Buscar

A IMPORTÂNCIA DE CADA ESTÁGIO PSICOSSEXUAL DE FREUD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DE CADA ESTÁGIO PSICOSSEXUAL DE FREUD
De acordo com o desenvolvimento de cada ser humano, determinadas áreas do corpo podem se tornar fontes de prazer ou de frustração, e até mesmo ambas. 
Freud acreditava que toda a nossa vida era constituída de prazer e tensão, e que esta última era a consequência do acúmulo de libido e que somente com a descarga deste que viria o prazer.
Ele também destacou que o desenvolvimento humano é psicossexual, ou seja, a parte mais instintiva da mente era caracterizada pelo ID, do qual se acumula e se descarrega ao passar dos anos pelo nosso amadurecimento. Ao caracterizar o termo “sexual”, Freud se refere a todas as ações e pensamentos relacionados ao prazer. 
O inicio da vida até os 05 anos de idade, propriamente dito, são extremamente importantes para a personalidade do ser humano quando adulto, pois o ID deve ser controlado em conflito com os padrões sociais, o EGO e o SUPEREGO acabam por auxiliar este controle do ID diante da necessidade de aceitabilidade social.
Cada estágio psicossexual compõe um conflito do qual deve ser resolvido antes mesmo de se passar para o estágio seguinte. Para ele, resolver cada momento desses estágios requer descarga de energia, que por sua vez é muito importante para o amadurecimento psicológico do indivíduo.
Antes, porém, Freud destacou a importância de se passar por cada estágio para seguir para o próximo, pois se as expectativas de uma pessoa não forem atendidas, haverá frustração. E por outro lado, se as necessidades desta pessoa forem extremamente bem atendidas, poderá haver excesso de cuidados.
Tanto um, quanto outro ou até mesmo os dois podem levar o que se denomina de fixação, em um determinado estágio específico.
Inicia-se, então, os estágios psicossexuais que Freud propôs, senão:
FASE ORAL (nascimento até 01 ano de idade)
Neste momento, além do desenvolvimento da personalidade do bebê, está também a libido pela boca. Todas as coisas, objetos, alimentos são colocados em sua boca, por ele próprio, para satisfazer a libido, ou seja, os prazeres são orientados pela boca, sejam elas: sucção, amamentação e mordidas.
Para este estágio é preciso cuidado, pois para Freud a estimulação exagerada poderá ocasionar uma fixação oral mais tarde. Como por exemplo: pessoas que chupam o polegar, ou roem as unhas e até mesmo fumantes, dos quais na maioria das vezes estão sob algum estresse ou ansiedade.
FASE ANAL (01 ano até 03 anos de idade)
Neste momento, a libido é o ânus e o bebê/criança sente muito prazer em defecar, pois ela está plenamente consciente que é um ser humano e que o seu EGO está desenvolvido. É o período conhecido como desfralde, uso do vaso sanitário, treinamento para aonde defecar. 
Mas é importante ter cuidado, pois nesta fase se o treinamento se tornar rigoroso demais, o bebê/criança poderá ter, numa fase adulta, uma personalidade anal-retentiva, ou seja, que é extremamente arrumada, pontual, odeia bagunça e respeita horário e autoridades.
Ao contrário deste tipo de personalidade, existe a personalidade anal-expulsiva que é o oposto desta, onde a pessoa em fase adulta é extremamente liberal com suas coisas, não as retendo, mas compartilhando.
FASE FÁLICA (03 anos até 06 anos de idade)
Neste momento, a fase está centrada nos órgãos genitais como sua fonte nova de prazer. A criança passa a ter atração, rivalidade, ciúme e medo. 
Para Freud, este período é caracterizado pelo Complexo de Édipo, que deriva de um mito grego onde um filho tende a matar seu pai para ficar com sua mãe. Este conflito surge para dar explicação aos desejos para com a mãe, para que esta seja única e exclusiva deste filho, mas este, ao prever que seu pai poderia descobrir tudo e levar o que mais ama, desenvolve-se a castração.
Ao seguir pelo que se considera imitação, o filho passa a copiar e imitar o pai e desenvolve a identificação que em consequência, ao assumir o papel de menino, adota valores que o tornam do EGO ao SUPEREGO.
FASE DA LATÊNCIA (06 anos até a puberdade)
Neste momento não há mais desenvolvimento psicossexual, ou seja, a libido adormece e os impulsos são reprimidos. A criança passa a ter mais energia canalizada para adquirir novas habilidades e conhecimentos.
FASE GENITAL (puberdade até adulto)
Considerada a ultima fase psicossexual de Freud, onde o adolescente começa a experimentação sexual até se estabelecer um relacionamento duradouro e amoroso com outra pessoa. O prazer consiste no outro e não sozinho.
Por fim, Freud entende que a personalidade de cada pessoa é desenvolvida durante a infância, mais propriamente dito nos 05 primeiros anos de idade, mas ainda assim, especificou as 05 fases do desenvolvimento psicossexual até a fase adulta.
Podemos observar que cada criança é confrontada por um determinado conflito de sua fase, e que sendo bem-sucedida terá domínio sobre cada etapa e poderá se desenvolver com uma personalidade madura sem pular estágios.
Muito ainda se fala a respeito dessas etapas de desenvolvimento, mas bem sabemos que a sexualidade é o fator principal, que segundo Freud, para o desenvolvimento da personalidade humana.

Outros materiais