Buscar

LEGISLACAO E ETICA PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais
1. Para Cortella (2007), a ética é um grupo de princípios e valores que usamos para optar entre três situações significativas da nossa existência. Elas estão presentes em nosso cotidiano e, por essa razão, é necessário estar preparado para efetuar a escolha da melhor forma possível. Assinale a alternativa que contém as três grandes situações que nos afligem e requerem decisão.
C. Quero; devo; posso.
2. O termo "moral" vem do latim mores, que quer dizer costumes. Portanto, moral é um conjunto de hábitos e costumes praticados por um grupo. Tais hábitos e costumes são aceitos e incorporados por serem considerados bons. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
C. Os hábitos, por serem bons, são considerados justos.
3. A ética investiga a forma do comportamento humano e da moral e busca explicá-los. É nesse contexto que se concentra o verdadeiro valor da ética. Portanto, a ética fornece a compreensão racional do comportamento humano, o qual será, posteriormente, o elemento formador da consciência. Assinale a alternativa que explica a função da consciência.
D. A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, visando a identificar e a estabelecer os novos parâmetros que nortearão os limites e as capacidades.
4. Com o avanço das tecnologias de comunicação, o acesso às informações foi facilitado, permitindo que as pessoas, onde quer que estejam, acompanhem, praticamente em tempo real, os fatos ao redor do mundo. Assinale a alternativa que contém as ações realizadas pelas empresas diante desse contexto.
D. As empresas estabelecem os Códigos de Ética com o objetivo de regulamentar o comportamento dos colaboradores, buscando, dessa forma, evitar problemas que possam afetar sua imagem no mercado.
5. A partir dos anos 80, a questão da ética começou a ganhar mais destaque e importância nas rotinas das empresas brasileiras. Indique a alternativa que contém os fatores que contribuem para essa mudança.
A. O enxugamento dos cargos de comando; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados.
Código Civil
1. As rotinas contábeis são de extrema importância no cotidiano empresarial, além de ser uma obrigatoriedade fiscal. Com as mudanças no mundo econômico e corporativo, além do atendimento das exigências fiscais, o Contador passou a ocupar posição estratégica nas empresas. Porém, alguns aspectos são imperativos para o exercício da profissão do Contador. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes aspectos fundamentais.
D. a. Integridade.
b. Transparência.
c. Confiabilidade.
d. Imparcialidade.
2. De acordo com o Código Civil o Contador será responsabilizado pessoalmente pelos lançamentos contábeis realizados nos livros e nos ofícios das empresas. Havendo algum ilícito no desempenho destas atividades o Contador pode sofrer ............................ Indique a alternativa que completa corretamente a frase acima.
B. Processos de indenização, inclusive com a real possibilidade de ter seus bens penhorados.
3. Conforme o artigo 1.171 do Código Civil, compete ao Contador preposto a responsabilidade quanto à organização e o controle de toda a documentação que será utilizada no processo de escrituração. Assinale a alternativa que justifica esse nível de responsabilidade.
A. Os documentos devem estar corretos e nenhum deles pode ser ignorado sob pena de incorrer em algum tipo de fraude ou de erro nas demonstrações.
4. O Contador deve se manter atualizado e atento às normas e aos princípios contábeis que estabelecem as diretrizes para o cumprimento das obrigações legais inclusive no aspecto tributário. Tal procedimento evitará que o Contador incorra no risco de cometer atos que possam ser caracterizados como erros e fraudes. Por que a responsabilidade do Contador se torna ainda maior em relação aos erros e a fraudes?
E. Porque o contador responde também pelas situações em que os erros forem cometidos por funcionários sob sua responsabilidade.
5. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a responsabilidade estabelecida pelo Código Civil.
A. Os sócios-administradores e/ou preponentes também são responsáveis pelos eventuais prejuízos causados a terceiros, quando o Contador desenvolve sua atividade profissional a serviço da empresa, nas dependências da empresa.
Conflito ético
1. O conflito ético está sempre presente no cotidiano das pessoas, não importando o contexto em que está sendo vivenciado. Isso implica que as situações conflitantes ocorrerão a todo instante. Com base nisso, indique a alternativa correta.
C. O conflito é fruto do desentendimento entre duas ou mais partes.
2. O conflito é fruto do desentendimento entre duas ou mais partes, porém é muito importante compreender como funciona o mecanismo que o desencadeia. Assim, é possível solucioná-lo. É fundamental lembrar que muitas variáveis colaboram para o aumento ou não da intensidade dos conflitos. Considerando isso, assinale a alternativa correta.
D. Os conflitos ocorrem com maior intensidade em ambientes ou situações de grande pressão, interesses pessoais ou coletivos e desafios.
3. Andrade, Alyrio e Macedo (2007) estabelecem que o conflito se divide em quatro níveis. Assinale a alternativa que contém os quatro níveis de conflito.
E. Conflito humano, conflito intrapessoal, conflito interpessoal, conflito social.
4. As consequências dos conflitos éticos são as mais variadas e podem ser tanto positivas quanto negativas, atingindo o grupo social ou os indivíduos separadamente. Dessa forma, devem ser considerados outros fatores relevantes como, por exemplo, os três principais modos de vida. Indique a alternativa que contém esses modos de vida.
D. A vida, a vida política, a vida contemplativa.
5. Como podemos administrar ou gerenciar os conflitos e obter resultados positivos? Na verdade, não há uma forma específica de gerenciar os conflitos. Essa tarefa requer uma série de ações conjuntas e bem coordenadas. Contudo, há uma ferramenta que se destaca no gerenciamento dos conflitos. Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta correta.
C. Negociação.
Legislação Aplicável: Código de Ética Profissional do Contador, NBC T13 e NBC P2
1. Com base nos honorários do perito contábil, em conformidade com a NBC P 2, analise as afirmativas e indique a única correta:
B. A quantidade de horas usadas no processo é um dos fatores que influenciarão nos honorários periciais.
2. Analise as afirmativas e indique a única correta:
C. Na ocorrência de nomeação judicial, é preciso que o perito contábil ofereça orçamento ou solicitação de arbitramento referente aos honorários.
3. Com base no processo de perícia contábil, analise e indique a resposta correta:
E. O perito contábil deve informar aos demais peritos indicados, se houver, quanto à localização, ao dia e horário do início das diligências.
4. Considerando os procedimentos de perícia contábil, analise e indique a única resposta correta:
C. Havendo unanimidade, o perito contábil nomeado em juízo emitirá o laudo que será subscrito por todos.
5. De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, avalie qual das afirmativas está correta:
E. A responsabilidade que o perito tem é oriunda da importância do resultado da execução do seu trabalho para solucionar o conflito.
Deveres e Proibições
1. O Código de Ética do Contador aborda os deveres e as proibições do profissional ao realizar seu trabalho. Entre os deveres e as proibições ao contador, assinale a alternativa correta.
B. É vedado ao contador reter de forma abusiva a documentação que estiver sob sua guarda.
2. A atualização periódica do Código de Ética Profissional se faz necessária por várias razões, dentre as quais duas merecem destaque. Indique a alternativa que aponta as duas razões.
C. 1. O ajuste do conteúdo do Código em função das constantes mudanças no cenário político e socioeconômico.
2. O fato de a ética ser evolutiva.
3. Com as mudanças no cenário econômico mundial, a gestão contábil se tornou uma importante ferramenta de estratégiaempresarial. De igual forma, a postura e o papel do contador nas empresas também se modificaram. As atribuições elementares de escrituração contábil e fiscal foram incorporadas _____________________________________. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
E. uma postura gerencial.
4. O contador tem o dever de se manter íntegro e conduzir suas ações com transparência e ética. A imparcialidade também deve ser parte da sua conduta profissional. Portanto, no exercício de sua profissão, o contador deve demonstrar determinadas condutas que reflitam a observância do Código de Ética Profissional. Indique a alternativa que apresenta a conduta correta que se espera de um contador.
E. Senso de urgência nas informações contábeis para o sucesso nos processos de tomada de decisão.
5. Anteriormente, já era exigida do contador uma postura ética e, sobretudo, sigilo no tocante aos números da empresa. Tais exigências ganharam ainda mais relevância no contexto atual devido ________________________________. Assinale a alternativa cujo conteúdo completa a frase corretamente.
B. à importância e à ascensão estratégica desse profissional no mundo corporativo.
O código de ética profissional: Concorrência
1. Ao longo da história, os mercados foram se estruturando de diversas formas. Nesse contexto, em cada estrutura, a relação oferta e demanda assume comportamentos distintos em função das suas particularidades. Assim, podemos afirmar que, classicamente, o mercado, hoje, está estruturado de uma forma bem definida. Indique a alternativa que contém as possibilidades de estrutura de mercado.
E. Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista, concorrência perfeita.
2. Em relação à concorrência perfeita, podemos dizer que se trata da competição pura. Essa estrutura sugere o funcionamento ideal ou equilibrado do mercado. A concorrência perfeita apresenta quatro características que a tornam o modelo econômico mais adequado. Assinale a alternativa que contém essas características.
D. Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; mobilidade.
3. As empresas, como instituições jurídicas, também têm importante papel junto à sociedade. O cumprimento desse papel social ocorre quando a organização, sendo uma atividade econômica devidamente regulamentada e organizada,_______________________ Marque a alternativa que completa a frase corretamente.
C. gera empregos, distribui renda, efetua o recolhimento dos tributos conforme a exigência legal.
4. A estrutura de mercado denominada "livre concorrência" tem como principal característica a competição empresarial de maneira correta, transparente e honesta. Nesse ambiente, é necessária a regulamentação da economia por parte do Estado, pois isso gera benefícios aos consumidores. Marque a alternativa que apresenta os benefícios decorrentes da regulamentação.
D. A coletividade passa a contar com mais opções de produtos, preços e qualidade, além de oferecer às empresas um ambiente econômico saudável.
5. No Brasil, a livre concorrência está subordinada ao artigo 173, § 4º, da Constituição Federal. Posteriormente, foi instituído o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), cujo objetivo é __________________. Assinale a alternativa que completa a lacuna de forma correta.
E. proteger os consumidores e o mercado econômico de ações desonestas, práticas ilícitas e antiéticas.
A Suspensão e a Cassação do Registro Profissional do Contador
1. Indique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente as condições necessárias para a suspensão e cassação do contador.
E. A suspensão e/ou cassação ocorrerá mediante a aplicação de penalidade transitada em julgado ou após decisão judicial. Os prazos ocorrerão em conformidade com as normatizações vigentes.
2. A cassação, desde que homologada por dois terços do Plenário do Tribunal Regional de Ética e Disciplina e também por dois terços do Plenário do Tribunal Superior de Ética e Disciplina, acarretará em uma determinada penalidade ao profissional contabilista. Assinale a alternativa que contém a penalidade correta a ser aplicada ao profissional conforme as condições definidas no enunciado.
B. Acarretará no cancelamento do registro profissional do Contador.
3. No caso da suspensão temporária, tendo cumprido o prazo da penalidade, como será o desdobramento desse processo? Assinale a alternativa que apresenta corretamente o desdobramento.
D. O contador terá seu registro profissional restabelecido automaticamente, independente de solicitação.
4. Compete ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Contabilidade a fiscalização da atividade contábil exercida pelos técnicos e contadores. Qual o objetivo da fiscalização executada pelos Conselhos?
A. Atuar como elemento de proteção da sociedade em conformidade com os preceitos legais previstos.
5. Os Conselhos Federal e Regional, por meio das ações regulares de fiscalização, procuram proteger a sociedade e também os interesses das empresas. Além disso, as ações dos Conselhos valorizam a imagem da profissão e promovem a proteção daqueles que se utilizam dos serviços da contabilidade. Por essas e outras razões, como os membros da categoria devem se comportar em relação às atuações e aos trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos?
A. Os membros da categoria devem se conscientizar de forma individual e coletiva buscando a valorização dos seus membros individualmente.
A relação entre ética e lucro
1. Em tempos de constantes e profundas mudanças no cenário econômico global, um dos maiores desafios lançados aos gestores é conciliar _______________ e _______________ com o objetivo de levar a empresa a alcançar os resultados projetados sem prejudicar a conduta e os valores éticos da organização. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente a frase.
B. ética e lucro.
2. A obtenção do lucro está diretamente ligada à projeção dos resultados elaborados pelas empresas em sua peça orçamentária. Assim, podemos dizer que o lucro é:
C. o resultado das ações de gestão bem-sucedidas praticadas ao longo de um período.
3. O surgimento de ferramentas mais avançadas de gestão e o uso cada vez maior das tecnologias de informação nas corporações provocaram uma importante mudança na relação entre as empresas e os clientes finais. Assinale a alternativa que apresenta a mudança ocorrida.
E. A aproximação entre os clientes finais e as corporações.
4. O papel das organizações empresariais é fabricar produtos e serviços que satisfaçam às necessidades da sociedade. Entretanto, para que esse objetivo seja atingido de forma eficaz e lucrativa, é necessário que a empresa utilize eficazmente três importantes recursos disponíveis. Assinale a alternativa que contém os três recursos.
B. Tecnologia, recursos humanos e capital.
5. É obtendo lucro que as empresas remuneram seus colaboradores e honram os compromissos com os fornecedores e com governo por meio do recolhimento dos tributos. Contudo, há uma grande celeuma em relação ao lucro que reside em dois aspectos. Indique a alternativa que apresenta corretamente os dois aspectos.
E. a. Como o lucro é alcançado?
b. Como o lucro será utilizado?
Tomada de Decisão baseada em princípios éticos
1. O Código de Ética ou Manual de Conduta Ética Empresarial é um documento que espelha os valores, os princípios e a missão das organizações. Com relação ao Código de Ética, indique a alternativa correta.
B. O Código de Ética permite que se conheça o posicionamento da corporação perante a sociedade.
2. A empresa que projeta a sua ascensão e permanência no mercado, promovendo o retorno dos investimentos aos acionistas e cumprindo o seu papel social perante a comunidade, jamais poderá prescindir da __________. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
D. ética.
3. As decisões são uma forma de identificar e corrigir um ou mais problemas de um empreendimento. Inicialmente, o processo de decisão é composto de duas etapas que permitirão diagnosticar falhas e apresentar alternativas de solução. Indique a alternativa quecontém essas duas etapas.
D. Identificação e solução.
4. Quando as decisões dos gestores respeitam os valores éticos, os consumidores, os fornecedores, os parceiros, o governo e a sociedade de forma geral se sentem __________. Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta.
B. seguros e confiantes quanto aos produtos e/ou serviços prestados por essa organização.
5. Ao aplicar padrões éticos na gestão da organização e nas decisões empresariais, que vantagem uma organização poderá ter? Assinale a alternativa correta.
A. Obterá melhores resultados ao enfrentar a concorrência.
O Profissional de Contabilidade no Exercício da Profissão
1. Com relação às atribuições do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Analise as alternativas abaixo:
I – Aprovar o Regimento Interno organizado pelos Conselhos Regionais, sem fazer modificações.
II – O CFC organiza o regimento interno.
III – É função do CFC a decisão referente aos recursos de penalidade exigida pelos Conselhos Regionais. É correto o que se escreve em:
C. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
2. Sobre as funções que podem ser praticadas pelo profissional de contabilidade, avalie as opções e assinale V para verdadeiro e F para falso.
(  ) O profissional de contabilidade por ser controller, conselheiro e consultor.
(  ) O profissional de contabilidade por ser Educador, concertista e pesquisador.
(  ) O profissional de contabilidade por ser perito, auditor e professor.
Assinale a sequência correta:
A. V, F, V
3. Quanto às funções privativas do profissional contábil, analise as alternativas e considere a correta.
D. Apuração do valor patrimonial de participações, quotas ou ações.
4. Com relação aos órgãos reguladores da profissão contábil, aponte a opção correta.
A. Mediante o Decreto-lei nº 9.295/46, foram originados o CFC e os Conselhos Regionais.
5. Com relação ao Código de Ética do Contador, marque a opção correta.
B. O Código de Ética do Contador visa a fazer cumprir os princípios estabelecidos para a profissão contábil.
A Administração de Informações
1. Avalie e indique a alternativa correta.
A. Com a informação contábil, é possível direcionar várias atividades diferentes de uma organização.
2. Referente ao tipo de informação que a contabilidade fornece, avalie qual das alternativas está correta.
D. O balanço patrimonial também apresenta a situação econômico-financeira da empresa para um período específico.
3. Analise as alternativas e apresente a correta.
B. A contabilidade precisa fornecer segurança e credibilidade através da clareza dos dados, com o intuito de produzir confiabilidade no mercado.
4. Com base na conduta ética, considere a opção correta.
C. O profissional que cumpre as regras éticas e obedece ao Código de Conduta do Contador estará ampliando sua capacidade de exercer seu trabalho.
5. Analise as alternativas sobre o uso das informações que são apresentadas pelos profissionais de contabilidade e também sobre seus deveres:
C. O profissional deve, obrigatoriamente, zelar e guardar sigilo sobre toda a informação da empresa.
Ética X Padrões de Qualidade nas Empresas
1. Analise as questões que abordam o termo “moral” e indique a opção correta.
B. Sempre haverá pessoas que serão contrárias ao comportamento ético adequado para um determinado ambiente.
2. Apesar das normas de conduta morais e éticas das empresas, ainda existem alguns comportamentos que são considerados imorais e que não seguem as normas de boa conduta. Sobre a ética e a moral nas empresas, analise as opções e indique a correta.
A. As penalidades existem para que sejam respeitadas as condutas éticas dentro da sociedade.
3. Com relação à moral empresarial, avalie a opção correta.
C. A moral representa os hábitos e costumes dentro da organização.
4. Conforme a ética relacionada à qualidade de vida, aponte a opção correta.
C. A busca pelos objetivos organizacionais pode causar confronto com a ética e a qualidade de vida do profissional.
5. As alternativas a seguir são referentes aos fatores individuais da moral. Analise e aponte a correta.
C. A religião tem grande importância e pode refletir na conduta ética e moral dos profissionais.

Outros materiais