Buscar

exercício sociologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os processos de educação informal e não formal podem ocorrer nos mesmos locais? Justifique sua resposta.
Sim, elas podem ocorrer no mesmo espaço, porém elas possuem didáticas diferentes e são guiadas de forma diferente. A educação informal é aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados. Ou seja, a educação informal pode ocorrer em vários espaços e envolve valores e a cultura própria de cada lugar. Por isso, o principal objetivo da educação informal é socializar os indivíduos e desenvolver hábitos e atitudes. Dessa forma, a educação informal é um processo permanente e não organizado. 
A educação não formal ocorre a partir da troca de experiências entre os indivíduos, sendo promovida em espaços coletivos. Dessa forma, o principal objetivo da educação não formal é proporcionar conhecimento sobre o mundo que envolve os indivíduos e suas relações sociais. Para isso, trabalha com a subjetividade do grupo e contribui para sua construção identitária. A educação formal, informal e não formal tem características diferenciadas, mas podem ser complementares. Isso porque a educação formal promove a aprendizagem e a titulação. Enquanto que na educação informal, os resultados acontecem a partir da visão do senso comum. E na educação não formal, há o desenvolvimento de vários processos, já que é voltada para o ser humano como um todo.
Quais são os reais motivos das reformas curriculares implementadas após os acordos MEC-USAID?
O Acordo MEC-USAID define as possibilidades de desenvolvimento da Educação Especial no Brasil através dos modelos de oferta de serviços educacionais, pois, por um lado, sugere as escolas especiais, salas especiais, as quais se relacionam com as instituições especializadas e, por outro lado, sugere salas de recurso, os consultores para professores, os quais se relacionam com a inclusão escolar. Conclui-se também que o Acordo MEC-USAID tenha como princípio a formação da mercadoria força de trabalho para a industrialização, vê-se, com base nas sugestões de modelos de oferta para a Educação Especial, o desenvolvimento do setor de serviços na Educação. 
Enfim, quais são as principais diferenças entre as teorias educacionais crítico-reprodutivistas e a pedagogia histórico-crítica?
Estas teorias, crítico-reprodutivistas, são consideradas críticas pois consideram que o estudo da educação passa pela compreensão de seus determinantes sociais. No entanto, além de não possuírem uma proposta pedagógica, entendem que a educação necessariamente reproduz a exploração e a dominação vigentes, não sendo possível, nas configurações atuais da sociedade, vislumbrar qualquer alteração nas estruturas sociais. A educação e a escola são completamente dependentes da sociedade capitalista.
A Pedagogia Histórico-Crítica é uma prática pedagógica que visa trabalhar o saber sistematizado transformando-o em saber significativo de modo que, no processo de transmissão e assimilação, o aluno seja capaz de realizar conexões relevantes entre as diversas disciplinas e a realidade contextual à qual ele faz parte, entendendo o conhecimento como historicamente elaborado. Esse processo parte da defesa pela escola, compreendida como uma instituição estabelecida histórico-socialmente sendo a responsável pela socialização do saber sistematizado. É na escola que a Pedagogia Histórico-Crítica se enraíza, ainda que seus efeitos não sejam limitados a ela, mas estejam voltados para a prática social global.

Outros materiais