Buscar

Teoria Geral do Direito - Questionário 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[Título do documento]Teoria Geral do Direito do Trabalho
1. “Trabalho” etimologicamente, surgiu do termo latino tripalium, do latim tri (três) e palus (pau), que era uma espécie de instrumento romano de tortura.
Verdadeiro
Justificativa:
“trabalho”, que, etimologicamente, surgiu do termo latino tripalium, do latim tri (três) e palus (pau), que era uma espécie de instrumento romano de tortura, formado por três estacas cravadas no chão na forma de uma pirâmide, no qual eram supliciados os escravos, donde surgiu o verbo do latim vulgar tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium. Mais tarde, o verbo tripaliare veio a dar origem, no português, às palavras “trabalho” e “trabalhar”, embora originalmente o “trabalhador” seria um carrasco, e não a “vítima”, como se concebe atualmente. 
2. O Direito do Trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade. Este conceito pertence a teoria:
a) subjetivista
b) objetivista
c) mista 
d) Nenhuma das alternativas anteriores
Justificativa:
Para a corrente mista o direito do trabalho concerne tanto às pessoas quanto à matéria. Amauri Mascaro Nascimento conceitua o direito do trabalho como “O ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em estrutura e atividade”
“Direito do Trabalho é o conjunto de princípios e normas que regulam as relações jurídicas oriundas da prestação de serviço subordinado, e excepcionalmente do autônomo, além de outros aspectos destes últimos como consequência da situação econômico-social das pessoas que o exercem.
3. O trabalho prestado o por conta própria é denominado como:
a) trabalho autônomo 
b) trabalho subordinado
c) trabalho parassubordinado
d) trabalho singular
4.O Direito do Trabalho brasileiro, no entanto, tem por objeto de investigação científica qualquer espécie de trabalho, independente de ser subordinado ou por conta alheia, por uma pessoa física, de forma não eventual e mediante retribuição.
Falso
Justificativa:
O Direito do Trabalho brasileiro, no entanto, tem por objeto de investigação científica não qualquer espécie de trabalho, e sim um tipo especial de trabalho humano, prestado de modo subordinado ou por conta alheia, por uma pessoa física, de forma não eventual e mediante retribuição.
5. No período histórico propriamente dito é que surge o direito do trabalho. Dentre as principais causas de sua origem NÃO se encontra:
a) econômica
b) política
c) religiosa
d) jurídica
Justificativa:
No período histórico propriamente dito é que surge o direito do trabalho. Três foram as principais causas: 
econômica -(revolução industrial), 
política - (transformação do Estado Liberal – Revolução Francesa – em Estado Social – intervenção estatal na autonomia dos sujeitos da relação de emprego) 
jurídica (justa reivindicação dos trabalhadores no sentido de se implantar um sistema de direito destinado à proteção, como o direito de união, do qual resultou o sindicalismo, o direito de contratação individual e coletiva). 
6. As primeiras leis trabalhistas quanto à matéria, versaram sobre a proteção de menores e de mulheres no ambiente laboral.
Verdadeiro
Justificativa:
As primeiras leis trabalhistas foram: 
a) quanto à forma: constitucionais e ordinárias; 
b) quanto à matéria: de proteção aos menores e às mulheres. 
7. A expressão que restringe a abrangência do direito do trabalho a um tipo de trabalhador em cuja atividade predomina o esforço físico, e não a qualquer tipo de trabalhador subordinado, denomina-se:
a) Direito Social
b) Direito Corporativo
c) Direito Industrial
d) Direito Operário
i
Direito Operário é expressão que peca por restringir a abrangência do direito do trabalho a um tipo de trabalhador em cuja atividade predomina o esforço físico, e não a qualquer tipo de trabalhador subordinado. 
8. Direito do Trabalho é a expressão mais difundida no mundo, inclusive adotada pela OIT.
Verdadeiro
Direito do Trabalho é a expressão mais difundida no mundo, inclusive adotada pela OIT. No direito positivo brasileiro encontramos a expressão consagrada literalmente no art. 22, I, da CF, segundo o qual compete à união legislar sobre “direito do trabalho”.
9.O objeto precípuo do direito do trabalho é a relação jurídica decorrente do trabalho seja ou não subordinado e, na forma da lei, desconsiderando outras relações de trabalho subordinado atípico, como as relações de trabalho avulso, doméstico, do técnico estrangeiro etc. 
Falso
O objeto precípuo do direito do trabalho é a relação jurídica decorrente do trabalho subordinado típico (relação de emprego) e, na forma da lei, de outras relações de trabalho subordinado atípico, como as relações de trabalho avulso, doméstico, do técnico estrangeiro etc. 
10. Não se encontra entre as funções do direito do trabalho:
a) função econômica
b) função social 
c) função democrática
d) função conservadora 
Justificativa:
Quanto ao Direito do Trabalho, destacam-se cincos funções: econômica, social, conservadora, coordenadora e tutelar. 
PProf. Virna Figueiredo

Continue navegando