Buscar

DEFESA DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Código de Defesa do Consumidor (CDC): Explora os princípios e direitos estabelecidos pelo CDC, como o direito à informação, à segurança, à proteção contra práticas abusivas, entre outros.
2. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Aborda a responsabilidade do fornecedor por produtos ou serviços defeituosos, incluindo aspectos como vícios, danos materiais e morais, e formas de reparação.
3. Publicidade Enganosa e Abusiva: Examina as regras e limites da publicidade comercial, destacando a proibição de publicidade enganosa ou abusiva e os direitos do consumidor em casos de propaganda enganosa.
4. Contratos de Consumo: Discute as peculiaridades dos contratos de consumo, incluindo cláusulas abusivas, direito de arrependimento, formas de rescisão e renegociação, entre outros aspectos.
5. Práticas Comerciais Abusivas: Analisa práticas comerciais consideradas abusivas, como venda casada, cobrança indevida, constrangimento ou ameaça no ato da compra, entre outras condutas vedadas pelo CDC.
6. Direito à Informação e Qualidade: Explora o direito do consumidor à informação clara, precisa e adequada sobre produtos e serviços, bem como os critérios de qualidade e segurança estabelecidos pela legislação.
7. Garantias e Assistências Técnicas: Aborda as garantias legais e contratuais oferecidas pelos fornecedores, assim como os direitos do consumidor em casos de produtos defeituosos e procedimentos para acionar assistências técnicas.
8. Serviços Essenciais: Analisa os direitos do consumidor em relação a serviços essenciais, como água, energia elétrica, telefonia, internet, transporte público, e formas de proteção contra interrupções ou falhas no fornecimento.
9. Comércio Eletrônico (E-commerce): Explora os direitos e garantias do consumidor em transações online, incluindo segurança nas transações, direito de arrependimento, proteção de dados pessoais, entre outros.
10. Órgãos de Defesa do Consumidor: Apresenta os órgãos e entidades de defesa do consumidor, como o Procon, e as formas de reclamação e denúncia disponíveis para os consumidores em caso de violação de seus direitos.

Outros materiais