Questão 127 Diagnóstico e exames complementares Síndrome de Sjögren
Paciente com 50 anos, sexo feminino, informando di culdade para lacrimejar e necessidade de ingestão de líquido para
deglutir. A história pregressa revelou que é portadora de artrite reumatoide. Resultados dos exames trazidos pela paciente:
anticorpos antinuclear, anti-SSA/Ro e anti-SSB/La positivos; proteína C reativa elevada; e velocidade de eritrosedimentação
elevada. Assinale a alternativa CORRETA para o diagnóstico MAIS PROVÁVEL da doença:
A Granulotamose de Wegener
B Polimiosite
C Purpura de Henoch-schönlein
D Síndrome de Sjögren
Essa questão possui comentário do professor no site 4000128298
Questão 128 Vasculites
Sobre vasculites sistêmicas, marque a associação CORRETA:
A Arterite de Takayassu ------------------------ dor testicular
B PAN ----------------------------------------------- cefaleia temporal
C Kawasaki ----------------------------------------- dor abdominal.
D Granulomatose de Wegener ---------------- lesões cavitárias nasofaríngeas.
E Arterite temporal ------------------------------ ausência de pulsos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000125934
Questão 129 Tratamento Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Homem, 40 anos, apresenta edema e parestesia em membros inferiores, acompanhado de dispneia e cefaleia diária há 4
semanas. Ao exame, PA = 220 x 160 mmHg e congestão pulmonar. Apresenta hemoglobina = 5 g/dl; ureia = 230 mg/dl;
creatinina = 6 mg/dl e sedimento urinário com hematúria dismór ca. Em 24h, evoluiu com insu ciência respiratória e
hemoptise, mesmo após hemodiálise e hemotransfusão. Quais são as principais hipóteses diagnósticas e condutas nesse
caso?
A Granulomatose com poliangiite – pulsoterapia com Metilprednisolona (MP) 1 g por 3 dias e ciclofosfamida e, se
possível, plasmaférese. 
B Poliangiite microscópica ou vasculite de Churg-Strauss – pulsoterapia com MP 1 g por 5 dias e rituximabe. 
C Glomerulonefrite rapidamente progressiva e hemorragia alveolar – imunoglobulina endovenosa, corticosteroide 1
mg/kg/dia e ciclofosfamida.
D Síndrome de Evans – pulsoterapia com MP 1 g por 3 dias e prednisona 1 mg/kg/dia.
E Poliarterite nodosa – pulsoterapia com MP 1 g por 3 dias e ciclofosfamida e, se possível, imunoglobulina
endovenosa. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000122938
Questão 130 Arterite de Takayasu Diagnóstico
 Homem, 28 anos, professor, queixa-se de adormecimento em braço direito ao realizar movimentos repetitivos, como
apagar a lousa, há 4 meses. Refere que o quadro clínico vem se acentuando e, no último mês, notou zumbido contínuo em
ouvido direito associado a tonturas frequentes. Nega outras queixas. Exame físico: paciente em bom estado geral, corado,
afebril. Ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com bulhas normofonéticas, sem sopros, FC = 88 bpm.
Nota-se pulso carotídeo reduzido à direita, pulso radial não palpável à direita e diminuído à esquerda. Pressão arterial aferida
em membro superior esquerdo = 60 x 20 mmHg. Há sopro carotídeo audível à direita. Exames laboratoriais: Hb = 11,1 g/dL;
Ht = 34%; leucócitos = 11500/mm³; plaquetas = 260000/mm³ ; proteína C-reativa = 7,1 (referência < 0,5 mg/dL); VHS 80
mm/1h. Assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável.
A Arterite temporal.
B Poliarterite nodosa.
C Doença de Takayasu.D Síndrome de Kawasaki.
E Lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120468
Questão 131 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Uma paciente de 21 anos de idade, branca, sem comorbidades, há três meses apresenta, de maneira recorrente, aftas
dolorosas na boca e, nas duas últimas semanas, ulceração na vulva, bem mais dolorosa que as da boca. Acompanhando o
quadro, notou perda da acuidade visual à direita. Em recente consulta com oftalmologista, foi diagnosticada uveíte anterior.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor hipótese diagnóstica para a paciente:
A Doença de Behçet
B Tuberculose ocular.
C Uveíte herpética.
D Citomegalovirose.
E Paracoccidioidomicose
Essa questão possui comentário do professor no site 4000117713
Questão 132 Síndrome de Behçet Diagnóstico Exames complementares
Mulher, 26 anos, sem doenças prévias, relata que há 5 meses vem apresentando aftas e úlceras genitais, extremamente
dolorosas, que duram cerca de 1 semana, com regressão espontânea. No último mês vem apresentando lesões
eritematosas, elevadas, dolorosas em membros inferiores. Nega alterações oftalmológicas ou neurológicas. A doença em
questão está associada ao: 
A HLA B51 
B HLA B27 
C Anti peptídeo citrulinado cíclico 
D Anti músculo liso 
E Anti SS-A 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110659
Questão 133 Vasculites de pequenos vasos Vasculites
Vasculite predominantemente de pequenos vasos ocorre na:
A poliarterite nodosa.
B doença de Buerger.
C arterite de Takayasu
D granulomalose com poliangite (granulomatose de Wegener).
E angiite primária do sistema nervoso central.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110033
Questão 134 Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Enferma, 70 anos, etnia branca, é admitida no serviço de clínica médica para investigação de febre de origem obscura. Os
exames laboratoriais mostram velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada e leucograma sem alterações dignas de
menção. Evolutivamente, apresenta cegueira súbita de olho esquerdo. A principal hipótese diagnóstica é:
A Arterite de células gigantes;
B Síndrome de imunodeficiência adquirida;
C Granulomatose de Wegener;
D Poliarterite nodosa;
E Poliangiite microscópica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107009
Questão 135 Etiopatogenia Arterite de Takayasu Epidemiologia
Doença sem etiologia de nida, mais frequente em mulheres jovens, compromete a aorta e seus ramos, cursando com
estenoses e oclusão de troncos supra aórticos, que podem levar a sintomas isquêmicos no território carotídeo, vertebro
basilar e de membros superiores. Esta descrição refere-se à:
A Tromboangeíte obliterante.
B Doença de Behçet.
C Doença de Kawasaki.
D Arterite de Takayasu.
E Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000105231
Questão 136 Arterite de Takayasu Manif estações clínicas Diagnóstico
A Arterite de Takayasu é uma vasculite crônica de grandes vasos de etiologia desconhecida cujo diagnóstico é necessário a
demonstração radiográfica de vasculite de vasos maiores e um dos critérios abaixo exceto:
A Pulso arterial diminuído e/ou claudicação de membros.
B Diferença de pressão sanguínea entre braços e pernas maior que 10mmHg.
C Artralgia ou atrite de grandes articulações.
D Sopros sobre a aorta e/ou suas principais ramificações.
E Hipertensão (definida por dados normativos na infância).
4000087096
Questão 137 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Manif estações clínicas
A Tromboangeíte obliterante (TAO), também conhecida como doença de Buerger, é uma doença vascular in amatória
oclusiva. Um dos sinais iniciais que ocorre no quadro de tromboangeíte obliterante é:
A Febre
B Edema perimaleolar
C Adenomegalia inguinal
D Flebite migratória
E Ausência de pulsos periféricos
Essa questão possui comentário do professor no site 4000079695
Questão 138 Vasculites Reumatologia Síndrome de Marf an
Mulher 32 anos é avaliada no Serviço de Emergência devido a quadro de dispnéia súbita. Realizado tomogra a de tórax que
excluiu diagnóstico de embolia pulmonar, porém revelou dilatação da aorta ascedente de 4,6 cm. Todas as condições
abaixo podem estar relacionadas com este achado, EXCETO:
A Arterite de Takayasu.
B Síndrome de Marfan.
C Sífilis,
D Lupus eritematoso sistêmico.
4000078246
Questão 139 Vasculites Vasculites de médios vasos Poliarterite nodosa PAN
Homem de 50 anos procura assistência médica em razão de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, parestesias em
membros inferiores (MMII) e sintomas constitucionais (febre intermitente, anorexia, astenia, mialgias e artralgias). Ao exame
físico encontra-se hipocorado (+/4+), hidratado, acianótico, anictérico e afebril; PA = 180 x 110 mmHg; FC = 78 bpm; RCR
3T (B4); BNF; sem sopros; pulmões limpos; abdome sem alterações; sinais de orquite à direita; MMII com lesões cutâneas
nodulares. O exame neurológico sugere mononeurite múltipla nos MMII. Exames complementares iniciais revelam aumento
da velocidade de hemossedimentação, anemia normocítica/normocrômica, trombocitose leve e moderada retenção de
escórias nitrogenadas (ureia = 88 mg/dl; creatinina = 3,2 mg/dl). Em exame trazido à consulta pelo paciente, marcadores
virais da hepatite revelam apenas positividade à pesquisa do HBsAg. O exame complementar que poderá sustentar a
hipótese diagnóstica mais provável para o adoecimento do paciente é:
A Pesquisa de FAN com título 1:640, padrão salpicado fino.
B Arteriografia renal, revelando pequenos aneurismas.
C Hemoculturas positivas para Streptococcus viridans.
D Hemoglobina glicada com valor superior a 7,5%.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069999
Questão 140 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss Vasculites
Paciente portador de asma brônquica de controle difícil passa a se queixar de piora da dispneia e aparecimento de púrpura
palpável em MMII semanas após a associação de montelucaste ao tratamento com beta2-agonista de ação prolongada e
corticoide inalatório. Seus exames complementares revelam eosino lia signi cativa, hematúria glomerular (presença de
dismor smo eritrocitário), VHS elevada e pesquisa de ANCA positiva (padrão p-ANCA). Uma tomogra a de tórax de alta
resolução mostra nódulos subpleurais e áreas de “vidro fosco” no parênquima; não há bronquiectasias centrais. Um resultado
de exame complementar que pode confirmar a provável causa da evolução do paciente é:
A Detecção de Aspergillus sp na secreção traqueal.
B Dosagem sérica elevada de IgE.
C Existência de abscesso cerebral.
D Vasculite eosinofílica em biópsia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069869
Questão 141 Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Paciente feminina, 57 anos, apresenta cefaléia associada a amaurose fugaz e claudicação de mandíbula. Qual hipótese
diagnostica? 
A Cefaléia em salvas.
B Arterite temporal.
C Hemicrania Paróxistica.
D Neuralgia do Trigemio.
E Cefaléia do tipo tensional.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069063
Questão 142 Vasculites de grandes vasos Vasculites de pequenos vasos Vasculites
As vasculites são um grupo heterogêneo de doenças, ligados por clínica, laboratório e fatores patofísiológicos comuns, que
lesam os vasos sanguíneos. Frente a estas afirmações, qual resposta abaixo podemos assinalar como verdadeira.
A O p-ANCA é sempre mais associada com a Polimialgia Reumática.
B A Poliarterite Nodosa é uma vasculite clássica, que atinge os grandes vasos.
C São classificadas de acordo com o localização dos vasos.
D A púrpura de Henoch-Schõnlein é uma vasculite de grandes vasos.
E São classificadas de acordo com o calibre dos vasos
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069017
Questão 143 Oclusão da Artéria Central da Retina e Seus Ramos Hif ema Traumático
São causasde perda visual repentina unilateral:
A Eclampsia, infarto vertebro-basilar, glaucoma.
B Trauma, entrópio, Arterite temporal.
C Hemorragia vítrea, amaurose fugaz, hordéolo.
D Oclusão da artéria central da retina, infarto do lobo occipital, hifema.
4000067744
Questão 144 Etiopatogenia Manif estações clínicas Diagnóstico
Mulher, 43 anos, em acompanhamento por hepatopatia secundária ao vírus da hepatite C, desenvolve quadro de púrpura
palpável, artralgia e neuropatia periférica. O exame laboratorial mais útil para auxiliar o diagnóstico desse quadro é:
A Pesquisa do ANCA. 
B Pesquisa de fator reumatoide.
C Pesquisa de anticorpo antimembrana basal.
D Dosagem do fator antinuclear.
E Dosagem de crioglobulinas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000066201
Questão 145 Vasculites Vasculites associadas ao ANCA
Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Vasculite é um processo clinicopatológico caracterizado por in amação e dano aos vasos sanguíneos. Um grupo amplo e
heterogêneo de vasculites pode resultar desse processo. Com relação às vasculites e suas respectivas alterações
clinicolaboratoriais, numere a coluna de baixo de acordo com sua correspondência com a coluna de cima.
1. Poliarterite nodosa; 
2. Poliangiite com granulomatose (Wegener); 
3. Poliangiite microscópica; 
4. Takayasu; 
5. Vasculite por IgA (Henoch-Schönlein).
( ) Vasculite necrotizante acometendo pequenos vasos (capilares, vênulas e arteríolas); glomerulonefrite e capilarite
pulmonar; ANCA antimieloperoxidase positivo. 
( ) Vasculite de pequenos vasos caracterizada por púrpura palpável (mais comumente localizada nas nádegas e membros
inferiores), artralgias, sinais e sintomas gastrointestinais e glomerulonefrite. 
( ) Vasculite granulomatosa com envolvimento do trato respiratório alto e baixo associada com glomerulonefrite; ANCA
antiproteinase 3 positivo. 
( ) Arteriogra a com a presença de aneurismas de artérias de pequeno e médio calibre no rim, fígado e vasculatura
visceral. 
( ) Estenose de artérias de médio e grande calibre com forte predileção pela aorta e seus ramos. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo.
A 5 – 3 – 1 – 4 – 2.
B 3 – 5 – 1 – 2 – 4.
C 4 – 3 – 5 – 1 – 2.
D 3 – 5 – 2 – 1 – 4.
E 5 – 1 – 2 – 4 – 3.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064177
Questão 146 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss Diagnóstico
Um paciente de 40 anos foi admitido ao hospital com queixas de febre, perda de peso, surgimento de lesões cutâneas e
dor neuropática de forte intensidade, há três meses. Relatava história de asma e rinossinusite há seis anos, de difícil controle,
requerendo cursos frequentes de corticoide oral. Ao exame físico, observam-se lesões purpúricas elevadas e dolorosas em
membros inferiores, e o exame neurológico foi compatível com mononeurite multiplex. Qual dos achados abaixo NÃO seria
compatível com o caso descrito?
A Eosinofilia >1500/mm³.
B Níveis reduzidos de complemento.
C p-ANCA positivo.
D Tomografia de tórax mostrando infiltrados e nódulos pulmonares não cavitários. 
E Biópsia cutânea, mostrando vasculite necrotizante com infiltrado eosinofílico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000043434
Questão 147 Artrite reativa
Uma paciente de 24 anos procurou auxílio médico apresentando quadro, iniciado há uma semana antes, de astenia, febre
baixa, oligoartrite assimétrica nos membros inferiores, dactilite em mãos e pés, disúria e hiperemia ocular. O diagnóstico
mais provável para essa paciente é:
A lúpus eritematoso sistêmico
B doença de Behçet
C sarcoidose aguda
D artrite reativa
E artrite reumatoide
Essa questão possui comentário do professor no site 4000040986
Questão 148 Exames complementares Prognóstico Dermatomiosite
Das doenças autoimunes listadas abaixo, uma delas está associada ao risco maior de neoplasias malignas, justi cando a
pesquisa de neoplasias ocultas quando do seu diagnóstico. Assinale-a.
A Artrite reumatoide.
B Periarterite nodosa.
C Lúpus eritematoso sistêmico.
D Esclerose sistêmica progressiva.
E Dermatopolimiosite. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038429
Questão 149 Epidemiologia Manif estações clínicas Exames complementares
Em relação à arterite de células gigantes. marque a alternativa FALSA:
A Um achado característico é o aumento importante do VHS.
B É mais comum em homens, entre 20 e 40 anos.
C É comum o aumento da fosfatase alcalina.
D É comum o achado de cefaleia e claudicação da mandíbula.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000034919
Questão 150 Glicocorticoides Medicamentos utilizados no tratamento da doenças reumáticas
Em geral, NÃO se esperam resultados favoráveis com a administração de glicocorticoides em pacientes acometidos por:
A Arterite de células gigantes (arterite temporal).
B Dermatopolimiosite. 
C Esclerodermia (esclerose sistêmica). 
D Polimialgia reumática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000033266
Questão 151 Vasculites Artrite séptica Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira sobre os achados clínicos das patologias enumeradas na primeira
coluna, e ao final responda o que se pede: 
1. Artrite Gonocócica; 
2. Crioglobulinemia; 
3. Henoch Scholein; 
4. Gota; 
( ) Habitualmente inicia acometendo uma articulação como a primeira metatarsofalangeana. Alguns pacientes podem ter um
único episódio, porém a maioria deles terá episódios recorrentes com intervalos sem sintomas.; 
( ) Uma única articulação é acometida (quadril, joelho, tornozelo e punho), mas pode apesentar quadro de artrite migratória
na sua forma disseminada assim como rash e alterações cutâneas típicas.; 
( ) Apresenta-se com quadro de purpura palpável, frequentemente associado a positividade do vírus C, podendo ter
alteração do sedimento urinário; 
( ) Apresenta se com quadro de púrpura palpável em membros inferiores simétrica associado a dor abdominal e hematúria. 
Marque a alternativa que contenha a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
A 1, 4, 2, 3
B 4, 1, 3, 2
C 4, 3, 1, 2
D 4, 1, 2, 3
Essa questão possui comentário do professor no site 4000032535
Questão 152 Vasculites de pequenos vasos Vasculites Vasculites associadas ao ANCA
As Vasculites associadas ao Anticorpo Anticitoplasma de Neutró lo (ANCA) se caracterizam por um grupo de doenças que
se caracterizam pelos seguintes achados etiopatogênicos, EXCETO:
A Histologicamente por vasculite necrotizantes de vasos de pequeno calibre.
B Por frequentes depósitos de imunocomplexos nas paredes dos vasos afetados.
C Acometem predominantemente adultos.
D A fração C5a do complemento participam do processo inflamátório.
E Tal inflamação acontece principalmente no trato respiratório superior e inferior e os rins.
4000031600
Questão 153 Etiopatogenia Exames complementares Poliarterite nodosa PAN
A poliartrite nodosa (PAN) pode estar associada ao vírus da hepatite B. Qual, dos seguintes exames, se apresentaria
positivo?
A Anti-HBe.
B HBeAg.
C Anti-Hbs.
D Anti-HBc.
E ANCA.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030323
Questão 154 Polimialgia reumática Diagnóstico
Paciente do sexo feminino, 66 anos, hipertensa em tratamento regular com losartana, sem outras comorbidades. Informa
que há 3 semanas iniciou quadro de lombalgia, após esforço, sem irradiação para membros inferiores. Informa ainda que as
dores estão se agravando, principalmente à noite, e que "subiram" até os ombros. Informa perda funcional dos ombros e
quadril e, há 1 semana, tem apresentado rigidez matinal do quadril com duração de 1 hora. Não apresenta qualquer outro
sintoma sistêmico. Solicitados exames laboratoriais e de imagem com os seguintes resultados: Tomogra a
computadorizada de coluna lombar - discopatia degenerativa sem compressão radicular;Tomogra a computadorizada dos
ombros - osteoartrose; Laboratorais - anemia (HB: 10,1) normocítica normocrômica, VHS aumentado (106 mm/h), PCR
aumentada, FAN negativo, fator reumatoide negativo, sorologias virais negativas. Qual o diagnóstico mais provável para
essa paciente?
A Doença neoplásica.
B Arterite de células gigantes.
C Artrite reumatoide.
D Polimialgia reumática.
E Fibromialgia.
4000029807
Questão 155 Critérios Diagnósticos Cef aleia em Salvas
A.V.C., 17 anos, sexo masculino, com episódios noturnos de dor periorbitária à esquerda, acompanhada de lacrimejamento e
hiperemia conjuntival ipsilateral que dura alguns minutos e tem melhora espontânea; não relata outros sintomas. A principal
hipótese é de:
A arterite temporal;
B cefaleia em salvas;
C migrânea;
D neuralgia do trigêmeo. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003078
Questão 156 Síndrome de Behçet Síndrome de Behçet
A doença de Behçet, é CORRETO afirmar que:
A Homens e mulheres são igualmente afetados na população japonesa.
B Uma das características menores da doença é o eritema nodoso. 
C O envolvimento unilocular é visto em 50% dos casos.
D Neovascularização pode estar associada com vasculite retiniana.
E Associado com uveítes tem um bom prognóstico visual.
4000002515
Questão 157 Angiíte leucocitoclástica cutânea ou vasculite leucocitoclástica Outras vasculites
Manif estações clínicas
Assinale a afirmativa correta sobre as vasculites.
A A granulomatose de Wegener apresenta associação com asma e eosinofilia maior que 10%.
B Arterite Temporal e Arterite de Takayasu representam vasculites de vasos de médio calibre.
C A maioria dos casos de vasculite crioglobulinêmica, anteriormente denominada idiopática, pode ser atribuída ao
vírus da Hepatite B.
D A vasculite cutânea de pequenos vasos pode associar-se a malignidades, especialmente a tumores sólidos.
E A vasculite cutânea de pequenos vasos é caracterizada por variado espectro de lesões cutâneas, sendo a
púrpura palpável a lesão dermatológica mais comum.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000000240
Questão 158 Arterite de Takayasu Manif estações clínicas Diagnóstico
As vasculites acometem vasos de diferentes calibres. As manifestações são proteiformes: se o vaso acometido se destina
aos pulmões, temos manifestação pulmonar; ao nervo, manifestação neurológica. Apresentamos uma paciente de 30
ANOS, com claudicação de extremidades, ou seja, manifesta cansaço muscular após demanda daquele segmento. Ao
veri car a pressão arterial, observa-se um decréscimo de mais que 10 mmHg, da pressão sistólica, entre os braços. Assinale
a alternativa mais apropriada.
A Vasculite de grandes vasos, conhecida como arterite de Takayasu.
B Vasculite de médios vasos, conhecida como arterite de Kawasaki.
C Vasculite de grandes vasos, conhecida como arterite de células gigantes.
D Vasculite de médios vasos, conhecida como poliarterite nodosa.
E Vasculite de médios vasos, conhecida como granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126297
Questão 159 Apresentação clínica Tratamento
Paciente do sexo feminino, 18 anos, chega ao pronto-socorro com queixa de mal- estar, febre e lesões de pele há 48 horas.
Ao exame físico, apresenta PA= 80 x 50 mmHg; FC= 100 bpm; eritema difuso e con uente em membros, tórax, palmas e
plantas dos pés. Orofaringe com hiperemia sem secreção purulenta. Informa que utilizou amoxicilina por conta própria há
três dias para dor de garganta. Qual a hipótese diagnóstica e a conduta apropriada para essa paciente?
A Dermatite de contato; observação e introdução de prednisona.
B Infecção bacteriana; acompanhamento ambulatorial e mudança do antibiótico.
C Varicela; isolamento de contato e cuidados locais. 
D Síndrome de Stevens-Johnson; internação e suspensão da amoxicilina.
E Vasculite; biópsia de pele e imunossupressor. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000124972
Questão 160 Trombose Venosa Prof unda TVP Cirurgia
Qual das doenças reumatológicas abaixo está mais relacionada à doença trombótica venosa?
A Artrite reumatoide.
B Espondilose anquilosante. 
C Lúpus eritematoso sistêmico.
D Doença de Behçet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119504
Questão 161 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Manif estações clínicas
Homem de 56 anos de idade foi admitido na UTI com quadro de insu ciência respiratória. Ele desenvolveu dispneia e tosse
há 3 dias, depois apresentou dormência, formigamento e fraqueza no seu pé. Na admissão, a creatinina era 4,4 e o
leucograma era 18.400 com 60% de eosinó los. A radiogra a de tórax demonstrava os múltiplos nódulos pulmonares. A
esposa falou que ele tinha história prévia de asma e que voltou às crises há 1 mês. O ANCA é 253 IV (aumentado). A sua
suspeita inicial é granulomatose eosinofílica com poliangeíte (Churg-Strauss) ou Wegener. Qual dos achados abaixo
favorece o diagnóstico de Churg-Strauss, granulomatose eosinofílica com poliangeíte? 
A Asma.
B Eosinofilia. 
C Neuropatia periférica.
D Nódulos pulmonares.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119484
Questão 162 Clínica e tipos histológicos Diagnóstico estadiamento e f atores prognósticos
Mulher de 25 anos, hígida. Refere lesão escurecida na coxa direita há vários anos. Há 1 mês, percebeu leve aumento da
lesão e sangramento local aos pequenos traumas, como passar a toalha de banho. Exame físico: lesão acastanhada
discretamente elevada, de 6 mm de diâmetro, com pequena exulceração central. A melhor conduta inicial a ser tomada é:
A Realizar curativo diário com pomada de antibióticos por 14 dias e reavaliar. 
B Solicitar exames laboratoriais para avaliar a possibilidade de vasculite leucocitoclástica ou distúrbio de
coagulação. 
C Realizar biópsia incisional com 5 mm de diâmetro, evitando-se a área exulcerada. 
D Realizar exérese da lesão com margens laterais máximas de 2 mm e encaminhar para exame anatomopatológico. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119298
Questão 163 Manif estações renais Lúpus Eritematoso Sistêmico LES Quadro clínico
Mulher, 48 anos, obesa, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica há 10 anos, procurou atendimento médico
devido a surgimento de púrpuras palpáveis e edema de membros inferiores, associado à artralgia em joelhos e punhos
bilateralmente. 
Ao exame físico, visto pressão arterial de 156/118 mmHg. Solicitado os seguintes exames laboratoriais: Creatinina 3,2 mg/dL;
Albumina 2,8 g/dL; Hemoglobina 9 g/dL; Fator reumatoide negativo; CH50 baixo; C4 baixo; C3 baixo; FAN positivo; Anti-
HIV negativo; Urina I: proteína ++++; 22 hemácias/campo; 12; leucócitos/campo; Proteinúria de 24 horas: 5 g; O provável
diagnóstico e o provável achado da biópsia renal imunofluorescência é, respectivamente: 
A Síndrome de Goodpasture; padrão linear.
B Hepatite C; glomerulonefrite proliferativa mensangial.
C Lúpus eritematoso sistêmico; padrão granular. 
D Amiloidose; nefropatia membranosa.
E Wegener; sem alterações significativas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000115380
Questão 164 Trombose Venosa Prof unda TVP
Qual das doenças reumatológicas abaixo está mais relacionado à doença trombótica venosa?
A Doença de Behçet.
B Artrite reumatoide.
C Espondilite anquilosante. 
D Lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000109596
Questão 165 Tratamento Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Homem, 75 anos, vem ao pronto-socorro com cefaleia temporal esquerda há 2 meses, associado a fadiga. Relata que há 2
dias apresentou episódio de amaurose fugaz. Ao exame físico apresentava-se normotenso, sem alterações neurológicas
focais, com desconforto à palpação de região temporal direita. Aparelhos respiratório, cardiovascular e abdome sem
alterações. Sem linfonodos palpáveis. Exames laboratoriais evidenciaram anemia normocíticanormocrômica leve, discreta
plaquetose. Velocidade de hemossedimentação de 100 mm/h na primeira hora (VR < 20). Qual a principal hipótese e
conduta imediata? 
A Acidente vascular encefálico hemorrágico, avaliação da neurocirurgia. 
B Enxaqueca, analgesia simples e propanolol. 
C Arterite de células gigantes, glicocorticoide. 
D Arterite de Takayasu, ciclofosfamida. 
E Metástase SNC, tomografia de crânio, tórax e abdome. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107733
Questão 166 Diagnóstico Dif erencial Diagnóstico Def inição
Uma escolar de 9 anos chega ao ambulatório de Pediatria com dor e edema nos punhos, no 1º dedo do pé direito e no 2º
dedo do pé esquerdo, há 8 meses. Refere diminuição da acuidade visual no olho esquerdo há 15 dias e tem hemograma
normal, antiestreptolisina O = 500U, fator reumatoide negativo e FAN = 1/80 padrão pontilhado no. Ao exame, bom
estado geral, corada artrite nos punhos e na interfalangiana proximal do 1º dedo do pé direito e 2º do pé esquerdo. Restante
do exame sem alterações. Qual é a hipótese mais provável?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Artrite idiopática juvenil.
C Febre reumática.
D Poliarterite nodosa.
E Osteoartrite de Osgood-Schlatter.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106831
Questão 167 Quadro clínico Dermatomiosite
Mulher de 32 anos de idade apresenta há 3 meses as lesões a seguir: 
Queixa-se também de fraqueza muscular e disfagia. No exame clínico, apresenta força muscular grau IV proximal em
membros superiores e inferiores, além das lesões apresentadas. O restante do exame clínico está sem alterações. A
principal hipótese diagnóstica é:
A Esclerodermia. 
B Dermatomiosite. 
C Lúpus eritematoso sistêmico. 
D Granulomatose de Wegener
4000105718
Questão 168 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Um médico legista faz uma necropsia em uma mulher não identi cada, com óbito secundário à hemoptise maciça. Ela
aparenta ter entre 35 a 40 anos. Ao exame do tórax, observam-se aneurismas de artérias pulmonares, com rotura. Qual o
provável diagnóstico? 
A Síndrome de Goodpasture. 
B Hipertensão pulmonar. 
C Poliangiite com granulomatose. 
D Doença de Behçet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000098182
Questão 169 Espondiloartrites
Homem, 26a, queixa-se de dor, sensação de corpo estranho e vermelhidão no olho direito há 6 horas. Refere episódios
anteriores, que melhoraram com uso de colírios. Refere dor e edema no joelho e no tornozelo esquerdo e dor na região do
calcâneo direito há 6 meses. Avaliação oftalmológica: uveíte anterior aguda. Exame articular: entesite calcâneo direito,
artrite no joelho e no tornozelo esquerdo. O diagnóstico é: 
A Espondiloartrite.
B Artrite reumatoide. 
C Artrite gonocócica. 
D Doença de Behçet. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000098145
Questão 170 Glomerulonef rite rapidamente progressiva Hemoptise
JBS, 65 anos, trabalhador rural, previamente hígido. Há uma semana, encontra-se com seu estado geral comprometido,
hipertenso, com artralgias, dormência de membros inferiores, febrículas e manchas pelo corpo, além de diminuição da
diurese. Há um dia, apresentou episódio de hemoptoicos. A diurese medida nas últimas 12h foi de 100ml. O laboratório
mostrou os seguintes resultados: Creatinina=6,0mg/dl; Ureia=150,0mg/dl Potássio=5,0mEq/l; Hemoglobina=12g/dl;
Hematócrito=38%; EQU com Proteínas ++, Hemácias + e Leucócitos 2/campo; Proteinúria/Creatininúria em amostra=1,5g;
C3 e C4 normais; DHL=100,0mg/dl. Além desses resultados, as sorologias virais foram todas negativas, e alguns resultados
de exames imunológicos ainda não estavam disponíveis. Ecogra a de rins e vias urinárias mostrou rins de tamanho normal.
Sobre o diagnóstico e conduta imediatos, é correto afirmar que o quadro clínico descrito é compatível com:
A Lúpus Eritematoso Sistêmico, devendo-se proceder à terapia imunossupressora com ciclofosfamida e
corticosteroides.
B Glomerulopatia membranoproliferativa, devendo-se proceder à biopsia renal para confirmação diagnóstica.
C Vasculite por crioglobulinemia, devendo-se proceder à biopsia renal para confirmação diagnóstica.
D Glomerulopatia rapidamente progressiva, devendo-se iniciar tratamento com corticosteroides e plasmaferese.
E Vasculite pulmão-rim (Síndrome de Goodpasture), devendo-se proceder à biópsia renal para confirmação
diagnóstica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000096758
Questão 171 Síndrome de Behçet
Um paciente de 35 anos apresentou úlceras dolorosas na cavidade oral, artrite de joelhos e tornozelos, hiperemia ocular
bilateral, lesões acneiformes no tronco e eritema nodoso. A hipótese diagnóstica mais provável para esse caso é:
A vasculite crioglobulinêmica
B poliarterite nodosa
C doença de Behçet
D doença de Still
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095743
Questão 172 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Vera, 5 anos, apresenta manchas avermelhadas, palpáveis, em membros inferiores e região glútea, artrite em tornozelos e
dor abdominal há 5 dias. O leucograma mostrou discreta leucocitose e hemossedimentação de 50 mm, A doença mais
provável desta criança é:
A Púrpura de Henoch-Schönlein. 
B Febre reumática. 
C Doença de Kawasaki.
D Poliarterite nodosa cutânea.
E Púrpura trombocitopênica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088252
Questão 173 Vasculites
Dentre as vasculites que acometem vasos médios, aquela que manifesta-se com dor abdominal, insu ciência renal aguda e
dor testicular é chamada de:
A Poliangiite microscópica
B Púrpura de Henoch-Schönlein
C Poliarterite nodosa.
D Doença de Behçet.
E Vasculite crioglobulinêmica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000085236
Questão 174 Vasculites
Um homem de 54 anos, motorista de ônibus, tabagista (2 maços de cigarros/dia) com história de trombo ebite super cial
vai à clínica da família com queixa de dor em ambas as regiões plantares há 3 dias. Nos últimos seis meses ele relata vários
episódios de queimação nos pés e dedos. A dor persiste em repouso e o está impedindo de trabalhar. Ao exame físico
percebe-se paciente emagrecido, com pés eritematosos e frios, com lesões ulceradas distais (ambos os pés). Os pulsos
femorais são amplos e simétricos, mas os pulsos das artérias tibiais posteriores são ausentes. A distribuição de pelos nas
pernas é normal. A dor não piora a compressão. Qual o diagnóstico?
A Fasciíte plantar. 
B Artrite gotosa.
C Doença de Buerger.
D Doença aterosclerótica.
E Arterite de células gigantes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000078731
Questão 175 Apresentação clínica
Um paciente de 75 anos de idade, jardineiro, procura a unidade básica de saúde com queixa de edema e ulcerações
recorrentes em ambas as mãos há cerca de um mês. Neste período ele recebeu diagnóstico de celulite e utilizou
amoxicilina+ clavulanato, sem melhora do quadro. A lha do paciente conta que ele apresentou ulcerações nos dedos das
mãos neste período, que se resolveram. O paciente não faz uso regular de outras medicações. Ao exame físico ele
apresenta uma úlcera com dimensão de 3x3 cm² localizada distalmente em seu 5º quirodáctilo direito, com eritema
perilesional. Ambas as mãos estão edemacidas. Opta-se por internação para tratamento com vancomicina venosa, a
despeito de hemograma e restante do exame físico sem alterações. Após três dias, nenhuma melhora é observada, e surge
uma nova lesão, semelhante à primeira, no dorso da mão. No quarto dia, outra lesão surge no antebraço. Qual o provável
diagnóstico?
A Artrite reumatoide.
B Síndrome de Stevens Johnson.
C Molusco contagioso. 
D Vasculite de pequenos vasos.
E Esporotricose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000078132
Questão 176 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet Diagnóstico
Paciente queixando-se de lesões aftosas em região genital, oral e processo inflamatório ocular, o provável diagnóstico é
A Doençade Behçet.
B Úlcera de Lipschutz
C Sífilis.
D Herpes genital.
E Líquen plano.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000066718
Questão 177 Vasculites de pequenos vasos Vasculites
Sobre as síndromes pulmão-rim, pode-se dizer que:
A Na síndrome de Churg-Strauss são predominantes crises asmáticas graves e presença de infiltrados pulmonares,
associados à hipertensão arterial, insuficiência renal grave e lesão cerebral.
B A poliarterite nodosa causa cardiomiopatia e pericardite, sendo o comprometimento renal menos comum e
menos grave, mas não causa envolvimento das artérias pulmonares.
C Nos casos de granulomatose de Wegener, a tríade clínica clássica é representada pela presença de inflamação
granulomatosa necrosante das vias aéreas superiores, acometimento pulmonar e glomerulonefrite crescêntica.
D Arterite coronariana é característica da doença de Kawasaki, tendo como características os pulsos ausentes nos
vasos envolvidos e glomerulonefrite sem insuficiência renal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061428
Questão 178 Síndrome de Behçet
A patologia caracterizada por lesões cutaneomucosas (ocular, oral e genital), associada à vasculite sistêmica, é denominada
como:
A Acantose nigricante.
B Doença de Crohn.
C Doença de Behçet.
D Líquen plano.
E Líquen escleroatrófico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061315
Questão 179 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Paciente apresenta quadro agudo de comprometimento pulmonar e renal com dosagem positiva para ANCA-C. O
diagnóstico de granulomatose com poliangeíte (Síndrome de Wegener) é con rmado por in amação granulomatosa em
biópsia renal. Sobre o diagnóstico:
A É considerada uma vasculite de pequenos vasos, como a Poliangeíte microscópica e a vasculite por IgA.
B É considerada uma vasculite de pequenos vasos, como a poliangeíte nodosa e a arterite de células gigantes.
C É considerada uma vasculite de médios vasos, como a Poliangeíte nodosa e a vasculite por IgA.
D É considerada uma vasculite de médios vasos, como a Poliangeíte microscópica e a doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000059274
Questão 180 Vasculites
Paciente feminina, de 27 anos de idade, inicia quadro de febre, mal estar e perda ponderal, que se arrasta sem elucidação
diagnóstica. Posteriormente, passa a apresentar claudicação de membros superiores, isquemia cerebral e síncope.
Laboratorialmente, observam-se VHS e PCR elevados. O diagóstico mais provável é a :
A arterite reumática 
 
B aortite autoimune
C arterite de Takayasu 
D arterite de células gigantes 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058555
Questão 181 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
As vasculites são doenças raras na faixa etária pediátrica e podem ser classi cadas de acordo com as manifestações
cutâneas e sistêmicas. A síndrome vasculítica mais frequente em crianças e adolescentes é a Púrpura de Henoch-Schönlein
(PHS). A PHS também pode ser conhecida por:
A Poliangeite microscópica.
B Arterite de Takayasu.
C Púrpura trombocitopênica.
D Púrpura anafilactoide.
E Angeitegranulomatosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056184
Questão 182 Neuralgia Trigeminal
Paciente masculino de 67 anos de idade, aposentado, diabético e hipertenso, comparece à consulta por cefaleia de dois
meses de evolução, de início insidioso, contínua e intensa. A dor se localiza na região temporal, face, boca e mandíbula
esquerda, caracteristicamente sempre do mesmo lado. A dor aumenta durante a mastigação. Com base nesse caso, qual a
provável causa da cefaleia?
A Neuralgia do trigêmeo. 
B Distúrbio da aritculação temporomandibular.
C Arterite de células gigantes (arterite temporal).
D Migrânea (enxaqueca) sem aura.
E Cefaleia tipo tensional.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056071
Questão 183 Vasculites Angiíte leucocitoclástica cutânea ou vasculite leucocitoclástica
Mulher de 35 anos de idade, chega à clínica local, porque, nos últimos 6 meses ela teve lesões urticariáceas recorrentes,
que ocasionalmente deixavam descoloração residual. Ela também teve artralgia. Agora, a velocidade de
hemossedimentação é de 85 mm/h. 
O procedimento com maior probabilidade de proporcionar o diagnóstico correto nesse caso seria:
A Uma bateria de testes cutâneos para alergia mediada por histamina;
B Medida de concentração total de IgE no soro;
C Medida da atividade do inibidor da C1- esterase;
D Biópsia cutânea;
E Teste de contato;
4000054405
Questão 184 Vasculites de grandes vasos Vasculites de pequenos vasos Vasculites
Sobre as vasculites, assinale a alternativa ERRADA:
A Constituem grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por inflamação da parede dos vasos sanguíneos,
geralmente produzindo sua ruptura ou oclusão, com o consequente prejuízo da irrigação dos tecidos e órgãos
acometidos.
B Podem ser classificadas de acordo com o tamanho dos vasos acometidos, por exemplo, vasculites de pequenos
vasos (arterite de Takayasu e arterite de células gigantes), arterite de médios vasos (vasculites ligadas ao ANCA
como a granulomatose de Wegener, poliangiite microscópica e síndrome de Churg-Strauss) e finalmente
vasculite de pequenos vasos (poliarterite nodosa, e vasculites primárias do sistema nervoso central).
C A granulomatose de Wegener é uma vasculite granulomatosa caracterizada pelo acometimento de vias áreas
superiores e inferiores, bem como os rins. Pode cursar com inflamação e infecções recorrentes, resistentes aos
antibióticos, sinusites com secreção purulenta, ulceração nasal e/ou epistaxe.
D A poliangiite microscópica é a causa mais comum da síndrome pulmão-rim, frequentemente com hemorragia
alveolar por capilarite pulmonar com hemoptoicos e dispneia.
E A síndrome de Churg-Strauss cursa com rinite alérgica, pólipos nasais, doença obstrutiva de vias aéreas,
eosinofilia, glomerulonefrite e neuropatia periférica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050262
Questão 185 Vasculites associadas ao ANCA
Com relação às doenças reumatológicas, assinale a alternativa CORRETA.
A As síndromes isquêmicas agudas do sistema nervoso central podem ocorrer em até 90% dos pacientes com
lúpus eritematoso sistêmico
B A esclerodermia é caracterizada pela deposição excessiva de colágeno exclusivamente no tecido cutâneo
C O eritema nodoso frequentemente apresenta causas primárias e raramente é idiopático
D As vasculites relacionadas ao ANCA englobam a granulomatose de Wegener, a poliangite microscópica e a
síndrome de Churg-Strauss
Essa questão possui comentário do professor no site 4000040439
Questão 186 Tratamento Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Mulher de 55 anos, com cefaleia hemicraniana esquerda, de moderada intensidade associada a desconforto à mastigação,
apresenta dor muscular na cintura pélvica e escapular. Qual o tratamento mais indicado?
A Prednisona.
B Ibuprofeno.
C Amitriptilina.
D Sumatriptano.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031777
Questão 187 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Etiopatogenia Manif estações clínicas
Sobre a púrpura de Henoch-Scholein, pode-se dizer que:
A O uso de corticoesteroide está indicado em casos de artrite com limitação da deambulação.
B O comprometimento renal é precoce, acometendo o paciente nos primeiros dias da doença.
C O uso de anti-histamínicos tem bom resultado na resolução do quadro purpúrico 
D A detecção e a remoção de possíveis agentes etiológicos (medicamentos, processos infecciosos e alimentos) é
importante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031653
Questão 188 Quadro clínico
A emergência pediátrica recebe um escolar de 8 anos queixando-se de dores abdominais difusas, que pioram às refeições.
No exame físico, o médico residente observa "lesões palpáveis e avermelhadas" que se manifestam predominantementenos membros inferiores e na região glútea. Suspeita de "artrite" nos tornozelos. Nos exames laboratoriais encontra
leucocitose discreta e VHS de 45 mm (na primeira hora). Marque diagnóstico mais provável.
A Púpura trombocitopênica.
B Doença de Kawasaki.
C Púrpura de Henoch-Schonlein. 
D Artrite reumatoide.
E Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031245
Questão 189 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet Diagnóstico
Paciente sexo feminino, 29 anos procura UPA em decorrência de úlceras em mucosa oral com recorrência frequente. A
anamnese identi cou quadro de dor articular múltipla compatível com poliartrite e áreas de in amação cutânea. Internado na
UTI devido a meningite asséptica. Qual diagnóstico provável? 
A Doença de Behçet.
B Lupus eritematoso sistêmico.
C Artrite reumatoide.
D Fibromialgia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030738
Questão 190 Síndrome HemolíticoUrêmica SHU
Pré-escolar de dois anos e nove meses eutró ca é atendida com quadro de oligúria, edema das pálpebras e de membros
inferiores. A anamnese revelou que, duas semanas antes, a criança teve gastroenterite aguda que evoluiu em dois dias para
diarreia sanguinolenta com febre. Há relato de casos semelhantes na comunidade no mesmo período. A criança recebeu
cefalosporina e tratamento de suporte, com evolução satisfatória. Exames complementares na consulta atual, demonstra
elementos anormais e sedimento urinário: densidade baixa, proteinúria; hemograma: anemia, plaquetopenia moderada; uréia
e creatinina séricas elevadas. Baseado nesses dados, o diagnóstico mais provável:
A Doença de Berger.
B Síndrome nefrótica.
C Púrpura de Henoch-Schoenlein.
D Síndrome hemolítico-urêmica. 
E Glomerulonefrite membranoproliferativa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028465
Questão 191 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Homem de 48 anos apresenta fraqueza, mialgias, artralgias e episódios recorrentes de febre, de início há 6 meses. Há 2
semanas notou aparecimento de livedo reticular, nódulos subcutâneos e úlceras em membros. O principal diagnóstico é:
A Arterite de Takayasu.
B Poliarterite nodosa.
C Síndrome de Churg-Strauss. 
D Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027645
Questão 192 Vasculites Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Correlacione as colunas 
I) Granulomatose de Wegener.; 
II) Poliangeíte microscópica.; 
III) Lupus eritematoso sistêmico.; 
IV) Artrite reumatoide.; 
V) Espondilite anquilosante. 
( ) HLA B27.; 
( ) Anti-CCP.; 
( ) Anti-DNA.; 
( ) P-ANCA.; 
( ) C-ANCA. 
A sequencia correta é encontrada em:
A V- IV – III – I – II
B IV – III – V – I – II
C I – III – IV – II – IV.
D V – IV – III – II – I
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027023
Questão 193 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Paciente 16 anos, com história de sinusites de repetição (mais de 8 episódios), rinite alérgica, faringoamigdalites (a última em
abril/16) tratada com amoxicilina/clavulanato. Em julho/16 apresentou otite média complicada com mastoidite, sendo
iniciado uso de claritromicina. Ao término do tratamento, não houve melhora, persistência da febre e dos sintomas, com
surgimento de artralgia de grandes articulações motivando a internação em outro hospital, quando foi medicada inicialmente
com levo oxacina (sem relato de melhora), substituído por ceftriaxona (usou 3 dias e foi liberada com cefuroxime oral por
mais 10 dias). 
Agora é internada HECI com queixas de dor abdominal, surgimento de lesões papulares e violáceas inicialmente em
membros e no dorso, progredindo até face, tronco, indolores e que não desaparecem a digitopressão, além da persistência
do quadro febril (VER IMAGENS). Diante do exposto é qual é o diagnóstico clínico?
A Trata-se de púrpura de Henoch-Schonlein
B Trata-se de síndrome de Stevens-Jhonson
C Sepse por estreptococos
D Reação Urticarifome por alergia a ceftriaxone
E Há necessidade de biópsia de pele para confirmação diagnóstica
Essa questão possui comentário do professor no site 4000025862
Questão 194 Síndrome de Marf an
Um jovem atleta apresentou morte súbita enquanto realizava sua atividade física habitual. Foi submetido à necrópsia que
constatou como “causa mortis” a ruptura de aneurisma da aorta. O exame histopatológico da parede aórtica revelou
degeneração da camada média, com alteração das fibras elásticas e colágenas. Nesse caso, o fator predisponente é a:
A Doença de Behçet.
B Síndrome de Marfan.
C Granulomatose de Wegener.
D Doença de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000022862
Questão 195 Hipocortisolismo Hemocromatose Síndrome de Behçet
Marque a afirmativa correta:
A Na doença de Addison a produção de glicocorticoides esta aumentada.
B O hiperaldosteronismo primário é condição clínica caracterizada por produção excessiva de aldosterona pelo
córtex suprarrenal.
C A Doença de Behçet está associada a tumor maligno da suprarrenal.
D Na hemocromatose o ferro corporal esta diminuído.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019930
Questão 196 Diagnóstico
Criança de quatro anos de idade, com febre, artralgia e dor abdominal, encontra-se há 5 dias em uso de anti-in amatório
não hormonal. Ao exame físico, notam-se petéquias e lesões purpúricas palpáveis nos membros inferiores. Não apresenta
foco infeccioso identi cado e a pressão arterial é normal. Exames laboratoriais: hemograma com contagem de plaquetas
normal, creatinina sérica normal e urina com hematúria e proteinúria 3+/4+. Qual é a hipótese diagnóstica para esse caso?
A Nefrite tubulointersticial.
B Púrpura de Henoch-Schönlein.
C Poliangiite microscópica.
D Lúpus eritematoso sistêmico.
E Púrpura trombocitopênica idiopática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000007619
Questão 197 Etiopatogenia Cirurgia Diagnóstico
Os seguintes critérios são importantes para o diagnóstico clínico da Doença de Buerguer, exceto
A história de tabagismo.
B oclusões arteriais aortoilíacas.
C início antes dos 50 anos.
D oclusões arteriais de perna.
E flebite migratória.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123109
Questão 198 Vasculites de grandes vasos Vasculites Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Qual das vasculites abaixo se caracteriza por acometer grandes vasos?
A Poliarterite nodosa.
B Doença de Kawasaki.
C Arterite de células gigantes. 
D Síndrome de Churg-Strauss.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000116819
Questão 199 Arterite de Takayasu Diagnóstico
Homem, 28 anos, professor, queixa-se de dormência em braço direito ao realizar movimentos repetitivos como apagar a
lousa, há 4 meses. O quadro clínico vem piorando e, no último mês, tem notado zumbido contínuo em ouvido direito e
tonturas frequentes. Nega outras queixas. Exame físico: BEG, corado, afebril. RCR em 2T, com bulhas normofonéticas, sem
sopros, FC: 90 bpm. Pulso carotídeo reduzido à direita. Pulso radial não palpável à direita e diminuído à esquerda. PA de
membro superior esquerdo: 60 x 20 mmHg. Sopro carotídeo audível à direita. Resultado de exames: Hemograma: Hb: 11,1
g/dl; Ht: 34%; GB: 11.200/mm³; Plaquetas: 260.000/mm³; Proteína C-reativa: 7,1 (referência < 0,5 mg/dl); VHS 60 mm/1h.
Qual é o diagnóstico mais provável? 
A Arterite temporal.
B Síndrome de Kawasaki.
C Doença de Takayasu.
D Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107921
Questão 200 Vasculites
Escolar de nove anos, sexo feminino, apresenta há aproximadamente um ano quadro de insu ciência cardíaca congestiva.
Exame físico: PA: 170 x 110 mmHg no membro superior esquerdo, porém os pulsos carotídeos, femorais e braquial direito
eram impalpáveis. A radiogra a de tórax revela cardiomegalia; sobrecarga ventricular esquerdaao ECG; ecocardiograma
com dilatação acentuada das cavidades cardíacas esquerda, com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 30% e
insuficiência mitral discreta. O diagnóstico mais provável é:
A Coartação da aorta.
B Doença de Kawasaki.
C Cardite reumática.
D Doença de Takayasu.
E Miocardiopatia dilatada.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000097692
Questão 201 Diagnóstico e exames complementares Síndrome de Sjögren
Mulher, 55 anos, refere artralgia in amatória em mãos e punhos há 10 anos. Antecedentes: ceratite e úlceras córneas de
repetição. Exame físico: normal. Exames: leucócitos = 2.700/mm³ (neutró los = 1.400/mm³, linfócitos = 1.300/mm³); Hb =
11,6 g/dl; Ht = 35%; plaquetas = 260.000/mm³; eletroforese de proteína sérica: hipergamaglobulinemia policlonal; fator
reumatoide = positivo; fator antinuclear = 1/640 pontilhado grosso; anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico = negativo;
anti-Sm = negativo. Radiograma de mãos e punhos: sem erosões. O DIAGNÓSTICO É:
A Lúpus eritematoso sistêmico. 
B Artrite reumatoide. 
C Síndrome de Behçet. 
D Síndrome de Sjögren. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000097051
Questão 202 Exantema simples
A reação cutânea secundária mais comum ao uso de drogas é denominada:
A Eritema multiforme.
B Eritema tóxico.
C Eritema nodoso.
D Vasculite alérgica.
E Dermatite esfoliativa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088037
Questão 203 Arterite de Takayasu Epidemiologia Manif estações clínicas
Um paciente de 22 anos procura o ambulatório de clínica médica com quadro de algumas semanas de evolução de mal
estar, mialgias, febre e claudicação de membro inferior direito e braço esquerdo. Ao exame físico, a pressão arterial é de
160/90 mmHg no braço direito e 120/85 mmHg no braço esquerdo. Os pulsos radial e femoral direito são reduzidos e
ausculta-se ruído subclávio do lado esquerdo. A velocidade de hemossedimentação é bastante elevada. Qual das seguintes
afirmações é verdadeira?
A A biópsia arterial iria revelar infiltrado polimorfonuclear.
B A formação de aorta é mais comum que estenoses arteriais.
C Essa patologia é 10 vezes mais comum em mulheres do que em homens.
D A claudicação ocorre com mais frequência nas extremidades inferiores que superiores
E Essa patologia não está relacionada ao acometimento coronário.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000083374
Questão 204 Manif estações clínicas Tratamento Diagnóstico
Homem, 64 anos, apresenta quadro de cefaleia em região temporal esquerda, latejante, de leve a moderada intensidade,
diária, nos últimos 03 meses. O paciente queixa-se também de fadiga e dores articulares leves. Ao exame clínico, chama a
atenção espessamento da artéria temporal esquerda. A ressonância magnética de crânio é normal. A opção terapêutica
adequada para esse caso é prescrever:
A Codeína.
B Sumatriptano.
C Paracetamol.
D Prednisona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000079991
Questão 205 Diagnóstico Manif estações clínicas Poliarterite nodosa PAN
Paciente masculino, de 45 anos de idade, portador de hepatite crônica pelo vírus de hepatite B, recém-diagnosticado,
virgem de tratamento, refere perda ponderal não quanti cada, astenia e picos febris esporádicos, há cerca de 4 meses. Ao
exame físico, apresenta mononeurite múltipla, livedo reticular e nódulos subcutâneos, além de hipertensão arterial (PA = 160
x 96 mmHg). Espera-se encontrar neste paciente:
A c-ANCA positivo em baixos títulos.
B p-ANCA positivo em baixos títulos.
C c-ANCA positivo em altos títulos. 
D ANCA negativo. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070673
Questão 206 Vasculites
No diagnóstico diferencial de um paciente com quadro de Vasculite é FALSO:
A É particularmente importante excluir doenças infecciosas, especialmente se a condição clínica do paciente
estiver deteriorando rapidamente e o tratamento imunossupressor empírico for considerado.
B O diagnóstico definitivo de Vasculite é feito por meio da biópsia do tecido envolvido. 
C O envolvimento pulmonar, com infiltrados cavitários múltiplos, bilaterais, nodulares; associado ao
comprometimento de vias aéreas superiores, especialmente de seios paranasais sugere o diagnóstico de
Granulomatose de Wegener.
D A presença de granulomas e eosinofilia substancial, com infiltrações eosinofílicas dos tecidos são encontradas
caracteristicamente na Poliarterite Nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068853
Questão 207 Vasculites
As arterites são processos in amatórios vasculares com possível evolução para estenose, oclusão, aneurisma ou mesmo
ruptura. A maior parte delas é rara na infância, sejam primárias ou secundárias. No entanto, estão associadas à elevada
morbidade e mortalidade, o que expressa a importância no diagnóstico, na diferenciação e no tratamento inicial. 
Na faixa etária pediátrica as arterites que apresentam acometimento cardiovascular são:
A Granulomatose de Wegener e Síndrome de Churg-Strauss.
B Poliangeíte microscópica e Vasculite Leucoclástica.
C Síndrome de Behçet e Vasculite secundária à infecção. 
D Poliarterite Nodosa Sistêmica e Síndrome de Cogan. 
E Arterite de Takayasu e Doença de Kawazaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064981
Questão 208 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Exames complementares
Uma paciente de 28 anos refere febre há três meses, além do surgimento de púrpura palpável em membros inferiores e
descarga nasal sanguinolenta. Radiogra a de tórax demonstrou nódulos pulmonares com cavitação central. Que exame
sorológico elucidará o diagnóstico?
A FAN.
B Anticorpo antimembrana basal glomerular. 
C ANCA c.
D ANCA p.
E Crioglobulinas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060848
Questão 209 Doenças autoimunes do tecido conjuntivo
Adolescente, 15 anos do sexo feminino com febre, perda de peso e anorexia há dois meses. Ao exame físico apresentava
artrites em punhos, edema dos pés e lesão eritematosa xa, plana, sobre as eminências malares, poupando os sulcos
nasolabiais. Os exames complementares evidenciaram: leucócitos: 2.500/mm³, linfócitos: 880/mm³, plaquetas:
60.000/mm³, EAS com hematúria, dismorfismo eritrocitário e cilindrúria. Qual o provável diagnóstico?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Púrpura de Henoch-Schönlein.
C Hanseníase.
D Leucemia Aguda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000059698
Questão 210 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Homem, 50 anos, relata febre (até 38 °C), emagrecimento, adinamia, artralgia e mialgia. Ao exame físico, encontra-se
hipocorado +/4, fenômeno de Raynaud e livedo reticular. PA: 170/110 mmHg, leucocitose com predominância de
neutró los e VHS > 100 mm/h, Uréia: 78 mg/dl, Creatinina: 1,9 mg/dl. Pulmões limpos, dor bilateral em testículos e neuropatia
periférica em membro inferior esquerdo. A hipótese mais provável para este caso é:
A Poliarterite nodosa
B Polidermatomiosite
C Granulomatose de Wegener
D Angeíte granulomatosa alérgica
E Arterite de Takayasu
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055257
Questão 211 Quadro clínico
Criança de 4 anos deu entrada no pronto atendimento acompanhada da educadora da creche, relata manchas em membros
inferiores. Afebril, orofaringe corada, ausculta pulmonar sem alteração, dor abdominal, manchas em membros inferiores e
edema de tornozelos com dor a palpação. Parcial de urina com proteinúria e hematúria, Qual a hipótese diagnóstica:
A Púrpura de Henoch-Schonlein
B Doença de Kawasaki
C Doença de Behçet
D Granulomatose de Wegener
E Meningococcemia
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055008
Questão 212 Vasculite associada à cocaína Vasculites Outras vasculites
Um homem de 30 anos apresenta-se com úlceras isquêmicas em três de seus dedos. Nega tabagismo. Os níveis urinários de
nicotina e de cotinina con rmam a ausência de exposição ao tabaco. Ele nuncateve trombose venosa profunda ou
super cial. Todos os resultados de seus exames imunológicos são normais, o mesmo ocorrendo com a velocidade de
hemossedimentação. O ecocardiograma é normal. Trabalha como contador e não tem passatempos prediletos. Uma
arteriogra a mostra arco aórtico normal e artérias normais descendo até o punho bilateralmente. Ele possui obstrução
bilateral das artérias ulnares, múltiplas obstruções das artérias digitais e várias áreas de colaterais tipo "saca-rolhas". Diante do
quadro exposto, qual é o provável diagnóstico?
A Doença de Buerger.
B Arterite de Takayasu.
C Arterite de células gigantes.
D Arterite induzida por cocaína. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053476
Questão 213 Sarcoidose Sarcoidose Diagnóstico
Paciente masculino jovem adulto, 42 anos, portador de doença granulomatosa multissistêmica, apresenta imagem
radiológica de linfadenopatia hilar bilateral, com in ltração pulmonar. Ao exame físico, observam-se lesões cutâneas e
oculares. Dentre as possibilidade diagnósticas abaixo, a MAIS COMPATÍVEL com o diagnóstico é:
A Poliarterite nodosa.
B Linfoma de Hodgkin.
C Síndrome de Weil.
D Sarcoidose.
E Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046562
Questão 214 Vasculites
Qual Vasculite Sistêmica apresenta eosino lia periférica, polineuropatia, acometimento de vias aéreas superiores e
associação com ANCA P positivo?
A Vasculite de Churgg Strauss.
B Granulomatose de Wegener.
C Poliarterite nodosa.
D Arterite de Takayassu.
E Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000045532
Questão 215 Renal Esclerose sistêmica Quadro clínico
Mulher de 24 anos, afrodescendente, com elevação de pressão arterial há três dias, relatava fenômeno de Raynaud que
piorava com o tempo frio com microulceração de polpa digital associada. Na admissão, a pressão arterial era de 180 x110
mmHg, sem febre. Apresentava uma extensa área de leucomelanodermia na face, tronco e antebraços. Os dados
laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina 8,4 g/dl, hematócrito 24,6%), trombocitopenia (plaquetas 38.000/mm³) e
disfunção renal (ureia 91 mg/dl, creatinina sérica 3,8 mg/dl). Contagem de glóbulos brancos (8200/mm³), e enzimas
hepáticas e musculares estavam normais. Qual a etiologia de Insuficiência Renal Aguda?
A Crise renal esclerodérmica.
B Nefrite lúpica.
C Púrpura trombocitopênica trombótica.
D Crioglobulinemia.
E Glomerulonefrite rapidamente progressiva.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000039421
Questão 216 Artrite reumatoide AR Exames complementares
Os anticorpos séricos contra peptídios citrulinados cíclicos (anti-CCP) têm valor prognóstico e diagnóstico na:
A Esclerose sistêmica.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Policondrite recidivante. 
D Doença de Behçet.
E Artrite reumatoide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031151
Questão 217 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Mulher de 25 anos com queixas de aftas na mucosa oral e hemoptise em pequena quantidade há 4 semanas, além de
inapetência e adinamia. Ao exame físico, além de úlceras orais, chamam atenção lesões cutâneas bolhosas, algumas
pustulosas, predominando nos membros inferiores. O hemograma apresenta leucocitose e plaquetose, com VHS elevado.
A hipótese diagnóstica principal é:
A Tuberculose pulmonar. 
B Churg-S trauss.
C Doença de Behçet.
D Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000029777
Questão 218 Linf omas Manif estações clínicas Neoplasias
Das doenças a seguir, qual apresenta risco maior de desenvolvimento de linfoma quando comparado à população geral?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Doença de Behçet.
C Síndrome de Sjögren.
D Policondrite recidivante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027831
Questão 219 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Manif estações clínicas Diagnóstico
Em um paciente do sexo masculino com 32 anos de idade, asma, sinusopatia, nódulos subcutâneos em face ventral do
antebraço esquerdo, in ltrados pulmonares migratórios e mais de 1.000 eos./ml no hemograma, há mais chance de
positividade de qual exame?
A p-ANCA.
B c-ANCA.
C Sorologia para Aspergillus.
D Cultura de escarro para Aspergillus. 
E Exame parasitológico de fezes.
4000024821
Questão 220 Vasculites de grandes vasos Vasculites Arterite de Takayasu
Uma menina de nove anos é diagnosticada com arterite de Takayasu. No diagnóstico diferencial das vasculites na infância:
A A arterite de Takayasu, granulomatose de Wegener e a síndrome de Churg-Strauss são vasculites granulomatosas.
B A biópsia das lesões na poliarterite nodosa mostra arterite necrosante de artérias de pequeno calibre.
C O acometimento renal no início do quadro influencia pouco o prognóstico.
D O comprometimento de pele é frequente naquelas associadas ao anticorpo anticitoplasma de neutrófilos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024772
Questão 221 Vasculites
Paciente jovem, de 23 anos, sexo masculino, deu entrada neste hospital apresentando quadro de febre, emagrecimento de
duração de 45 dias, lesão cutânea necrótica em região de maléolo lateral esquerdo e dor abdominal. Revelava ainda,
apresentar parestesias em face ulnar de membro superior esquerdo e região glútea a direita, sem dé cit motor. Já havia sido
internado em outro hospital, onde deu entrada também com dor abdominal. Naquele nosocômio realizou colonoscopia que
revelou processo in amatório de mucosa, com múltiplas pequenas ulcerações. Exame histopatológico das lesões sugeriram
processo in amatório de natureza isquêmica. Seu exame físico revelava, além da lesão necrótica maleolar, pressão arterial
de 172 x 95 mmHg, diminuição da sensibilidade tátil e dolorosa na face ulnar de membro superior esquerdo. O abdome era
doloroso à palpação, porém não demonstrava sinais de irritação peritoneal. Pela multiplicidade das manifestações clínicas
foi pensado na possibilidade de tratar-se de um caso de vasculite sistêmica. As manifestações isquêmicas intestinais e a
hipertensão arterial impuseram a realização de arteriogra as de tronco celíaco, artéria mesentérica superior e artérias renais.
Estas revelaram a presença de microaneurismas múltiplos nos ramos de médio calibre dessas artérias. Este achado é
característico de qual das vasculites elencadas abaixo?
A Poliarterite nodosa;
B Granulomatose de Wegener;
C Vasculite lúpica;
D Poliangeitemicroscópica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000124609
Questão 222 Apresentação clínica Tratamento
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso abaixo. 
Paciente masculino, de 14 anos, veio à consulta por apresentar febre (38°C) e coriza. Encontrava-se em regular estado
geral. Ao exame dermatológico, observaram-se vesículas e bolhas acometendo área inferior a 10% da superfície corporal e
também mucosas oral e ocular. Referiu uso de carbamazepina há 22 dias para manejo de enxaqueca. Além disso, possuía
história familiar de tireoidite de Hashimoto. Com base no quadro, o diagnóstico mais provável é .................., e a conduta mais
adequada é ......................
A Vasculite leucocitoclástica; manter a carbamazepina e associar anti-histamínicos.
B Síndrome de Stevens-Johnson; manter a carbamazepina e associar anti-histamínicos.
C Síndrome de Stevens-Johnson; suspender a carbamazepina como medida inicial.
D Reação lúpus-símile por fármaco; suspender a carbamazepina como medida inicial.
E Reação lúpus-símile por fármaco; manter a carbamazepina e associar anti-histamínicos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123183
Questão 223 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Um homem de 43 anos, tabagista desde os 13 anos, deu entrada no pronto-socorro com dor e lesão no hálux direito. No
exame físico, nota-se diminuição da temperatura do membro inferior direito, aperfusão do mesmo pé é mais lenta (o
enchimento capilar é maior que 6s) e os pododáctilos têm cianose móvel. Não se palpa pulso poplíteo, nem tibial anterior
nem posterior em nenhum dos lados. Diagnóstico etiológico mais provável:
A Arterite idiopática.
B Tromboangeíte obliterante.
C Arterite de Takayasu.
D Aterosclerose.
E Embolia arterial.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000121775
Questão 224 Diagnóstico Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Paciente do sexo masculino,15 anos, com queixa de dor articular em joelhos e punhos, lesões de pele e dor abdominal em
cólica há uma semana. Ao exame físico, notam-se máculas hipercrômicas, de coloração violácea, que não desaparecem à
pressão digital, localizadas em pernas. Exame articular sem sinais de artrite. Biópsia de lesão de pele revelou vasculite
leucocitoclástica com depósito de IgA. Diante desse caso, assinale o diagnóstico MAIS provável.
A Febre reumática.
B Púrpura de Henoch-Schönlein.
C Artrite reumatoide.
D Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000116307
Questão 225 Manif estações clínicas Glomerulonef rite rapidamente progressiva Vasculite crioglobulinêmica
Paciente 53 anos, masculino, portador de hepatite crônica pelo HCV genótipo1A, em uso de interferon peguilado e
ribavirina há 03 meses, evolui há 03 semanas com surgimento de lesões purpúricas palpáveis em membros inferiores,
artralgias, febre baixa, anorexia, mal-estar e decaimento progressivo do estado geral. Ao exame, observou-se surgimento
recente de hipertensão arterial. Laboratório evidenciou CH50, C3 e C4 diminuídos; além de anemia normocítica,
normocrômica; e elevação da creatinina de 0,9 mg/dl para 3,0 mg/dl em 03 semanas. Sumário de urina evidenciou
hematúria dismórfica, cilindros hemáticos e leucocitários, além de proteinúria (++). 
Em relação ao quadro, assinale a alternativa CORRETA:
A O diagnóstico sindrômico mais adequado é o de Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva. O paciente
encontra-se em classe III conforme a classificação AKIN. A biópsia renal está indicada.
B O diagnóstico sindrômico mais adequado é o de Síndrome Nefrítica. O paciente encontra-se em classe II
conforme a classificação AKIN. A biópsia renal não está indicada.
C O diagnóstico mais provável é o de Doença de Berger descompensada pela hepatite em atividade pelo HCV.
D Espera-se que a pesquisa de crioglobulinas de natureza monoclonal seja positiva neste caso, caracterizando
crioglobulinemia classe I associada ao HCV.
E O quadro apresentado pelo paciente é tipicamente associado ao uso do interferon peguilado. Indica-se a
suspensão do mesmo nesta situação.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113153
Questão 226 Doença mista do tecido conjuntivo DMTC e síndromes de superposição Diagnóstico
Mulher de 25 anos com queixa de dor nas mãos e mudança de coloração das mãos com o frio. Fuma 20 maços/ano e
toma de 8 a 10 copos de café por dia. Fator antinúcleo padrão pontilhado no e autoanticorpo antirribonucleoproteína
foram positivos. Qual alternativa abaixo é a de maior probabilidade quanto ao diagnóstico desta paciente?
A Esclerose sistêmica.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Tromboangeíte obliterante.
D Doença mista do tecido conectivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111269
Questão 227 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Paciente do sexo feminino, 58 anos, com antecedente de diabetes mellitus, há 8 meses, apresentou 2 episódios de sinusite
(sic). Há 10 dias passou a apresentar lesões eritematosas em face, algumas ulceradas, edema periorbital, febre e tosse seca.
Solicitados exames que evidenciaram de alterado uma creatinina sérica de 4,3 mg/dl e radiogra a de seios da face
compatível com pansinusite. 
A hipótese diagnóstica principal relativa ao caso é:
A SIDA.
B Granulomatose de Wegener.
C Síndrome de Goodpasture.
D Púrpura de Henoch- Schönlein.
E Poliarterite nodosa.
4000109273
Questão 228 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Criança, 7 anos de idade, procurou atendimento devido a quadro que se iniciou há 2 dias de dor abdominal difusa, de média
intensidade, sem fatores de melhora ou piora, associado à artralgia de pequenas e médias articulações, evoluindo hoje com
surgimento de púrpuras palpáveis em membros inferiores. Acompanhante refere que criança apresentou há 10 dias quadro
de resfriado com melhora espontânea após 3 dias. O provável diagnóstico do paciente é:
A Doença de Kawasaki.
B poliarterite nodosa. 
C púrpura de Henoch-Schönlein. 
D linfoma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000104728
Questão 229 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Homem, 48 anos, tabagista e etilista há 25 anos, procura atendimento médico por lesão em hálux esquerdo e muita dor,
inclusive em repouso, há uma semana. Relata que há 5 anos vem sentindo dor na planta do pé ao caminhar rápido por
distâncias maiores do que 500 metros. Não faz acompanhamento médico. Exame físico: pulsos poplíteos presentes e
ausência de pulsos nos pés. Lesão na ponta do dedo, com aspecto de escara negra e seca, com a pele ao redor
avermelhada. 
O DIAGNÓSTICO É:
A Pé diabético.
B Neuropatia por etilismo.
C Poliarterite nodosa.
D Tromboangeíte obliterante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000097867
Questão 230 Vasculites associadas ao ANCA Mononeuropatias Múltiplas Vasculite crioglobulinêmica
Homem, 58 anos, queixa-se de lesões avermelhadas em pernas e tronco há 3 semanas, com piora progressiva. Há 2
semanas, refere di culdade para escrever com a mão esquerda, que está mais fraca e refere que o pé direito está “caído”.
Há 1 semana, evoluiu com di culdade para respirar e escurecimento da urina. Exame físico: consciente; orientado; FC = 108
bpm; FR = 28 irpm; PA = 172 x 88 mmHg; SatO₂ = 94% (ar ambiente).Tórax: murmúrio vesicular simétrico, com estertores
crepitantes em bases e campos médios bilateralmente. Edema de membros inferiores +/4+. Pele: presença de lesões
eritematosas puntiformes e elevadas em membros inferiores, tronco e membros superiores. Neurológico: diminuição da
força muscular em primeiro e segundo dedos da mão esquerda, hipoestesia da eminência tenar da mesma mão e da face
medial do braço esquerdo, pé direito caído, com hipoestesia no dorso. 
A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
A Polineuropatia sensitivo motora distal.
B Mononeurite múltipla.
C Polirradiculopatia desmielinizante.
D Mielite transversa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000097599
Questão 231 Vasculites
Todas as doenças abaixo estão associadas a depósito de imunocomplexos, EXCETO:
A Vasculite por crioglobulinemia
B Púrpura de Henoch-Schönlein
C Poliarteritis nodosa associada à hepatite B
D Doença do Soro
E Granulomatosecom poliangeite (Wegener's) 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070031
Questão 232 Vasculites
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém somente as vasculites que apresentam associação com hepatites
virais:
A Poliarterite nodosa, crioglobulinemia.
B Vasculite leucocitoclástica, granulomatose de Wegener.
C Poliarterite nodosa, vasculite leucocitoclástica.
D Granulomatose de Wegener, crioglobulinemia.
E Poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068711
Questão 233 Doença de Caroli
A patologia que constitui-se de múltiplas dilatações císticas congênitas da árvore biliar intra-hepática, com o maior risco de
malignidade e de recorrência de colangite, podendo até nos casos difusos complicados, ter o transplante como único
tratamento eficaz, é denominada doença de:
A Buerger.
B Castleman.
C Bowen.
D Caroli.
E Cowden.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068272
Questão 234 Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Adolescente 13 anos, sexo masculino, apresenta artriteem joelhos há dois meses, que se agravou nos últimos 15 dias, com
aparecimento de úlceras orais e púrpuras palpáveis indolores em membros inferiores. Exames complementares: leucócitos:
3.500/mm3, linfócitos: 1.300/mm3, exame de sedimento urinário: hematúria e cilindrúria. O diagnóstico provável é:
A Doença de Behçet.
B Artrite idiopática juvenil.
C Lúpus eritematoso sistêmico.
D Poliarterite nodosa sistêmica.
E Púrpura de Henoch-Schönlein. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060672
Questão 235 Vasculites
No tocante às síndromes vasculíticas na infância, assinale a opção correta.
A Na púrpura de Henoch-Schönlein, a hematúria e a artralgia precedem o rash purpúrico em até metade dos casos.
B Na arterite de Takayasu, muitas vezes o diagnóstico é feito em virtude de hipertensão arterial ou insuficiência
cardíaca, sem ter sido detectada a fase inflamatória inicial da doença. 
C O ANCA (anticorpo anti-citoplasma de neutrófilo) é o anticorpo mais importante na granulomatose de Wegener,
sendo o padrão perinuclear (pANCA), dirigido contra a mieloperoxidase, o mais característico.
D Na poliarterite cutânea (PAN cutânea), manifestações sistêmicas gerais, como a febre e artralgia, estão
geralmente ausentes.
E Todas alternativas estão corretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060647
Questão 236 Síndrome SAPHO Espondiloartrites
Paciente masculino, 22 anos de idade, encontra-se em tratamento para acne conglobata. Recentemente refere cansaço
com dores nas cartilagens costais, coluna cervical e sacroilíacas. Nega sintomas geniturinários e gastrointestinais. Informa
que trocou de parceiro sexual recentemente. Os diagnósticos diferenciais pertinentes ao caso são:
A Síndrome de Sapho e artrite reativa.
B Sífilis secundária e síndrome de Reiter.
C AIDS e doença de Behçet.
D Dermatopolimiosite e artrite reativa.
4000059270
Questão 237 Glomerulonef rite rapidamente progressiva Hemoptise
Paciente branco, masculino, 67 anos. Sem comorbidades prévias conhecidas. Apresenta-se em unidade de internamento
com quadro de início recente de dispneia com episódios de hemoptise. Apresenta-se hipertenso, com estertoração
pulmonar difusa e edema moderado de membros inferiores. O laboratório mostra alteração da função renal. O parcial de
urina apresenta hematúria moderada com dismorfismo. Qual a melhor alternativa? 
A O diagnóstico de tuberculose renal e pulmonar é o mais provável devido a alta incidência no Brasil.
B O diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico é o mais provável apesar do gênero e idade do paciente.
C A pesquisa positiva de anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (ANCA) associada ao quadro clínico e
epidemiológico do paciente sugere o diagnóstico de arterites de médios e pequenos vasos (pauci-imunes) como
a granulomatose de Wegener e a síndrome de Churg-Strauss.
D A presença de marcadores inflamatórios como Velocidade de Hemossedimentação (VHS) elevados sugerem um
quadro de arterite de grandes vasos.
E O quadro de síndrome pulmão-rim descrito acima tem como provável causa leptospirose aguda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058473
Questão 238 Vasculites
D.L.S., sexo masculino, 37 anos, internado na UTI em hemodiálise, apresenta história de febre, perda ponderal, dispneia,
sinusite piossanguinolenta. Ao exame, descorado ++/4, crepitação em base pulmonar direita, nódulos subcutâneos e
perfuração de septo nasal. Radiogra a de tórax com condensação em terço inferior de hemitórax direito com múltiplos
nódulos escavados. Os exames laboratoriais demonstram hemoglobina de 9,1 g/dl, 28% de hematócrito, 16.000 leucócitos,
378.000 plaquetas, ureia de 180 mg/dl, creatinina de 9,7 mg/dl, FAN não reagente, fator reumatoide positivo, c-ANCA
positivo. Marque o diagnóstico mais provável para iniciarmos o tratamento:
A Síndrome de Churg-Strauss. 
B Granulomatose de Wegener.
C Púrpura de Henoch-Schönlein. 
D Doença de Behçet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049400
Questão 239 Epidemiologia Manif estações clínicas Exames complementares
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de achados clínicos e laboratoriais que mais favorece o diagnóstico de
arterite de células gigantes, em pacientes com febre prolongada de origem indeterminada:
A Sexo feminino, idade inferior a 30 anos, proteína C reativa = 5 mg/L, contagem de plaquetas = 290.000/mm³ ,
úlcera lingual superficial, provas de função hepática sem alterações, hipersensibilidade do couro cabeludo,
ausência de dor à mastigação, acometimento das cinturas pélvica e escapular compatíveis com polimialgia
reumática.
B Sexo feminino, idade superior a 50 anos, proteína C reativa = 120 mg/L, plaquetas = 600.000/mm³, úlcera lingual
profunda, provas de função hepática alteradas, hipersensibilidade do couro cabeludo, dor à mastigação,
acometimento das cinturas pélvica e escapular compatíveis com polimialgia reumática.
C Sexo masculino, idade inferior a 30 anos, proteína C reativa = 20 mg/L, contagem de plaquetas = 160.000 /mm³,
úlcera lingual profunda, provas de função hepática dentro de valores de referência, hipersensibilidade do couro
cabeludo, odinofagia, sem evidências de polimialgia reumática.
D Sexo masculino, idade inferior a 40 anos, proteína C reativa = 85 mg/L, contagem de plaquetas = 23.000 /mm³,
úlcera lingual superficial, provas de função hepática alteradas, hipersensibilidade do couro cabeludo, disfagia, sem
evidências de polimialgia reumática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000043029
Questão 240 Exames complementares Vasculite crioglobulinêmica
Paciente do sexo feminino, 38 anos, com recém-diagnóstico de hepatite C (alta carga viral), procura emergência com
queixas de parestesias e dor em membro inferior esquerdo, lesão cutânea purpúrica palpáveis em membros inferiores,
artralgias e adinamia. 
Qual exame laboratorial apresentaria maior especificidade para o diagnóstico deste novo quadro associado?
A c-ANCA.
B p-ANCA.
C FAN.
D Crioglobulina séricas.
E Fator reumatoide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000042843
Questão 241 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet
Considerando os aspectos técnicos, éticos e legais relacionados à doenças infecciosas e ao atendimento de pessoas
vítimas de violência sexual, julgue o item que se segue. 
A síndrome de Behcet é uma doença autoimune que geralmente se manifesta por meio de lesões orais e genitais
acompanhadas de inflamação ocular.
A Certo.
B Errado.
4000040874
Questão 242 Diagnóstico Vasculites Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Mulher, 26 anos, evoluindo há 15 dias com artralgias em punhos e tornozelos, lesões cutâneas purpúricas palpáveis em
nádegas e membros inferiores e paroxismos recorrentes de dor abdominal. Há 3 dias, começou a observar hematúria
macroscópica. A pesquisa de dismorfismo eritrocitário no EAS foi positiva. O diagnóstico mais provável é:
A Granulomatose de Wegener.
B Doença de Behçet.
C Púrpura de Henoch Schönlein. 
D Poliarterite Nodosa.
E Hemoglobinúria Paroxística Noturna.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000034685
Questão 243 Vasculites
Dentre as opções abaixo, indique a que apresenta uma das principais causas da Síndrome Pulmão-Rim:
A Esclerose Sistêmica.
B Tuberculose.
C Síndrome de Churg-Strauss.
D Artrite Reumatoide.
E Poliangeíte Microscópica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000033815
Questão 244 Vasculites Doenças autoimunes do tecido conjuntivo
Qual dos autoanticorpos apresentados a seguir é útil na monitorização da atividade in amatória da doença sistêmica
autoimune?
A Anticorpo Antiestreptolisina O (ASLO), na febre reumática
B Fator Antinúcleo (FAN) ou Anticorpo Antinúcleo (ANA), no lúpus eritematoso sistêmico
C Anticorpo anti-Sm, no lúpus eritematoso sistêmico
D Anticorpo Anti-Proteinase 3 (ANCA-PR3), na granulomatose de Wegener
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031676
Questão245 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Homem de 32 anos é atendido com quadro de tosse e hemoptise. Refere que há 3 meses tem apresentado quadro de
rinorreia com secreção purulenta, sinusites de repetição, associadas a tosse e artralgia difusa. A radiogra a de tórax revela
in ltrado alveolar nodular em base de pulmão direito. Exames laboratoriais mostram creatinina de 2,7 mg/dL, hematúria,
proteinúria e cilindros granulosos ao exame de urina simples. Nesse caso, o diagnóstico provável é:
A Arterite de células gigantes
B Poliarterite nodosa.
C Granulomatose de Wegener.
D Síndrome de Churg-Strauss. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027491
Questão 246 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Um menino de 6 anos é admitido na enfermaria pediátrica com quadro de febre baixa e inchaço nos joelhos e tornozelos há
4 dias. Há 1 dia, apresenta dor abdominal em cólica e sangue nas fezes. Os tornozelos e pés estão moderadamente
edemaciados e dolorosos. Apresenta ainda lesões purpúricas palpáveis ao redor dos tornozelos e na superfície extensora
das pernas. A pressão arterial é normal. O hemograma revela anemia moderada, leucocitose e contagem normal de
plaquetas. Também é encontrada hematúria. O principal diagnóstico é:
A Poliarterite nodosa.
B Púrpura de Henoch-Schönlein. 
C Meningococcemia.
D Febre reumática. 
E Doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021690
Questão 247 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Uma criança tem dor abdominal, artrite, hematúria microscópica e um exantema purpúrico limitado às extremidades
inferiores. Qual dos seguintes diagnósticos é o mais provável:
A Meningococcemia.
B Varicela. 
C Vasculite de Henoch-Schönlein. 
D Glomerulonefrite pós-estreptocócica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021309
Questão 248 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Homem, 36 anos, com história de parestesia em primeiro e segundo artelhos à esquerda há 3 meses, seguida de
progressão para anestesia do pé, acompanhada de vômitos recorrentes, suores noturnos, dor abdominal e testicular,
diarreia intermitente, emagrecimento de 16 kg e febre. Notou aparecimento de nódulos eritematosos no calcanhar, que
variaram de tamanho antes de desaparecerem e constatou o aparecimento de hipertensão arterial sistêmica. Antecedentes:
usuário de cocaína IV, sorologia para hepatite B positiva. Exame físico: PA = 210 x 120 mmHg, força comprometida no
gastrocnêmio esquerdo (grau 2), sem outras alterações. As sensações tátil, térmica e dolorosa estavam reduzidas apenas na
região lateral e medial do pé esquerdo. Exames complementares: Hb = 12 g/dl; Velocidade de Hemossedimentação (VHS)
= 107 mm na 1ª hora (VR < 15); sedimento da urina: proteína 3+/4+; frações C3 e C4 do complemento normais. O
DIAGNÓSTICO PROVÁVEL É:
A Crioglobulinemia. 
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Poliarterite nodosa.
D Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021027
Questão 249 Manif estações clínicas Polimialgia reumática Arterite de células gigantes ou arterite temporal
A condição que geralmente mais se relaciona à Polimialgia Reumática é:
A tromboangeíte obliterante
B arterite temporal
C doença de Takayasu
D poliarterite nodosa
E arterite reumatoide
4000016437
Questão 250 Manif estações clínicas Tratamento Prognóstico
Na arterite temporal, o diagnóstico e tratamento precoces visam evitar:
A hemorragia cerebral.
B paralisia facial.
C perda de audição.
D oclusão da artéria temporal.
E perda de visão.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000016385
Questão 251 Manif estações clínicas Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
Mulher de 47 anos se queixa de artralgia, rash cutâneo e parestesias de membros inferiores. O exame físico revela púrpura
palpável e neuropatia periférica. Não há sinovite. Nega xerostomia, xeroftalmia, asma ou sinusite. Hemograma com leve
anemia normocítica e normocrômica, sumário de urina normal, hipoalbuminemia, aumento discreto de aminotransferases e
tempo de protrombina prolongado. Pesquisa de ANCA negativa. Fator reumatoide positivo em títulos moderados. Qual o
mais provável diagnóstico?
A Granulomatose de Wegener.
B Vasculite de Churg-Strauss.
C Vasculite crioglobulinêmica.
D Vasculite reumatoide.
E Púrpura de Henoch-Schönlein. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015352
Questão 252 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss Diagnóstico
Paciente feminina, 30 anos, com história de asma moderada e rinite alérgica persistente que se iniciaram há cerca de 10
anos. Relata piora da dispneia e da obstrução nasal nos últimos 6 meses e aparecimento de parestesia dolorosa em pé
direito. A investigação mostrou espirometria com padrão obstrutivo acentuado com resposta signi cativa à prova
broncodilatadora; tomogra a dos seios da face com sinusite maxilar; hemograma com Hb = 11 g/dl; leucograma =
12.700/mm³ com 60% de neutró los, 26% de linfócitos, 13% de eosinó los e 1% monócitos. Plaquetas = 190.000/mm³. A
função renal, hepática e a dosagem sérica de IgE foram normais. Considerando o contexto clínico e a imagem da
radiografia de tórax abaixo, o diagnóstico mais provável é: (VER IMAGEM)
A Granulomatose de Wegener.
B Síndrome de Churg-Strauss.
C Pneumonite eosinofílica crônica.
D Aspergilose broncopulmonar alérgica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012194
Questão 253 Aneurisma de Aorta Torácica
Mulher 32 anos é avaliada no Serviço de Emergência devido a quadro de dispneia súbita. Realizado tomogra a de tórax que
excluiu diagnóstico de embolia pulmonar, porém revelou dilatação da aorta ascendente de 4,6 cm. Todas as condições
abaixo podem estar relacionadas com este achado, EXCETO: 
A Arterite de Takayasu.
B Artrite reumatoide.
C Síndrome de Marfan.
D Sífilis.
E Lupus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000010635
Questão 254 Arterite de Takayasu Manif estações clínicas Diagnóstico
O que caracteriza a arterite de Takayasu?
A Vasculite crônica dos grandes vasos caracterizada por ausência de pulso.
B Vasculite necrosante que compromete artérias de pequeno calibre
C Vasculite com pulso, aguda, que compromete artérias de médio calibre.
D Doença com pulso, aguda, que compromete artérias de pequeno e médio calibre.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000007611
Questão 255 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Paciente do sexo masculino, de 55 anos, branco, foi internado devido a febre, emagrecimento, mialgia, artralgia, perda
rápida da função renal, manifestando-se como glomerulonefrite rapidamente progressiva e história prévia de sinusite e
rinorreia. A investigação laboratorial demonstrou sorologias para vírus B, C e HIV negativas, FAN negativo, complementos
normais e Anca C positivo. A biópsia renal revelou presença de glomerulonefrite necrotizante, presença de crescentes
celulares com imunofluorescência negativa. O provável diagnóstico, neste caso, é
A lúpus eritematoso sistêmico.
B granulomatose de Wegener.
C síndrome de Goodpasture. 
D púrpura de Henoch-Schonlein. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000002752
Questão 256 Esclerose sistêmica Quadro clínico Diagnóstico e classif icação
Paciente do sexo feminino, 49 anos, branca, há quatro anos apresenta artralgia em mãos, espessamento da pele com
discreto edema em mãos, membros, face e tronco, fenômeno de Raynaud e dispneia progressiva. Atualmente, tem dispneia
para realizar mínimos esforços. Ao exame físico, a pele se apresentou difusamente espessa, inelástica, lisa e discretamente
edemaciada. Articulações sem sinais in amatórios. Aparelho cardiovascular: pressão arterial de 110 x 70 mmHg e frequência
cardíaca de 92 bpm; presença de impulsão sistólica em mesocárdio;ictus palpável no 5º espaço intercostal esquerdo, na
linha axilar anterior; segunda bulha palpável em foco pulmonar e hiperfonética à ausculta; sopro sistólico em foco tricúspide,
com manobra de Rivero Carvalho positiva, pulsos periféricos normais. Os exames laboratoriais revelaram hematócrito de
45,7%, hemoglobina de 14,7 g/dl e fator antinúcleo positivo em 1:2.560; ureia, creatinina e exame de urina eram normais. A
eletromanometria de esôfago mostrou acentuado comprometimento da motilidade de sua porção distal. Ao
ecodopplercardiograma, veri cou-se insu ciência tricúspide moderada e pressão sistólica estimada em artéria pulmonar de
80 mmHg, estabelecendo o diagnóstico de hipertensão pulmonar grave. Conforme história clínica apresentada, qual dos
exames ajudariam no esclarecimento diagnóstico desta paciente? 
A Fator reumatoide e anti-CCP. 
B Anti-Jo-1 e HBsAG.
C Anticentrômero e anti-Scl-70. 
D Anti-SSA e fator reumatoide.
E Crioglobulinas e anti-SSB.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000001920
Questão 257 Lúpus Eritematoso Sistêmico LES Quadro clínico
Paciente do sexo feminino, 30 anos, apresentando há 15 dias quadro de astenia, febre vespertina, dispneia moderada, dor
torácica, queda de cabelo importante, poliartrite simétrica em médias e pequenas juntas, linfoadenopatia notadamente
cervical, úlceras orais dolorosas em palato e oligúria com anasarca. Apresentou picos hipertensivos moderados. A família
relatou alterações de comportamento tais como confusão mental, esquecimento, introspecção e sono agitado. Nega
lesões cutâneas e uso de quaisquer fármacos. Houve relato de alguns episódios anteriores de fotossensibilidade cutânea ao
se expor demoradamente à luz solar. Com base apenas nessa história clínica, qual o diagnóstico MAIS PROVÁVEL:
A Febre Familiar do Mediterrâneo. 
B Artrite Reumatoide.
C Febre Reumática.
D Lúpus Eritematoso Sistêmico.
E Vasculite leucocitoclástica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000001884
Questão 258 Diagnóstico Dif erencial Prognóstico e Evolução Diagnóstico
Escolar, 9 anos, sexo feminino, chega ao ambulatório de pediatria apresentando dor e edema nos punhos, no primeiro dedo
do pé direito e no segundo dedo do pé esquerdo, há oito meses. Refere diminuição da acuidade visual no olho esquerdo há
15 dias. Tem hemograma normal, antiestreptolisina O = 500 U, fator reumatoide negativo e FAN = 1/80 padrão pontilhado
no. Ao exame: estado geral bom, corada, artrite nos punhos e na interfalangiana proximal do primeiro dedo do pé direito e
segundo dedo do esquerdo. Restante do exame sem alterações. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável para o caso
acima?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Artrite idiopática juvenil.
C Febre reumática. 
D Poliarterite nodosa.
E Osteoartrite de Osgood-Schlatter.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123968
Questão 259 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Menina de 6 anos com lesões avermelhadas, palpáveis, em membros inferiores e região glútea, artrite em tornozelos e dor
abdominal há 1 semana. Foram evidenciadas discreta leucocitose e VHS de 45 mm na 1ª hora. O diagnóstico é:
A Febre reumática.
B Doença de Kawasaki.
C Púrpura de Henoch-Schönlein.
D Poliarterite nodosa cutânea.
E Púrpura trombocitopênica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000117237
Questão 260 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA Quadro clínico
Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
O que comumente encontramos na púrpura de Henoch-Schönlein?
A Hematúria dismórfica.
B Proteinúria maciça.
C Púrpuras em face e tronco.
D Glomérulos com depósitos de IgM.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000115911
Questão 261 Diagnóstico Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Um quadro de artralgia simétrica de pequenas articulações em mulher jovem, anemia, leucopenia e plaquetopenia, elevação
da velocidade de hemossedimentação, aumento da creatinina sanguínea, atrito pericárdico, pequeno derrame pleural,
hematúria microcóspica com leve proteinúria, é sugestivo de:
A Artrite reumatoide.
B Vasculite de pequenos vasos.
C Esclerose sistêmica.
D Lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000112814
Questão 262 Vasculites associadas ao ANCA
Todas as alternativas abaixo são vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (ANCA), EXCETO
A Síndrome de Churg-Strauss. 
B Granulomatose de Wegener.
C Doença de Kawasaki.
D Poliarterite nodosa.
E Poliangeíte microscópica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106110
Questão 263 Síndrome de Behçet Vasculites Arterite de Takayasu
Relacione as vasculites sistêmicas (Coluna A) aos quadros clínicos (Coluna B), numerando os parênteses. 
Coluna A - 
1) Doença de Behçet; 
2) Poliarterite nodosa; 
3) Crioglobulinemia; 
4) Arterite craniana; 
5) Arterite de Takayasu. 
Coluna B - 
( ) Mulher de 75 anos com mialgias proximais, dor temporal esquerda e claudicação de mandíbulas; 
( ) Homem de 34 anos com ulcerações bipolares de mucosa, uveíte posterior esquerda e pústulas disseminadas; 
( ) Homem de 50 anos com mononeurite múltipla, livedo reticularis e úlceras cutâneas; 
( ) Homem de 37 anos HCV positivo com púrpura de membros inferiores, polineuropatia periférica e glomerulite; 
( ) Mulher de 27 anos com síncopes recorrentes, sopro carotídeo e assimetria de pulsos femorais. 
A numeração CORRETA dos parênteses, de cima para baixo, é:
A 4 - 1 - 2 - 3 - 5.
B 4 - 1 - 3 - 2 - 5.
C 5 - 1 - 4 - 2 - 3.
D 4 - 1 - 5 - 2 - 3.
E 1 - 4 - 3 - 2 - 5.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000094338
Questão 264 Esclerose sistêmica Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Correlacione as doenças reumatológicas com os anticorpos, nas quais são detectados com maior frequência: 
1) Artrite reumatoide; 
2) Lúpus eritematoso sistêmico; 
3) Síndrome de Sjögren; 
4) Síndrome CREST; 
5) Granulomatose de Wegener; 
( ) Anticentrômero; 
( ) ANCA; 
( ) Anti-DNA nativo; 
( ) Fator reumatoide; 
( ) Anti-SSA e SSB.
A 5, 4, 2, 1, 3
B 4, 5, 2, 1, 3
C 3, 5, 2, 1, 4
D 3, 5, 4, 1, 2
E 4, 3, 2, 1, 5
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090006
Questão 265 Síndrome de Behçet
Paciente do sexo masculino, 26 anos, atendido no ambulatório de Clínica Médica, encaminhado pelo oftalmologista por
apresentar panuveíte bilateral. Queixava-se também de ulcerações aftosas recorrentes, apresentando no momento do
exame lesões orais dolorosas, rasas e pequenas de base necrótica central amarelada, além de lesão genital única, indolor,
em escroto. Apresentava também lesões cutâneas sugestivas de pioderma gangrenoso. O teste de patergia foi positivo em
48h. Dentre as opções listadas abaixo, a que mais se relaciona às manifestações apresentadas por este paciente é:
A Sífilis primária;
B Cancro mole;
C Lesão herpética;
D Sarcoidose; 
E Síndrome de Behçet.
4000089921
Questão 266 Vasculites de grandes vasos Vasculites
Qual das alternativas abaixo de ne a vasculite sistêmica que acomete artérias de médio e grandes calibres com forte
predileção pelo arco aórtico e seus ramos?
A Arterite de células gigantes.
B Poliarterite nodosa.
C Doença de Kawasaki.
D Arterite de Takayasu.
E Granulomatose de Wegner.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000089892
Questão 267 Febre Reumática FR
A artrite está associada a uma variedade de distúrbios reumáticos. Artrite migratória é caracteristicamente associada a qual
das patologias abaixo?
A Febre reumática.
B Dermatopoliomiosite.
C Lúpus Eritematoso Sistêmico.
D Vasculites.
E Sarcoidose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000089745
Questão 268 Glomerulonef rite rapidamente progressiva Doença de Goodpasture Hemoptise
Homem, 47 anos, procura o hospital queixando-se de tosse seca com hemoptise e episódios de febre que não tinham
horáriopara ocorrer há cerca de 3 meses. Há 1 mês apresenta hematúria, hipertensão arterial e edema de membros
inferiores e facial. No momento da internação, apresentava PA de 180 x 110 mmHg; FC de 75 bpm; FR de 22 irpm;
temperatura de 36,8 °C. Aparelho respiratório: murmúrio vesicular audível com estertores bilateralmente. Aparelho
cardiovascular e abdome normais. Os exames complementares revelam: VSG de 115 mm; ureia de 112 mg/dl; creatinina de
2,2 mg/dl; RX de tórax com in ltrado pulmonar intersticial bilateral e EQU com hematúria, proteinúria e cilindros hemáticos.
Dentre as alternativas, qual a hipótese diagnóstica mais provável e conduta?
A Tuberculose pulmonar – BAAR do escarro.
B Síndrome de Felty – fator reumatoide.
C Síndrome de Goodpasture – biópsia renal. 
D Síndrome de Sweet – biópsia pulmonar.
E Angeíte de Churg-Strauss – ANCA-P.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084185
Questão 269 Policondrite recidivante
Uma paciente de 41 anos se apresenta a um consultório oftalmológico com queixa de olho vermelho há duas semanas. Ao
exame, nota-se também edema auricular violáceo doloroso, dor na topogra a do esterno e dispneia aos leves esforços. Ao
teste da fenilefrina o olho mantém-se vermelho. Qual a principal hipótese diagnóstica? 
A Artrite reumatoide.
B Policondrite recidivante. 
C Granulomatose de Wegener.
D Esclerodermia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074842
Questão 270 Tratamento Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Qual é o tratamento mais eficaz para Granulomatose de Wegener?
A Acetaminofeno. 
B AINEs. 
C Ciclofosfamida.
D Metotrexate. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074689
Questão 271 Diagnóstico
Paciente, 6 anos de idade, foi atendida no Hospital Central da Policia Militar com quadro clinico de febrícula, fadiga e
eritema, que iniciou com máculas de cor rósea que, a princípio caram brancas com a pressão e progrediram para petéquia
ou púrpura, caracterizando-se clinicamente por púrpura palpável. As lesões se localizavam, predominantemente, em região
abaixo da cintura, sobre as nádegas, em pálpebras, lábio, região genital e dorso dos pés e das mãos. O diagnóstico clínico
inicial seria de:
A Púrpura de Henoch-Schonlein.
B Vasculite leucocitoclástica.
C Arterite de Takayasu.
D Poliarterite nodosa.
E Púrpura trombocitopênica idiopática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074221
Questão 272 Espondiloartrites
Um homem de 26 anos apresenta um episódio de diarréia, surgindo algumas semanas depois um quadro de poliartrite
assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, balanite circinada, tendinite do aquileu e lesões super ciais.
Constata-se que apresenta também uma sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. Um exame de sangue mostra HLA-
B27. O diagnóstico provável deste caso é:
A Síndrome de Reiter.
B Doença de Behçet.
C Doença de Whipple.
D Espondilite anquilosante.
E Reumatismo palindrômico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073954
Questão 273 Tratamento Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Homem, 60 anos, admitido com quadro de tosse seca, febre e epistaxe. Após 2 dias apresentou hemoptise. Exames
iniciais: creatinina: 3,2 (ref.: < 1,2 mg/dl); ureia: 92 (ref.: 10–40 mg/dl); EAS: proteínas +; hemácias: 25/c (ref.: < 5/c). Raio X de
tórax com in ltrado difuso e algumas cavitações. Após 7 dias, evoluiu com Cr: 6,3; U: 202; K: 5,0 (ref.: 3,5-5,0) anúria e
sintomas de sonolência, torpor, vômitos e apping. Considerando o quadro clínico deste paciente, qual o esquema
terapêutico mais adequado?
A Ciclofosfamida e metilprednisolona.
B Furosemida e nebulização. 
C Prednisona e azatioprina. 
D Furosemida e micofenolato de mofetila. 
E Clorambucil e dipiridamol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064809
Questão 274 Manif estações clínicas Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Diagnóstico
Homem, 60 anos, admitido com quadro de tosse seca, febre e epistaxe. Após 2 dias apresentou hemoptise. Exames
iniciais: creatinina = 3,2 (ref = <1,2 mg/dl), ureia = 92 (ref = 10 – 40 mg/dl), EAS: proteínas +, hemácias = 25/c (ref = < 5/c).
Raio X de tórax com in ltrado difuso e algumas cavitações. Após 7 dias, evoluiu com Cr = 6,3, U = 202, K = 5,0 (ref = 3,5-
5,0) anúria e sintomas de sonolência, torpor, vômitos e flapping. Qual o diagnóstico provável deste paciente?
A Lúpus Eritematoso Sistêmico (nefrite lúpica).
B Mieloma múltiplo.
C Granulomatose de Wegener.
D Glomerulonefrite pós-estreptocócica.
E GESF.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064796
Questão 275 Esclerose sistêmica Diagnóstico e classif icação
Um agricultor, masculino, 55 anos, deu entrada na emergência por causa de uma progressiva deterioração do seu estado
geral. Ele refere importante perda da força muscular chegando ao ponto de torná-lo incapaz de gerir sua fraqueza. Ele
perdeu 11 kg nos últimos 02 meses, após apresentar alguma di culdade de deglutição. Recentemente, ele se queixava de
rigidez e “congelamento” dos dedos, que prejudicavam sua capacidade de escrever. Ele entrou andando na emergência,
mas a equipe de plantão percebeu instabilidade na sua marcha. Estava pálido e apresentava alguma rigidez facial ao
responder a perguntas. Sua PA era 220 x 120 mmHg e FC era de 110 bpm. A pele estava seca e todos os dedos estavam
pálidos e frios. O RX de tórax mostrou aumento da área cardíaca. O ECG mostrava sinais de hipertro a ventricular esquerda.
A creatinina sérica era de 8,0 mg/dl e ureia de 104 mg/dl. O diagnóstico mais provável é:
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Poliarterite nodosa.
C Esclerodermia.
D Doença mista do tecido conjuntivo.
E Síndrome do anticorpo antifosfolipídico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061674
Questão 276 Vasculites Doenças autoimunes do tecido conjuntivo Espondiloartrites
Correlacione as colunas, assinalando a sequência correta:
( ) Paciente do sexo masculino, 50 anos, usuário de drogas, apresenta-se com febre e perda de peso. Ao exame físico
observa-se hipertensão, rashs cutâneos nodulares e neuropatia periférica. Os exames laboratoriais indicam VHS de 100
mm/h e cilindros hemáticos no exame de urina. 
( ) Paciente do sexo masculino, jovem, com edema de membros inferiores e úlceras recidivantes de lábios e línguas.
Recentemente observou úlceras genitais dolorosas. Não há uretrite ou conjuntivite e há sinais de trombose venosa profunda
ao exame físico. 
( ) Paciente de sexo masculino, 19 anos, refere rigidez matinal em região dorsal inferior, além de dor e limitação dos
movimentos dos ombros. Refere ainda dor ocular e fotofobia. O exame físico identifica um sopro diastólico. 
( ) Paciente, idoso, do sexo masculino, refere dor em ombros e mãos. Apresenta história de cefaleia unilateral e perda
transitória da visão. Os exames laboratoriais indicam VHS de 100 mm/h. 
A) Doença de Behçet. 
B) Espondilite Anquilosante. 
C) Polimialgia reumática. 
D) Poliarterite nodosa.
A BDAC
B DABC
C BCAD
D ABCD
E CADB
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058365
Questão 277 Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Paciente de 79 anos com história de astenia, mialgia, claudicação mandibular e um único episódio febril. A principal hipótese
diagnóstica é:
A Trombose de artérias vertebrais.
B Esclerodermia. 
C Deficiência de vitamina D.
D Arterite temporal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053140
Questão 278 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Paciente de 30 anos internado, apresenta manifestações clínicas de in ltrado pulmonar, hemorragia alveolar, pleurite,
nódulos e cavitações. O quadro descrito sugere como diagnóstico mais provável:
A Amiloidose.
B Poliartrite nodosa. 
C Lúpus Eritematoso Sistêmico.
D Granulomatose de Wegener.
E Síndrome de Goodpasture.Essa questão possui comentário do professor no site 4000047676
Questão 279 Fibromialgia Diagnóstico
S.S.M.C., de 55 anos, sexo feminino, empresária, relata quadro clínico de dor difusa, persistente, descrita como queimação
ou peso, em diferentes partes do organismo, de forma migratória, a dor vem acompanhada de fadiga diurna, sem evidências
de fraqueza muscular. O diagnóstico mais provável é:
A Poliartrite nodosa. 
B Fibromialgia.
C Osteoartrite.
D Doença de Kawasaki.
E Lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047642
Questão 280 Etiopatogenia Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Manif estações clínicas
Sobre a vasculite de Churg-Strauss, assinale a resposta ERRADA:
A É uma rara vasculite sistêmica, caracterizada por lesões neurológicas devido à infiltração dos vasa vasorum por
plasmócitos e monócitos, além de necrose hepatocitária, que pode evoluir para insuficiência hepática aguda. As
manifestações cutâneas são frequentes, em torno de 50 a 80%, sendo a púrpura a mais habitual, seguida por
nódulos.
B As manifestações cutâneas são frequentes, em torno de 50 a 80%, sendo a púrpura a mais habitual, seguida por
nódulos.
C A asma é quase sempre uma constante, podendo ser acompanhada de febre e emagrecimento.
D Ao contrário de outras vasculites sistêmicas, o envolvimento renal é menos comum na vasculite de Churg-Strauss,
aparecendo em 16 a 20% dos casos.
E Artralgias ou artrites acompanhadas de mialgias podem ser encontradas em cerca de metade dos casos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046971
Questão 281 Epidemiologia Angiíte leucocitoclástica cutânea ou vasculite leucocitoclástica Etiopatogenia
Sobre as vasculites leucocitoclásticas, assinale a alternativa ERRADA:
A Caracterizam-se por infiltração de neutrófilos em paredes de pequenos vasos envolvendo principalmente vênulas
pós-capilares, capilares e arteríolas.
B Em crianças, as vasculites leucocitoclásticas primárias são as mais observadas, sendo raras as vasculites
secundárias a outras doenças autoimunes, infecções ou neoplasias.
C A púrpura de Henoch-Schönlein é a vasculite mais comum em adultos, sendo muito frequentemente associada a
doenças do tecido conjuntivo e às neoplasias.
D As vasculites cutâneas secundárias à exposição a medicamentos podem surgir na infância e na idade adulta,
sendo as principais drogas responsáveis: penicilaminas, derivados de sulfa e anticoncepcionais orais.
E As vasculites por crioglobulinas (crioglobulinemia mista) têm como principal etiologia a associação com a hepatite
C, em até 80% ou mais dos casos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000042589
Questão 282 Arterite de Takayasu Diagnóstico
Maria Beatriz, 19 anos, tem pressões arteriais no braço direito de 152 x 104 mmHg e no braço esquerdo de 93 x 58 mmHg.
É obesa, especialmente no abdome. Tem percebido febre (2 picos febris a cada semana de 38,6°C) e "falta de energia". O
apetite diminuiu e emagreceu 7 kg nos últimos três meses. O pulso radial à esquerda é no e a extremidade é fria. Assinale a
alternativa INCORRETA:
A As causas secundárias de hipertensão arterial devem ser suspeitadas quando aparecem antes dos 20 anos de
idade
B A história clínica e o exame físico nos direcionam para uma doença que acomete as artérias subclávias,
configurando as diferenças dos valores de pressão arterial entre os braços.
C O diagnóstico mais provável é de arterite de Takayasu "em atividade de doença". A velocidade de
hemossedimentação acelerada e arteriografia revelando estenose da artéria subclávia esquerda confirmam essa
hipótese. 
D O lúpus eritematoso sistêmico é um diagnóstico a ser considerado. A positividade do FAN e negatividade do p-
ANCA definem o diagnóstico.
E A displasia fibromuscular pode explicar os achados clínicos e é identificada angiograficamente com aparência de
"rosário".
4000032496
Questão 283 Laboratório Síndrome antif osf olípide SAF Manif estações clínicas não critério
Mulher de 27 anos atendida com quadro de plaquetopenia e livedo reticular, apresenta antecedente de dois abortos
espontâneos consecutivos e trombose venosa profunda em membro inferior esquerdo. Apresenta FAN e fator reumatoide
negativos. Considerando a principal hipótese diagnóstica, quais exames laboratoriais deverão ser solicitados para essa
paciente?
A Anti-DNA e C3.
B Anti-Sm.
C Anti-Ro e anti-La. 
D Anti-CCP e p-ANCA.
E Anticoagulante lúpico e anticardiolipina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030590
Questão 284 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Paciente com quadro de rinussinusopatia sem melhora com corticoide tópico, hemorragia alveolar e alteração de ureia e
creatinina e apresentado os exames de ANCA- C e Anti-proteinase 3 positivas, apresenta como a provável causa:
A Púrpura de Henoch-Schonlein.
B Granulomatose de Wegener.
C Sindrome de Churg-Strauss.
D Doença de Kawasaki.
E Arterite de Takayasu.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024776
Questão 285 Reumatologia Bases imunológicas da Reumatologia Fatores antinucleares FAN
A dosagem sérica de FAN serve para investigação principalmente de:
A Arterite de Takayasu.
B Artrite reumatoide.
C Esclerodermia. 
D Lúpus Eritematoso Sistêmico.
E Síndrome de Sjögren.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017174
Questão 286 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Um paciente com episódios recorrentes de ulcerações orais e genitais associados à uveíte, artrite e lesões múltiplas de pele
é, provavelmente, portador de:
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Gaucher.
C Meleney.
D Takayasu.
E Behçet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015957
Questão 287 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Exames complementares
Paciente do sexo masculino, 68 anos, com história de há seis meses apresentar sinusite recorrente, estenose subglótica,
surdez de condução e neurossensorial, nódulos pulmonares com cavitação e proptose. Qual o marcador da provável
doença? 
A Antiproteinase-3.
B Fator antinuclear.
C Anti-CCP.
D PPD.
E Antimieloperoxidase.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015564
Questão 288 Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Segundo as diretrizes das sociedades de reumatologia, fazem parte dos critérios diagnósticos da arterite de células
gigantes:
A cefaleia temporal de instalação recente e amaurose fugaz.
B anorexia e perda de peso e VHS > 70 mm/h.
C claudicação mandibular e febre na ausência de infecção
D idade > 50 anos e VHS > 50 mm/h
E dor na cintura escapular e idade > 60 anos
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123705
Questão 289 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Homem, 47 anos, com emagrecimento de 8 kg em 4 meses, febre vespertina diária, artralgia, mialgia, parestesias em
membros inferiores, aspecto cianótico moteado em extremidades e dor testicular. Investigação para neoplasia negativa.
Sorologia para hepatite B positiva. Exames complementares: TGO = 37; TGP = 32; ferritina = 350; plaquetas = 250.000; Hb
= 11; VHS = 98 mm; creatinina = 1,7; ANCA = não reagente. 
Qual o diagnóstico mais provável?
A Granulomatose de Wegener.
B Churg-S trauss.
C Doença de Still do adulto.
D Arterite de Takayasu.
E Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000091088
Questão 290 Arterite de Takayasu Epidemiologia Manif estações clínicas
Qual diagnóstico é mais provável numa paciente de 30 anos que apresenta diminuição dos pulsos femorais e sopro
carotídeo bilateral?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Tromboangeíte obliterante.
C Síndrome de Takayasu.
D Angeíte de Churg-Strauss.
E Doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087347
Questão 291 Manif estações clínicas Exames complementares Diagnóstico
Idosa procura seu consultório por cefaleia unilateralde difícil controle, associada à dor e astenia proximal de membros
superiores e da cintura escapular. Trouxe exames que revelaram VHS = 120 mm (1ª hora). Palpa-se área alongada,
intumescida e dolorosa na região temporal da paciente, ipsilateral à dor. O quadro é sugestivo de:
A Arterite de células gigantes.
B Arterite de Takayasu.
C Migrânea.
D Poliarterite nodosa.
E Miastenia "gravis".
Essa questão possui comentário do professor no site 4000085126
Questão 292 Etiopatogenia Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
A causa mais frequente de glomerulonefrite membranoproliferativa secundária, com hematúria, proteinúria, doença renal
progressiva, crioglobulinemia e complementos C3 e C4 baixos é:
A Hepatite B.
B Citomegalovirose. 
C Lúpus eritematoso sistêmico.
D Vasculite de pequenas artérias. 
E Hepatite C.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084939
Questão 293 Vasculites
Mulher, 75 anos, apresenta há cerca de 8 semanas perda do apetite, prostração e dor em ombros e coluna cervical,
principalmente matinal, que a impede de se arrumar. Exame físico: mucosas hipocoradas, sem adenomegalias, palpação
dolorosa de ambos os ombros, com incapacidade de abdução ativa e abdução passiva atingindo 180° com muita dor.
Apresenta ainda hipersensibilidade à palpação de ambos os punhos e joelhos, porém sem aumento do volume e da
temperatura nas articulações referidas. Exames laboratoriais: hematócrito = 33%, hemoglobina = 11 g/L, VCM = 80 e CHCM
= 32, leucócitos = 6000/mm³, contagem diferencial normal, VHS = 97 mm na 1ª hora. Bioquímica normal, Sorologias para
dengue, HIV, vírus Epstein-Barr, hepatite B e C, toxoplasmose e citomegaloviírus negativas. 
A hipótese diagnóstica mais provável é:
A artrite reumatoide.
B polimialgia reumática.
C polimiosite.
D fibromialgia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074615
Questão 294 Vasculites
Das vasculites primárias, que acometem a criança e o adolescente, a mais frequente é:
A Doença de Kawasaki.
B Púrpura de Henoch-Schönlein.
C Poliartite nodosa.
D Arterite de Takayasu.
E Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074130
Questão 295 Síndrome de Behçet
Homem de 24 anos procura atendimento devido à presença de úlcera em glande. Ao exame, a úlcera apresenta-se
dolorosa e com base necrótica. Encontradas também lesões ulcerosas orais, sobretudo nos pilares amigdalianos.
Solicitados exames laboratoriais. Após 3 semanas, o paciente telefona dizendo que está em uma emergência devido ao
aumento de volume do MID e que foi diagnosticado trombose venosa profunda, sendo necessário ser internado. Durante a
internação, é realizado exame do fundo de olho que mostra uveíte. 
Perante o quadro apresentado, devemos pensar como hipótese diagnóstica:
A Síndrome de Takayasu.
B Sífilis.
C Síndrome de Sjögren.
D Síndrome de Behçet.
E Doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074063
Questão 296 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Manif estações clínicas
Paciente tabagista de 38 anos, sexo masculino, deu entrada no PS queixa de dor de forte intensidade em membros
superiores, apresentando áreas de isquemia nitidamente demarcadas, com boa perfusão nos tecidos adjacentes. Refere
tratamento ambulatorial por apresentar flebite superficial migratória. Qual o diagnóstico provável: 
A Tromboangeíte obliterante
B Tromboflebite
C Oclusão arterial aguda
D Sindrome de Raynaud 
E Acrocianose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068032
Questão 297 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Homem, 28 anos, tabagista com dor intensa em membro inferior esquerdo e cianose em extremidade distal de 4º e 5º
pododáctilos esquerdos. Pulsos preservados em membros inferiores, exceto por ausência de pulsos podais à esquerda. A
principal hipótese diagnóstica é:
A Síndrome do dedo azul.
B Tromboangeíte obliterante. 
C Arterite de Takayasu.
D Síndrome de Leriche.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065463
Questão 298 Autoanticorpos
Os Anticorpos séricos contra Peptídios Citrulinados Cíclicos (anti-CCP) têm valor prognóstico e diagnóstico na:
A Esclerose sistêmica.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Policondrite recidivante.
D Doença de Behçet.
E Artrite reumatoide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000063764
Questão 299 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Diante de paciente com ulceração aftosa recorrente, o residente de plantão fez a hipótese de síndrome de Behçet baseado
nos seguintes critérios:
A Ulceração genital recorrente e teste de patergia.
B Lesões cutâneas e artropatia de Charcot.
C Lesões oculares e gastrite.
D Glomerulonefrite e hepatite.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056909
Questão 300 Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Para uma paciente de 70 anos, com cefaleia temporoparietal direita de início recente, claudicação mandibular e VSH de 66
mm/h, qual o diagnóstico mais provável?
A Vasculite isolada do sistema nervoso central.
B Arterite de células gigantes.
C Poliangeíte microscópica.
D Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050445
Questão 301 Sarcoidose Sarcoidose Diagnóstico
Doença sistêmica, que caracteriza-se por granulomas não caseosos nos pulmões e em outros órgãos, podendo ser
acompanhada de uveíte, lesões cutâneas, paralisia de Bell, poliartrite, arritmias cardíacas e distúrbio de condução. Estamos
falando de:
A Síndrome de Goodpasture
B Granulomatose de Wegener 
C Proteinose alveolar
D Doença de Churg-Strauss
E Sarcoidose 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046747
Questão 302 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Exames complementares
Qual a vasculite que apresenta a maior porcentagem de positividade para os Anticorpos Anticitoplasma dos Neutró los
(ANCA)?
A Arterite de células gigantes.
B Arterite de Takayasu.
C Granulomatose de Wegener.
D Vasculite leucocitoclástica.
E Doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000043558
Questão 303 Linf omas
Das doenças abaixo, qual apresenta risco maior de desenvolvimento de linfoma quando comparado à população geral?
A Lúpus eritematoso sistêmico.
B Doença de Behçet.
C Síndrome de Sjögren.
D Policondrite Recidivante.
E Doença Mista do Tecido Conjuntivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036701
Questão 304 Bases imunológicas da Reumatologia
Em diversos cenários clínicos da medicina interna, uma enfermidade reumática autoimune deve ser lembrada como
diagnóstico possível para explicar os sinais e os sintomas dos pacientes. Para qual situação descrita as informações
adicionais de interrogatório complementar ou de laboratório não são su cientes para fortalecer a probabilidade de doença
reumática autoimune?
A Paciente de 30 anos, há 6 meses com episódios de febre recorrente mensal de efervescência espontânea,
emagrecimento, artralgias, placas avermelhadas no corpo e diarreia. Informações: intensa prostração durante a
febre, lesões de pele não fixas e piora com o aumento de temperatura, bom estado geral, hiperferritinemia.
B Mulher gestante secundigesta, com aumento de níveis pressóricos no terceiro trimestre da gestação e edema de
membros inferiores. Informação de proteinúria, elevação da VHS e anemia (Hb 10)
C Paciente com hepatite C apresentando pequenas lesões purpúricas em membros inferiores. Informação de
hipergamaglobulinemia policlonal e fator reumatoide positivo.
D Paciente com dois abortamentos prévios de início de gestação. Histórico de livedo reticular racemoso e
enxaqueca.
E Paciente masculino jovem, com episódio de acidente vascular cerebral. Informação: aftas orais dolorosas
recorrentes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036408
Questão 305 Manif estações clínicas Síndrome de Behçet
Qual das doenças do tecido conectivoestá MAIS ASSOCIADA com meningite asséptica?
A Doença de Sjögren.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Artrite reumatoide.
D Doença mista do colágeno.
E Doença de Behçet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000018920
Questão 306 Artropatia de Charcot
O aspecto do pé de Charcot é observado nos casos de:
A Tromboangeíte obliterante.
B Diabetes mellitus.
C Aterosclerose obliterante.
D Esclerodermia.
E Doença de Raynaud.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000015797
Questão 307 Diagnóstico Síndrome antif osf olípide SAF Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Mulher, 23 anos, com história de abortamento espontâneo recente, apresenta, há 1 mês, quadro de alopecia, poliartrite
simétrica generalizada, com rigidez matinal prolongada, adinamia, fotossensibilidade cutânea, edema generalizado, urinando
bem menos que o habitual, mucosas descoradas e visualização de ulcerações orais. PA = 160 x 110 mmHg. Na ausculta
torácica, detectou-se bulhas cardíacas hipofonéticas e MV abolido no 1/3 inferior do HTD (Hemitórax Direito). Discreta
taquipneia. Com relação ao caso, como apresenta antecedente de abortamento espontâneo, poderíamos considerar no
diagnóstico a associação com:
A Sífilis.
B Síndrome do anticorpo antifosfolípide primária.
C Síndrome de Sjögren.
D Síndrome do anticorpo antifosfolípide secundária.
E Vasculite secundária. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005627
Questão 308 Retinopatia Diabética Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Mieloma múltiplo MM
Estreitamento arterial, indentação nas interseções arteriovenosas, infartos da camada de bras nervosas e hemorragias
intrarretianas caracterizam manifestações oftalmológica de qual doença sistêmica? 
A Diabetes mellitus;
B Mieloma Múltiplo;
C Hipertensão arterial sistêmica; 
D Granulomatose de Wegener;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003833
Questão 309 Epidemiologia Diagnóstico Manif estações clínicas
O sintoma mais comum na poliarterite nodosa, presente em mais de 70% dos pacientes, é:
A Manifestação cutânea.
B Envolvimento gastrointestinal.
C Vasculite renal com insuficiência vascular, infarto renal. 
D Mononeurite múltipla.
E Orquite. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000121638
Questão 310 Epidemiologia Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Vasculite por IgA ou púrpura de HenochSchönlein PHS
Paciente vem encaminhado para internação com história de lesões cutâneas avermelhadas e palpáveis nos membros
inferiores há 5 dias, cada uma medindo entre 2 e 10 mm com padrão salpicado, associada à dor abdominal tipo cólica e urina
escurecida. Urina tipo I mostra proteinúria moderada e mais de 200 hemácias por campo microscópio. A função renal e os
níveis de complemento são normais. A biópsia renal revela proliferação de células mesangiais com depósito apenas de IgA
e de C3 em área mesangial que se estende às alças capilares glomerulares. 
A figura que melhor representa a incidência desta doença pela faixa etária é:
A
B
C
D
Essa questão possui comentário do professor no site 4000118783
Questão 311 Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Um menino de 6 anos é admitido na enfermaria pediátrica com quadro de febre baixa e inchaço nos joelhos e tornozelos há
4 dias. Há 1 dia, apresenta dor abdominal em cólica e sangue nas fezes. Os tornozelos e pés estão moderadamente
edemaciados e dolorosos. Apresenta ainda lesões purpúricas palpáveis ao redor dos tornozelos e na superfície extensora
das pernas. A pressão arterial é normal. O hemograma revela anemia moderada, leucocitose e contagem normal de
plaquetas. Também é encontrada hematúria. O principal diagnóstico é:
A Poliarterite nodosa.
B Púrpura de Henoch-Schönlein.
C Meningococcemia.
D Febre reumática.
E Doença de Kawasaki.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111671
Questão 312 Polimialgia reumática
Feminino, 65 anos, há seis meses tem dor e rigidez matinal nos ombros e região cervical superior com duração de 30
minutos. Exames: anemia normocítica; VHS = 100 mm/h; fator reumatoide negativo. Sem sinais ogísticos nas articulações
ou a alteração na mobilidade das mesmas. Entre as hipóteses abaixo, assinale o diagnóstico mais provável:
A Arterite de células gigantes.
B Espondiloartropatia.
C Polimialgia reumática. 
D Malignidade.
E Fibromialgia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000102990
Questão 313 Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
Mulher, 52a, branca, relata aparecimento de manchas avermelhadas nas pernas há 5 meses. Refere sensação de
formigamento e diminuição de movimento em membros inferiores e mãos. É portadora do vírus da hepatite C, em
tratamento. Exame físico: PA = 136 x 88 mmHg, livedo reticular em antebraço, abdome e membros inferiores; lesões
purpúricas nos pés; força muscular diminuída em região distal de membros inferiores e superiores. Fator reumatoide = 628
U/ml; FAN = 1/80 pontilhado grosso; Anti HCV = reagente, HCV-RNA = positivo. Eletroneuromiogra a: polineuropatia
crônica com predomínio axonal e comprometimento sensitivo severo e motor moderado em membros inferiores. Biópsia
de pele: in ltrado linfomononuclear perivascular super cial. Biópsia hepática: compatível com hepatite crônica pelo vírus C.
O DIAGNÓSTICO É:
A Vasculite pauci-imune.
B Crioglobulinemia secundária.
C Poliangeíte microscópica.
D Púrpura de Henoch-Schöenlein.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095561
Questão 314 Eritema multif orme
Pré-escolar de cinco anos, sexo masculino, é levado ao pediatra por apresentar "vermelhidão na pele", que surgiu no
terceiro dia após início de tratamento com amoxocilina para amigdalite aguda. Exame físico: afebril, bom estado geral,
pequenas máculas e pápulas com bordas eritematosas nas extremidades superiores, algumas com vesícula central, duas
erosões na mucosa oral. Este quadro sugere a seguinte hipótese diagnóstica:
A eritema multiforme menor.
B vasculite alérgica.
C urticária multiforme.
D eritema morbiliforme.
E mononucleose infecciosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082449
Questão 315 Manif estações clínicas Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Mulher idosa procura seu atendimento devido à fadiga de cintura escapular, cefaleia e dor ao mastigar. Os exames
laboratoriais simples foram normais, exceto VHS muito elevado. Ao exame físico, a paciente apresenta espessamento
doloroso da artéria em fronte lateralmente. O quadro é sugestivo de:
A Poliarterite nodosa.
B Doença de Takayasu.
C Poliangeíte microscópica.
D Arterite de células gigantes.
E Poliangeíte de Buerger.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000081591
Questão 316 Vasculites
Adolescente com infecção respiratória recente, inicia quadro de febre, artralgia, glomerulonefrite e lesões purpúricas
palpáveis que predominam em membros inferiores e região glútea. Biópsia cutânea revela depósitos de IgA. Qual é o
diagnóstico que se impõe com estes achados:
A Poliarterite Nodosa
B Púrpura de Henoch-Schönlein
C Granulomatose de Wegener 
D Lúpus Eritematoso Sistêmico
E Púrpura hipergamaglobulinêmica de Waldenström
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076521
Questão 317 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
O achado de in amação granulomatosa e de in ltrado tecidual por eosinó los em biópsia pulmonar realizada na
investigação de broncoespasmos episódicos indica o diagnóstico de:
A Síndrome de Churg-Strauss.
B Poliangeíte microscópica.
C Sarcoidose.
D Angeíte leucocitoclástica.
E Asma brônquica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000072950
Questão 318 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger
Paciente tabagista de 38 anos, sexo masculino, deu entrada no PS com queixa de dor de forte intensidade em membros
superiores, apresentando áreas de isquemia, nitidamente demarcadas, com boaperfusão nos tecidos adjacentes. Refere
tratamento ambulatorial por apresentar flebite superficial migratória. Qual o diagnóstico provável: 
A Tromboangeíte obliterante. 
B Tromboflebite. 
C Oclusão arterial aguda.
D Síndrome de Raynaud.
E Acrocianose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069801
Questão 319 Vasculites
Uma mulher de 51 anos é atendida com queixas de urticária, erupção cutânea e úlceras nos membros inferiores. O exame
físico revela púrpura palpável, úlceras e lesões urticariformes nos braços e pernas, adenopatia cervical e axilar e
hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais: VHS = 65 mm; fator reumatoide = 489; C3 = 24; IGO = 876; fosfatase alcalina
= 234; EAS = 20 a 30 hemácias; proteinúria negativa; sem cilindros. Crioglobulinas positivas no sangue. Biópsia da pele
revela vasculite leucocitoclástica. Qual a provável etiologia desta síndrome vasculítica? 
A Infecção por parvovírus.
B Reação a drogas.
C Infecção por vírus da hepatite C.
D Septicemia por estafilococos. 
E Lúpus eritematoso. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064844
Questão 320 Vasculites de pequenos vasos Vasculites
Todas as vasculites abaixo envolvem pequenos vasos, EXCETO:
A Púrpura de Henoch-Shönlein.
B Vasculite por hipersensibilidade.
C Granulomatose de Wegener.
D Doença de Takayasu.
E Crioglobulinemia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000062738
Questão 321 Fibromialgia Diagnóstico
Uma senhora de 55 anos vem apresentando há cerca de 1 ano, dor no corpo, cansaço, falta de energia e de disposição para
realizar suas tarefas rotineiras, cefaleia e perda de memória. Nega perda de peso e febre. Refere que não está conseguindo
mais trabalhar e pede um atestado médico para tentar conseguir um auxílio-doença e poder se tratar. Ao exame, o médico
encontra apenas pontos de sensibilidade dolorosa sobre proeminências ósseas e porções mediais de segmentos
musculares. Com relação ao quadro, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto.
A Fibromialgia.
B Esclerodermia.
C Artrite reumatoide.
D Doença de Behçet.
E Lúpus eritematoso sistêmico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000062208
Questão 322 Osteoartropatia hipertróf ica Artropatias associadas a neoplasias
Doenças sistêmicas com manif estações reumatológicas
Associe os achados característicos à doença mais provável. 
1- Fenômeno de Raynaud transitório; 
2- Início agudo de ptose de supercílio direito e desvio de comissura labial à direita; 
3- Vesicopústulas hemorrágicas; 
4- Atrofia óptica isquêmica; 
5- Oligoartrite inflamatória em homem de 21 anos; 
6- Deformidade pela subluxação da primeira metacarpofalangeana em mulher de 66 anos; 
7- Baqueteamento digital, periostite e edema doloroso em ossos e articulações. 
a) Acromegalia; 
b) Arterite temporal; 
c) Síndrome de Reiter; 
d) Artrite relacionada à doença de Lyme; 
e) Carcinoma broncogênico; 
f) Artrite gonocócica disseminada.
A 1d, 2e, 3f, 4a, 5d, 6b.
B 1b, 2e, 3c, 4b, 5a, 7d.
C 1b, 2f, 3a, 4d, 5c, 7b.
D 1a, 2d, 3f, 4b, 5c, 7e.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047092
Questão 323 Diagnóstico Manif estações clínicas Exames complementares
 Paciente masculino, 50 anos, com histórico de dor abdominal em cólica recorrente, enterorragia e eventualmente diarreia.
Emagreceu 15 kg no período e refere mialgia acentuada. Vem sendo acompanhado por gastroenterologista. No último mês,
evoluiu com lesão tipo gangrena em hálux. Sem antecedentes mórbidos prévios, negando HAS. Ao exame, apresenta livedo
reticular difuso, PA 170 x 100. Laboratório com HMG normal, VHS-40, PCR 30 (VR "menor que" 6 mg\l), urina I apenas com
hematúria 3+. Ureia 90, creatinina 2,0. FAN e ANCA negativos. Colonoscopia com lesões hemorrágicas, petéquias difusas
em cólon, áreas de frialdade de mucosa. Qual exame será de maior rendimento e qual a principal hipótese diagnóstica?
A Biópsia mucosa cólon, Granulomatose Wegener.
B Biópsia mucosa cólon, Doença de Crohn.
C Biópsia renal, Lúpus Eritematoso Sistêmico.
D Biópsia renal, Poliarterite Nodosa.
E Arteriografia Mesentérica, Poliarterite Nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000042471
Questão 324 Síndrome de Behçet Diagnóstico
Paciente masculino de 30 anos se apresenta em pronto-socorro com quadro agudo de fraqueza em hemicorpo D e
disartria. Não há histórico de cefaleia aguda ou febre. Tem antecedente de trombose venosa profunda em membro inferior
após jogo de futebol. Seu exame físico demonstra hemiparesia braquiocrural, fIácida D, paralisia facial central D, desvio de
língua exposta para D e hiporre exia profunda em hemídio D. Nuca livre. A avaliação reumatológica ressaltou histórico de
aftas orais recorrentes e somou dado físico atual de olho vermelho difuso unilateral doloroso e sem secreção. Imagem com
TC de crânio com lesão hipodensa em núcleos da base E, em efeito de massa. Liquor normal. HMG, VHS e PCR,
hepatograma, função renal e urina I normais. FAN 1\80 nuclear pontilhado no denso, anti-DNA e anti-ENA negativos,
anticardiolopina IgM e IgG negativos, anticoagulante lúpico negativo, ANCA-P e ANCA-C negativos. Qual o diagnóstico
mais provável?
A Síndrome Antifosfolipídica.
B Neoplasia Metastática.
C Síndrome de Behçet
D Poliarterite Nodosa.
E Espondiloartrite.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000042441
Questão 325 Fenômeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud pode estar presente em doenças arteriais oclusivas, em intoxicações, após traumas repetitivos e
após gangrena. Nas doenças reumáticas, está associado, principalmente, a:
A Osteoporose;
B Arterite de Takayasu;
C Esclerose sistêmica;
D Poliangeíte microscópica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027497
Questão 326 Síndrome do anticorpo antif osf olipídeo SAAF Laboratório Síndrome antif osf olípide SAF
A determinação dos autoanticorpos nas doenças reumáticas é útil na classi cação clínica, na caracterização de alvos
antigênicos e no monitoramento terapêutico. A pesquisa no plasma do anticoagulante lúpico mostra uma associação
importante com a:
A Síndrome do anticorpo antifosfolípide.
B Artrite reumatoide.
C Doença de Behçet.
D Síndrome de Sjögren.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000027481
Questão 327 Manif estações hematológicas Artrite reumatoide AR Manif estações extraarticulares
A artrite reumatoide é uma doença in amatória crônica e acomete cerca de 0,5 a 1% da população mundial. A associação
entre esta doença, esplenomegalia e neutropenia é denominada de:
A Síndrome de Sjögren.
B Doença de Still.
C Síndrome de Felty.
D Doença de Behçet.
E Síndrome de Kaplan.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000025477
Questão 328 Diagnóstico Artrite reativa
Humberto, 35 anos, apresenta um episódio autolimitado de diarreia, surgindo algumas semanas depois um quadro de
poliartrite assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, tendinite do aquileu, lesões super ciais,
eritematosas e indolores no pênis. Constata-se que apresenta também uma sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral.
Um exame de sangue mostra HLA-B27. O diagnóstico provável deste caso é:
A Doença de Behçet
B Síndrome de Reiter
C Doença de Whipple
D Espondilite anquilosante 
E Reumatismo palindrômico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017858
Questão 329 Manif estações clínicas Polimialgia reumática Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Geralmente, a condição mais relacionada à polimialgia reumática é:
A Tromboangeíte obliterante. 
B Arterite temporal.
C Doença de Takayasu.
D Poliarterite nodosa.
E Artrite reumatoide.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017807
Questão 330 Artrite reumatoide AR Manif estações extraarticulares Manif estações cutâneas
Nódulos subcutâneos são encontrados mais frequentemente em:
A Artrite reumatoide.
B Lúpus Eritematoso Sistêmico.
C Dermatomiosite.D Vasculite por hipersensibilidade.
E Periarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000124169
Questão 331 Arterite de Takayasu Hipertensão renovascular
Mulher branca, de 21 anos, foi atendida no PS com queixa de crises de cefaleia há cerca de 5 meses, tendo sido atendida
no PS por diversas vezes e medicada com analgésicos com pouca melhora. Ao exame físico, foi observado: PA em braço
direito de 180 x 100 e FC = 90 bpm e presença de sopro em topogra a de artéria renal direita, de ++/4+. Considerando que
a principal hipótese para o caso seja de hipertensão renovascular, assinale a afirmativa CORRETA:
A Provas de atividade inflamatória alteradas poderiam ser de grande valor para se fazer o diagnóstico etiológico.
B Hemossedimentação de 60 mm poderia indicar possibilidade de arterite temporal.
C Há indicação imediata de arteriografia para colocação de stent em artéria renal.
D A principal hipótese diagnóstica para o caso seria de pan-arterite nodosa, pois a hipertensão arterial ocorre em
mais de 70% destes casos.
E Está indicada nefrectomia neste caso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107413
Questão 332 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Um homem de 36 anos procura atendimento médico por tosse e hemoptise. Refere artralgia leve difusa, rinorreia com
secreção purulenta e sinusites recorrentes, associadas à tosse e dispneia há cerca de 4 meses, tendo sido atendido duas
vezes em prontosocorro e tratado com diagnóstico de pneumonia. A radiogra a de tórax mostra in ltrado alveolar nodular
na base do pulmão direito, tem sedimento urinário com hematúria, proteinúria e cilindros granulosos e hialinos e creatinina de
2,4 mg/dl. Os dados sugerem o diagnóstico de:
A arterite de células gigantes.
B crioglobulinemia.
C granulomatose de Wegener.
D poliarterite nodosa.
E síndrome de Churg-Strauss.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000104400
Questão 333 Manif estações clínicas Poliarterite nodosa PAN
Paciente do sexo feminino, 60 anos, branca, não tabagista, refere história prévia de úlceras cutâneas dolorosas de membros
inferiores por 20 anos. Agora, aberto quadro clínico de livedo reticular, febre, mialgia importante, inapetência, perda
ponderal > 10 kg, hipertensão arterial de início recente (PA: 220/110 mmHg), perda rápida e progressiva de função renal com
evidência de hematúria microscópica, leucocitúria asséptica, hemoptise e in ltrado alveolar bilateral na TC de alta resolução
de tórax. O lavado broncoalveolar demonstra células com predomínio de polimorfonucleares. Qual o diagnóstico mais
provável desta paciente?
A Granulomatose de Wegener;
B Poliangeite Microscópica;
C Síndrome de Churg Strauss;
D Poliarterite Nodosa;
E Vasculite de Hipersensibilidade. 
4000095729
Questão 334 Manif estações neuropsiquiátricas Arterite de Células Gigantes Etiopatogenia
Relacione a primeira coluna com a segunda:
ENTIDADE NEUROLÓGICA :
1) Miastenia gravis.
2) Esclerose lateral amiotrófica.
3) Esclerose múltipla.
4) Arterite craniana.
5) Cerebrite lúpica.
MECANISMOS PATOGÊNICOS:
( ) Vasculite por imunocomplexos.
( ) Vasculite de células gigantes.
( ) Anticorpo antirreceptor da acetilcolina.
( ) Agressão celular contra bainha de mielina.
( ) Disfunção no corno anterior da medula.
A seqüência correta para o preenchimento de cima para baixo dos parênteses é:
A 5, 4, 1, 3, 2.
B 4, 5, 1, 2, 3.
C 5, 3, 1, 2, 4.
D 5, 3, 4, 2, 1.
E 4, 3, 2, 1, 5.
4000093982
Questão 335 Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
Homem, 30 anos, tem diagnóstico de hepatite crônica ativa por HCV há 2 anos. No momento, apresenta transaminases
levemente aumentadas. Nos últimos 30 dias, surgiram púrpuras não trombocitopênicas, poliartrite de membros inferiores,
glomerulite e neuropatia periférica. A testagem para fator reumatoide é positiva. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Crioglobulinemia mista associada ao HCV.
B Lúpus eritematoso sistêmico associado ao HCV.
C Artrite reumatoide.
D Púrpura de Henoch-Schönlein.
E Doença mista do tecido conjuntivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000093779
Questão 336 Manif estações clínicas Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando quadro de sinusite recorrente associado à congestão nasal, tosse,
dispneia, hemoptise e perda progressiva da função renal. O diagnóstico mais provável é:
A Poliarterite nodosa.
B Arterite de Takayasu.
C Granulomatose de Wegener.
D Arterite de células gigantes.
E Crioglobulinemia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090087
Questão 337 Rabdomiólise
Paciente, em prolongada imobilidade, apresenta insu ciência renal aguda com níveis aumentados de Creatinina-Quinase
(CK), presença de hemoglobina no “dipstick” e ausência de hemácias na análise de urina. Esse quadro sugere como
diagnóstico:
A Doença de Takayasu.
B Glomerulonefrite difusa aguda.
C Rabdomiólise.
D Hiperuricemia.
E Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088959
Questão 338 Glomerulonef rite rapidamente progressiva Hemoptise
Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada causa da síndrome pulmão- rim, caracterizada por hemoptise,
infiltrado pulmonar, anemia e glomerulonefrite rapidamente progressiva?
A Síndrome de Goodpasture.
B Crioglobulinemia.
C Vasculite de pequenos vasos com ANCA-positivo.
D Glomerulonefrite membranosa.
E Púrpura de Henoch-Schönlein.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087325
Questão 339 Vasculites Colagenoses na gestação Lupus eritematoso Sistêmico LES Espondilite Anquilosante
Correlacione as colunas. 
I) Granulomatose de Wegener; 
II) Poliangeíte microscópica; 
III) Lúpus eritematoso sistêmico; 
IV) Artrite reumatoide; 
V) Espondilite anquilosante. 
( ) HLA B27; 
( ) Anti-CCP; 
( ) Anti-DNA; 
( ) p-ANCA; 
( ) c-ANCA. 
A sequência CORRETA é encontrada em:
A V – IV – III – I - II.
B IV – III – V – I - II.
C I – III – IV – II - V.
D V – IV – III – II - I.
E V – II – III – I - IV.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000086906
Questão 340 Vasculites
Assinale a alternativa que contém a CORRETA associação do tipo de vasculite e a respectiva lesão cutânea:
A Angiíte leucocitoclástica – nódulos eritematosos, purpúricos e ulcerados, placas e púrpura.
B Lupus eritematoso sistêmico – nódulos subcutâneos profundos com ulceração, livedo reticular e equimoses.
C Doença de Takayasu – necrose cutânea no couro cabeludo.
D Granulomatose de Wegener – pápulas purpúricas, bolhas hemorrágicas e infartos cutâneos.
E Angiíte Granulomatosa Alérgica de Churg-Strauss – nódulos ulcerativos, gangrena periférica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000067773
Questão 341 Síndrome de Behçet
São critérios diagnósticos da síndrome de BEHÇET, EXCETO:
A Ulceração oral recorrente.
B Ulceração genital recorrente. 
C Teste de patergia.
D Lesões oculares.
E Sintomas vestíbulo-auditivos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064889
Questão 342 Síndrome de Behçet Febre Reumática FR Espondilite Anquilosante
Correlacione as colunas, assinalando a sequência correta: 
( ) Paciente do sexo masculino, 50 anos, usuário de drogas, apresenta-se com febre e perda de peso. Ao exame físico
observa-se hipertensão, rashes cutâneos nodulares e neuropatia periférica. Os exames laboratoriais indicam VHS de 100
mm/h e cilindros hemáticos no exame de urina. 
( ) Paciente do sexo masculino, jovem, com edema de membros inferiores e úlceras recidivantes de lábios e línguas.
Recentemente observou úlceras genitais dolorosas. Não há uretrite ou conjuntivite e há sinais de trombose venosa profunda
ao exame físico. 
( ) Paciente do sexo masculino, 19 anos, refere rigidez matinal em região dorsal inferior, além de dor e limitação dos
movimentos dos ombros. Refere ainda dor oculare fotofobia. O exame físico identifica um sopro diastólico.
( ) Paciente, idoso, do sexo masculino, refere dor em ombros e mãos. Apresenta história da cefaleia unilateral e perda
transitória da visão. Os exames laboratoriais indicam VHS de 100 mm/h. 
A. Doença de Behçet. 
B. Espondilite Anquilosante. 
C. Polimialgia reumática. 
D. Poliarterite nodosa.
A B, D, A, C.
B D, A, B, C.
C B, C, A, D.
D A, B, C, D.
E C, A, D, B.
4000063947
Questão 343 Febre Reumática FR
Uma jovem de 16 anos abre um quadro febril evoluindo com cefaleia, artralgia e artrite do tipo poliartrite migratória, seguido
de taquicardia e presença de “soprologia” no exame do aparelho cardiovascular. O diagnóstico diferencial deve incluir
obrigatoriamente:
A Artrite reumatoide.
B Artrite séptica.
C Febre reumática.
D Arterite temporal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000059910
Questão 344 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Febre, mononeurite múltipla, glomerulite, hipertensão arterial e eosinofilia sugerem:
A Doença de Kawasaki.
B Granulomatose de Wegener.
C Síndrome hipereosinofílica.
D Poliarterite nodosa.
E Tuberculose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049983
Questão 345 Hepatite C Etiopatogenia Vasculite crioglobulinêmica
Qual das infecções abaixo se associa mais comumente à crioglobulinemia mista?
A Tuberculose.
B Histoplasmose.
C Hepatite C.
D Mononucleose.
E Sífilis.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000044598
Questão 346 Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
Homem de 35 anos evolui com perda de função renal rapidamente progressiva associada à púrpura palpável e foi internado
para investigação de possível vasculite sistêmica. Nega patologias prévias. Exame físico normal em demais aspectos. Além
de azotemia, outras alterações laboratoriais séricas incluem PCR e VHS aumentados, níveis de complemento baixos e
discreta anemia. Sumário de urina mostrou cilindros hemáticos e 3+ de proteínas. A proteinúria 24h foi de 3.600 mg. Dentre
as doenças abaixo, qual é a melhor possibilidade diagnóstica?
A Poliangiite microscópica.
B Granulomatose de Wegener.
C Churg-Strauss.
D Crioglobulinemia mista.
E Glomerulonefrite pauci-imune idiopática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000010404
Questão 347 Vasculites de grandes vasos Vasculites Manif estações clínicas
Paciente masculino, 65 anos, com claudicação da mandíbula, cefaleia pulsátil hemicraniana, artéria temporal ipsilateral
pulsátil, endurecida, rigidez matinal, VHS 110 mm. Qual o diagnóstico mais provável?
A Arterite de Takayasu.
B Vasculite isolada do SNC.
C Enxaqueca com aura.
D Glanulomatose de Wegener.
E Arterite Temporal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000007131
Questão 348 Diagnóstico Poliarterite nodosa PAN
Homem de 40 anos é internado com quadro de astenia, febre baixa, dor precordial constritiva, redução do volume urinário
e parestesias em MMll, há 14 dias. Nega patologias prévias. O exame físico mostra PA = 180 x 120 mmHg, FC = 96 bpm,
ritmo cardíaco regular com 4° bulha, nódulos eritematosos e dolorosos de 1 cm de diâmetro nos membros inferiores,
redução da sensibilidade super cial nos pés e na perna esquerda. Exames complementares: Ht = 38%, leucócitos =
15.000/mm³ (especí ca normal), VHS = 52 mm/h, glicose = 110, ureia = 63, creatinina = 2,2, CPK = 58, CK-MB = 10 Ul, FAN
- negativo, látex = lis, CH 100 = 40%, C3 reduzido, urina = 10 - 15 hemácias/campo, 2-4 piócitos/campo, +++ de proteína, o
ECG mostra isquemia em parede lateral, radiografia de tórax normal. Diante desse quadro, o diagnóstico provável é:
A arterite de células gigantes 
B lúpus eritematoso sistêmico
C angeíte de Churg-Strauss
D granulomatose de Wegener
E poliarterite nodosa
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107187
Questão 349 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Exames complementares
Mulher de 50 anos apresenta sinusites de repetição e quadro crônico de tosse com hemoptise. A radiogra a de tórax
mostra in ltrados pulmonares difusos, a proteinúria de 24 horas vale 1,8 gramas, a creatinina sérica é de 1,6 mg/dl. A pesquisa
de bacilos álcoolácidos resistentes no escarro é negativa e o anti-HIV é não reagente. Para con rmar a principal hipótese
diagnóstica deve-se dosar anticorpo anti:
A mitocôndria.
B citoplasma de neutrófilo.
C centrômero.
D endomísio.
E músculo liso.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000102430
Questão 350 Polimialgia reumática Diagnóstico Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Homem, 75 anos, apresenta febrícula vespertina, mialgias em cintura escapular e sinovites metacarpofalangeanas há 1 mês.
Há 3 dias tem claudicação de mandíbula e episódios de perda visual. O VSG é de 105 mm na 1ª hora. O diagnóstico mais
provável para este paciente é:
A artrite reumatoide associada à vasculite sistêmica.
B polimialgia reumática.
C arterite temporal.
D polimialgia reumática associada à arterite de células gigantes.
E poliarterite nodosa. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000088782
Questão 351 Etiopatogenia Poliarterite nodosa PAN
A poliarterite nodosa relaciona-se mais frequentemente com o vírus da hepatite: 
A A.
B B.
C C.
D D.
E E.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065154
Questão 352 Angiíte leucocitoclástica cutânea ou vasculite leucocitoclástica Etiopatogenia
Exames complementares
Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros
inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e cam mais intensas no nal do dia. Ela traz uma
biópsia de pele, com o seguinte laudo: in amação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de
polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores.
Com relação a esse caso, é correto afirmar:
A O uso de propiltiuracil tem sido implicado em casos como esse associado a altos títulos de FAN (fator
antinuclear), caracterizando um quadro lúpus-símile. 
B Nesse caso é contraprodutivo procurar uma doença primária sistêmica que envolva os vasos de maior calibre.
C Esse quadro é idiopático em 30% dos casos.
D A infecção por hepatite C pode ser a causa desse quadro, principalmente no contexto da poliarterite nodosa. 
E Na presença de púrpura palpável, a biópsia de pele é dispensável.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049864
Questão 353 Autoanticorpos
A dosagem de anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) é útil para o diagnóstico e monitoramento de:
A Osteoartrite.
B Lúpus eritematoso sistêmico.
C Escleroderma. 
D Artrite reumatoide.
E Doença de Bechet.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047640
Questão 354 Vasculites Autoanticorpos
As Vasculites são constituídas por um grande grupo de síndromes caracterizadas por in amação e necrose da parede dos
vasos sanguíneos, resultando em estreitamento ou oclusão do lúmen. Os anticorpos contra o citoplasma de neutró los com
padrão citoplasmático, dirigidos contra a proteinase 3, uma serina protease, é mais especí ca para qual das doenças
abaixo? 
A Síndrome de Churg-Strauss. 
B Poliarterite nodosa.
C Púrpura de Henoch-Schönlein. 
D Poliangeíte microscópica.
E Granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041265
Questão 355 Vasculites de pequenos vasos Vasculites Vasculites associadas ao ANCA
Paciente de 42 anos, masculino, procurou atendimento médico com quadro de cefaleia, febre, emagrecimento, paralisia do
VIII par craniano, baixa acuidade auditiva e proptose ocular. O diagnóstico mais provável é:
A LES
B Arterite de células gigantes
C Arterite primária do SNC
D Granulomatose de Wegener 
E Poliangeíte microscópica
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036496
Questão 356 Vasculites de grandes vasosVasculites de pequenos vasos Vasculites
Analise as seguintes afirmações sobre vasculites sistêmicas primárias:
I - A púrpura de Henoch-Schönlein é uma vasculite imunomediada associada ao depósito de Imunoglobulina A (lgA). O
achado histopatológico característico desta patologia é uma vasculite leucocitoclástica, com presença de restos de
neutrófilos, acompanhada de depósitos de imunocomplexos contendo IgA nos órgãos afetados;
II - A doença de Kawasaki, também denominada síndrome do linfonodo mucocutânea, é uma condição frequentemente
autolimitada, com febre e manifestação de in amação aguda durando ao redor de 12 dias sem terapia. Contudo,
complicações como aneurisma de artéria coronária, comprometimento da função miocárdica com insu ciência cardíaca,
infarto do miocárdio, arritmia e oclusão arterial periférica podem ocorrer levando a um aumento da morbidade e da
mortalidade;
III - Arterite de Takayasu é uma vasculite sistêmica que atinge predominantemente mulheres jovens e acomete a aorta, seus
ramos primários e as artérias pulmonares.
Está CORRETO o que se afirma em:
A I, II, III
B I e II apenas
C I e III, apenas
D II e III, apenas
E III, apenas
4000025442
Questão 357 Vasculites de pequenos vasos Vasculites Outras vasculites
São vasculites cutâneas de pequeno vaso, exceto:
A Púrpura de Henoch-Schönlein
B Granulomatose de Wegener 
C Urticária Vasculite
D Reação Hansênica
E Crioglobulinemia Mista Essencial
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019024
Questão 358 Diagnóstico Vasculite crioglobulinêmica
Paciente de 45 anos é avaliado por perda de função renal progressiva há 3 semanas. Era previamente saudável até início de
maio de 2009, quando passou a apresentar febre diária de até 38°C, lesões avermelhadas pelo corpo e dores articulares.
Procurou assistência logo no início, tendo sido conduzido como virose inespecí ca. Exames da época estavam normais. O
uso do analgésico prescrito pelo médico (dipirona) aliviou os sintomas, mas as queixas persistiram e ao longo do mês foi
várias vezes à emergência para reavaliação. Exames do restante de maio mostram aumento progressivo dos níveis de
creatinina, hemogramas persistentemente normais e marcadores in amatórios (VHS e PCR) aumentados. No início do mês
seguinte, passou a queixar-se, aditivamente, de perda de força no pé esquerdo e no braço direito. Exames resgatados do
início de junho de 2009 con rmaram contínua perda de função renal, sendo detectado proteinúria (+++/4) pela primeira vez
em um sumário de urina do dia 15/06/09. Neste mesmo dia, os demais exames solicitados e citados anteriormente
mantinham seus padrões, porém, os níveis de dosagem de complemento (C3 e C4) estavam consideravelmente diminuídos.
O paciente foi, então, encaminhado a este serviço, sendo avaliado em 25/06/09. As queixas eram as mesmas já citadas. O
exame físico evidenciava púrpura palpável em membros inferiores e abolição dos re exos tendinosos profundos e
comprometimento importante da força em membros inferior esquerdo e superior direito, sem outras alterações relevantes
detectadas. Exames da admissão tinham basicamente as mesmas alterações já citadas com ressalva à piora adicional da
função renal. O padrão de evolução dos níveis séricos de Creatinina (Cr) foi o seguinte: (VER IMAGEM). Com base nestes
dados, qual das hipóteses abaixo representa a etiologia mais provável para este caso?
A Púrpura de Henoch-Schönlein.
B Granulomatose de Wegener.
C Vasculite de Churg-Strauss.
D Crioglobulinemia.
E Poliarterite nodosa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000009581
Questão 359 Esclerose sistêmica Quadro clínico Pulmonar
Comprometimento pulmonar grave é mais frequente em:
A esclerose sistêmica progressiva
B artrite reumatoide 
C lúpus eritematoso sistêmico
D doença de Beçhet
E síndrome de Raynoud 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004824
Questão 360 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Qual doença deve-se suspeitar diante de sintomas respiratórios, glomerulonefrite, vasculite, C-anca positivo:
A Síndrome de Behçet
B espondilite anquilosante
C Artrite psoriática
D Granulomatose de Wegener
E Artrite séptica
Essa questão possui comentário do professor no site 4000114180
Questão 361 Síndrome do anticorpo antif osf olipídeo SAAF Síndrome antif osf olípide SAF
Manif estações clínicas não critério
A associação de fenômenos de trombose vascular predominantemente arterial (AVC, infarto do miocárdio, infarto renal),
perdas fetais recorrentes, plaquetopenia e vegetações valvares não bacterianas faz supor o diagnóstico de:
A síndrome do anticorpo antifosfolípide.
B síndrome de Sjögren.
C doença de Behcet.
D doença de Paget.
E granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111603
Questão 362 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Homem de 50 anos, internado para investigação de sinusite, otite, ceratoconjuntivite e múltiplos nódulos pulmonares na
radiografia de tórax. Um dos principais diagnósticos é:
A Síndrome de Reiter.
B Granulomatose de Wegener.
C Arterite da Takayassu.
D Doença de Kawasaki
4000108021
Questão 363 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Diagnóstico
Homem de 30 anos, fumante, com quadro de trombo ebite super cial e insu ciência arterial distal dos membros inferiores.
Hipótese diagnóstica:
A Arterite idiopática de Takayasu.
B Asterosclerose dos membros inferiores.
C Tromboangeíte obliterante.
D Arterite de células gigantes.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107989
Questão 364 Tratamento Exames complementares Arterite de células gigantes ou arterite temporal
Mulher, 72 anos de idade, apresenta há três semanas, febre baixa, fadiga, anorexia, cefaleia temporal direita intensa e
di culdade para a mastigação. Ao exame, observou-se hipersensibilidade e dor à palpação na região temporal. Qual é a
conduta?
A Prescrever, imediatamente, corticosteroide e solicitar exames de VHS e biópsia da artéria temporal.
B Solicitar tomografia de crânio, exame hematológico completo, VHS e aguardar os resultados para definir a
conduta.
C Prescrever anti-inflamatórios não esteroidais, aciclovir e reavaliar após uma semana.
D Solicitar angiorressonância de crânio, internar e anticoagular a paciente.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000101060
Questão 365 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Manif estações clínicas
Dentre as vasculites pulmonares a seguir, qual tem importante relação com a asma? 
A Arterite de Takayasu.
B Granulomatose de Wegener.
C Doença de Churg-Strauss.
D Poliarterite nodosa.
E Doença de Goodpasture. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000095331
Questão 366 Complicações da DRC Doença Renal Crônica
A mais temida complicação da ressonância magnética por imagem contrastada nos pacientes com insu ciência renal
crônica é a indução de quadro clínico compatível com:
A poliarterite nodosa. 
B dermatomiosite.
C fibrose sistêmica progressiva.
D lúpus eritematoso sistêmico.
E esclerodermia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082799
Questão 367 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Mulher, 58 anos, há seis meses apresentou três episódios de sinusite. Há uma semana surgiram lesões eritematosas, algumas
delas evoluindo para úlceras, um edema periorbital, febre e tosse. Investigação complementar revela creatinina de 4,2;
radiogra a de tórax com in ltrado intersticial, radiogra a de seios da face com uma pansinusite. A principal hipótese
diagnóstica é:
A púrpura de HENOCH-SCHÖENLEIN.
B síndrome de GOODPASTURE.
C AIDS.
D granulomatose de WEGENER.
E poliarterite nodosa.
4000067463
Questão 368 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Púrpura de HenochSchöinleinVasculite por IgA
Associe o envolvimentorenal com as doenças em questão:
1. Mulher com rash em borboleta, FAN positivo e síndrome nefrótica. PA = 110 x 60.
2. Homem de 54 anos, com sinusites de repetição, esclerite e proteinúria de 1,2 g/L em 24h. C3 e C4 são normais.
3. Criança de 12 anos com rash purpúrico em membros inferiores após vacinação por rubéola. Hematúria microscópica e
dor abdominal.
4. Mulher com FAN positivo, creatinina de 2,9 mg/dl, PA de 190 x 110 mmHg e hematúria.
5. Homem de 50 anos que teve um episódio anterior de mononeurite multiplex cando com a mão direita em garra. PA de
220 x 110 mmHg. Parcial de urina e creatinina normais.
A- Poliarterite nodosa,
B- Granulomatose de Wegener,
C- Lúpus com glomerulonefrite classe V da OMS,
D- Lúpus com glomerulonefrite classe IV da OMS,
E- Púrpura de Henoch-Schönlein.
A 1d, 2a, 3e, 4d, 5b
B 1c, 2b, 3e, 4d, 5a
C 1d, 2b, 3e, 4c,5a
D 1c, 2a, 3e, 4d, 5b
E 1c,2e,3c,4a, 5b
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052320
Questão 369 Diagnóstico Artrite reativa
Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, evoluindo após algumas semanas com poliartrite
assimétrica de membros inferiores, dactilite nos pododáctilos, tendinite no aquileu, lesões superficiais eritematosas no pênis. 
Apresenta sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. O diagnóstico mais provável é:
A Doença de Behçet
B Síndrome de Reiter
C Doença de Whipple
D Espondilite Ancilosante
E Polimialgia Reumática
Essa questão possui comentário do professor no site 4000048641
Questão 370 Granulomatose eosinof ílica com poliangiíte GEPA ou síndrome de ChurgStrauss
Vasculites associadas ao ANCA Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener
Qual das alternativas contém apenas vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma do neutrófilo (ANCA)?
A Púrpura de Henoch Schölein e granulomatose de Wegener.
B Poliarterite nodosa e doença de Kawasaki.
C Arterite de Takayasu e arterite temporal.
D Arterite temporal e doença de Kawasaki.
E Granulomatose de Wegener e síndrome de Churg-Strauss.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000045873
Questão 371 Síndrome de Cogan Diagnóstico
A associação de ceratite intersticial e perda auditiva neurossensorial caracteriza a seguinte vasculite:
A Doença de Behçet
B Arterite de Takayasu
C Síndrome de Cogan
D Doença de Buerger
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024493
Questão 372 Diagnóstico Artrite reativa
Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de
poliartrite assimétrica de membros inferiores, dáctil e nos pododáctilos, tendinite do aquileu, lesões super ciais,
eritematosas e indolores no pênis. Constata-se que apresenta também uma sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral.
Um exame de sangue mostra HLA-B27. 
O diagnóstico provável deste caso é:
A Doença de Behçet.
B Reumatismo palindrômico. 
C Doença de Whipple.
D Espondilite anquilosante. 
E Síndrome de Reiter. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023248
Questão 373 Tromboangiíte obliterante ou doença de Buerger Manif estações clínicas
Um dos sinais iniciais que ocorre no quadro de tromboangeite obliterante é:
A adenomegalia inguinal.
B edema perimaleolar.
C flebite migratória. 
D febre alta.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017287
Questão 374 Hemoptise
Qual das seguintes doenças autoimunes pode cursar com hemoptise, FREQUENTEMENTE?
A Granulomatose de Wegener
B Colangite esclerosante primária
C Esclerodermia
D Doença de Still
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012687
Questão 375 Vasculites
O acometimento renal NÃO constitui uma característica da seguinte entidade nosológica: 
A Poliarterite nodosa clássica.
B Poliangeíte microscópica.
C Síndrome de Churg-Strauss.
D Síndrome de Weil.
E Vasculite leucocitoclástica.
4000006603
Questão 376 Vasculites
Homem de 50 anos, previamente hígido, tem história há dois meses de início de parestesias e redução da sensibilidade em
mãos e pés e procura o HUPE com quadro de náuseas, redução do volume urinário, edema palpebral e de membros
inferiores, além de hemoptise. Seu exame físico revela hipertensão arterial, palidez cutâneo-mucosa, apping, estertores
crepitantes em base sem broncoespasmo; exame neurológico mostra parestesias e redução de sensibilidade em território
de nervo ulnar à esquerda e nervos radial e mediano à direita. Exames laboratoriais mostram hemoglobina de 9g/dL,
leucócitos normais, plaquetas de 550.00/mm³, VHS=86mm/h, ureia de 120mg/dL, creatina de 10,2mg/dL e hematúria
dismór ca ao EAS. A tomogra a computadorizada de tórax mostra padrão compatível com hemorragia alveolar. Este
quadro é sugestivo de:
A poliartrite nodosa.
B poliangiíte microscópica.
C hanseníase virchowiana.
D angiíte alérgica de Churg-Strauss.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076782
Questão 377 Vasculites
São vasculites que podem evoluir com a formação de granuloma, EXCETO:
A arterite temporal.
B doença de Behçet.
C síndrome de Churg Strauss.
D doença de Wegener.
4000034948
Questão 378 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Dermatomiosite
Associe as doenças aos resultados de exames: 
1 - Doenças sistêmicas autoimunes 
2 - Granulomatose de Wegener 
3 - Poliarterite nodosa 
4 - Lúpus eritematoso sistêmico 
5 - Dermatomiosite 
( ) cANCA positivo
( ) anti-DNA positivo
( ) FAN positivo
A sequência numérica correta, de cima para baixo, é.
A 2 - 4 - 1.
B 2 - 5 - 3.
C 3 - 4 - 1.
D 3 - 5 - 4.
E 5 - 2 - 4.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087162
Questão 379 Vasculites
Considere as seguintes manisfestações. 
• Dor simétrica e rigidez do pescoço, ombros e cintura pélvica; 
• Velocidade de hemossedimentação muito aumentada; 
• Associação com arterite temporal. 
Elas se apresentam na:
A doença de Kawasaki.
B granutomatose de Wegener.
C polimialgia reumática.
D síndrome de Churg-Strauss. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031904
Questão 380 Quadro clínico Dermatomiosite
As pápulas de Gottron (lesões elevadas, frequentemente descamativas, palpáveis sobre base eritematosa encontradas em
superfícies extensoras como articulações metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais, cotovelos, joelhos) são
características da doença denominada:
A dermatomiosite.
B esclerodemia.
C lúpus eritematoso sistêmico.
D poliarterite nodosa. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031892
Questão 381 Granulomatose com poliangiíte GPA ou granulomatose de Wegener Diagnóstico
Um paciente de quarenta anos interna apresentando um quadro de tosse com expectoração purulenta, febre, diminuição do
débito urinário e discreto edema de membros inferiores. Tem na história o relato de infecções repetidas de vias aéreas
superiores. Os exames subsidiários demonstram proteinúria e hematúria no qualitativo de urina, creatinina sérica de 1,7 mg/dL
e ANCA positivo com padrão citoplasmático. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
A tuberculose pulmonar com disseminação hematogênica.
B poliarterite nodosa. 
C doença de Churg-Strauss. 
D síndrome de Goodpasture. 
E granulomatose de Wegener.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000079596
Questão 382 Hepatite C Etiopatogenia Vasculite crioglobulinêmica
Um homem de 32 anos se apresenta com uma história de alguns meses de fadiga e artralgias e um novo rash das
extremidades inferiores. História médica anterior inexpressiva e não toma nenhuma medicação. Normotenso e afebril. Tem
notável linfadenopatia, leve hepatoesplenomegalia e púrpura palpável no rash que pega extensa superfície dos membros
inferiores. A avaliação laboratorial mostra de importante crioglobulinas circulantes. 
Qual a doença viral é mais comumente associada com crioglobulinemia mista? 
A Hepatite B.
B HIV.
C Epstein-Barrvírus.
D Hepatite C.
E Citomegalovírus.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050693
Questão 383 Vasculites Reumatologia Doenças autoimunes do tecido conjuntivo
Considerando-se as doenças reumatológicas, é INCORRETO afirmar que:
A a nefrite do lúpus eritematoso sistêmico, quando ocorre em criança, não leva à insuficiência renal. 
B a parotidite de repetição pode estar associada a causas reumatológicas.
C essas doenças podem ser causa de febre de origem indeterminada.
D o diagnóstico da doença de Behçet é feito a partir de lesões aftosas recorrentes em mucosa oral ou genital,
uveíte, vasculite, sinovite ou meningoencefalite.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031545
Questão 384 Lúpus Eritematoso Sistêmico Pediátrico
Genitora revela que há cerca de 2 meses do internamento, a escolar começou a apresentar edema em região facial, que
rapidamente progrediu no sentido caudal, levando à anasarca, elevação da pressão arterial, febre intermitente, 'urina escura'.
Apresentou, no início do quadro, dor articular em joelhos e punhos. Evoluiu com edema generalizado refratário, hipertensão,
oligúria, dor abdominal difusa, surgimento de rash malar. Laboratorialmente, queda da hemoglobina, hipercalemia e aumento
progressivo da ureia e creatinina, levando ao quadro de IRA. Dosagem de FAN hep 2 positivo, células LE negativa. O
diagnóstico mais provável, nesse caso é:
A Vasculite de Takayassu.
B Doença de Kawasaki.
C Lúpus eritematoso sistêmico.
D Glomerulonefrite pós-estreptocócica.
E Artrite inflamatória juvenil.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004483
Questão 385 Vasculites Vasculites associadas ao ANCA Glomerulonef rite rapidamente progressiva
Uma paciente de 64 anos apresenta-se com queixa de artralgias e fraqueza. Desenvolve, a seguir, hemoptise. A creatinina
sérica é de 2,5 mg/dL, a urina tipo I tem proteinúria 4+ e cilindros hemáticos, o raio X de tórax apresenta in ltrado bilateral e
o ultrassom mostra rins de tamanhos normais. O procedimento diagnóstico mais útil é:
A Biópsia renal.
B Broncoscopia.
C Arteriografia renal.
D Tomografia renal.
E Biopsia pulmonar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004009
Respostas:
1 D 2 B 3 C 4 C 5 C 6 C 7 C 8 E 9 A 10 A 11 B
12 A 13 E 14 C 15 B 16 B 17 C 18 D 19 D 20 B 21 A 22 B
23 D 24 B 25 D 26 A 27 B 28 C 29 A 30 B 31 C 32 D 33 D
34 A 35 D 36 B 37 C 38 C 39 D 40 C 41 A 42 C 43 B 44 D
45 B 46 A 47 C 48 A 49 C 50 B 51 C 52 A 53 B 54 E 55 C
56 B 57 B 58 C 59 D 60 D 61 D 62 A 63 D 64 E 65 A 66 A
67 B 68 D 69 D 70 C 71 C 72 D 73 C 74 C 75 B 76 B 77 B
78 B 79 A 80 D 81 E 82 B 83 D 84 C 85 C 86 A 87 A 88 D
89 A 90 B 91 C 92 B 93 B 94 B 95 E 96 A 97 C 98 A 99 D
100 C 101 A 102 C 103 D 104 E 105 D 106 B 107 A 108 D 109 D 110 B
111 D 112 D 113 D 114 D 115 D 116 C 117 A 118 D 119 E 120 E 121 B
122 B 123 A 124 C 125 C 126 B 127 D 128 D 129 A 130 C 131 A 132 A
133 D 134 A 135 D 136 C 137 D 138 D 139 B 140 D 141 B 142 E 143 D
144 E 145 D 146 B 147 D 148 E 149 B 150 C 151 D 152 B 153 B 154 D
144 E 145 D 146 B 147 D 148 E 149 B 150 C 151 D 152 B 153 B 154 D
155 B 156 D 157 E 158 A 159 D 160 D 161 A 162 D 163 C 164 A 165 C
166 B 167 B 168 D 169 A 170 D 171 C 172 A 173 C 174 C 175 E 176 A
177 C 178 C 179 A 180 C 181 D 182 C 183 D 184 A 185 D 186 A 187 D
188 C 189 A 190 D 191 B 192 D 193 A 194 B 195 B 196 B 197 B 198 C
199 C 200 D 201 D 202 B 203 C 204 D 205 D 206 D 207 E 208 C 209 A
210 A 211 A 212 D 213 D 214 A 215 A 216 E 217 C 218 C 219 A 220 A
221 A 222 C 223 B 224 B 225 A 226 D 227 B 228 C 229 D 230 B 231 E
232 A 233 D 234 C 235 B 236 A 237 C 238 B 239 B 240 D 241 A 242 C
243 E 244 D 245 C 246 B 247 C 248 C 249 B 250 E 251 C 252 B 253 E
254 A 255 B 256 C 257 D 258 B 259 C 260 A 261 D 262 A 263 A 264 B
265 E 266 D 267 A 268 C 269 B 270 C 271 A 272 A 273 A 274 C 275 C
276 B 277 D 278 D 279 B 280 A 281 C 282 D 283 E 284 B 285 D 286 E
287 A 288 D 289 E 290 C 291 A 292 E 293 B 294 B 295 D 296 A 297 B
298 E 299 A 300 B 301 E 302 C 303 C 304 B 305 E 306 B 307 D 308 C
309 D 310 D 311 B 312 C 313 B 314 A 315 D 316 B 317 A 318 A 319 C
320 D 321 A 322 D 323 E 324 C 325 C 326 A 327 C 328 B 329 B 330 A
331 A 332 C 333 D 334 A 335 A 336 C 337 C 338 D 339 D 340 E 341 E
342 B 343 C 344 D 345 C 346 D 347 E 348 E 349 B 350 D 351 B 352 C
353 D 354 E 355 D 356 A 357 E 358 D 359 A 360 D 361 A 362 B 363 C
364 A 365 C 366 C 367 D 368 B 369 B 370 E 371 C 372 E 373 C 374 A
375 D 376 B 377 B 378 A 379 C 380 A 381 E 382 D 383 A 384 C 385 A

Mais conteúdos dessa disciplina