Buscar

A2 de Análise de Risco - 2022 1 (1)

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise de Risco
	
	Docente: Falcão
	
	Turma:
	A1 ( )	A2 ( )	A3 ( )
	Aluno(a): Aline de Alcantara Figueiredo
	Matrícula: 20141106055
	Data:
	Nota da Prova:
	Nota de Trabalho(s):
	Nota Final:
Só serão permitidos os seguintes materiais em cima da carteira: caneta, lapiseira, lápis e borracha. Desligue seu aparelho celular e guarde-o na mochila, por favor.
A prova deverá ser totalmente feita à caneta, portanto considere o tempo para passar a limpo sua prova, caso inicie escrevendo a lápis. A duração total da prova é de 1 hora e 30 minutos, encerrando às 22:00h.
1 – Analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo os erros encontrados nas afirmações falsas. (Valor: 3,0 pontos)
( F ) O risco de um projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará sempre efeito negativo em um ou mais objetivos do projeto, tais como escopo, cronograma, custo e qualidade.
 O risco de um projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, procovocará efeito positivo ou 
 ou negativo em um ou mais objetivos do projeto, tais como escopo, cronograma, custo qualidade. 
( F ) Os fatores de risco ligados à dimensão política expressam a possibilidade da organização contratante vir a ser processada, com sucesso, em decorrência daquilo que é produzido pelo projeto.
 
 Essa definição do risco de dimensão geral
( V ) Existem, em todo projeto, fatores de risco que não valem a pena serem tratados, isto é, para os quais o estabelecimento de planos de contenção e contingência não se justifica; em outras palavras, este fator de risco será descartado.
 
( F	) Incertezas qualitativas podem receber um tratamento numérico, que não está disponível para incertezas quantitativas.
 Incetezas quatitativas podem receber um tratamento numérico, que não está disponível para 
 incertezas qualitativas.
( F ) Riscos primários são riscos que surgem como resultado direto da implementação de uma resposta ao risco.
 Riscos segundários são riscos que surgem como resultados implementação de uma resposta ao risco.
 
2 – A sequência correta das etapas da HAZOP é a seguinte: (Valor: 1,0 ponto)
(	) Aplicação da matriz de risco / Identificação das causas / Identificação das consequências / Associação do parâmetro à palavra-guia / Recomendações
(	) Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das consequências / Identificação das causas / Aplicação da matriz de risco / Recomendações
(	) Aplicação da matriz de risco / Identificação das consequências / Identificação das causas / Associação do parâmetro à palavra-guia / Recomendações
(X) Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das causas / Identificação das consequências / Aplicação da matriz de risco / Recomendações
(	) Associação do parâmetro à palavra-guia / Identificação das causas / Identificação das consequências / Recomendações / Aplicação da matriz de risco
3 – Considerando as estratégias que podem ser utilizadas para tratar riscos negativos ou ameaças, assinale a opção incorreta. (Valor: 2,0 pontos)
( ) Prevenir é ação para eliminar a ameaça ou proteger o projeto contra seu impacto.
( ) Transferir é ação para repassar o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta.
(	) Aceitar é apenas documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate o risco quando se confirmar.
( ) Mitigar é a ação para reduzir a probabilidade de ocorrência ou impacto do risco. (X) Explorar é a ação para garantir que a oportunidade seja concretizada.
4 – Quais são as etapas do ciclo da análise de risco? De forma sucinta, explique-as. (Valor: 2,0 pontos)
1. Identificação dos riscos
Mapear quais os eventos de riscos que possam impedir que os objetivos sejam atingidos e listar as possíveis causas e possíveis consequências de cada evento.
2. Avaliação dos riscos
 Seleção dos riscos mais importantes e avaliação dos impactos dos riscos.
3. Controle dos riscos
Estabelecimento de estratégias para mitigar os riscos e procedencia com as implementações.
4. Monitoramento dos riscos
Avaliação das eficácias e eficiências e avaliar as performances dos resultados.
5 – O desenvolvimento da APR (Análise Preliminar de Risco – ou Análise Preliminar de Perigo) ocorreu, inicialmente, pela necessidade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de estabelecer padrões de segurança para o transporte, armazenamento e manipulação de mísseis militares, que pela natureza das operações, apresentava alto grau de periculosidade.
Escreva em forma de fluxograma as etapas para o desenvolvimento da APR. (Valor: 2,0 pontos)
	
BOA SORTE!!!
Efeitos
Recomendações
Perigo
Causas
Detecção

Continue navegando