Buscar

teorias da administração AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFA: 
ALUNO: 
DATA: 13/03/2017
 Estilos de liderança na Administração Pública 
Em tempos de modernidade e instabilidade social e econômica, todas as organizações necessitam de um líder para fazer o papel de organizar com dinamicidade, trabalhar em equipe e melhorar o ambiente de trabalho. Para isso, é essencial que a Administração Pública insira modelos que atendam as demandas da sociedade, pois para CHIAVENATO (2006, p.18-19) "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".
A Administração Pública é orientada por cinco princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Um gestor público deve ser qualificado, pois, tem como seu único cliente, a sociedade, que financia todos os recursos do governo, recebendo de volta serviços prestados, tais como: segurança, educação, saúde pública entre outros benefícios. À vista disso, o sistema público se tornou ultrapassado por não ser eficaz em atender as necessidades da sociedade, então, ocorrerão mudanças nas diretrizes públicas, adotando estilos de liderança que tem como finalidade estudar como os líderes comandam seus subordinados e detectar as características e personalidade nos estilos de liderança.
O estudo das teorias de liderança referem-se a três estilos, são eles: Autocrática, Democrática e Liberal.
O líder Autocrático é: 
 • Dominador;
 • Emite ordens e espera obediência dos funcionários;
 • Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
 • Temido pela equipe, esta só trabalha quando ele está por perto.
Líder Democrático: 
 • Interage bem com a equipe e com os indivíduos;
 • É encorajador e responsável; 
 • Preocupa-se com o desempenho dos membros na realização dos trabalhos;
 • O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
Liderança Liberal: 
 • Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
 • Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
 • O líder pouco se manifesta e só o faz quando solicitado;
 • Os membros deste grupo, geralmente têm dificuldades em desempenhar seus papéis e não se saem bem na maior parte das tarefas. Deixam a desejar tanto na qualidade quanto na quantidade de trabalho.
 A liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder. (METIDIERI, 2011).
Geralmente os líderes utilizam de poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade. O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior. Sem conhecimento, as decisões do líder podem não dar em nada, ou pior ainda, podem levar a prejuízos, derrotas e perdas irreparáveis (METIDIERI 2011).
 
Referências: 
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
METIDIERI, Guilherme. Artg sobre Estilos de liderança: Autocrática, Democrática e Liberal, 2011. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/> Acesso em: 13 de março 2017.
SEBRAE, Nacional. Três estilos de lideranças e os impactos junto aos colaboradores, 2016. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-estilos-de-lideranca-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores,1cdea5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD > Acesso em: 13 de março 2017.
BOTELHO, Luciano Henrique Fialho; PEREIRA, Rafael Morais. Estilos de liderança e Administração Pública: O caso de uma universidade federal mineira. Disponível em: < file:///C:/Users/Magaiver/Downloads/1486-7746-1-PB.pdf > Acesso em: 13 de março 2017.

Outros materiais