Buscar

socializacaopaperbiosseguranca

Prévia do material em texto

PESQUISA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Acadêmico: Guilherme Henrique Araújo Freitas 
Tutora : Paula Gonçalves Bittencourt Teche²
BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS.
Fundamentação Teórica
 A descoberta do fogo deu início à utilização do fogo a favor do homem e o fogo se tornou um elemento de grande importância. O homem aprendeu a utilizar a força deste elemento natural em seu proveito, empregando-o na proteção contra os predadores, e em seguida começou a empregá-lo na caça, em fogueiras com a finalidade de cozinhar e aquecer o corpo, até que, com a evolução, foi também usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.
Todavia, antes de ter sido descoberto o modo de produzi-lo e de se controlá-lo, provoca verdadeiro terror no homem, algo supersticioso, pois seu surgimento só ocorria naturalmente, conseqüente da erupção de um vulcão, de faísca elétrica sobre o mato seco ou, ainda, pela combustão espontânea na vegetação submetida, fortemente, aos raios do Sol. Por muitos séculos o fogo foi considerado uma manifestação sobrenatural cuja ocorrência era atribuída aos deuses. (GOMES, 1998, P. 03).
De acordo com BONITESE (2007) Para que o fogo possa ocorrer, são necessários que seus três elementos (combustível, calor e oxigênio), estejam em presença contínua. Se não houver combustível ou oxigênio suficiente, ou houver redução de energia por extinção ou agentes retardantes, o fogo não se mantém.
Nos primórdios o fogo foi um grande achado, pois trouxe muitos benefícios para civilização humana. Desde então o ser humano usa o fogo para diversas atividades, como para se alimentar e fabricar materiais. Mas o mesmo fogo que construiu, também pode destruir um fogo que era pequeno, pode virar um grande incêndio se não for combatido.
3
FIGURA-I ESQUEMA DE EMERGENCIA
4
Considerações 
Com base em todas as pesquisas e análises realizadas ao longo do trabalho conclui-se sobre a importância do seguimento de legislações no que se diz respeito ao sistema de prevenção e combate a incêndio. Em uma sociedade como a da cultura brasileira que não trabalha inicialmente com prevenções e sim com ajustes e correções após algum acontecimento trágico e histórico, a Legislação Brasileira foi elaborada diante de fatos traumáticos fundamentados em desastres.
 Fica evidente a importância da utilização do fogo como instrumento de transformação da nossa sociedade se acelerou com o progresso da cultura humana. Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.
5
Referências 
BAZZO, Walter Antônio. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
BONITESE, Karina Venâncio. Segurança Contra Incêndio em Edifício Habitacional de Baixo custo Estruturado em Aço. 2007.253f. Dissertação mestrado em construção civil-Universidade Federal de minas Gerais-2007.
BRASIL – Segurança e Medicina no Trabalho: NORMA REGULAMENTADORA – NR 23
 Editora Atlas 74ª Edição 2014.
 
ONO, Rosaria. Parâmetros para garantia da qualidade do projeto de segurança contra incêndio em edifícios altos. Ambiente Construído. Porto Alegre, v.7, n.1. 113 p., 2007.
 
COSTA, da Rosa Ricardo, Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros Porto Alegre - IFRS POA.p.6.2018
 
SIMIANO, Lucas Frates1º Tenente QOBM, BAUMEL, Luiz Fernando Silva, 1º Sargento QPM 2-0-Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná. Manual de prevenção e combate a princípios de incêndio, Paraná, 2013. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2015/cursobrigada/modulo6_combateincendios.pdf .acesso em 0810/2021.
SIMÕES, Ana: Gazeta do Povo, disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/metade-das-escolas-estaduais-nao-tem-seguranca-contra-incendios-1jywm93zrc8uql8ngrzzjos3y / acesso em 08/10/2021.
.
 
6

Continue navegando