Buscar

cancer de boca


Continue navegando


Prévia do material em texto

O câncer de boca, é uma doença onde as células se multiplicam de forma descontrolada e invadem os tecidos da boca, essas alterações podem aparecer em qualquer parte da boca – lábio, gengivas, bochechas, língua e no palato. Qualquer pessoa pode ter, mas a doença é mais comum em quem tem certos hábitos.
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de boca. Estima-se que o risco de adoecer entre fumantes seja quase cinco vezes maior que não fumantes, destaca-se que risco não se limita ao cigarro comum. 
O elitismo é considerado o segundo fator etiológico mais associado a doença, principalmente quando associado ao habito do tabagismo. Juntos o elitismo e o tabagismo são considerados principais fatores de risco da doença, estando presentes em aproximadamente 90% dos casos
A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) oncogênico, principalmente os tipos 16 e 18, vem sendo considerada, nos últimos anos, um fator de risco importante, se localizando principalmente nas amigdalas e na base da língua.
 Alguns estudos mostram que a infecção pelo HPV oncogênico, principalmente o HPV 16, parece ser um fator importante para o desenvolvimento de uma parcela dos casos de câncer de boca em pacientes jovens, geralmente não fumantes ou fumantes ocasionais e não consumidores de álcool. 
O HPV é um vírus com elevado risco de contaminação ao longo da vida e mais comum do que se imagina, e é importante lembrar que temos vacinas para a prevenção do HPV, disponíveis nos postos de saúde (SUS) e nas clinicas particulares, nas UBS para meninas de 9 a 14 anos de idade, meninos 11 a 14, então quem não foi vacinado fica exposto desnecessariamente a doenças preveníeis por vacinas. 
Dieta pobre em frutas e vegetais também esta associada a um maior risco para a doença
A exposição ao sol sem proteção esta associada a maior risco do desenvolvimento de câncer de lábio, por isso a importância do uso de protetor. 
Os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer de boca são:
Ulcerações não dolorosas persistentes por mais de 15 dias
Placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, nas gengivas, no palato e na mucosa jugal que não decorrem de outra doença ou causa conhecida
Nódulos no pescoço
Rouquidão persistente 
Dificuldade de mastigação, deglutição ou fala
Assimetria facial