Buscar

RESUMO METABOLISMO DOS CARBOHIDRADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CELULA
Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, é a menor estrutura que pode ser identificada em todos os organismos e todas elas são constituídas por células, existem diferentes tipos de células, os quais desempenham variadas funções todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético
Organelas são estruturas que ficam dentro das células e funcionam, mais ou menos, como órgãos, são encontradas dentro do citoplasma, estrutura gelatinosa presente no interior das células, as organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células, são estruturas compostas por membranas internas com formas e funções diferentes, sendo elas.
· Núcleo: é a organela que contém a maior parte do material genético da célula e controla suas funções.
· Mitocôndria: é a organela que produz energia para a célula por meio da respiração celular.
· Retículo endoplasmático: é a organela que sintetiza proteínas (retículo endoplasmático rugoso) e lipídios (retículo endoplasmático liso), além de participar do metabolismo de carboidratos e da desintoxicação celular.
· Complexo golgiense: é a organela que modifica, armazena e secreta proteínas produzidas no retículo endoplasmático, além de formar os lisossomos primários.
· Lisossomo: é a organela que contém enzimas digestivas e atua na degradação de substâncias no interior da célula.
· Peroxissomo: é a organela que contém enzimas oxidativas e atua na eliminação de peróxido de hidrogênio e outras substâncias tóxicas.
· Cloroplasto: é a organela que realiza a fotossíntese nas células vegetais, produzindo glicose e oxigênio a partir de dióxido de carbono e água.
· Vacúolo: é a organela que armazena água, sais, açúcares e outras substâncias nas células vegetais, além de regular o pH e a turgescência celular.
· Ribossomo: é a estrutura que não possui membrana e realiza a síntese de proteínas nas células. Alguns autores não consideram os ribossomos como organelas.
A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas. Através deste processo, as células unicelulares se reproduzem e as multicelulares se multiplicam, a frequência de divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. O ciclo celular é dividido em duas etapas: a interfase e a divisão celular, nos eucariontes existem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas, é um processo importante para o crescimento e regeneração celular, o desenvolvimento dos organismos multicelulares e a reprodução assexuada de organismos unicelulares. Antes da divisão mitótica, o material genético da célula (nos cromossomos) é duplicado, de modo que cada célula-filha recebe um conjunto cromossômico idêntico ao da célula-mãe, a mitose apresenta quatro fases principais: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
A meiose é um tipo de divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade. Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides. O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I e Meiose II. A meiose é um processo muito importante, pois atua garantindo a manutenção do número de cromossomos nas espécies e também relaciona-se com o aumento da variabilidade genética.
meiose I
É a primeira divisão da meiose, sendo essa etapa considerada reducional, uma vez que, no final, teremos duas células com metade do conjunto cromossômico original. A meiose I pode ser dividida didaticamente em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I, antes do início da meiose, ocorre a duplicação dos cromossomos, em uma etapa conhecida como interfase.
Na prófase I, ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta). 
Na metáfase I, os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula.
Na anáfase I, o encurtamento das fibras do fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para pólos opostos da célula.
Na telófase I, ocorre a citocinese, separando as duas células-filhas haploides.
meiose II
É a segunda divisão da meiose, sendo essa etapa considerada equacional, uma vez que, no final, teremos quatro células com o mesmo número de cromossomos que as células formadas na meiose I.
A meiose II pode ser dividida didaticamente em prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Na prófase II, ocorre a formação das fibras do fuso e a desorganização do envoltório nuclear.
Na metáfase II, os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso.
Na anáfase II, ocorre a duplicação dos centrômeros e as cromátides-irmãs separam-se.
Na telófase II, ocorre a reorganização dos núcleos e a citocinese separa as quatro células-filhas haploides

Outros materiais