Buscar

GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços – 
Estudo de caso Clínica Estética Mais Bela
Ao lançar uma marca, produto ou serviço no mercado, devemos nos atentar a diversos pontos chaves para o sucesso do empreendimento.
Maria se atentou muito bem para seus custos e despesas, porém ela se esqueceu do que realmente importa quando se trata de clientes: a experiência de compra e consumo.
Fidelizar não é trabalho fácil e nem sempre um serviço bem feito é o suficiente para fidelizar um cliente. É necessário também manter a comunicação, informação e um relacionamento com o cliente.
Ao focar todos seus esforços em seus custos, Maria se esqueceu de analisar no seu nicho de mercado por exemplo, os custos/benefícios dos concorrentes, a experiência que eles criavam para os clientes, as expectativas que eram supridas e as necessidades que poderiam ser geradas pelo público alvo.
É certo que no primeiro mês, o fluxo em seu caixa seria intenso. Nesse momento os consumidores querem conhecer novos produtos e serviços, porém nos meses subsequentes não se manteve o mesmo número de clientes, sendo assim o valor faturado vs o mês de inauguração foi inferior, visto que os primeiros clientes não se mantiveram e não voltaram a consumir o serviço oferecido por Maria, mesmo que fosse de altíssima qualidade.
Maria não se atentou em criar um atendimento personalizado, sempre mostrando os padrões elevados, qualidade em seus produtos e profissionais adequados, ou algum tipo de clube de benefícios e pacotes de serviços e produtos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.
Mensurar as experiências dos clientes através de pesquisas, realizar uma escuta ativa, acompanhar a ações da concorrência, são componentes importantes para que seja definido o preço de um serviço ou produto, dessa forma garantir uma entrega de qualidade e a fidelização do cliente, proporcionando o sucesso da empresa.
O cliente está em busca de um serviço de qualidade e normalmente está disposto a pagar por ele quando atende a sua necessidade desde que ele enxergue esses diferenciais frente a concorrência.
REFERÊNCIAS BIBLÍOGRÁFICAS
DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. de. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BRUNI, A. L. A administração de custos, preços e lucros. 5. ed. SãoPaulo: Atlas, 2012.

Outros materiais