Buscar

Conceitos Básicos de custos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTOS
QUESTÕES TEÓRICAS, DEVERÃO SER RESPONDIDAS EM DUPLA E ENTREGUES NA PRÓXIMA AULA.
1. O que você entende por uma empresa industrial? Cite um exemplo de um processo industrial, ou seja, a transformação de matérias-primas em produtos acabados. 
 R: uma empresa industrial é aquela que transforma matéria prima em bens de consumo, um processo industrial é o do óleo de soja 1) armazenagem dos grãos 2) preparação dos grãos 3) extração do óleo bruto
2. De que maneira um eficiente sistema de apuração de custos pode contribuir para a sobrevivência das empresas modernas que atuam em um ambiente extremamente competitivo e na chamada economia globalização
R:Um sistema eficiente de apuração de custos é altamente eficaz para fazer com que a empresa sobreviva pois permite, entre outros, a maximização dos ganhos através da redução de custos e perdas além de auxiliar na devida composição do preço final do produto o que auxilia nas vendas e aumento dos lucros. No mundo globalizado a competitividade é cada vez mais acirrada e com isto as margens são cada vez mais reduzidas, por isso a importância do controle de custos.
3. O que você entende por custo de produção de bens e serviços? Quais são os principais gastos necessários para a produção de um bem?
 R:Os custos de produção de bens e serviços são o conjunto de valores necessários para produzir um bem ou serviço e os principais gastos são os custos fixos como aluguel e os custos variáveis como matéria prima.
 4Quais são os principais fatores de custos em uma indústria? 
R:São vários os fatores de custo diretos e indiretos de uma empresa elenquei os que acredito estarem entre os principais, custo direto do produto, custo indireto do produto, despesas fixas, margem de contribuição, pesquisa de concorrência, incentivos fiscais locais, tudo isso influencias no valor do produto produzido na indústria.
5.	Como os gastos de uma empresa podem ser classificados? 
 R: Podem ser classificados através de custos (fixos e variáveis) e através de despesas. Os custos sempre estarão ligados à atividade fim da empresa, ou seja, é tudo aquilo que seja necessário para que a empresa funcione. E as despesas não está diretamente ligada à atividade fim da empresa mais conhecidas como atividades meios, como pagamento de contador, administrador e entre outros, podemos colocar também os encargos da empresa, como depreciação, IPTU, e outros.
6.	Conceitue desembolsos. Dê exemplo de um desembolso depois da ocorrência do gasto.
 R: É o pagamento resultante de um gasto. Se o pagamento for à vista, tem-se um gasto e um desembolso, se o pagamento for a prazo, tem-se primeiramente um gasto e depois um desembolso
7.	Conceitue despesas. Dê exemplo de uma despesa diretamente relacionada com a obtenção de receitas com as vendas de produtos acabados.  
 R: Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
8.	Conceitue perdas e desperdícios. Dê pelo menos dois exemplos de cada.
 R: As perdas são os valores despendidos em eventos ocasionais e anormais, e que não irão proporcionar retorno algum à empresa. Em geral, não é possível prever esses eventos, e embora seja possível prevenir, por vezes, a precaução acaba não sendo o bastante. Incêndios, acidentes, inundações e fatos desse tipo, são perdas impossíveis de prever, mas que custam milhares de reais para que o problema seja minimizado, resolvido e para que a empresa volte às suas atividades normais. Desperdícios são recursos utilizados sem que agreguem valor ao produto ou serviço, e por consequência, para o cliente. Em geral, são materiais ou tempo usados além do necessário ou de forma indevida e que acabam por aumentar os gastos da empresa. São eles produtos com defeito; serviço mal executado; produto fabricado com matéria prima defeituosa; produção maior ou mais rápida que o necessário; etc 
9.	Como se classificam os gastos em relação às variações no volume da produção e das vendas?
 R: Quanto ao comportamento em relação às variações nos volumes de produção e venda, os gastos classificam-se como:• Custos e despesas fixos; • Custos e despesas semifixos e semi variáveis; • Custos e despesas variáveis.
10.	Como se classificam os gastos quanto à forma de identificação e apropriação aos diversos produtos e serviços produzidos simultaneamente? 
R:eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.
11.	O que você entende por custos fixos? Dê exemplos. Quais são os principais custos fixos de um escritório de consultoria financeira
R: custos que independem da venda do produto como aluguel ou folha de pagamento, o aluguel.
12.	Quais são as principais características dos custos fixos?
 R:Os custos fixos são aqueles que como o nome indica, mantem –se sem alteração independente do volume de produção. Dessa forma por mais que oscile a produção ou as vendas esses valores não mudam. Existe uma mudança que pode acontecer um reajuste de aluguel por exemplo mas essa variação ocorre minimamente e de tempos em tempos.
13.	O que você entende por custos variáveis? Dê exemplos. Quais são as principais características dos custos variáveis? Quais são os principais custos variáveis de uma rede de supermercados?
 R:Os custos variáveis oscilam de acordo com as atividades de cada empresa, conforme a produção ou prestação de serviços desta organização, exemplo são energia elétrica, matéria- prima. Suas características são acompanhar o ritmo que a empresa produz e oferece um serviço, alterando assim seus valores. Os principais custos variáveis de uma rede de supermercados podem ser os produtos adquiridos, seus fornecedores e os serviços contratados 
14.	O que você entende por custos diretos? Quais são os custos diretos mais comuns nas indústrias? Em uma oficina mecânica, quais são os principais custos diretos?
 R: custos direto são aqueles identificado diretamente ao produto ou serviço. Mão de Obra, ferramentas para manutenção, peças para reposição.
15.	O que você entende por custos indiretos? Quais são os custos indiretos mais comuns nas indústrias? E em um hospital? 
  R: Indireto :Aquele que eu necessito rateio, não consigo alocar diretamente ao produto, os custos mais indiretos na indústria são: energia, água, material de limpeza.
        
16.	Comente os critérios para rateio dos custos indiretos de fabricação. Quais são os critérios mais comuns?
 R: São muitos os métodos de rateio dos gastos indiretos, mas as principais bases utilizadas são: custos diretos; custo da mão de obra direta; quantidade produzida; tempo utilizado pelas máquinas; tempo utilizado pelos colaboradores; área ocupada por linha de produção ou departamento; custo da matéria-prima básica.
17.	Na fabricação de bolsas, sapatos e cintos, quais seriam, em sua opinião, os principais custos diretos? De que maneira a mão-de-obra pode ser identificada e apropriada diretamente como custo de cada produto fabricado pela empresa? 
 R: os principais custos diretos são: couro, mão-de-Obra, tecido. A mão de obra pode ser identificada e apropriada diretamente pela hora trabalhada naquele produto, pelo tempo que cada operário trabalha no produto.
18.	Em uma indústria de vestuários, quais seriam os principais custos diretos? De que maneira as matérias-primas podem ser identificadas e apropriadas diretamente como custo de cada produto fabricado pela empresa? 
 R:Os principais custos diretos são: tecido, mão-de-Obra, aviamentos, Embalagens. As matérias primas podem ser identificadas e apropriadas como custo pela metragem utilizada, a medição de cada produto.
19.	Assinale a classificação mais adequada para os seguintes custos:
	Custos incorridos
	Fixo
	Variável
	Desgaste dos pneus dos ônibus de uma empresa de turismo.
	
	x
	Salários e encargos sociais do pessoal da segurança de uma indústria petroquímica.
	x
	
	Asfalto consumido em uma pavimentadora de vias públicas.x
	Depreciação do prédio de uma fábrica de armas.
	x
	
	Pólvora utilizada em uma fábrica de fogos de artifícios.
	
	x
	Peças para manutenção dos veículos em uma locadora.
	
	x
	Cacau, açúcar e leite utilizado em uma fábrica de sorvete.
	
	x
	Madeira utilizada em uma fábrica de caixotes.
	
	x
	Aluguel do prédio de uma clínica dentária.
	x

Continue navegando