Buscar

cnidario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

s cnidários constituem um filo de animais marinhos que inclui organismos como águas-vivas, anêmonas-do-mar, corais e hidras. Eles são caracterizados por possuírem células urticantes especializadas chamadas cnidócitos, que são utilizadas para capturar presas e se defender de predadores. Aqui estão alguns aspectos importantes sobre os cnidários:
1. Morfologia: Os cnidários exibem uma variedade de formas e tamanhos, desde organismos solitários e microscópicos até grandes colônias e estruturas recifais. A maioria dos cnidários tem corpos gelatinosos, geralmente com uma simetria radial, o que significa que seu corpo é organizado em torno de um eixo central, como uma roda.
2. Cnidócitos: Os cnidócitos são células especializadas que revestem os tentáculos e outras partes do corpo dos cnidários. Cada cnidócito contém uma estrutura em forma de cápsula chamada cnidocisto, que pode ser evertida rapidamente para fora da célula quando estimulada. Esses cnidócitos são usados para capturar presas, como pequenos peixes e plâncton, e para se defender de predadores.
3. Ciclo de Vida: O ciclo de vida dos cnidários pode variar entre diferentes grupos e espécies. Muitos cnidários têm uma forma de vida polimórfica, o que significa que passam por estágios diferentes em seu ciclo de vida. Por exemplo, muitas águas-vivas começam como pólipos sésseis (fixos), que eventualmente se desenvolvem em medusas (livres nadadoras) maduras.
4. Alimentação: Os cnidários são principalmente predadores, alimentando-se de pequenos organismos, como peixes, crustáceos e plâncton. Eles capturam suas presas usando os tentáculos cobertos de cnidócitos, que liberam toxinas paralisantes ou enzimas digestivas para ajudar a incapacitar e digerir a presa.
5. Simbiose: Alguns cnidários estabelecem relações simbióticas com outros organismos. Por exemplo, muitas anêmonas-do-mar formam relações simbióticas com algas fotossintéticas, conhecidas como zooxantelas, que vivem em seus tecidos e fornecem nutrientes por meio da fotossíntese.
6. Importância Ecológica: Os cnidários desempenham papéis importantes nos ecossistemas marinhos. Eles servem como fonte de alimento para uma variedade de predadores, incluindo tartarugas marinhas, peixes e moluscos. Além disso, os recifes de coral, que são construídos por cnidários do tipo coral, são alguns dos ecossistemas mais diversos e produtivos do mundo.
7. Importância Econômica: Os cnidários têm várias aplicações econômicas. Por exemplo, os corais são usados na fabricação de joias e decorações, enquanto as águas-vivas são consumidas em algumas culturas como alimento. No entanto, as populações de cnidários, como os corais, estão enfrentando ameaças significativas devido à poluição, pesca excessiva, mudanças climáticas e destruição do habitat.
Em resumo, os cnidários são um grupo diversificado de animais marinhos com uma ampla variedade de formas, comportamentos e funções ecológicas. Seu estudo e compreensão são fundamentais para a conservação dos ecossistemas marinhos e para a compreensão da diversidade da vida no oceano.

Outros materiais