Prévia do material em texto
06/04/24, 15:53 Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX about:blank 1/2 Prova Impressa GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (Cod.:513014) Peso da Avaliação 4,00 Prova 21703570 Qtd. de Questões 2 Nota 9,50 Nas últimas décadas, a sociedade brasileira convive com novas perspectivas democráticas, advindas com o fim da ditadura militar. Duas legislações são fundamentais para compreendermos a Educação da Nova República, período que se inicia em 1985 e se estende até o presente: a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases. As leis a respeito da educação estão sendo cumpridas no país? Quais os agentes sociais envolvidos no processo educativo? Esses agentes são os responsáveis por tornar realidade os avanços propostos pelas referidas leis? Resposta esperada As leis indicavam um melhor futuro para a educação brasileira. No entanto, este futuro não se concretizou, vide as avaliações internacionais sobre a qualidade de ensino no Brasil. Pode-se afirmar que as leis do Estado apenas podem ser cumpridas se os agentes responsáveis pelo cumprimento se incumbirem de tal função. Deste modo, a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases apontam a família, o Estado e a escola como os principais agentes responsáveis pela tarefa educacional. Neste sentido, muitas das indicações legais dependem das ações dos pais, professores e dos agentes públicos (políticos) para que venham a ser cumpridas. A democracia, enquanto sistema de governo, é dependente da participação dos cidadãos. Somente com ampla priorização da educação pelos três agentes citados, ela poderá ter uma melhora de qualidade no país. Minha resposta As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) estão sendo cumpridas no país mas não pode-se dizer que na sua integralidade pois ainda há muitos espaços onde essa modernização legislativa não chegou. Os agentes responsáveis por essas mudanças são os governantes, os professores, os administradores escolares e também a própria sociedade pois o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente aponta que é obrigação da população (além do Estado) garantir o acesso dos menores à vida escolar. Afinal os textos legais tem muitas formas de interpretação, e assim, abre-se muito espaço para falhas, ou até mesmo, falta de mecanismos sociais básicos. Os agentes das duas leis citadas são as instituições governamentais (federais, estaduais e municipais), bem como profissionais da área legal e da área educacional, além da própria população, que deve ser agente regulador dos acontecimentos de seu país. E com certeza estes agentes são responsáveis pelos avanços (ou a falta deles), visto que: do governo é obrigação; dos profissionais da educação é dever; e da população é necessidade, mas infelizmente nem todos estão envolvidos a este ponto. Apesar dessa problemática , alguns avanços tem sido valorizado como a taxa de avaliação na educação básica assim como a inclusão de de todos no processo educativo , existem diversas falhas sim por parte da sociedade competente , porém cabe aos governantes e profissionais da educação fazer com que essas leis sejam cumpridas de acordo como foi aprovadas e sancionadas. VOLTAR A+ Alterar modo de visualização 1 06/04/24, 15:53 Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX about:blank 2/2 Nas sociedades ágrafas, a educação é difusa, isso ocorre devido à própria estrutura de poder interna a tais sociedades. Mesmo com uma educação difusa, podemos caracterizar papéis específicos desempenhados por membros dessas comunidades. Neste contexto da educação nas sociedades ágrafas, disserte sobre o papel educacional exercido pelos seguintes membros das comunidades tribais: chefe tribal; mães e pais; xamã; e homens mais velhos. Resposta esperada A postura e a conduta do chefe tribal serviam como exemplo, especialmente em situações de dificuldades, tanto naturais quanto de ordem belicosas, para todos, especialmente as crianças da tribo. As mães não tinham papel tão central na educação como no Ocidente, por exemplo, elas compartilhavam com outras mulheres a amamentação. No caso dos pais, também ocorria que o maior exemplo de masculinidade estava atrelado ao chefe da tribo e não necessariamente a eles. O Xamã, como líder religioso, possuía centralidade no processo educacional, eram considerados guardiões do conhecimento mítico da tribo e do uso medicinal de elementos da natureza. Os homens mais velhos também assumiam mais centralidade que os pais no processo educacional por terem mais experiência no contato com a natureza e, portanto, de sobrevivência. Minha resposta Um chefe tribal, tradicionalmente, é o líder de uma tribo, ou o chefe de uma forma tribal de autogoverno. A noção de "chefe tribal" é um tanto vaga e arbitrária; tanto "chefe" quanto "tribo" são termos pouco definidos com clareza, e em muitos casos outras denominações são utilizadas para o mesmo cargo, tal como "soberano local" ou até mesmo denominações genéricas como "líder" (em comunidades autônomas pequenas e isoladas, como numa selva). Em alguns casos estes chefes apenas lideram uma entidade que faz consultas dentro de um organismo político maior; noutros a autonomia tribal se assemelha a um Estado propriamente dito. Assim podemos observar a postura do chefe tribal que lideravam as ações de caça e guerra os meninos eram ensinados habilidades com arco , flechas e pedras para manutenção da tribo enquanto organização social. Vejamos o papel da mãe na sociedades agrafas que era de amamentar , poderia ser compartilhado por outras mulheres no processo de lactação. Por outro lado tinham o papel do pai de ser um exemplo de masculinidade e superação que era desempenhado pelo líder tribal. Os xamã por sua vez educavam seu sucessor , ou seja alguém que posteriormente iria assumir seu lugar, escolhidos em geral dentre os meninos mais habilidosos da tribo. Por fim temos o papel do homem mais velho que possuía o importância muito grande ser mais experientes no contato com a natureza assim como, caça e pesca e permitia a eles uma grande vantagem na luta para sobreviver. Muitos são os ensinamentos na sociedades agrafas que sofria com a falta de educação formal tornando-se uma educação difusa , mas porém vimos com os principais lideres dessa sociedades que buscava passar seu ensinamentos para seus sucessores e filhos e assim buscando com que a educação cheguem de forma natural e que sejam importantes para a sobrevivência. 2 Imprimir