Buscar

Provas Anatomia aparelho locomotor 2023

Prévia do material em texto

Anatomia do Aparelho Locomotor
Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de alguns alimentos porque, em sua composição, são encontrados minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Entre eles, existe um mineral (1) encontrado no abacate e abacaxi, sendo ele necessário para as funções dos ácidos nucleicos DNA e RNA. Outro mineral (2) relevante, presente na soja e no feijão-branco, que é essencial para a contração muscular, para a coagulação do sangue e para a movimentação de ions por meio da membrana celular. Na hipótese dos minerais (1) e (2) não se encontrarem na alimentação em quantidades satisfatórias, eles podem ser retirados dos ossos até serem compensados pela própria alimentação. Esses minerais (1) e (2) são, respectivamente
A) (1) cálcio e (2) fósforo
A Figura a seguir ilustra a presença de pênis duplo.
Consideramos a situação como:
A Anomalia congênita, pois acarreta prejuízos funcionais, mas é compatível com a vida. pois acarreta prejuízos funcionais, mas é compatível com a vida.
A musculatura do períneo está disposta em duas camadas: superficial e profunda. Os músculos profundos do períneo feminino são:
E) O romboide e o trapézio.
Os músculos dos membros inferiores suportam a massa corporal em uma postura ereta e mobilizam o peso em movimento. Em muitos enfoques, a arquitetura anatômica do membro inferior é idêntica ao do membro superior, contudo, em áreas funcionais-chave, as mudanças que o membro inferior deve adotar para suportar peso são evidentes.
I. O músculo grácil (grácil, do latim gracilis, delgado) é longo e delgado e o mais superficial dos músculos mediais da coxa, nasce inferior à sínfise púbica e prolonga-se inferiormente ao longo da região medial da coxa, fixando-se na face medial do corpo da tíbia.
IV. O músculo quadríceps femoral é um potente grupo muscular situado no compartimento anterior da coxa e é o principal extensor da perna no joelho. É formado por quatro músculos, todos eles fixados no mesmo ponto acima do joelho.
De tal modo, quais das afirmativas acima estão corretas em relação aos músculos encontrados na coxa e no quadril?
E) l e IV
Ao observarmos a imagem a seguir notamos o movimento de:
D) Abdução que põe em ação, fundamentalmente, os ossos da parte lateral do carpo, aproximando o escafoide do rádio. Esse movimento é limitado pelo processo estiloide do rádio.
A incidência radiológica denominada Ombro AP (anteroposterior) verdadeira, exemplificada na imagem radiográfica a seguir, utiliza um plano médio sagital com rotação de 45° e uma angulação do raio central de 15° no sentido caudal. Essa incidência tem como principal objetivo evidenciar a articulação glenoumeral e o espaço subacromial.
Analisando essa imagem, quais são os detalhes ósseos e as suas características da articulação glenoumeral apontadas pelas letras "A" e "B":
E) A- cabeça do úmero, medial e proximal; B- cavidade glenoidal, depressão rasa.
Os termos de posição, situação e direção são fundamentais para o ensino de anatomia. Baseado nessas informações e na imagem a seguir, responda:
C) A estrutura "C" é proximal; a estrutura "A" é média; a estrutura "B" é distal.
O rosto de Mona Lisa, como demonstra a figura a seguir, apresenta pequenas diferenças de um lado para outro, por exemplo, os lábios que esboçam o seu sorriso "enigmático". O segredo da beleza do rosto residiria na quase imperceptível assimetria bilateral.
Considerando essa teoria, uma ampliação interpretativa dessa obra-prima de Leonardo da Vinci expressaria, qual dos princípios de construção do corpo humano?
B) Antimeria.
O gínglimo é uma articulação que apresenta movimento em um único eixo. Portanto, o movimento que pode ser realizado nessa articulação é:
D) Flexão e extensão.
A membrana interóssea e o disco intervertebral são características, RESPECTIVAMENTE de uma:
B) Sindesmose e sinfise.
A osteocinematica descreve os movimentos fisiológicos ósseos nos três planos do corpo humano. Em cada plano, são realizados alguns tipos de movimento. Correlacione os planos com seus respectivos movimentos
 
A sequência CORRETA é:
C) 3-1-2
Numere a segunda coluna conforme a primeira e assinale a alternativa que contenha a sequência
CORRETA:
B) 3-5-4-2-1
Vimos nas aulas práticas laboratoriais a coluna vertebral. As vértebras ilustradas a seguir pelas letras "A" e "B", são:
C) "A": C1-atipica e "B" C2-atipica
Vimos nas aulas práticas laboratoriais os detalhes ósseos. Isso facilita identificarmos o lado que os ossos pertencem no esqueleto quando temos ossos pareados. Portanto, o osso a seguir é o:
C) Umero direito, pois a cabeça do úmero é proximal e medial e a fossa do olécrano é distal e posterior
Vimos nas aulas práticas laboratoriais a classificação dos ossos de acordo com a sua morfologia,ou seja, a forma. Baseado nessa informação, as imagens dos ossos, a seguir e marcados pelas letras "A" e "B", sção classificados, quanto a forma, RESPECTIVAMENTE, em:
A) Irregular e alongado
Vitima de acidente de trânsito, transportada pelo Samu, deu entrada no pronto-socorro. A equipe multidisciplinar foi informada pelo profissional da unidade de resgate que havia suspeita de fratura de zigomático à esquerda. Onde esse osso se localiza? O que ele forma?
D) Viscerocrânio e forma a parte da parede lateral e assoalho da órbita
Considere as duas colunas a seguir:
A associação CORRETA entre os anatomistas e os fatos históricos das duas colunas é:
A) I-CII-D: III-E IVA e V-B.
Vimos nas aulas práticas laboratoriais os detalhes ósseos. Pergunta-se: quais são os detalhes osseos apontados?
C) "A" processo espinhoso; "B": processo articular superior, "C": processo transverso.
O ginglimo é uma articulação que apresenta movimento em um único eixo. Portanto, o movimento que pode ser realizado nessa articulação é:
D) Flexão e extensão.
Em acidente em que há suspeita do comprometimento da coluna vertebral, a vitima deve cuidadosamente transportada ao hospital, em posição deitada e, de preferência, imobilizada. En procedimento visa preservar a integridade da coluna vertebral, pois em seu interior passa a medula. 
C) espinal, cuja lesão pode levar à paralisia.
Associe a coluna I (ossos do crânio) com a Coluna II
(forames).
C) 1-2-3-2
Um paciente de 34 anos de idade que joga futebol aos finais de semana sofreu lesão total deligamento cruzado anterior (LCA) esquerdo. Realizou reconstrução cirúrgica com enxerto de músculos da pata de ganso, e iniciou tratamento fisioterapéutico no período pós-operatório. Quais foram os músculos utilizados no procedimento cirúrgico?
E) ******
Vimos nas aulas práticas laboratoriais os detalhes ósseos. Pergunta-se: quais são os detalhes osseos apontados?
D) "A"-fossa infraespinal; "B" espinha da escapula, "C" - acrômio.
Platão e Aristóteles achavam que os músculos seriam apenas revestimentos para o corpo. Galeno foi o primeiro a estudá-los sistematicamente, Ele descreveu mais de 300 músculos. Sabemos que os músculos exercem diversos papéis no corpo humano, Com base nas informações contidas no texto, leia as afirmativas a seguir.
III. Reserva de nutrientes: os lipídios são armazenados nos músculos estriados esqueléticos como elementos de reserva e usados nas reações energéticas. Já as substâncias minerais influenciam as alterações químicas musculares e a sua contração. Além disso, o glicogênio é armazenado em grande quantidade nas fibras musculares, 
A quantidade de assertivas CORRETA (s) é (são):
C) 3
Em um curso de dissecção na Universidade Paulista, o professor, durante uma aula pergunta à sua classe sobre generalidades do sistema muscular. Neste momento, um estudante de fisioterapia se levanta e responde:
II É papel dos músculos estriados esqueléticos a manutenção da temperatura corporal.
IV O ventre muscular é "a parte carnosa"
É correto APENAS o que se afirma em
D) II e IV
Considerando o disposto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
I. A segunda camada muscular mais profunda do dorso é composta por três outros músculos relacionados com a colunavertebral. São eles: intertransversário, interespinal e levantadores das costelas.
 II. O assoalho pélvico é composto pelo diafragma da pelve, em formato de cuba ou funil, que consiste nos músculos isquiococcigeo e levantador do ânus e nas fáscias que recobrem as faces superior e inferior desses músculos.
 III. Os músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo maior formam o manguito rotador. Os jogadores de beisebol, por arremessarem muito forte, podem romper seus manguitos rotadores. 
IV. Os músculos intrínsecos do tórax, ou seja, os músculos próprios do tórax, se estendem da coluna vertebral ao tórax, entre as costelas ou entre o esterno e as costelas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
B) V, V, F, V
Vimos nas aulas práticas laboratoriais os detalhes ósseos. Isso facilita identificarmos o lado que os ossos pertencem no esqueleto quando temos ossos pareados. Portanto, o osso a seguir é o:
A) Fémur direito, pois a cabeça do fémur é medial e proximal e a fossa intercondilar é distal e posterior.
 
 A tabaqueira anatómica apresenta-se como uma depressão, observável na face lateral do dorso da
mão, quando o polegar está em extensão. Os tendões dos músculos__________, situados 
lateralmente são descritos como limites da tabaqueira anatômica.
D) Abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar.
Faça as seguintes associações:
A sequência CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo é:
A) C-A-D-B
O esqueleto humano é uma estrutura formada por um conjunto de ossos, ligamento, cartilagens e a medula óssea, sendo ele essencial para a nossa sobrevivência. Entre as suas principais funções temos a proteção, como, por exemplo, o crânio que aloja o encéfalo e o tórax, que protege o coração. As afirmativas a seguir apontam outras funções exercidas pelos sistemas do corpo humano.
I. Armazenamento de triglicerideos como reservas potenciais de energia química.
II. Secreção hormonal que influencia na regulação de glicemia.
III. Reserva de minerais, como, por exemplo, o cálcio e o fósforo,
IV. Servir de arcabouço e suporte para as partes moles do corpo humano.
Quais afirmativas apontam funções do sistema esquelético?
B) I, II, III e IV apenas.
Os seguintes músculos são componentes do compartimento anterior da perna:
B) Flexor longo do hálux.
Neymar Júnior anunciou ontem que não vai participar dos próximos amistosos da Seleção Brasileira. Ele alega que não conseguiu se recuperar de uma lesão do músculo reto femoral, responsável pelo movimento de adução de quadril e extensão do joelho, formando hamstring, com os músculos semitendineo, semimembranáceo e bíceps femoral cabeça longa. O músculo reto femoral está situado no compartimento anterior da perna. Pela sua análise anatómica, quantas descrições estão anatomicamente INCORRETAS nas informações de Neymar?
C) 3
A coluna vertebral possui um conjunto de ligamentos que apresentam funções diferenciadas. Correlacione, a seguir, os ligamentos com as suas respectivas funções:
A) 5-4-3-1-2
Vimos nas aulas práticas laboratoriais os detalhes ósseos. Pergunta-se quais são os detalhes osseos apontado?
A"-incisura isquiática maior; "B" - crista iliaca; "C" - espinha iliaca posteroinferior, "D" - espinha isquiática;
A figura a seguir ilustra um exercicio de extensão de cotovelos realizado em equipamento de musculação conhecido como pulley.
Disponível em: http://www.aworkoutroutine.com
A respeito do exercício demonstrado na figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O exercício representado na figura é indicado para trabalhar o triceps braquial, o agonista no movimento de flexão
PORQUE
II. Nesse exercício, a resistência do movimento ocorre de baixo para cima nas mãos do executante, o eixo de rotação é representado pelo cotovelo, e a força, pelo ponto de origem do triceps que acontece na clavicula.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
Qual das seguintes afirmativas é INCORRETA?
E) A articulação do quadril é biaxial.
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando