Buscar

APX2 Juliana-Martins-de-Sousa-Matos

Prévia do material em texto

Nome: Juliana Martins de Sousa Matos
	Matrícula: 22116080194
	Polo: Piraí
Disciplina: Filosofia e Educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
Tutoras à Distância: Profa. Fátima Moura e Profa. Fernanda Cupertino 
APX2 – 2022 - 1
Leia atentamente as instruções abaixo:
· Você irá encontrar 5 (cinco) questões nesta prova; a 5ª questão consiste em responder se você participou ou não do fórum II;
· Leia atentamente os enunciados das questões;
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· Responda com suas próprias palavras a partir dos estudos e leituras que realizou;
· Você deverá postar o arquivo com as respostas da prova no link específico destinado à APX2;
· Esta avaliação é individual. 
BOA PROVA!
1a. Questão • (2,0 pontos) 
Ao ler as reflexões contidas na Aula 10 – Ação moral e prática educativa somos novamente apresentados ao conceito de Ética como campo de estudo da Filosofia. Diante disso, faça o que se pede: 
a) Desenvolva um pequeno parágrafo utilizando suas próprias palavras para explicar o que é o campo da Filosofia chamado Ética diferenciando-a da moral.
Ética está relacionada aos valores morais que orienta o comportamento humano em sociedade. Moral é o conjunto de regras que são aplicadas no cotidiano e usadas por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, orientando sobre suas ações e os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado. Os dois são quase semelhantes no sentido prático, e são responsáveis por construir bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter e como agir em sociedade.
b) A partir do que você aprendeu sobre Ética e moral, recorde um evento do passado onde os valores morais de um determinado grupo eram considerados aceitáveis mas que hoje em dia não são comuns ou até mesmo repudiáveis. 
Mulheres que não tinham direito ao voto, que não podiam trabalhar e ficavam em casa para cuidar dos filhos. Negros que eram escravizados e vendidos como mercadoria, servindo aos seus senhores. 
2a. Questão • (2,0 pontos)
Na Aula 11 – A Ética na escola estudamos que a escola precisa ser um espaço plural. Ou seja, um lugar onde “todos devem ser ouvidos, todos os pontos de vista devem ser respeitados; os que pensam de forma diferente não devem ser excluídos.”
a) Partindo da ideia de que a escola forma os cidadãos para a convivência em sociedade, de que forma a pluralidade do ambiente escolar pode contribuir para uma sociedade mais democrática? Justifique sua resposta.
Contribui e muito. Acredito que o trabalho dos professores é a luta contra o preconceito e a discriminação que levam à exclusão. Um trabalho que deve ser feito para combater essa exclusão é expor as diferenças e buscar o entendimento de que somos diferentes e que podemos conviver no mesmo ambiente respeitando a opinião dos outros.
b) Apresente uma situação-problema dentro da comunidade escolar, baseada na sua experiência como aluno ou professor, ou até mesmo uma situação imaginária onde seja possível identificar atitudes que incentivam a pluralidade e a diversidade no ambiente escolar. Desenvolva sua resposta e o exemplo escolhido.
Precisa ser inserida desde a educação infantil para que desde o início as relações sejam ampliadas, tanto na convivência com os colegas de turma, como na extensão das amizades construídas durante o período escolar. Para desenvolver compreensão sobre a pluralidade cultural na escola, é preciso promover atividades que reafirmem as diferenças de faces identitárias, apontando para as potencialidades da educação escolar na construção de mais igualdade e justiça social.
3a. Questão • (2,0 pontos)
a) Na Aula 13 – Ética na sala de aula entendemos que, apesar do debate em torno da Ética estar presente em sala de aula, a Ética é algo que não pode ser simplesmente ensinado. A distinção do que é certo e o que é errado precisa partir da construção conjunta em sala de aula e não pode se resumir a transmissão de um conjunto de valores tidos como corretos pelo professor. Dito isso, comente como é possível promover a Ética em sala de aula e nos apresente um exemplo de estratégia para esse fim. 
É possível discutir sobre Ética em sala de aula e promover a conscientização geral dos alunos. Eles precisam compreender sobre a formação do caráter de cada pessoa, senso de consciência moral próprio de cada indivíduo, baseando-se que nossa conduta, sentimento, ações e comportamentos que são modulados pelas condições que vivemos (escola, família, classe social, entre outros). Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos valores. Proponho atividades com os alunos para que eles pratiquem a ética e desenvolva trabalhos para a formação do cidadão, com o intuito de que seja desenvolvida a autonomia pautada em valores morais e que levem a reflexão ética
4a. Questão • (2,0 pontos)
Na Aula 14 – O que é arte? e na Aula 15 – Padrões estéticos e prática educativa acompanhamos algumas das reflexões da Filosofia sobre o que é uma obra de arte e a importância do campo da Estética para a Pedagogia. A partir do trecho estudado, responda:
a) Explique e diferencie como Kant e Platão concebem a natureza da beleza de um determinado objeto.
Segundo Kant, cada objeto possui sua forma e qualidades tais que nos provocam um sentimento de prazer no sentido estético. O belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma imaginada para exprimir ideia, onde a verdadeira beleza não está ligada a um fim. Já Platão a beleza existe em si mesmo, no mundo das ideias, separada do mundo que vivemos hoje. Feita independentemente do julgamento humano. Ele faz críticas às obras de arte que se limitam a “copiar” a natureza, pois acaba afastando de certa forma o homem da real beleza, que é aquela existente no mundo das ideias.
b) Aquilo que é considerado bonito ou feio é o mesmo para todas as pessoas? Existe algo que você ache muito bonito ou muito agradável (uma música, um filme, uma pintura, um objeto) mas que não seja apreciado da mesma forma pelas pessoas que você conhece? Compartilhe conosco suas opiniões.
Cada pessoa tem seu modo de enxergar a beleza da vida, das pessoas e do objetos em geral, que são considerados os gostos musicais, preferência por algum filme, ou até mesmo um gosto culinário. Eu acho que a beleza está ligado ao interno, não me importo com o esteriótipo, muito menos com um rostinho perfeito. Beleza para mim é algo que o outro me proporciona, como por exemplo, momentos, sorrisos, carinho, afeto, jogar conversa fora, ser agradável e educado. 
 
c) Você acredita ser importante, dentro do ambiente escolar, que se cultive a diversidade de gostos e juízos estéticos? Porquê?
Sim, pois já deixa claro sobre a importância de diversificar e experimentar o novo, digo isso no geral. Exemplo, uma criança que foi criada desde sempre a tomar achocolatado no café da manhã, pode ter o interesse de experimentar novos alimentos, como frutas, ovos mexidos ou leite. Criar novos hábitos alimentares, por exemplo. Já o juiz estético está ligado ao que a pessoa sente quando se observa um objeto ou um ser. A beleza é uma questão de gosto, e nem todos têm o mesmo gosto relacionado a qualquer outra coisa ou pessoa. E isso deve ser assunto para um ambiente escolar, onde será definido e a criança será orientada para suas escolhas.
 
5a. Questão • (2,0 pontos) Esta questão corresponde à sua participação no terceiro fórum da disciplina Filosofia e Educação. Responda abaixo colocando um X na opção correta a respeito da sua participação. 
( X ) Participei do fórum III.
( ) Não participei do fórum III.

Continue navegando