Buscar

Fisilogia Animal - Respiração aquatica

Prévia do material em texto

AULA 1 – RESPIRAÇÃO AQUÁTICA 
Conceito de respiração: a completa sequência de eventos que resultam na troca de oxigênio do meio ambiente e elimina o dióxido de carbono resultante, a fim de atender suas necessidades metabólicas.
 
· Respiração aquática ou terrestre precisa de O2.
 
· Existem várias estratégias de captação de ar.
Difusão: transporte passivo de gases num gradiente de concentração. Vai da região onde as partículas estão mais concentradas e vai para o menos concentrado por uma membrana.
 
· Animais não tem órgãos respiratórios especializados:
· Esfera: formato mais simples
Não esférica: protozoários, aguas vivas: maior área de superfície e menor distancia de difusão. 
O2 se dissolve mil vezes mais rápido no ar que em meio liquido (água, sangue). Menos gasto de energia.
 
Ambiente aquático
Como adicionar O2 na água: O2 vai para na água pela fotossíntese de plantas e algas aquáticas. Turbulências (ondas, cachoeiras) e naturalmente pela interface água-ar (dissolução molecular)
 
Diminuição da solubilidade de gases: Ambiente gelado pode ter mais gases dissolvido, como o O2, então aumento da temperado diminui a solubilidade de gases e aumento de salinidade.
 
Concentração de O2: aumenta na parte mais superficial (por causa da luz, turbulências) e diminui quando mais profundo.
 
Respiração na água:
· Animais menores: fazem difusão, geralmente não tem órgão respiratório
· Animais maiores – brânquias- superfícies especializadas, evaginação da superfície corporal, aumentam a área de superfície de trocas e são muito vascularizadas, captam O2 e libera CO2, precisa haver movimento na água ou das brânquias sobre a água ou água sobre as brânquias por bombas propulsoras ou locomoção
 
Animais de Respiração branquial:
· gastrópodes – ventila pelos cílios.
· Cefalópodes (polvos) faz contração muscular da cavidade do manto ventilar as brânquias
· Crustáceos: pelo movimento escafognatito que joga agua pra fora , que faz pressão negativa na câmera branquial que suga água pelas brânquias.
 
· Peixes ágnatas – lampreia e peixe bruxa – múltiplos sacos branquiais. Fluxo unidirecional (contracorrente), mas quando estão se alimentando conseguem ter fluxo bidirecional.
 
· Peixe teleósteo- bomba bucal – opercular:
1) água entra na boca, fecha a válvula opercular, boca e opérculo se expandem 2) boca fechada, fecha a cavidade opercular, pressão na boca e expansão opercular
3)abre-se a válvula opercular
4) boca fechada se expande, válvula fecha e comprimi.
 
· Elasmobrânquio: bomba de sucção: suga água por espiráculos e pela boca, esses se fecham e a água é expirada das fendas branquiais, fluxo unidirecional, fluxo contracorrente.
 
· Peixes de respiração aérea: (Electrophorus electricus): epitélio oral especializado/vascularizado – engole o ar na atm: na boca ocorre a oxigenação e vai para o coração e depois  brânquias que passa para o corpo, as brânquias não faz oxigenação, acaba sendo um órgão de excreção.
Já a enguia de água doce: o ar entra pela boca e as brânquias também faz oxigenação.
Já o Hoplosternum littorale: é no intestino que faz a troca gasosa, a brânquia só libera sais também.
 
· Peixes dipnoicos: estrutura de saco, vascularizada, o coração já tem 2 átrios, onde o esquerdo bombeia o sangue oxigenado que vem do pulmão, as brânquias não fazem nada.
 
Sistema contra-corrente: mais eficiente
 
Trocas gasosas: Lamelas nos filamentos do arco branquial. Fluxo sanguíneo tem uma direção oposta ao fluxo da água. Fluxo sanguíneo se dá em direção oposta ao fluxo da água.
Fluxo Concorrente: se chega a um equilíbrio de concentração!
 
Sistema traqueal de insetos e foliáceos de aranhas:
 
· Insetos: sistema de túbulos, saem de fora pra dentro até a célula (espiráculos) que tem acesso direto ao O2 atm. Entre o traqueídeo e a cédula tem um fluido. Estoca O2 na traqueia e acumula Co2 nas células. Ventilação descontínua – diminui a perda de água, ao abrir, sai co2 e perde água e quando fecha para a perda de água: essa respiração diminui a perda de água pela respiração
 	Abertura: aumento da pressão O2 e cai co2
Fechamento: decai oxigênio aumenta co2
 
· Aracnídeos: pulmão foliáceo: escorpião- foliar e aranhas - foliar e pode ter traqueia. Foliar é uma câmara, o átrio que abre para fora por um poro ventral (espetáculo), podem ser pulmões de difusão outros são ventilados por movimentos musculares.

Continue navegando