Buscar

DISCURSIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA
TÓPICOS ESPECIAIS DE NUTRIÇÃO
A agricultura orgânica está fundamentada em três alicerces: preservação do solo, qualidade da produção e sustentabilidade ecológica, sendo assim, prevê alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos. 
Disserte sobre os procedimentos de certificação, credenciamento, acompanhamento e fiscalização de produtos orgânicos no Brasil.
O movimento da agricultura orgânica iniciou-se na década de 1940, devido o uso crescente de fertilizantes e outros insumos químicos que trazem prejuízos ao ser humano, aos alimentos e a natureza de forma geral. Porém, somente em 2003 uma lei que dispõe sobre agricultura orgânica no Brasil torna-se um eixo norteador abrangendo os sistemas alternativos como por exemplo o regenerativo, o ecológico, o natural, o biológico, dentre outros.
Para que um alimento seja considerado orgânico ele precisa de uma certificação emitida por uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) que comprove por escrito que determinado produto, processo ou serviço encontra-se dentro das normas práticas de produção orgânica.
A certificação é feita por Sistema Participativo de Garantia (SPG) e por auditoria ambos credenciados pelo MAPA, no qual o selo federal é fixado no rótulo ou na embalagem do produto sinalizando que ele é orgânico. Vale ressaltar que a utilização do selo só é permitido a empresa ou produtor após serem vistoriados, fiscalizados e aprovados pela certificadora. No selo federal devem conter 95% de ingredientes orgânicos, e os demais 5% devem ser identificados e estar dentro das regras de produção orgânica, sendo o uso de agrotóxicos terminantemente proibido.

Continue navegando