Buscar

AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Devido à natureza do sistema educacional vigente na época, inspirado nas ideias de Paulo Freire, os militares decidiram, como forma de manter a ordem social, extinguir tal programa e, em contrapartida, criar um programa próprio que atendesse aos interesses do Estado. Surge assim o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) pela Lei 5.379, de 15 de dezembro de 1967.
 Podemos afirmar que o objetivo do Mobral era:
 
conduzir a pessoa a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo, como meio de integrá-la à sua comunidade, permitindo melhores condições de vida.
2 Paulo Freire foi quem passou a inspirar e a idealizar outros programas de alfabetização. Para tanto, criou parcerias com artistas, intelectuais, administração pública, grupos populares, educadores membros do MEB (Movimento de Educação Base), CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), UNE (União Nacional Estudantil) e outras frentes comprometidas com a formação do sujeito. Por meio dessas parcerias, foi aprovado(a) em 1964 (antes do golpe militar):
 o Plano Nacional de Alfabetização.
3 O papel que a educação nacional adotou nos anos de 1960 e 1970 foi de caráter ideológico acrítico e funcional. Assim, na busca de se estabilizar a economia nacional, a educação ficou reduzida a formar agentes passivos do processo, capacitados para atender a um fator puramente de produção, ou seja, para o trabalho nas indústrias e nas prestações de serviço. Logo, mudaram os objetivos e métodos educacionais, levando o ensino a um sistema opressivo e ideológico. Como instrumento ideológico, foram instituídas, em 1964, duas matérias específicas que tinham como meta apoiar as ações do Estado. Logo, podemos afirmar que essas matérias foram:
Organização Social e Política do Brasil e Moral Cívica.
4 Em 1981, o governo federal incorporou as ações de alfabetização de adultos na Fundação Educar. Foi um novo esforço do governo federal na área da alfabetização de adultos que aparece no seio do Programa Comunidade Solidária, nos anos de 1994 a 2002, com o projeto Alfabetização Solidária e, mais recentemente, de 2003 a 2006, com o Brasil Alfabetizado.
 Logo, podemos afirmar que a incorporação de ações de alfabetização de adultos na Fundação Educar pôs fim:
 ao sistema de ensino MOBRAL.
5 Paulo Freire propunha uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que a fosse transformado, por meio do diálogo. O objetivo do Método Paulo Freire de Alfabetização de Adultos era, antes mesmo de iniciar o aprendizado da escrita, levar o educando a assumir-se como sujeito de sua aprendizagem. Os materiais didáticos produzidos nesse período faziam referência à realidade imediata dos adultos, problematizando-a (Fortunati 2007).
 
Logo, esse modelo educacional de Freire se opunha ferozmente ao que foi instituído pelo governo militar. Paulo Freire definiu esse sistema de ensino dos militares, como sendo:
 escola bancária.

Outros materiais