Buscar

023 14992_aula7_7580144

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho/Legislação Social
ATIVIDADE – AULA 7
1. Robson foi admitido como caixa do banco Golden Plus. Após 04 anos, em face de seu desempenho, Robson passou a desempenhar a função de caixa executivo, atendendo apenas aos clientes especiais. Diante da nova função, passou a perceber uma gratificação no valor equivalente a 50% de seu salário e, também, passou a trabalhar em jornada diária de 9 horas. 
Nessa situação, Robson fará jus ao recebimento de horas extraordinárias? Justifique sua resposta.
Robson fará jus ao recebimento de horas extraordinárias pelas horas trabalhadas. Essas horas extras devem ser pagas com o acréscimo de 50% sobre o salário-hora normal, conforme o artigo 59 do Decreto Lei nº 5.452/43. ‘A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.’e o inciso 1º do mesmo artigo: A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal. 
2. Maria Lopes, gerente administrativa de uma grande multinacional, recebe por mera liberalidade e a título gratuito, desde o início do contrato de trabalho, de forma integral, o ressarcimento de todas as despesas relativas ao aparelho celular utilizado em serviço e para ligações particulares. Recebe ainda, da mesma forma, o reembolso do combustível gasto durante o mês. A empregada trabalha internamente e não necessita do veículo para o desenvolvimento de suas atividades. O pagamento dessas verbas é realizado mediante depósito bancário em sua conta corrente e não é lançado nos recibos de pagamento. 
Diante dos fatos, os valores reembolsados têm natureza salarial? Justifique sua resposta.
Os valores reembolsados à Maria Lopes pelo aparelho celular e pelo combustível não são considerados parte de sua remuneração para fins legais, desde que não ultrapassem o limite de 50% de seu salário.
 o celular era utilizado para o trabalho, conforme se verifica no enunciado - relativas ao aparelho celular utilizado em serviço -, logo, não possuindo natureza salarial. Por outro lado, o combustível possui natureza salarial, uma vez que "a empregada trabalha internamente e não necessita do veículo para o desenvolvimento de suas atividades". Concluindo, os valores reembolsados relativos à utilização do aparelho celular não têm natureza salarial, mas os valores pagos a título de combustível têm natureza salarial.
ATENÇÃO: somente será admitido o envio de uma resposta. Logo, a atividade, uma vez enviada e corrigida, com o Feedback do professor, não poderá ser reenviada para nova correção.

Outros materiais