Buscar

DIABETES MELLITUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIABETES MELLITUS
A diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar eficazmente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que regula o nível de glicose (açúcar) no sangue. Altos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia) podem levar a danos graves em muitos sistemas do corpo, especialmente os nervos e vasos sanguíneos.
Existem principalmente três tipos de diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e gestacional.
### Diabetes Tipo 1
É uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Isso significa que pessoas com diabetes tipo 1 não produzem insulina e precisam de injeções de insulina diariamente para manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Geralmente, se manifesta na infância ou adolescência, mas pode ocorrer em qualquer idade.
### Diabetes Tipo 2
É o tipo mais comum de diabetes e geralmente se desenvolve em adultos, embora as taxas em crianças estejam aumentando devido a taxas elevadas de obesidade. Neste caso, o corpo produz insulina, mas não consegue usá-la eficientemente - um fenômeno conhecido como resistência à insulina. Inicialmente, o pâncreas produz mais insulina para compensar, mas com o tempo, não consegue manter o ritmo necessário para manter os níveis normais de glicose no sangue. Estilo de vida e genética desempenham um papel importante no desenvolvimento do diabetes tipo 2.
### Diabetes Gestacional
Ocorre durante a gravidez e é caracterizado por altos níveis de glicose no sangue que se manifestam durante a gestação. Geralmente, desaparece após o parto, mas mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
### Sintomas
Os sintomas do diabetes podem incluir sede excessiva, fome frequente, perda de peso, fadiga, visão embaçada, cicatrização lenta de feridas e, em casos graves, cetoacidose diabética. No entanto, muitas pessoas com diabetes tipo 2 podem não apresentar sintomas por muitos anos e são diagnosticadas por meio de exames de rotina.
### Tratamento e Gestão
Embora o diabetes não tenha cura, pode ser gerenciado com mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em alguns casos, injeções de insulina. A gestão eficaz também inclui monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue, manutenção de uma dieta saudável, exercícios regulares e, para fumantes, parar de fumar.
A educação e o apoio são fundamentais para o manejo do diabetes, permitindo que os indivíduos vivam vidas saudáveis e reduzam o risco de complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, derrame, danos aos nervos, insuficiência renal e perda de visão.

Continue navegando