Buscar

Resumo do filme Tempos Modernos ad1 teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE EDUCAÇÃO
SUPERIOR A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
ALUNO: MAGAIVER SANTANA SANTOS
DATA: 11/09/2017
Resumo do filme Tempos Modernos
A história se passa em meio a revolução industrial, numa época de transição onde os homens estavam sendo substituídos por máquinas. O filme narra o trama de um operário que trabalhava em uma grande fábrica e tinha como sua função apertar parafusos. Por ser um trabalho árduo e muito monótono, o jovem empregado que é protagonizado por Charles Chaplin, sofre um “ataque de nervos” e começa a fazer gestos repetitivos parafusando tudo que vê em sua frente, inclusive, com todo seu papel de louco, o protagonista desordena todo o maquinário, tendo como consequência a demissão da empresa e encaminhamento para um hospital onde fica internado por corridos dias.
Após ser tutelado pelo hospital com a intuição de receber tratamento, o pequeno operário recebe alta. Logo em seguida se depara com uma bandeira caída no chão e imediatamente é atraído por uma multidão que ali fazia protesto em busca de liberdade. Por consequência, a polícia chega no local para acabar com o motim e prendem confundindo-o com o líder dos manifestantes. Depois de ser solto por ter ajudado os policiais na prisão de carcerários que tentavam fugir, o jovem consegue um emprego indicado pelo chefe de polícia mas, acaba sendo um desastre e novamente fica desempregado.
No decorrer do filme, o operário fica de frente com uma moça que está fugindo por ter roubado comida, mas que em seguida é pega em flagrante e levada como prisioneira pelos guardas. Não estando satisfeito do ocorrido, o bondoso jovem se declara culpado e assume o crime que a moça havia cometido, mesmo assim não consegue ser preso no lugar dela. Seguidamente da prisão da moça, o operário entra em uma confeitaria, come com abundância e saí do estabelecimento sem pagar com a intuição de ser preso juntamente da garota. Após um acidente no veículo onde estavam, os dois escapam e ficam juntos até então. O maroto aproveita a oportunidade de emprego e consegue trabalho em uma loja de departamentos, mas logo na manhã seguinte é despedido por não conseguir evitar um assalto e mais uma vez é preso. Dias depois ele é solto e se reencontra com a jovem menina que neste meio tempo, havia conseguido uma casa de madeira para morarem juntos.
Por fim, ao conseguir um novo emprego, é posto pra fora por brigar com o guarda. Passando se os dias, a bela mendiga é vista dançando na rua e consegue um emprego para trabalhar como dançarina, é quando ela fala com o proprietário e arranja um emprego de garçom para o pequeno operário que estava desempregado. Ambos trabalhando, o operário que agora é garçom, faz uma apresentação cantando e dançando no restaurante e é aplaudido por todos. Para a infelicidade dos dois, um homem chega com uma ordem de levar a moça órfã, em meio ao desespero e desencontros, os jovens veem uma oportunidade e fogem para longe, sendo obrigados a começar tudo de novo.
a) Quais seriam as principais características dessas duas teorias, a Administração Científica e a Clássica?
R: as principais características dessas duas teorias são:
A Administração Científica: aplicação de técnicas de racionalização do trabalho, a divisão do trabalho e a especialização do trabalhador em um único conjunto de tarefas.
A administração Clássica: ressalta a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias na realização do trabalho.
b) Você enxerga algumas características dessas teorias nos dias atuais? Exemplifique.
R: algumas sim, como por exemplo, nos princípios da Administração Científica:
Atualmente ainda é utilizado alguns dos modelos gerenciais, o trabalhador se adapta as funções que é mais compatível a suas habilidades, mas com a fragmentação das tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua quando passa a desenvolver tarefas cada vez mais monótonas e desarticuladas do processo como um todo.
Na Administração Clássica, a especialização dos funcionários, dos executivos da administração aos operários, favorece a eficiência na produção, aumentando a produtividade. Tendo que controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para os grupos de atividades com os mesmos objetivos, pois a necessidade de se estabelecer normas de conduta e de trabalho são válidas para todos os funcionários, contudo, a ausência de disciplina desordena uma organização.

Outros materiais