Buscar

paulo Roberto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quais foram as variáveis estudadas? 
 X1 - V elocidade da máquina, X2 – Layout, X 3 – número de funcion ários, Y – Volume de produção da linha
2) Qual o tipo de cada variável, quantitativa ou qualitativa? Se quantitativa, qual sua unidade de medida? Se qualitativa, que níveis ou classes podem assumir? 
Quantitativa- Velocidade da máquina: rpm; 
 Qualitativa – Layout: 2 níveis antigo=0 e novo=1; 
 Qualitativa - Número de Fu ncionários: 2 níveis atual= 0 e maior= 1;
 Quantitativa - Volume de produção da linha: peças/ hora 
3) Como pode esse modelo de regressão linear múltipla ser usado para fazer predição de volume de produção de cada linha da fábrica? 
O modelo pode ser usado para a execu ção, pois as variáveis influenciam no volume de produção. Por meio de simulações de situações é possível comparar os resultados obtidos e optar pela melhor alternativa a ser aplicada na linha da fábrica, flexibilizando o controle de peças produzidas
4) Reflita so bre situações similares em que você pode ria aplicar e ssa mesma técnica (regressão linear múltipla) para gerar conhecimento a partir de dados. Descreva brevemente uma dessas situações que você pensou , identifique cada u ma das variáveis de entrada e a variável resposta, descreva o tipo de cada uma delas (se quantitativa ou qualitativa) e forneça suas u nidades de medida (se quantitativas) ou seus níveis ou classes (se qualitativas).
Uma situação que podemos considerar é a previsão de vendas de um produto em uma loja de varejo. As variáveis de entrada podem ser:
Preço do produto: variável quantitativa, medida em unidades monetárias (por exemplo, em reais).
Publicidade: variável qualitativa, com classes como "sim" ou "não", indicando se foi realizada uma campanha de publicidade para o produto.
Dia da semana: variável qualitativa, com classes como "segunda-feira", "terça-feira", etc., representando o dia em que ocorre a venda.
Clima: variável qualitativa, com classes como "ensolarado", "chuvoso" ou "nublado", descrevendo as condições climáticas no dia da venda.
A variável resposta nesse caso é o número de vendas do produto em um determinado dia. Essa é uma variável quantitativa, medida em unidades de produtos vendidos.
 A técnica da regressão linear múltipla pode ser utilizada para gerar conhecimento a partir de dados para fazer predição de valor de venda ou locação de um imóvel, por exemplo. Para notação considerou-se as variáveis: X1= tipo de imóvel (Unidade de medida: apartamento =0 e casa =1. 2 níveis). Variável: Qualitativa; X2= área do imóvel (Unidade de medida: m²). Variável: Quantitativa; X3= localização de im óvel (Unidade de medida: bairro =0 e centro=1. 2 níveis). Variável: Qualitativa; y= valor do imóvel (Unidade de medida: R$ ). Variável: Quantitativa;

Outros materiais