Buscar

TESTE 09 METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS

Prévia do material em texto

AULA 09 - METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS
	 
		
	
		1.
		As enzimas transaminases transformam aminoácidos em
	
	
	
	ureia
	
	
	ácidos gordos
	
	
	α-cetoácidos
	
	
	ácido úrico
	
	
	amoníaco
	
Explicação:
As enzimas transaminases modificam a estrutura dos aminoácidos, gerando um alfa-cetoácidos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As proteínas são substâncias de vital importância para nosso organismo. Todavia, não conseguimos absorvê-las em sua composição estrutural completa, sendo necessário que nosso organismo as converta em unidades menores como di, tri peptídeos ou na forma de aminoácidos num processo chamado digestão proteica.
Sobre o processo de digestão das proteínas, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	Os aminoácidos obtidos das proteínas da alimentação podem atuar como a última classe de macromoléculas cuja oxidação contribui para a geração de energia metabólica.
	
	
	A digestão química inicia-se no estômago, onde há a secreção da gastrina, hormônio precursor da enzima pepsina, responsável pela degradação proteica.
	
	
	O processo de digestão mecânica, iniciado com a mastigação, propicia condições melhores de dissolução dos compostos que se tornam mais acessíveis à ação das enzimas digestivas.
 
	
	
	Existem dois tipos de digestão de proteínas, a digestão mecânica e a digestão química.
	
	
	Os aminoácidos provenientes da degradação proteica podem ter inúmeras funções, exceto síntese de novas proteínas, produção de produtos especializados e geração de energia.
	
Explicação:
	Gabarito
	Alternativa correta: E
	Justificativa: Os aminoácidos provenientes da degradação proteica podem ter inúmeras funções, principalmente a síntese de novas proteínas, produção de produtos especializados e geração de energia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A alanina é um aminoácido glicogênico, e pode ser convertido em glicose a partir de que via?  Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Fermentação
	
	
	Gliconeogênese
	
	
	Lipólise
	
	
	Glicogênese
	
	
	Glicólise
	
Explicação:
A Gliconeogênese é a via onde se produz glicose a partir de compostos não-açúcares ou não-carboidratos, sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum) e uma menor parte no córtex dos rins. Em humanos, os principais precursores são: lactato, glicerol e aminoácidos, principalmente alanina.
	 
		
	
		4.
		Com relação ao ciclo da ureia assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O ciclo da ureia ocorre unicamente no citosol.
	
	
	A ureia é produzida diretamente pela hidrólise da ornitina.
	
	
	A amônia produzida não é tóxica e nem sempre esse ciclo está ativado.
	
	
	A ureia urinária aumenta em uma dieta hiperproteica.
	
	
	O ATP é necessário para a reação em que o arginino-succinato é clivado para formar arginina.
	Explicação:
O ciclo da ureia ocorre parcialmente no citosol. A amônia é um composto altamente tóxico para o organismo. A ureia é produzida pela hidrólise da arginina. A etapa que requer ATP é a de conversão de Ornitina em citrulina.
	
	 
		
	
		5.
		Quando ocorre síntese proteica na célula é necessária a presença de moléculas de  aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.
	
	
	
	Aminoácidos globulares e aminoácidos secundários
	
	
	Aminoácidos primários e aminoácidos secundários
	
	
	Aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais
	
	
	Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais
	
	
	Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais
	Explicação:
As proteínas são constituídas por aminoácidos essenciais e Não essenciais. As proteínas mais importantes na alimentação são aquelas que possuem em sua constituição os aminoácidos essenciais.
	
	 
		
	
		6.
		O balanço nitrogenado se refere a diferença entre a quantidade de nitrogênio ingerida por dia e o excretado. Assinale a alternativa onde ocorre balanço negativo:
	
	
	
	jejum prolongado
	
	
	crianças durante a fase de crescimento
	
	
	gravidez
	
	
	situações de hipertrofia muscular
	
	
	durante uma dieta hiperproteica
	
Explicação:
Durante o Jejum prolongado é a única alternativa com balanço nitrogenado negativo, nas outras situações apresentadas espera-se balanço positivo.
image3.gif
image4.wmf
image1.gif
image2.wmf

Continue navegando