Buscar

atividade 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares NOTA: 0,0 a 2,5
Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini 	 Semestre: 4º
Acadêmico (a): Ritieli Cassandra Krummenauer RGM: 053. 12564 
Polo: IEP-IGREJINHA Data: 30/08/2016 
“Não paramos de brincar porque envelhecemos, 
envelhecemos porque paramos de brincar.” 
(Nana*, 103 anos)
Atividades da Aula 07 
Atenção: Copiar texto ou trabalhos de outrem sem dar-lhe crédito, é considerado plágio. Copiar trabalhos prontos de colegas para obter nota é fraude. Preocupa-nos porque postulamos um ensino de qualidade, estamos comprometidas com a formação de educadores, que devem ter postura ética para formar os futuros cidadãos. Para Oliveira: “o simples ato de copiar e colar o texto em um trabalho e levar ao professor sem a compreensão do assunto, sem adquirir o conhecimento é, no mínimo, um grande desperdício e, o mais grave, um ato ilícito.” 
Fraude: ação de burlar, falcatrua, lograr, enganar, iludir; embuste, ardil. (Dicionário Aurélio).
(Coordenação de Pedagogia e Letras – EAD – UNIGRAN)
7.1 A ludicidade deve fazer parte do saber do educador e fazer o lúdico acontecer é uma competência que precisa ser cultivada. O licenciado em Pedagogia deverá: Valor: 0,0 a 0,3
I - Contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
II - Comprovar bom desempenho físico, demonstrando simpatia, alegria e extroversão nas diferentes atividades.
III - Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
IV - Conhecer as novas práticas sociais, trabalhando com categorias até então esquecidas: crianças em situação de risco, jovens com pouca escolaridade e idosos.
V - Comprovar experiência para atuar em todas as frentes de trabalho para as quais for contratado.
São afirmações corretas: 
A ( ) I, II e III
B ( ) I, III e V
C ( X ) I, III e IV 
D ( ) III, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas
7.2 Faça a leitura atenta da Aula 7 e pesquise definições para as expressões seguintes e lembre-se de citar as fontes consultadas. Valor: 0,0 a 0,6
a- Educação não formal:
	A educação não formal é aquela onde os indivíduos aprendem por socialização como por exemplo: na família, bairro, clubes etc. Na educação não formal o grande educador é o “outro”, aquele com quem interagimos ou integramos.
b- Organização não governamental (ONG):
	São formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e tem como objetivo a resolução de algum problema seja ele, econômico, ambiental etc.
c- Terceiro Setor:
	A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo governo o segundo setor é formado pelo governo o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fim lucrativo. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui em papel fundamental na sociedade.
 
7.3 Segundo Almeida, a criatividade, a descoberta do significado do brincar na vida de cada um, a capacidade de trabalhar em grupo, a competência para lidar com desafios e frustrações e o humor são os alicerces da autoestima, o que, certamente favorecerá o surgimento de indivíduos resilientes e equilibrados. Justifique essa afirmação: Valor: 0,0 a 0,3
- Aspectos que devem ser observados: coerência; adequação ao tema; consistência; domínio da norma culta; clareza na exposição das ideias. O texto deve ter o mínimo de 6 linhas.
	Nesta afirmação o autor Almeida fala da descoberta do significado do brincar, e nos como futuros pedagogos sabemos que precisamos estar sempre junto, mas intervir sempre eu for necessário como por motivos de conflitos. Devemos deixar nossos alunos interagirem uns com os outros para assim podemos perceber suas ações e também suas opiniões, assim tendo competência para lidar com desafios e frustações, para que assim podermos ter indivíduos equilibrados. 
7.4 O curso de Pedagogia deve preparar um profissional apto a atuar em espaços escolares e também em espaços não escolares e para isso ele deve ser capaz de:
I - realizar projetos educativos fundamentados no conhecimento das relações socioculturais, políticas e econômicas do contexto em que ocorrem;
II - ter uma compreensão das novas práticas sociais construídas no processo de vida real dos homens e, nesse contexto, intervir com competência;
III - atuar na gestão e nas ações educativas em contextos educacionais formais e não formais, por meio de ações individuais que objetivam o desenvolvimento da autonomia dos participantes;
IV - contribuir para ampliar as exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
V - realizar investigações sobre processos educativos e gestoriais em diferentes situações institucionais além das escolares: comunitárias, assistenciais, empresariais, entre outras.
É correto apenas o que se afirma em: Valor: 0,0 a 0,3
A ( ) I, II e III
B ( ) I, III e V
C ( ) I, IV e V
D ( X ) I, II e V
E ( ) II, III e V
Atividades da Aula 08 
8.1 No papel de educadores, devemos oferecer condições para que nossos alunos se conscientizem da responsabilidade de cada um para a preservação do meio ambiente e, enquanto cidadãos, precisamos diminuir a quantidade de lixo produzido e utilizar o conceito dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, palavras que tem as seguintes definições: 
I Diminuir o consumo de água, desligando aparelhos e lâmpadas quando não estão em uso, comprar somente o necessário sem estocar, usar sacolas ecológicas, etc...
II Coletar materiais recicláveis como papel, plástico, materiais orgânicos e encaminhá-los para usinas como matéria prima.
III Dar utilidade a objetos que não utilizamos doando para outros ou dando nova utilidade a objetos e recipientes.
IV Fazer campanhas de doação de roupas, calçados e utensílios, repassando-os para quem tem mais necessidade.
V Utilizar com outro objetivo algo que iria para o lixo, como fazer brinquedos, jogos ou artesanato.
É correto apenas o que se afirma em: Valor: 0,0 a 0,3
A ( ) I, II e III
B ( X ) I, III e V
C ( ) I, IV e V
D ( ) I, II e V
E ( ) II, III e V
8.2 Reutilizar algumas embalagens é uma maneira de diminuir o lixo. Reciclar é a forma de unir o útil ao agradável e ensinar as crianças a fazer brinquedos e jogos com o material que iria para o lixo é um objetivo de educadores lúdicos. Para tanto, é preciso levar em conta algumas dicas:
I – O material precisa ser selecionado, bem limpo, livre de resíduos (rótulos ou colas) e não pode oferecer risco às crianças;
II – O manuseio de embalagens requer cuidados para cortar, crianças não podem participar dessas atividades porque podem se ferir com tesouras e a pet, depois de cortada, pode machucar. 
III – Prepare o local onde vai trabalhar: uma mesa grande ou junte mesas pequenas, cubra com várias folhas de jornais velhos, para protegê-las de danos com tintas, colas e outros produtos.
IV - Não interfira no trabalho das crianças, pois isto pode tolher a criatividade e o entusiasmo pelo inédito.
V - Fazer um brinquedo não é só brincar, é também criar uma obra de arte e a criança precisa ser estimulada para usar a imaginação.
É correto apenas o que se afirma em: Valor: 0,0 a 0,3
 A - I, II e III
 B - I, II e V
 C - I, IV e V
X D - I, III e V
 E - II, III e V
8.3 A partir da leitura dos textos da aula e da observação das imagens abaixo, elabore um texto sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente.- o texto deve ter no mínimo 8 linhas e deve ser escrito na norma padrão da língua portuguesa. Cópias de outros autores invalidam a resposta. Valor: 0,0 a 0,4Acredito que é muito importante que cuidemos de nosso meio ambiente, pois nosso mundo está com muita poluição em águas, matas, ruas, etc. também penso que devemos passar adiante a importância do mesmo, ou seja para nossos pequenos, pois serão eles a próxima geração. Devemos proporcionar atividades, passeios, conversas para que entendam esta grande importância, outra coisa também importante é que muito deste lixo está sendo descartado em lugares indevidos assim causando poluição, são matérias que podem ser reutilizados de diversas maneiras desde brinquedos pra crianças como também na parte do artesanato e imobiliária com palites entre outros, não podemos esquecer de reciclarmos o lixo, assim separando para darmos a eles um destino apropriado.
 
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/poluicao%20dos%20rios(1).jpg Acesso: 28/07/15
Referências
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2014.
http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext acessado em 28/08/2016
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/terceiro_setor.htm acessado em 28/08/2016

Outros materiais