Buscar

PROVA REGULAR IFMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Como estamos tratando com educação, a políticas educacionais para serem conduzidas e executadas precisam ser enquadradas em um dos lados da moeda – política de Estado ou política de governo. A primeira, é implantada a longo prazo (perpassa mandatos de gestores), já a segunda tem curta duração (perdura um mandato do gestor)”. (SOUSA, Harley Gomes de. SILVA, Graça Maria de Morais Aguiar e. Políticas e Legislação da Educação. INTA: Sobral, 2016, p. 33). Observando a citação anterior, analise conforme estudos solicitados na disciplina de Fundamentos em Educação, os itens abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:
 
A) POLÍTICA DE GOVERNO;
B) POLÍTICA DE ESTADO.
 
· ( ) Projetos em longo prazo;
· ( ) Projetos educacionais estritamente ligados a determinadas perspectivas políticas;
· ( ) Programas educacionais incorporados à estrutura do Estado;
· ( ) Sua continuidade está colocada para além das mudanças ocorridas na transição de governo;
· ( ) Duração condicionada a um mandato governamental.
 
A respectiva ordem correta, seguindo de cima para baixo, é?
Escolha uma opção:
a. B, A, B, B, A. CORRETA
b. A, A, B, B, B.
c. B, B, A, A, B. 
d.A, B, A, B, B.
A política educacional como toda política pública baseia-se em dois princípios básicos: o pilar nomotético e o pilar praxiológico. (SOUSA, Harley Gomes de. SILVA, Graça Maria de Morais Aguiar e. Políticas e Legislação da Educação. INTA: Sobral, 2016, p. 36). Após os estudos realizados conforme solicitações do plano da disciplina, marque a alternativa que corresponda a explicação correta dos dois princípios básicos referenciados:
Escolha uma opção:
a. Piar nomotético: refere-se ao poder normativo, pertinente à legislação, a força constitutiva do texto legal. Pilar praxiológico: refere-se à ação prática da lei, seu uso sob a perspectiva da mediação política, de caráter mutável, dinâmico das forças sociais e políticas. CORRETA
b. Pilar nomotético: é tudo aquilo que é nomeclaturado politicamente para hipóteses de resoluções da realidade sociocultural. Pilar praxiológico: é tudo aquilo que vem da práxis pedagógica envolta das tendências pedagógicas.
c. Pilar nomotético: refere-se ao poder normativo, pertinente à legislação, a força dos partidos políticos e seus estatutos. Pilar praxiológico: refere-se à ação prática da negociação em benefício dos menos favorecidos, seu uso sob a perspectiva da mediação política, de caráter mutável, dinâmico das forças sociais e políticas.
d. Pilar nomotético: refere-se à ação prática da lei, seu uso sob a perspectiva da mediação política, de caráter mutável, dinâmico das forças sociais e políticas. Pilar praxiológico: refere-se ao poder normativo, pertinente à legislação, a força constitutiva do texto legal.
“O autor é um grande educador, que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade. Acompanhando assim, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia a dia, tendo uma visão progressista sobre a educação”. (TEIXEIRA, Jober Chacon. Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista: Araraquara, 2022, p. 53). Conforme os estudos da disciplina de Fundamentos em Educação, de quem, TEIXEIRA (2022), está relatando as características acima?
Escolha uma opção:
a. Anísio Teixeira. 
b. Paulo Freire.
c. José Carlos Libâneo.
d. Demerval Saviani. CORRETO
Há muitas abordagens sobre ensino e aprendizagens, uma dessas perspectivas, por exemplo afirma que o aprender se torna uma atividade de descoberta, é, de alguma forma, uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente um meio estimulador. Marque abaixo uma alternativa que corrobore com essa ideia:
Escolha uma opção:
a. A escola é um ambiente de separação de classes de trabalho e sua finalidade é objetivar e direcionar a condução da sociedade.
b. A escola não precisa se preocupar se o aluno aprende, pois isso é trabalho de professores especializados como os psicopedagogos e orientadores educacionais.
c. O papel da escola é a preparação intelectual dos alunos para assumir seu papel na sociedade, com conteúdos a partir das experiências vividas pelos alunos, e, métodos aplicados por meios de experiências, pesquisas e métodos de solução de problemas. CORRETA
d. A escola é a instituição legal e instituída pelo Estado como promotora da educação sistematizada que prepara o indivíduo para sua função social e, por meio da cultura, tornando-o um detentor do conhecimento para legitimar a ordem social.
A psicologia é um campo científico que fez uma grande diferença positiva nos fundamentos da educação, nesta perspectiva, analise a citação a seguir e marque a alternativa correta:
“A partir da LDB 9.394/96, principalmente com as difusões das idéias de _______, ________ e ______, numa perspectiva sócio-histórica, essas teorias buscam uma aproximação com modernas correntes do ensino, que consideram a linguagem como forma de atuação sobre o homem e o mundo, ou seja, como processo de interação verbal, que constitui a sua realidade fundamental”. (BRAIT, Lílian Ferreira Rodrigues. (et al.). A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. UFG: Jataí, 2010, p. 12).
Quais teóricos completam corretamente a citação acima?
Escolha uma opção:
a. Freud, Piaget e Vygotsky.
b. Vygotsky, Luria e Leontiev.
c. Piaget, Vygotsky e Wallon. CORRETA
d. Dewey, Piaget e Vygotsky.
Paulo Freire acreditava que uma educação em que o professor fosse o sujeito que depositaria o saber na cabeça do aluno, não seria educação transformadora, mas uma educação de transferência de informações que não levam em conta a história de construções desse e nesse aluno. Nessa perspectiva, para Paulo Freire a relação professor-aluno em uma educação tradicional poderia ser expressa esquematicamente de que forma?
Escolha uma opção:
a. Professor = aluno. (igual). CORRETA
b. Professor > aluno. (maior que).
c. Professor < aluno. (menor que).
d. Professor x aluno. (versus).
A gestão escolar, segundo Gewirtz e Ball (2011 apud SOUSA E SILVA, 2016), apresentam-se em dois modelos: o primeiro se caracteriza pelo regime de controle interno ou uma maneira de organização específica burocrática com fins e propósitos de líder, onde o diretor demonstra-se opositor a racionalidade técnica, é humanista e se comporta como um funcionário comprometido com o bem comum (interesse público); o segundo, é um sistema que se caracteriza como uma forma pela flexibilidade, enfatizando a motivação de pessoas para produzir qualidade e com esforço atingir a excelência: os gestores assumem o papel de líderes, inspirando compromisso do grupo, trabalhando com a aplicação eficiente dos objetivos dentro e fora da escola, para assim crescer os padrões de desempenho como foco no tripé – excelência, qualidade e eficiência. (SOUSA, Harley Gomes de. SILVA, Graça Maria de Morais Aguiar e. Políticas e Legislação da Educação. INTA: Sobral, 2016, p. 34).
Marque a alternativa que respectivamente combine os conceitos declarados dos modelos a que se referem os autores:
Escolha uma opção:
a. Gestão “política” e gestão “técnica”.
b. Gestão do “bem-estar social” e gestão do “novo gerencialismo”. CORRETA
c. Gestão “democrática” e gestão de “magistério”.
d. Gestão “pública” e gestão “privada”
8) resposta 
A ordem correta da 1ª coluna para a 2ª coluna é:
(1) Tradicional - Ensino humanístico, de cultura geral.
(2) Renovada Progressivista - Preocupação acerca dos conteúdos é estabelecida a partir das experiências vividas pelos alunos frente a situações problemas.
(3) Renovada Não-Diretiva - Ênfase na aprendizagem informal
via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visam a favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.
(4) Tecnicista - Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.
(5) Libertadora - Vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
(6) Libertária - Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
(7) Crítico-Social dos Conteúdos - Acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
Portanto, a alternativa correta é a letra a) 3, 4, 1, 5, 2, 7 e 6.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais