Buscar

B AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· EXAME FÍSICO; 
Exame físico geral ou ECTOSCOPIA; O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).
Exame físico dos sistemas; é o exame físico mais específico. 
· ANTROPOMETRIA; 
Avaliação antropométrica trata da realização das medidas físicas do corpo humano (protocolos pré-estabelecidos), medidas antropométricas são: 
- Altura; 
comprimento linear do indivíduo, para medir o indivíduo precisa estar em posição ortostática. 
Para que seja aferida é necessário um estadiômetro (fica em balanças mecânicas), fita métrica. Para que seja medida 5 pontos anatômicos precisam estar na parede: calcanhar, panturrilha, região torácica dorsal, glúteos e proeminência occipital do crânio. 
Em crianças até dois anos de idade a altura precisa ser aferida com a criança deitada. 
Altura referida: altura mencionada pelo paciente.
Conforme o envelhecimento a altura diminui, pois aumenta curvatura torácica, desgaste dos discos intervertebrais. 
É possível estimar a altura através de segmentos corporais: 
Altura do joelho; (AJ) essa altura vai do final da patela até o final do calcanhar. Sempre medida no joelho ESQUERDO. 
Envergadura ou da semi envergadura (distância entre a parte média do esterno e a falange distal do dedo médio esquerdo, passando uma fita métrica flexível e inelástica paralelamente à clavícula); 
Fórmula de Rabito e altura recumbente: utilizado para pacientes acamados e hospitalizados. Para obtenção da estatura recumbente, o paciente deve estar em posição supina, com leito horizontal completo e deve-se marcar o lençol na altura da extremidade da cabeça e da base do pé no lado direito do indivíduo e medir a distância entre as duas marcas utilizando uma fita métrica flexível inelástica
Problemas de altura: 
Gigantismo acromegálico: consiste no caso de gigantismo mais conhecido e mais bem interpretado. Decorre de hiperfunção do lóbulo anterior da hipófise. Além da estatura elevada, a cabeça é maior, as arcadas supraorbitárias, os malares e o mento são proeminentes. Nariz aumentado de tamanho, pele grossa, mãos e pés enormes completam o quadro. 
Gigantismo infantil: esses gigantes caracterizamse por apresentar extremidades inferiores muito longas, lembrando o aspecto dos eunucos. Dependem de hiperfunção da hipófise anterior que tenha começado antes da soldadura das epífises. Persistindo o hiperfuncionamento da hipófise depois da união epifisária, instalase a acromegalia. 
Nanismo: com relação ao nanismo, observamos nanismos proporcionados, como ocorre na deficiência isolada de hormônio do crescimento, e nanismos desproporcionados, como ocorre nos anões acondroplásicos e nos hipotireóideos.
Nanismo acondroplásico: chama a atenção a nítida desigualdade entre o tamanho da cabeça e do tronco e o comprimento dos membros. A cabeça e o tronco têm dimensões aproximadas às do adulto normal, enquanto as pernas são curtas e arqueadas. A musculatura é bem desenvolvida, e os órgãos genitais são normais. 
Cretinismo: o nanismo por hipofunção congênita da glândula tireoide caracterizase pela falta de desenvolvimento de todas as partes do corpo – cabeça, tronco e membros. Conservamse as proporções da criança, na qual a cabeça é relativamente grande. Salientase o ventre volumoso, os lábios e pálpebras são grossos, o nariz é chato, e a pele grossa e seca. Os cretinos são sempre de baixo nível mental e chegam, com frequência, à idiotia. 
 Nanismo hipofisário: tem a cabeça e o tronco normalmente proporcionados, mas pequenos. A falta do crescimento é geral, mas acaba por ter os membros desproporcionalmente longos em relação ao resto do corpo, ou seja, a envergadura é maior que a altura. Os órgãos genitais são hipodesenvolvidos. Alguns indivíduos adquirem precocemente aspecto senil, a que se denomina progeria, uma condição resultante de mutação genética. 
Nanismo do raquitismo: depende fundamentalmente de mau desenvolvimento e deformidades da coluna e dos ossos longos, destacandose uma escoliose e o encurvamento dos ossos das pernas. Observamse ainda tórax cariniforme, rosário raquítico e outras anormalidades próprias do raquitismo
- Peso; 
utilizado para monitorar o estado nutricional e serve de guia em estados patológicos. 
Peso atual; peso no memento da consulta 
Peso usual ou habitual; peso que o indivíduo normalmente possui.
Peso ideal; é o peso que se espera do indivíduo. 
Peso ajustado; adequação do peso ideal. 
Peso corrigido; para pacientes amputados. 
Peso estimado; obtidos por fórmulas 
Peso seco; descontando edema e ascite 
- Circunferência; 
circunferência da cintura, panturrilha e perímetro cefálico. 
CC (circunferência da cintura), utilizada para diagnóstico de obesidade abdominal (pois se refere a gordura visceral ou gordura central) essa obesidade está relacionada a síndromes metabólicas (dislipidemia, diabetes melitos II) que aumentam o risco cardiovascular. Para aferir, os pontos de referência são: ponto médio entre a última costela e a o ápice da crista ilíaca. Acima de 94cm para homens e 80 cm para mulheres é risco de doenças cardiovasculares.
Circunferência do abdômen: você mede na parte mais proeminente do abdômen, geralmente no hipogástrica. 
Panturrilha; idosos e pacientes acamados serve para diagnóstico de sarcopenia (diminuição da massa magra) é importante para avaliar massa muscular. Sempre avaliar a circunferência da panturrilha direita. 
Perímetro cefálico; é importante para acompanhamento de crianças até os 2 anos. Para diagnóstico de microcefalia / macrocefalia. Pontos anteriores: arco da sobrancelha. Pontos posteriores: proeminência occipital.
- Índices: índice de massa corpórea – IMC:
 indicador de estado nutricional; IMC é igual a razão entre o peso atual (kg) e a altura ao quadrado (em metros). O IMC não distingue massa magra de massa gordurosa. 
- Avaliação do estado nutricional; (Dobras cutâneas)
Sobrepeso e obesidade que são o acúmulo excessivo de gordura corporal. Causas: alimentos hipercalóricos, sedentarismo, neuroendrócrinas, fatores ambientais e emocionais. Balança de bioimpedância e adipômetro são meios de se avaliar a obesidade e o sobrepeso. 
Obesidade abdominal ou central ou androide; deposição de gordura visceral, gordura se concentra no tórax e no abdômen (acima do umbigo), mais frequente em homens, forma geométrica de uma maçã, realação direta do aumento do risco cardiovascular.
Obesidade periférica ou ginecóide; gordura predomina em tecido subcutâneo, se concentra no quadril e coxa, frequente em mulheres, formato de uma pera, não tem relação direta com doenças cardiovasculares. 
Desnutrição: condição patológica na qual se identifica deficiências, excesso e ou desequilíbrio da ingestão/ absorção de calorias e nutrientes. Aumenta o risco de infecção, úlceras de pressão, risco pós cirúrgico. Para se identificar desnutrição: ingestão insuficiente de energia, perda de peso, perda de gordura subcutânea, aferir a força do aperto de mão (capacidade funcional diminuta). 
As 5 principais medidas antropométricas são: peso, altura circunferência abdominal e cefálica.
- Avaliação de edema; 
Sinal de cacifo ou sinal de Godet positivo é quando há uma compressão digital em algum lugar do corpo edemaciado e essa depressão formada dura, ou seja, não há regressão da pele e do tecido subcutâneo para sua posição fisiológica imediatamente. 
O edema pode ser classificado em 4 cruzes; 
1 edema até o tornozelo 
2 edema até a altura do joelho 
3 edema até a base da coxa 
4 anasarca
É possível classificar o próprio cacifo com as 4 cruzes: quanto mais rapidamente a pele retorna a sua posição normal menor o cacifo e quanto mais dura um cacifo, mais profundo ele é. 
2 mm 1 cruz
4 mm 2 cruzes 
6 mm 3 cruzes 
8 mm 4 cruzes

Outros materiais