Buscar

AV1 de Literatura Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafios dos docentes em sala de aula
Fabiele Munis Carvalho do Carmo
47001818
Pedagogia
 Vemos que as formas de ensino ao longo do tempo tem sofrido diversas alterações devido os avanços das tecnologias e até mesmo da ciência. O modo de ensino é definidp como um caminho na qual se atinge os objetivos durante o ensino-aprendizagem, ou seja, são técnicas de ensino que visam assegurar a aprendizagem e são uma forma de tornar as aulas mas divertidas e dinâmicas.
 A educação básica, a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB – 9.394/96), passou a ser estruturada por estapadas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. Os desafios educacionais nesses últimos anos são enormes, viemos de 2 anos de Pandemia devido a Covid-19 e muitos alunos ainda com defasagem de conteúdo, atraso da aprendizagem e desiterresse por parte dos alunos.
 O exercício da docência é muito importante, mas como lidar com os desafios! Encontramos alguns desafios na sala de aula e um deles é a indisciplina dos alunos, pouco tempo para planejar a aula, condições de trabalho, falta de investimentos, bullying, dificuldade de leitura, ausência da família entre outros. E essa velha dificuldade ainda persiste na rotina de muitos professores, orientadores, coordenadores e diretores.
 Segundo José Carlos Libâneo, no livro didático, ele classifica os métodos de ensino pelos seus aspectos externos e internos, para ele os métodos são: exposição pelo professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especias. 
 Nas escolas brasileiras é ultilizados alguns métodos de aprendizagem, o ensino tradicional, construtivismo,montessorianismo, freiriano entre outros. Portanto a escolha do método deve ter um único objetivo, que é garantir a aprendizagem.
 Como citado acima, a pandemia da COVID-19 agravou em uma boa parte da população brasileira em relação ao ensino aprendizagem e podemos ver como a nossa educação no Brasil estava despreparada. Muitos alunos sem aceso a internet, pois o método usado nesse período foi aulas EAD. Vemos que não estávamos preparados para essa situação.
 Referencias:
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 
Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp
content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf> Acesso em: 16 de abril de 
2018.
SOUZA, A. P. R. de; ARAÚJO, L. C. Dificuldades da prática docente. Revista 
F@pciência, Apucarana-PR, ISSN 1984-2333, v.7, n. 14, p. 158 – 167, 2010. 
Disponível em: <http://www.cesuap.edu.br/fap-ciencia/edicao_2010_2/014.pdf> 
Acesso em: 08 de maio de 2018.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma 
problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

Continue navegando