Buscar

FPT175_versão _final

Prévia do material em texto

2
FP175 - Competências docentes de professores universitários
Trabalho conv. Ordinária
Indicações gerais
O trabalho desta disciplina consiste em elaborar em grupos de 4 pessoas uma resenha crítica relacionada à leitura do material indicado abaixo.
Requisitos formais:
Extensão: 4–5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia ou os anexos, se houver).
Tipo de fonte: Arial. 
Tamanho: 11 pontos. 
Espaçamento entre linhas: 1,5. 
Alinhamento: Justificado. 
O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as regras de apresentação e edição no que diz respeito a citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo). 
A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos no Guia de Estudo e, sob nenhuma circunstância, o trabalho deve ser enviado ao e-mail do(a) professor(a) correspondente. 
Por outro lado, lembre-se de que existem critérios de avaliação cujo conhecimento por parte do aluno é extremamente importante. Para mais informação, consulte o Guia de Estudo. 
Trabalho
O trabalho da convocatória ordinária desta disciplina consiste em trabalhar com este texto Celaya, R. (2015) Cono-ciência. A revolução necessária em nossas universidades para energizar a construção de uma sociedade melhor. Obregón, México: Editorial ITSON (disponível neste link: https://fnbr.es/9uk) e elaborar uma resenha crítica do primeiro capítulo denominado “Os Novos Paradigmas”. Essa resenha deve incluir obrigatoriamente:
Um resumo no qual sejam expostas, de maneira integrada, as ideias principais do capítulo estudado. É importante que as ideias apresentadas na resenha se relacionem com os conteúdos tratados na disciplina.
Um comentário crítico abordando as seguintes questões: O autor declara um novo paradigma para o século XXI. Que paradigma é esse? Você concorda com o autor quando ele expõe as novas condições que propiciaram o surgimento desse paradigma? Que outros argumentos você pode acrescentar aos apresentados pelo autor?
Importante: o comentário crítico deve ser baseado em argumentos convincentes. 
Uma seção de conclusões.
Muito importante: Na página de rosto que aparece a seguir, você deve indicar seus dados pessoais e o título do trabalho (trabalhos que não cumprirem os requisitos de identificação não serão corrigidos). O índice do trabalho deve ser incluído após a página de rosto. 
Trabalho
Nome completo: Mateus Henrique Bernabé
Código: BRFPMDU5147764
Disciplina: FP175 – Competências docentes de professores universitárias
Data:15/10/23
Grupo: 
1. António Assunção Afonso 
1. Aureliana Maria Pessoa Sila
1. Daniela Alvarenga Lopes
1. Mateus Henrique Bernabé
A IMPLEMENTAÇÃO DO B-LEARNING, EAD E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES, BASEADO NA OBRA DE CELAYA, R. (2015). CONO-CIÊNCIA.
Sumário
INTRODUÇÃO	6
RESUMO	7
RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO "OS NOVOS PARADIGMAS" DO LIVRO "CONO-CIÊNCIA" DE ROBERTO CELAYA	8
COMENTÁRIO CRÍTICO	9
Desafios:	10
Oportunidades:	10
A RELAÇÃO COM O PARADIGMA CONO-CIENTÍFICO	11
CONCLUSÃO	13
REFERÊNCIAS	13
INTRODUÇÃO
O século XXI apresenta novos desafios e oportunidades para a docência universitária.
 “A palavra paradigma tem sua origem do grego parádeima que significa modelo ou padrão (VASCONCELLOS, 2002).”
“Considero ‘paradigmas’ as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (KUHN, 2001, p. 13).
A globalização, a revolução tecnológica e os desafios ambientais e sociais exigem que as universidades se adaptem a um novo paradigma, o paradigma cono-científico. 
“Esse novo modelo educacional, é baseado em uma visão mais ampla e integradora do conhecimento; que reconhece que o conhecimento é construído socialmente e que deve estar a serviço da sociedade" (Celaya, 2015, p. 14). 
Sendo assim, é necessário que as universidades busquem inovar suas estruturas e práticas educacionais.
Dentre as inúmeras mudanças que as universidades podem promover, é a implementação do b-learning, do EAD e da inteligência artificial. Essas tecnologias na educação, têm o potencial de oferecer novas oportunidades de aprendizagem, aumentar a flexibilidade e a acessibilidade da educação superior, e promover a personalização do ensino.
“Celaya, (2015), afirma que, esse paradigma, apresenta suas vantagens por estar centrado no domínio da natureza, por grandes avanços tecnológicos, mas também por trazer grandes desigualdades sociais e ambientais.”
RESUMO 
No livro Cono-ciência: A revolução necessária em nossas universidades para energizar a construção de uma sociedade melhor, Roberto Celaya afirma que o paradigma científico-tecnológico, que dominou o século XX, mostrou-se limitado para lidar com os desafios globais do século XXI, e defende que esse século exige um novo paradigma para a universidade, o paradigma cono-científico. Esse novo paradigma é baseado em uma visão mais ampla e integradora do conhecimento, cujo exige que as universidades se adaptem com uma maior integração social, com a participação social e a responsabilidade ambiental.
"Celaya (2015) relata que as tecnologias da informação e comunicação têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que as universidades e professores estejam abertos à inovação e à mudança"
Celaya apresenta algumas recomendações para a implementação do paradigma cono-científico na universidade. São elas:
· A adoção de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, que promova a integração do conhecimento.
· O incentivo à participação social na produção do conhecimento, por meio de parcerias com a comunidade.
· O desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que contribuam para a solução de problemas sociais e ambientais.
A implementação do paradigma cono-científico na universidade pode ser vista como um desafio e uma oportunidade, transformando-a em um agente de transformação social e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO "OS NOVOS PARADIGMAS" DO LIVRO "CONO-CIÊNCIA" DE ROBERTO CELAYA
No primeiro capítulo do livro "Cono-ciência", o autor apresenta um panorama das mudanças que ocorreram no mundo no século XXI e que, em sua opinião, exigem um novo paradigma para a universidade.
O autor começa por apontar que o século XX foi marcado por um paradigma científico-tecnológico, no qual o conhecimento era produzido de forma fragmentada e hierarquizada, e centrado no domínio da natureza. Este paradigma, segundo Celaya, foi responsável por grandes avanços tecnológicos, mas também por grandes desigualdades sociais e ambientais.
“Seguindo a linha de pensamento de Moraes (1997), Capra (1996), Behrens (2003; 2006), a visão tradicional ou cartesiana do mundo, apesar de ser questionada, possibilitou o desenvolvimento científico-tecnológico atual e possibilitou grandes saltos evolutivos na história das civilizações, permitindo a democratização dos conhecimentos, seja pelas técnicas extremamente eficazes para a construção de novos conhecimentos ou pela presença de um espírito científico de investigação aberta.”
No século XXI, Celaya (2005) identifica o surgimento de um novo paradigma, que o chama de "paradigma cono-científico".
“Essa ruptura entre o mundo moderno e o contemporâneo caracteriza o final de uma história e o começo de outra (MORAES, 1997).”
Este novo paradigma, segundo Celaya, é baseado na integração do conhecimento, na participação social e na responsabilidade ambiental.
Para o autor, as novas condições que propiciaram o surgimento desse paradigma são:
•	A globalização, que aumentou a interdependência entre os países e as culturas;
•	O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, que tornaram o conhecimento mais acessível e compartilhável;
•	A emergência de novos problemas globais, como a mudança climática e a desigualdade social, que exigem soluções integradas.O autor argumenta que a universidade deve se adaptar a esse novo paradigma, tornando-se um espaço de diálogo e participação social, e de produção de conhecimento integrado e responsável.
COMENTÁRIO CRÍTICO
Concorda-se com o autor quando ele afirma que o século XXI exige um novo paradigma para a universidade. O paradigma científico-tecnológico, que dominou o século XX, mostrou-se limitado para lidar com os desafios globais que o século futuro exigiria.
O paradigma cono-científico proposto por Celaya é uma resposta a esses desafios. Ele é baseado em princípios que são fundamentais para a construção de uma sociedade melhor, como a integração do conhecimento, a participação social e a responsabilidade ambiental.
Além dos argumentos apresentados pelo autor, considero que os pontos de vistas de outros autores, aqui citados, associados a outros fatores, também contribuem para o surgimento do paradigma cono-científico. Um desses fatores é a crescente conscientização sobre a importância da diversidade cultural. A universidade deve ser um espaço onde diferentes perspectivas e saberes possam se encontrar e dialogar.
“Outro fator importante é a crescente demanda por educação de qualidade. A universidade deve ser um espaço de formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Os ambientes de aprendizagem construtivistas são aqueles que partem do conhecimento prévio dos alunos e os incentivam a construir seu próprio conhecimento através da interação com o meio e com os outros alunos, Jonassen (1999, p. 181)”
A universidade tem um papel fundamental na construção de um futuro melhor. A adoção do paradigma cono-científico é uma condição necessária para que ela cumpra esse papel.
Alguns desafios e oportunidades se apresentam na implementação do b-learning, do EAD e da Inteligência Artificial na docência universitária. São eles: 
Desafios:
· Preparação dos professores: os professores precisam ser preparados para utilizar essas tecnologias de forma eficaz.
"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que os educadores saibam como utilizar essas tecnologias de forma eficaz" (Bates, 2005, p. 1).
· Investimentos: a implementação dessas tecnologias requer investimentos em infraestrutura e recursos.
"Os professores precisam desenvolver um conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (TPACK) para poderem integrar as tecnologias de forma eficaz em seu ensino" (Mishra & Koehler, 2006, p. 1024).
· Aceitação dos alunos: os alunos precisam estar dispostos a aprender com essas tecnologias.
Oportunidades:
· Melhoria da qualidade do ensino: essas tecnologias podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, tornando-o mais eficiente, eficaz e personalizado. 
"O papel do educador na era digital está mudando. De transmissor de conhecimento, o educador passa a ser um facilitador da aprendizagem, que auxilia os alunos a construir seu próprio conhecimento através da interação com o meio e com os outros alunos" (Bates, 2005, p. 10). "Os ambientes de aprendizagem construtivistas devem ser autênticos, significativos e relevantes para a vida dos alunos" (Jonassen, 1999, p. 182).
· Aumento da flexibilidade e da acessibilidade: essas tecnologias podem aumentar a flexibilidade e a acessibilidade da educação superior, tornando-a mais acessível a um público mais amplo.
· Promoção da inovação: essas tecnologias podem promover a inovação na educação, estimulando o desenvolvimento de novas metodologias e abordagens de ensino.
"O TPACK é um conhecimento complexo que envolve a compreensão de como as tecnologias podem ser utilizadas para promover a aprendizagem dos alunos, de como as tecnologias podem ser integradas ao currículo e de como as tecnologias podem ser utilizadas para apoiar as diferentes metodologias de ensino" (Mishra & Koehler, 2006, p. 1025).
A RELAÇÃO COM O PARADIGMA CONO-CIENTÍFICO
A implementação do b-learning, do ead e da IA na docência universitária pode contribuir para a construção de uma universidade cono-científica. Essas tecnologias podem ajudar as universidades da seguinte maneira:
· Promover a integração do conhecimento: as tecnologias educacionais podem facilitar o acesso a diferentes fontes de conhecimento, de diferentes áreas e disciplinas.
“A conferência por computador pode ser utilizada para promover o aprendizado colaborativo, pois permite que os alunos trabalhem juntos em projetos e tarefas, compartilhando ideias e recursos" (Garrison et al., 2000, p. 100).”
· Fomentar a participação social: as tecnologias educacionais podem permitir que os alunos participem mais ativamente do processo de aprendizagem, compartilhando suas ideias e experiências.
"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que os educadores saibam como utilizar essas tecnologias de forma eficaz" (Bates, 2005, p. 1).
· Desenvolver a responsabilidade ambiental: as tecnologias educacionais podem ser utilizadas para promover a conscientização ambiental e para desenvolver habilidades de resolução de problemas ambientais.
"O paradigma científico-tecnológico, centrado no domínio da natureza, foi responsável por grandes avanços tecnológicos, mas também por grandes desigualdades sociais e ambientais" (Celaya, 2015, p. 13).
Existem algumas recomendações específicas para que as universidades possam implementar o b-learning, o ead e a Inteligenia Artificial de forma eficaz:
· Investir em treinamento e capacitação dos professores: os professores precisam ser preparados para utilizar essas tecnologias de forma eficaz.
· Investir em infraestrutura e recursos: a implementação dessas tecnologias requer investimentos em infraestrutura e recursos.
· Promover a participação dos alunos: os alunos precisam ser envolvidos no processo de implementação dessas tecnologias.
A universidade deve promover uma cultura de inovação e de abertura a novas tecnologias. 
“Celaya (2015) afirma que as tecnologias da informação e comunicação têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível, flexível e personalizada.” 
No entanto, para que isso seja possível, é necessário que as universidades e os professores estejam abertos à inovação, à mudança, e acima de tudo estejam envolvidos no processo de implementação dessas tecnologias, de forma a garantir que elas sejam utilizadas de forma eficaz e que atendam às necessidades dos alunos. Os professores são os profissionais que estão mais familiarizados com os alunos e com as disciplinas que eles ensinam. Portanto, eles são os mais adequados para participar desses novos processos educacionais. Os alunos devem ser informados sobre as vantagens e os desafios do uso dessas tecnologias, estimulando-os a explorar o seu uso.
“De acordo com Celaya, R. (2005), a implementação do b-learning, do ead e da Inteligência Artificial na docência universitária é uma oportunidade para as universidades se adaptarem ao paradigma cono-científico, para construir uma educação superior mais inclusiva e sustentável, promovendo uma cultura de inovação e de abertura a novas tecnologias. “
CONCLUSÃO
A implementação desses avanços tecnológicos na docência universitária é uma tendência que está se consolidando no mundo todo. Essas tecnologias têm o potencial de revolucionar a educação superior, tornando-a mais eficiente, eficaz e acessível. Para que essa implementação seja bem-sucedida, é necessário que as universidades se preparem para os desafios e oportunidades que ela representa.
REFERÊNCIAS
· BATES, T. (2005). Teaching in a digital age: Guidelines for designing and delivering instruction. San Francisco: Jossey-Bass.
· CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
· CELAYA, R. (2015). Cono-ciência.A revolução necessária em nossas universidades para energizar a construção de uma sociedade melhor. Obregón, México: Editorial ITSON.
· GARRISON, D. R., ANDERSON, T., & ARCHER, W. (2000). Critical thinking and computer conferencing: A model and case study. The Internet and Higher Education, 2(2), 87-101.
· JONASSEN, D. H. (1999). Designing constructivist learning environments. In C. M. Reigeluth (Ed.), Instructional-design theories and models: A new paradigm of instructional theory (Vol. 2, pp. 179-206). Mahwah, NJ: Erlbaum.
· KUHN, Thomas. Aestrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
· MISHRA, P., & KOEHLER, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for integrating technology in teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.
· MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
· VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
Fontes
1. books.google.com/books?id=dWPfAAAAMAAJ
1. educationdocbox.com/Distance_Learning/76648365-National-conference-on-higher-education-in-the-knowledge-age-techno-pedagogical-perspectives-and-innovations.html

Continue navegando