Buscar

Vencendo o Medo

Prévia do material em texto

· Vencendo o Medo!
· Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
· Hoje queremos falar com vocês sobre o medo. Essa mensagem é fruto de uma situação real que me fez refletir sobre essa questão de medo. estava viajando para um congresso em Sp . Até ai tudo bem!
· Mas o que as pessoas mais próximas de mim sabem eu tenho medo de voo em avião. 
· Eu não sei como explicar o porquê. Apenas o fato de imaginar pegando um avião já fico ansioso. Todas as vezes que ele pousa! Dá vontade de aplaudir... 
· Para vcs terem ideia, estava indo ao lado de um casal, a esposa do rapaz disse algo do tipo estou nervosa. São dois! Mas o esposo disse, calma segura minha mão. Eu quase disse posso também. No voo que foi de brasilia para são Paulo, teve tanta turbulecia que fui quase todo voo orando... 
· Agora, existe razão para esse medo? Não! Talvez andar nas ruas de boa vista seja mais perigoso. Eu estava pensando, eu preciso aprender a controlar meu medo. Preciso melhorar isso, afinal eu compreendo que minha vida não está no controle de um piloto, de um avião ou qualquer outra coisa! Eu estou nas mãos de Deus. Uma parte desta mensagem eu preparei a mais 10 mil pes... voando...
 E este é o ponto desta mensagem: Eu venço o medo pois eu sei que minha vida está nas mãos de Deus. 
· Eu falei de meu medo de voar! Mas qual o seu medo?
· Medo da Morte: O medo da própria morte ou da perda de entes queridos é um dos medos. (filhos)
· Medo de Doenças e Problemas de Saúde: Preocupações com doenças graves, lesões e problemas de saúde são comuns, especialmente em tempos de pandemias.
· Medo de Perder o Emprego: A segurança financeira é uma preocupação significativa para muitas pessoas, e o medo de perder o emprego ou não conseguir um trabalho é comum.
· Medo de Solidão e Rejeição: O medo de ficar sozinho ou ser rejeitado por amigos e familiares pode ser uma fonte significativa de ansiedade.
· Medo de Fracassar: Muitas pessoas têm medo de falhar em suas metas, objetivos e aspirações profissionais e pessoais.
· Medo de Ser Assaltado ou Vítima de Violência: A segurança pessoal é uma preocupação para muitas pessoas, levando ao medo de crimes e agressões.
· Medo de Rejeição Social: Muitas pessoas têm medo de serem julgadas, rejeitadas ou humilhadas em situações sociais.
· Medo de Falta de Dinheiro: Preocupações financeiras, como não conseguir pagar contas ou dívidas, são uma fonte comum de estresse e ansiedade.
· Medo de Compromisso: Algumas pessoas têm medo de se comprometer em relacionamentos sérios, seja por medo de serem feridas ou de perder sua independência.
· Medo de do futuro de seus filhso.... medo do casamento, medo de ser pego em pecado!
· EU poderia dar uma lista interminável de medos...afinal o medo é a emoção mais comum em nos serem humanos.
· Mas, Seja o medo fruto de um terro paralisante diante de algo muito forte, ou algo que leve a uma inquietação, o medo toma conta de nos quando algo ameaça aquilo valorizamos, seja a vida, conforto, filhos, amizades, reputação., casamento, trabalho.
	
· Exemplo: fihos segurança... Exemplo: concurso.. no meu caso: vida a minha vida....
· O fato é que muitos de nós temos medo que nos limita, que nos cansa. Que nos torna ansiosos. E isso não é bom...
· Como todas as nossas emoções, o medo é experimentado tanto em nossa mente quanto em nosso corpo, causando reações físicas intensas. Tremendo por causa do medo! Quantos ficamos com dor de cabeça. Ou mesmo acamados... 
· Problema: nossas mentes as vezes projeta algo que não existe. às vezes nossas mentes percebem ou imaginam um perigo que não existe.
· Todo mundo já experimentou a sensação de acordar de um pesadelo com o coração batendo forte e a respiração acelerada. Nessas ocasiões, o perigo ao qual o nosso corpo está reagindo está inteiramente em nossa mente. Apesar disso, o nosso corpo reage como se tivéssemos enfrentado uma ameaça real. (Aquela sensação de estar caindo)
· Muitas vezes nos mesmo projetamos nossos medos, (avião) (quantos de nos sofremos por coisas que ainda nem aconteceram) (esperamos um resultado medico, ficamos nervosos, ansiosos, cheio de medo, sendo que o resultado nem saiu). Ou mesmo diante de situações que nos não temos o menor controle. (totalmente rendidos, acabados, depressivos,..por situações que não podemos controlar..)
· O medo prejudica, cansa, causa ansiedade, estresse, falta de sono... (concurso, uma prova, uma doença e não consegue dormir) 
· Portanto, O medo é o homem NATURAL, MOVIDO PELO homem NATURAL, propondo soluções naturais, para tentar segurança em sua vida, .
Salmos que nos lemos nos propõe um caminho diante do medo!!!
· Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
No contexto mais amplo do Salmo 27, o salmista expressa sua confiança em Deus diante de inimigos e desafios - Ele é minha luz e minha salvação - vc percebe a certeza na declaração do salmista.
· Essa convicção levou ele a proferir as palavras seguintes: de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
Esse é o caminho que devemos percorrer quando o medo bate em nossa porta... talvez hoje seja a certeza que vc necessitar deve recitar com para vc mesmo ! 
· O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
· O Salmo 27 também contém outros versículos que falam sobre buscar a face do Senhor, buscar Sua orientação e encontrar refúgio em Sua tenda. E esse é o ponto que vc precisa buscar para vencer o medo. Vc precisa buscar ao Senhor... 
· Mas enfrentamos um inimigo implacável que muitas vezes nos impede de confiar, ter fé e crer que Deus e nosso refúgio...esse inimigo é nos mesmo!
· Sabe: "De alguma forma, todos nós desejamos superar nossos medos quando sentimos que temos segurança, controle ou certeza."
1. Segurança: Quando as pessoas se sentem seguras, isto é, protegidas de perigos ou ameaças, elas são mais propensas a enfrentar seus medos. A segurança proporciona um ambiente propício para lidar com o medo. (avião eu sentia segurança - não estava a 10 mil pês) – quando não nos sentimos seguro o medo vence!
2. Controle: Quando as pessoas acreditam que têm controle sobre uma situação, se sentem mais capacitadas para enfrentar seus medos. Sentir-se no controle dá confiança. (Eu tinha controle? não, nem da minha Bexiga tinha controle estava doido querendo usar o banheiro, mas quem disse que eu me levantava. Esperei chegar)! Quando as pessoas sentem que não tem controle o medo vence.
3. Certeza: Quando as pessoas têm certeza sobre o que enfrentarão, o desconhecido deixa de ser uma fonte de medo. A certeza proporciona tranquilidade. (No avião eu tinha certeza que chegaria no em SP? Não) vai que acontece alguma coisa. Quando não temos certeza dos resultados o medo vence.
· Então, eu e você queremos encontrar nesta vida - em nosso casamento, em nossos filhos, em nossa profissão, em nosso namoro, em nossos relacionamentos, em nossa viagem, em nossa saúde, queremos encontrar segurança, controle e certeza como formas de superar nossos medos. E nos sentimos bem...
· No entanto, o dilema surge quando percebemos que, em um mundo caótico, quebrado e imprevisível, esses três pilares nem sempre podem garantir nossa proteção. Situações como lidar um filho ou enfrentar doenças, desemprego, assalto, nos lembram de nossa vulnerabilidade. (assaltada e não consegue sair de casa a noite)
· Portanto, o grande problema em colocar a confiança na segurança, no controle e na certeza é que elas nos levam a confiar em nossa própria capacidade para enfrentar crises e vencer nossos medos, (vc jamais terá total segurança, absoluta certeza, ou controle sobre a situação e vc sabe disso... e talvez isso esteja lhe causando medo agora...) 
· Eu quero te propor um caminho melhor que essas três coisas.. 
Sl 20:7 Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nomedo Senhor nosso Deus.
· Quando confiamos na segurança, controle e na certeza como esperança para vencer o medo nós estaremos confiando em carros e cavalos... ou seja, estaremos confiando em nos mesmos.
· Mas a palavra de Deus nos chama a confiar com fé no Deus. Como diz o salmista! 
· mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus.
· Quando confiarmos em nossa própria capacidade de vencer nossos medos iremos falhar, iremos buscar.... Mas quando confiamos pela fé em Deus teremos vitória... Porque Ele , sera nossa segurança, nossa certeza e aquele que tem o controle sobre tudo. 
Pv 3:5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
Pv 3:6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
· Portanto, nesta vida desafiadora, repleta de medos, é importante reconhecer que a segurança completa, o controle absoluto sobre todas as circunstâncias e a certeza do futuro estão além do nosso alcance. Mas estão nas mão de nosso Deus todo poderoso.. 
· E Diante dos desafios deste mundo e das nossas próprias fraquezas, medos e limitações, tudo isso aponta para uma única fonte confiável: aquele que possui o controle, cujo caráter é inabalável e cuja certeza é a nossa única segurança real. 
· Deus!
· Não confie sua vida, a realizações pessoais, a filhos, ao cônjuge, a conta bancaria, no ar que vc respira. Essas coisas são todas carros e cavalos.... Seu único caminho, para a verdadeira segurança esta em confiar em Deus. E permitir que o amor dele jogue fora todo o medo.
· Afinal: aquele que não polpou seu próprio filho como nos deixará faltar alguma coisa? 
· Rm 8:32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
· Neste versículo, o apóstolo Paulo está enfatizando a grande provisão de Deus. Ele argumenta que se Deus foi capaz de dar o Seu próprio Filho, Jesus Cristo, como um sacrifício, então certamente Ele nos suprirá com tudo o que precisamos. Em outras palavras, Paulo está dizendo que o amor de Deus ao dar o Seu Filho é uma garantia de que Ele cuidará de todas as nossas necessidades. Portanto, não temeremos... 
· Eu estava a mais de 10 mil pês, quando fui lembrando Deus cuidada de mim, ele cudia de minha esposa e de meus filhos... . Nada pode me acontecer que Deus não tenha planejando. Alias boa parte desta mensagem foi feita, dentro do avião e com turbulência.
Rm 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
· Eu amo a Deus eu tenho convicção, e olhando para sua promessa eu tenho a convicção de que tudo, absolutamente tudo, coopera para o meu bem fortalece a minha fé. 
· Assim, sentindo-me mais seguro, olhei pela janela da aeronave e maravilhei-me com a beleza que se revelava diante dos meus olhos. 
· Talvez, se eu tivesse mantido meus olhos fechados, teria perdido a oportunidade de contemplar as maravilhas que eu vi pela Janela, rios, casas, floresta, estradas... Eu pude agradecer! Obrigado Deus... 
· Como o medo tem lhe tirado a alegria da tua salvação? Como o medo tem lhe impedido de viver o melhor que Deus tem pra você? Que tipo de medo, lhe faz pecar? Que medo tem lhe paralisado? Tem feito vc esquece que Deus é tua luz e a tua salvação.. 
Lembre-se
· Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
· Sl 27:2 Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão.
· Sl 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante.
· Sl 27:4 Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.
· Sl 27:14 Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.
· 
No geral, o Salmo 27 é um hino de confiança em Deus e uma chamada à busca constante de Sua presença. Então aprenda a vencer seu medo, confiando no senhor. 
Talvez um texto a ser coloca no seu carro, na sua geladeira, no seu escritório,em sua mente... 
Lm 3:57 Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: "Não tenha medo".
· O versículo Lamentações 3:57 é uma expressão de confiança e consolo no meio do sofrimento e da adversidade. No contexto desse capítulo, o profeta Jeremias está passando por um período de profundo lamento devido à destruição de Jerusalém e ao exílio do povo de Judá.
· Jeremias destaca um momento em que ele clamou a Deus e Deus respondeu, dizendo: "Não tenha medo." Esse encontro com a presença de Deus e Sua mensagem de não ter medo trouxe conforto e esperança a Jeremias. Deus cessou o ataque da babiloquia não, Deus imediu os judeus de serem levados escravos não... Deus teletrasportou jeremias so sofrimento não... Deus disse não tenha medo... 
· A passagem de 1pedro 5.7 é maravilhosamente e direta para nos.
· 1Pe 5:7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
· Lancem sobre Deus seus medos, sua ansiedade! Lancem diretamente na mão de Deus sua frágil vida. Porque? Porque ele tem cuidado de você. 
· Ele olha para você, ele age em seu favor, Ele toma conta de você.
· Ele garante esta com você não importa o que aconteça.
· Agora preste atenção nestes dois versículos.. 
· Js 1:9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
· Mt 28:20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
· O que tem em comum nestes dois versículos é a promessa de Deus em nunca nos deixar, mas também precisamos aprender a andar com Deus e obedecer a Ele. Para Josué Deus disse guarda a minha lei, js 1.8
· Js 1:8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
· 
· para os discípulos Jesus disse, ensine a obedecer tudo o que eu tenho ordenado. 
· E o que aprendemos com isso! Confiar em Deus não é uma coisa sobrenatural, milagrosa, não acontecerá agora que ouvi a mensagem vou confiar em Deus. 
· Confiar em Deus é fruto de um relacionamento com sua palavra, de leitura, meditação, estudo. Afinal essa palavra é lâmpada para os nossos pês. 
· Sl 119:105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
· Isso é importante: apenas quando entendemos que precisamos buscar a Deus em sua palavra. 
· Tambem aprenderemos e confiaremos a fazer o que Jesus nos pede em Mt 11.28-30.
· Mt 11:28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
· Mt 11:29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
· Mt 11:30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
· Jesus faz um chamado para salvação, de descanso nele, de confiança.... Venham eu tenho para dar..
· Entregue de fato sua vida a Jesus! Não seja apenas crente de louvores, crente no momento de angustia. Mas seja servo, que se coloca diante de Jesus. Tudo o que eu tenho nesta vida é tú senhor! 
· Então quando vier o medo, ou se o medo está presente agora.. não corra para o medo, não se agarre ao medo, poque o que o medo tem para oferecer é dor, cansaço, ansiedade. 
· Mas se agarre aquele que Diz! Não tenha medo; se agarre a Deus... pois o que Deus oferece é sua presença e suas promessas a certeza que os planos de Deus é bom, perfeito e agradável e absolutamente tudo cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. 
· A bíblia nunca escondeu que o medo faz parte desta vida e muitas vezes, estamos clamando, muitas vezes estamos gritando por socorro, muitas vezes parece que Deusesta escondido! Não esconda de mim teu rosto Deus!.
· Mas a nossa resposta deve ser a mesma que a bíblia ensina:
· Sl 121:1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
· Sl 121:2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
· Diante do medo a palavra de Deus nos aponta uma direção – Não tenha medo! 
· Hc 3:17 Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
· Hc 3:18 ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
· AO escolher descansar em Deus diante do medo, você está colocando a batalha na mãos do Senhor, você estará declarando que sua esperança está em Deus e não em você mesmo. 
· Quando lidamos com nossos medos com Deus, podemos ter enorme certeza e confiança que ele nos fortalecerá e os fará crescer. 
· Se você tem sido atormento por medos nesta vida! Assuma uma nova forma de servir a Deus.
· Lance sobre ele todos os seus medos, porque ele tem cuidado de você! 
2Cr 20:12 Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti".
· O versículo 2 Crônicas 20:12 faz parte de uma passagem que descreve um momento de crise no reinado do rei Josafá de Judá. Nesse contexto, Judá estava enfrentando uma ameaça iminente de um grande exército composto por inimigos poderosos. O povo de Judá, incluindo o rei Josafá, estava diante de uma situação que parecia insuperável.
· Nesse versículo, o rei Josafá e o povo de Judá se voltam para Deus em oração diante da situação de desespero. Eles reconhecem sua própria fraqueza e incapacidade de enfrentar o inimigo sozinhos. O trecho é uma expressão de humildade e dependência de Deus. Eles reconhecem que não sabem o que fazer diante da ameaça iminente e, portanto, colocam sua confiança no Senhor, pedindo que Ele julgue a situação e intervenha em seu favor.
· Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti".
E sabe o que Deus respondeu para o povo
2Cr 20:15 Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.
Salmo 56:3:
· Sl 56:3 Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.

Continue navegando