Buscar

Será que nos falta humanidade? Estamos à volta com uma crise de identidade humana. Discussões intermináveis sobre temas dos quais grande parte das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento, mas dispõe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Será que nos falta humanidade? Estamos à volta com uma crise de identidade humana. Discussões intermináveis sobre temas dos quais grande parte das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento, mas dispõe a debater intensamente. Veja as redes sociais, quanta discussão sobre política, religião, moral. A pauta de costumes tomou conta da preocupação dos seres humanos. Contudo, este debate surge dentro de uma sociedade impregnada pelas ferramentas digitais, onde nem tudo o que aparenta é. Grande parte dos debatedores não são um bom exemplo entre o que pregam e o que praticam. Há uma contradição entre o que defendo e as práticas sociais a que uso como argumento.
A Sociologia quando nasceu, tinha como preocupação o fato social e, um fato social, não é o comportamento particular, não é o exemplo do vizinho, do parente, do amigo, das pessoas do meu bairro. É muito mais que isso. É fundada em pesquisa, análise metodológica onde a coletividade é o objeto. Uma coletividade e seu comportamento não se resumem na percepção fragmentada das coisas, do comportamento particular. Por isso, a Sociologia dentro do ambiente educacional é fundamental. Ainda mais em tempos como os nossos, onde o ambiente digital oferece a oportunidade de que nossa percepção particular seja tornada pública. Saber e buscar ser ciente e consciente é fundamental. Por isso, a formação social e a construção de uma consciência humana mínima são necessárias. Mais uma vez, o professor é peça fundamental neste momento.
No ensino médio os professores encontram um ambiente onde os debates sobre as pautas mais variadas ganham forma e intensidade. Em determinados momentos acabam sendo um local de conflitos que podem tomar proporções perigosas, agressivas. Contudo, também, podem se tornar um campo fértil para uma formação qualitativa e aprofundada sobre objetos de estudo da Antropologia e Sociologia. A questão da diversidade ferve dentro do ambiente escolar, e este é um dos mais empolgantes debates que os professores podem promover. A escola é o local onde as contradições da sociedade se expressam.
Qual tema você sugeriria para serem abordados em relação à diversidade? Este é o desafio do nosso Mapa. Elaborar um tema e uma estratégia para apresentá-lo e abordá-lo junto aos alunos de uma escola pública do ensino médio.
Aqui estão os passos a serem seguidos:
1. Escolha o tema que tenha relevância com a comunidade que a escola está inserida (caso não tenha uma escola onde atua, pode se inspirar em alguma que conheça ou projete).
2. Defina as fontes que serão trabalhadas. Você irá usar produções culturais – filmes, livros, obras de arte, peças de teatro – produções da imprensa, trabalhos de pesquisa?
3. Como será feita a apresentação do conteúdo destas abordagens? Serão debates, a produção escrita e painéis?
4. Ao final, faça uma defesa da atividade como forma de estudo da questão da diversidade associada à produção de ações pedagógicas para o aprofundamento do conhecimento da Sociologia e Antropologia.
​Orientações:
- Sua resposta deve ser entregue em formato de texto, argumentativo/dissertativo, no Formulário padrão da atividade MAPA disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
- Apresente as referências que usou para elaborar seu texto (ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras).
- Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.
Atenção:
- Quando concluir a atividade dentro do Formulário, você deve anexá-lo clicando sobre o botão "Selecionar arquivo", clique no botão "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade, após certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.247
Bom trabalho!

Outros materiais