Buscar

Redes de Computadores Questionários Atividade Dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Redes de Computadores Questionários Atividade Dissertativa
 FAM – EAD – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Pergunta 1
0,6 / 1 pts
Leia o texto a seguir:
 
Vamos imaginar que uma empresa produtora de materiais plásticos, com sedes nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio Claro, necessita de um plano de Redes de Computadores para atender as suas necessidades operacionais e de comunicação.
Após diversas reuniões com as equipes da empresa, foi criado um detalhamento completo dessa necessidade e aí percebemos que a empresa tem uma divisão operacional e geográfica da seguinte forma:
 
Unidade de São Paulo – Possui um escritório central, onde aglutinam todas as transações das outras unidades para facilitar as análises gerenciais e tomada de decisões, somente nesta unidade está situada a área de Vendas e também a área administrativa e financeira, incluindo a área de TIC.
 
Unidade Campinas – Existe todo o processo produtivo, isto é, a fábrica e o maquinário de produção estão nesta unidade, também todo o controle de estoque de matérias primas, insumos, exceto seus produtos acabados.
 
Unidade de Rio Claro – Nesta unidade, criada especificamente para armazenamento de produtos acabados, é considerada como área de distribuição do pós-venda, que é realizada em São Paulo. Daqui partem todos os produtos vendidos para o destino final que será seus clientes.
 
No final dessa análise, constatamos a necessidade de ser criado uma estrutura de redes de computadores e as formas de comunicação, para que seja atendido em sua plenitude as operações organizacionais dessa companhia.
Considerando as tecnologias atuais para redes de computadores, descreva a estrutura básica de redes sob uma visão macro dessa organização empresarial e depois para cada unidade, considerando as topologias, classificações, hospedagem das aplicações e do banco de dados e possíveis modelos de comunicação.
RESPOSTA :
Considerando as necessidades deste case, vamos comparar a sua resposta com o modelo proposto para uma solução sob a visão de um planejamento bem-sucedido para este projeto de redes, lembrando que o modelo poderá ter variações, pois existem algumas opções tecnológicas disponíveis na atualidade, mas vamos nos ater a duas opções que são mais utilizadas no mercado.
 
 
Opção 1
Consideramos como uma opção válida aos padrões atuais, um servidor central com as aplicações e banco de dados conectados através de uma rede LAN com modelo STAR na unidade de São Paulo, já que a área de TIC está também nesta unidade, interligando todas as outras unidades através de uma conexão de comunicação via Internet ou um link dedicado e nas demais unidades a mesma estrutura de redes da unidade de São Paulo, porém com acessos ao servidor central.
 
 
Opção 2
Podemos considerar para esta opção também uma rede LAN para todas as unidades individualmente, mas desta vez não haverá um servidor central local e sim o uso de Datacenter ou Cloud Computing para alojar nossas aplicações e banco de dados, interligando todas as unidades a este modelo através da Internet e de acessos controlados.

Outros materiais

Outros materiais