Buscar

Teoria Sistêmica ad2 teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE EDUCAÇÃO
SUPERIOR A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
ALUNO: MAGAIVER SANTANA SANTOS
DATA: 05/12/2017
Teoria Sistêmica
A teoria geral dos sistemas tem como seus principais parâmetros de um sistema a entrada de insumos, processamento das entradas e saída dos produtos. Seu mentor Ludwig Von Bertalanffy desenvolveu uma teoria em que a organização é vista como um sistema formado por vários subsistemas. Sistemas quais são conjuntos de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns. A transformação de insumos em produtos ou serviços, influencia e é influenciado pelo meio externo, quando a relação com o meio externo é cortada, a organização se desintegra. A própria influência do meio sobre o ambiente é voltada através do feedback, essa interação com o meio permite ao sistema adaptar a ele e torná-lo viável e com chances de sobrevivência diante das demandas do ambiente externo.
Gestão de Qualidade Total
A gestão de qualidade total diz respeito a uma abordagem com perfil integrativo, que busca a satisfação dos consumidores pelo uso de ferramentas e técnicas que servem para atingir alta qualidade dos bens e serviços. Deming Feingenbaun, Ishikawa e Juran foram responsáveis por convencer os administradores a adotar uma abordagem mais completa para que pudesse obter a qualidade total. Foi a partir da era da TQM (era da qualidade total) que a qualidade deixa de ser responsabilidade apenas de um único departamento e passa a ser de todos os funcionários da organização. Bateman e Snell aponta alguns princípios gerais da TQM que, contribuiria com o avanço. A filosofia da melhoria contínua serve como um método para que as pessoas fiquem inspiradas e busquem constantemente aperfeiçoar-se em tudo que realizam. A gestão de qualidade vem para a total eficiência e sucesso, buscando sempre excelência nas organizações.
Reengenharia
A reengenharia constitui o processo de iniciar tudo do zero, revisando o modo em que a organização faz negócios, reconstruindo-a novamente, reinventando para conseguir ter um salto quantitativo em seu desempenho. A reengenharia de Hammer e Champy, repensam e refazem radicalmente os processos organizacionais, não se refere à reorganização ou nivelamento de uma organização, mas a relação básica entre à estrutura dos processos e não à estrutura organizacional, equivale à melhoria da qualidade, gestão de qualidade total. 
Mudança organizacional 
As mudanças organizacionais tem como maior interesse atingir a excelência em termos mundiais por meio da Qualidade Total e da Melhoria Contínua. A mudança da organização pra melhor, no entanto, tais mudanças precisam ser cuidadosamente administradas, pois se trata do rompimento de costumes enraizados na instituição. A mudança na organização exige a aplicação de fundamentos e modelos administrativos sólidos e baseados em problemas quanto em oportunidades de motivar as pessoas a mudar. Quer dizer que, fazendo o uso de uma abordagem estratégica para implanta-la obterá sucesso. As mudanças ocorrem porque a organização enfrenta dificuldades, com isso, são utilizado métodos para motivação que estão relacionadas a ambiente, desempenho, métodos administrativos. Existe resistência na aplicação de mudanças que são levadas a demasiados fatores.
Caso 2 Projeto Porto sem Papel
O Projeto Porto Sem Papel nasceu como um macroprojeto que visa capacitar o setor portuário de sistemas e informações estruturadas para que todos possam atuar de maneira coordenada, reduzindo os custos e a burocracia. A International Maritime Organization (IMO), possibilitou a padronização de procedimentos, bem como a troca de experiência entre portos de diferentes países. A implantação do projeto previa etapas que logo foram colocadas em prática, modelando um novo fluxo de informações e documentos, que tornasse mais efetivo o processo de atracação, operação e desatracação. É conhecido como Janela Única (Single Window) o método que consiste em fornecer ao usuário um meio único de comunicação com todos os intervenientes. Através dos avanços tecnológicos foram criados e adotados sistemas que dinamizaram e se unificaram, modelos que possibilitam concentrar dados em nuvem com comunicação via internet sem modificar os sistemas próprios de cada anuente. Os dados compartilhados são então distribuídos aos diversos anuentes, que os processam em seus sistemas e dão um retorno sobre a anuência ao mesmo concentrador de dados. Assim, todo o fluxo de informações passou a ser sincronizado pelo Porto sem Papel.

Outros materiais