Buscar

aula8_7584453 (5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho/Legislação Social
ATIVIDADE – AULA 3
1. Paulo, policial militar da ativa da Polícia Militar de Goiânia, trabalha em regime de escala 24h x 72h. Nos dias em que não tem plantão no quartel, atua como segurança em uma joalheria de um shopping center, onde tem que trabalhar três dias por semana, não pode se fazer substituir por ninguém, recebe remuneração fixa mensal e tem que cumprir uma rotina de 8 horas a cada dia laborado. Os comandos do trabalho lhe são repassados pelo gerente-geral da loja, sendo que ainda ajuda nas arrumações de estoque, na conferência de mercadorias e em algumas outras funções internas. Paulo não teve a CTPS anotada pela joalheria. 
Na situação narrada é possível reconhecer o vínculo empregatício entre o militar e a joalheria? Fundamente sua resposta.
RESPOSTA: sim é possível reconhecer o vinculo empregatício, todos os critérios da relação de emprego estão cumpridos, essa é a razão pela qual o Paulo possui vinculo empregatício com a joalheria mesmo sendo policial militar e enfrentando uma penalidade disciplinar administrativa prevista no estatuto do policial militar.
2. Mariana foi contratada por João, por meio de um contrato de experiência com prazo de 30 dias, em 02/01/2024, como auxiliar de escritório. No final do expediente do dia 02/02/2024, João informa a Mariana que não poderá efetivá-la como sua empregada, pois o seu desenvolvimento durante a experiência estava aquém das suas expectativas. Mariana, desesperada, não concorda com a sua despedida e o (a) procura para fazer uma consulta sobre seus direitos. 
À luz do Direito do Trabalho, qual o seu parecer sobre a situação de Mariana. Fundamente sua resposta.
João vai ter que assumir todas as despesas de rescisão, pois o período de experiencia no contrato foi de 30 dias e ultrapassou a data limite em 02\02\24. No caso então o contrato se tornou por tempo indeterminado e, se ele quiser demiti-la, vai ter que arcar com os custos de rescisão. Não foi incluída no contrato uma prorrogação de contrato. Se for do interesse das partes, não tem nenhum impedimento para que o empregado seja contratado posteriormente no mesmo estabelecimento por tempo indeterminado, podendo ocorrer ate mesmo durante o curso do contrato por prazo determinado, com base na Lei 9.601\98 desde que tenha uma rescisão contratual em conformidade.
ATENÇÃO: somente será admitido o envio de uma resposta. Logo, a atividade, uma vez enviada e corrigida, com o Feedback do professor, não poderá ser reenviada para nova correção.

Outros materiais