Buscar

Big Data

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Big Data e Análise de Dados: Foca na coleta, armazenamento e análise de grandes conjuntos de dados para obter insights valiosos e tomar decisões informadas.
1. Tecnologias de Armazenamento de Dados: Inclui bancos de dados tradicionais, sistemas de armazenamento distribuído (como Hadoop e Spark) e armazenamento em nuvem.
2. Processamento de Dados em Tempo Real: Aborda a capacidade de analisar e tomar decisões com base em dados que estão sendo gerados continuamente, sem atrasos significativos.
3. Mineração de Dados: Explora técnicas para descobrir padrões, tendências e informações úteis em conjuntos de dados grandes e complexos.
4. Visualização de Dados: Envolve a representação visual de dados complexos de maneira compreensível e significativa para identificar insights e tendências rapidamente.
5. Análise Preditiva: Utiliza modelos estatísticos e algoritmos de machine learning para prever eventos futuros com base em padrões identificados nos dados históricos.
6. Análise de Sentimentos: Aplica técnicas de processamento de linguagem natural para entender e analisar sentimentos expressos em grandes volumes de dados textuais, como em redes sociais e comentários online.
7. Privacidade e Ética de Dados: Considera questões éticas relacionadas à coleta, uso e compartilhamento de dados pessoais e sensíveis, além de conformidade com regulamentos de privacidade, como o GDPR.
8. Análise de Redes Sociais: Estuda a estrutura e o comportamento das redes sociais digitais para extrair informações sobre influência, conexões e padrões de interação.
9. Integração de Dados: Diz respeito aos desafios de combinar dados de diferentes fontes e formatos para criar conjuntos de dados coesos e confiáveis para análise.
10. Economia de Dados: Analisa o valor econômico dos dados e estratégias para monetizá-los, além de considerar questões de acesso, propriedade e controle de dados.
Esses subtemas representam apenas uma fração das diversas áreas de estudo e aplicação dentro do campo de Big Data e Análise de Dados, demonstrando a complexidade e a importância dessa disciplina na era digital.

Outros materiais