Buscar

ESTUDO DE CASO - Processos Cognitivos e Andragogia - UNICESUMAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O filho de Mariana tem passado por algumas dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Seus professores, preocupados com o déficit de atenção do menino, solicitaram que a escola o encaminhasse a um neurologista para investigação. O diagnóstico será realizado com base nos estudos da neurociência por um especialista da área. Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa o campo da Neurociência responsável por estudar a aprendizagem:
Escolha uma:
a. Neurofisiologia: estudo dos processos cognitivos da linguagem e da autoconsciência. 
b. Nenhuma das alternativas é verdadeira.
c. Neuroanatomia: estudo da compreensão da informação, a memória e o processo de ensino-aprendizagem.
d. Neurociência comportamental: estudo especificamente do comportamento do indivíduo no período escolar. 
e. Neurociência cognitiva: estudo da linguagem, autoconsciência, memória e a aprendizagem. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Neurociência cognitiva: estudo da linguagem, autoconsciência, memória e a aprendizagem..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O fracasso escolar é um problema real em todos os níveis da educação, tanto na educação básica como na educação superior. Levando em consideração que as dificuldades de aprendizagem ocorrem por inibições ou restrições nos processos cognitivos, assinale a alternativa que apresenta as doenças que podem causar esse tipo de dificuldade:
Escolha uma:
a. Hipertensão arterial sistêmica, diabetes, sífilis e doenças respiratórias.
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Depressão, diabetes, desequilíbrio hormonal e doenças respiratórias.
d. Depressão, doenças cardiovasculares crônicas e doenças respiratórias.
e. Depressão, hipertensão arterial sistêmica, diabetes e doenças respiratórias, dentre outras. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Depressão, hipertensão arterial sistêmica, diabetes e doenças respiratórias, dentre outras..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O filho de Mariana foi taxado como desatento pelos professores porque ele não se interessava pelas aulas. Na realidade, a forma do professor conduzir a aula não era estimuladora para o aluno. Sobre isso, analise abaixo algumas condições em que o professor deve  atuar para envolver o aluno e levá-lo à aprendizagem significativa. Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O professor deve ser um mediador entre o sujeito e o meio social, valorizando os conhecimentos dos alunos e desenvolvendo-os por meio de problematização, questionamentos e organização das informações. 
b. O professor deve atuar como mediador do conhecimento, mas sem deixar o contexto social interferir no processo de ensino-aprendizagem. 
c. Nenhuma das alternativas é verdadeira.
d. O professor deve atuar de acordo com a pedagogia tradicional e transferir os conteúdos necessários, mesmo que o aluno não esteja motivado. 
e. O professor deve atuar de acordo com os conceitos da pedagogia tradicional e transferir os conteúdos necessários, mesmo que o aluno não esteja motivado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O professor deve ser um mediador entre o sujeito e o meio social, valorizando os conhecimentos dos alunos e desenvolvendo-os por meio de problematização, questionamentos e organização das informações..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Bento, marido de Mariana, é formado em Administração e é mestre nesta área. Ele é um profissional da educação e atua exclusivamente no ensino superior. Considerando  a área de atuação de Bento, assinale a alternativa que apresenta o papel do professor na educação superior.
Escolha uma:
a. O professor da educação superior deve atuar como mediador do conhecimento, com habilidade para orientar e incentivar seus alunos, mas é necessário que demonstre aos alunos o seu domínio diante do saber, para manter a autoridade em sala de aula.
b. O professor da educação superior deve atuar da mesma maneira que o professor da educação básica, com os princípios da pedagogia tradicional.
c. O professor da educação superior deve atuar de forma segura e imponente, pois precisa apresentar as especificidades do conteúdo da disciplina.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. O professor da educação superior deve ser um mediador do conhecimento e não o detentor do saber. Algumas habilidades precisam estar internalizadas em sua prática docente como: saber lidar com pessoas, orientar, criar empatia, incentivar, conduzir grupos de estudos de modo discreto, na direção desejada. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O professor da educação superior deve ser um mediador do conhecimento e não o detentor do saber. Algumas habilidades precisam estar internalizadas em sua prática docente como: saber lidar com pessoas, orientar, criar empatia, incentivar, conduzir grupos de estudos de modo discreto, na direção desejada..

Outros materiais