Buscar

aula8_7584453 (6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho/Legislação Social
ATIVIDADE – AULA 2
1. Rebeca é passadeira e três vezes na semana cumpre expediente na residência de Sofia. Os dias combinados para a prestação de serviço são às segundas, quartas e sextas-feiras, ocorrendo trabalho em dia da semana diverso do combinado, exceto sábados, domingos e feriados, mediante comunicação prévia. A CTPS não foi assinada e o pagamento é por dia de trabalho. Quando Rebeca não comparece, não recebe o pagamento e não sofre punição, mas Sofia costuma sempre pedir que a ausência seja previamente comunicada. 
Considerando todas as hipóteses apresentadas, Rebeca possui alguma relação de emprego com Sofia? Fundamente sua resposta, indicando a legislação aplicável.
RESPOSTA: Sim, Rebeca se enquadra no quadro de empregadas domesticas, porque trabalha três dias da semana e cumpre o expediente conforme o combinado. E também sua atividade de passar roupas as roupas de Sofia é realizada em sua casa, mesmo não existindo um contrato de trabalho formal, perante a lei, Rebeca terá sim seus direitos garantidos, principalmente se houver testemunhas que possam comprovar a prestação de serviços realizados por Rebeca.
2. A indústria de chocolates Chocobel, devido a um grande aumento na venda de seus produtos, precisou contratar mais trabalhadores para produzir ovos de chocolate no período da Páscoa, pelo prazo de 30 dias, por meio de uma empresa de trabalho temporário. Devido a falência decretada pela Justiça, a empresa de trabalho temporário contratada não pagou nenhum dos trabalhadores que laboraram temporariamente na Industria Chocobel. Maribel, uma das funcionárias temporária procura você para saber se a indústria de chocolates, tomadora do serviço, teria alguma responsabilidade. 
Nesse caso, considerando as regras aplicáveis, como você orientaria Maribel? Fundamente sua resposta.
A empresa nesse caso tem sim a responsabilidade, porque a empresa de trabalho foi a falência, então quando o devedor não paga suas obrigações, as empresas ligadas são acionadas para quitações das dividas trabalhistas isso diante da responsabilidade subsidiaria. Então sendo assim Maribel deve ir atras dos seus direitos que iria receber pelos seus serviços prestados.
ATENÇÃO: somente será admitido o envio de uma resposta. Logo, a atividade, uma vez enviada e corrigida, com o Feedback do professor, não poderá ser reenviada para nova correção.

Outros materiais