Buscar

51 DIREITO ECONÔMICO E CONCORRENCIAL

Prévia do material em texto

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
05 de agosto de 2021
AULA 1
CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A ÉTICA
	Possui um duplo significado, uma coisa é a ética enquanto prática, e outra é como campo do saber. Quando falamos que alguém é ético, estamos analisando a conduta dele, mas quando falamos da ética de Kant, estamos falando da teoria ética.
	PRÁTICA – Seria a capacidade do indivíduo de agir de forma livre e autônoma, livre de coerção, motivado por sua convicção pessoal sobre o que é o certo/melhor a ser feito. A exemplo, o animal vai procurar comida por conta das suas necessidades vitais, não dependem da sua racionalidade, já o ser humano, pode tomar decisões com base nas suas convicções de certo e errado, e não apenas ações baseadas em necessidades vitais. E para que essa conduta seja avaliada como ética, ela precisa ser intencional, depender de uma reflexão. E também deve-se avaliar a liberdade do sujeito de agir, se ele fizer algo errado obrigado por exemplo.
	SABER – Estuda e reflete sobre a moral, bem X mal, a busca pelo que seja o “melhor”, capacidade de gerenciar esses conceitos na vida prática. Kant por exemplo tenta elaborar um critério para que saibamos através do imperativo categórico se uma conduta é certa ou errada em qualquer situação. A ética enquanto saber tem várias classificações, dentre elas:
ÉTICA QUANTO A ABRANGÊNCIA
	Geral – normas morais que atingem toda a coletividade, temas gerais ligados à coletividade.
	Aplicada – normas morais e códigos de ética aplicáveis a coletividades e grupos de pessoas específicos e determinados. Dentro da ética aplicada, temos a ética profissional.
Profissional – Normas morais e reflexões éticas relacionadas a uma determinada prática profissional.
DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
Ética – Éthos (grego) hábito, modo de vida habitual – hoje – perspectiva individual
Moral – Mos/Mores (latim) refere-se aos usos, costumes e hábitos que são colocados como modelos de conduta na sociedade – perspectiva da coletividade. 
	Na origem etimológica há semelhança de significados entre os dois termos, contudo, deve-se ressaltar que são termos distintos. É importante primeiramente lembrar que a ética tem um duplo significado, sendo vista enquanto prática (capacidade de agir de acordo com o que julgamos ser correto ou incorreto) e a ética enquanto saber (nela, a moral é um objeto de estudo). A moral tem a ver com ideia de certo e errado também, mas é algo social/coletivo, tendo uma exteriorização objetiva (a exemplo da ideia geral sobre aborto).
Obs.: O objeto do estudo da ética (saber) é aperfeiçoada pela ética (enquanto prática).
	Ambos os termos se influenciam e são flexíveis. Se discute o que vem primeiro, se as normas morais que determinam as convicções éticas de cada um sobre certo e errado, ou se essas convicções que determinam padrões morais. Importa destacar que essa influência é de mão dupla, deve-se pensar que boa parte dos valores que assimilamos como certo e errado vem na nossa criação e do nosso meio, de modo que não há como negar que o contexto social marca as convicções individuais das pessoas, logo, influência da moral sobre a ética. 
	Todavia, não há como negar que a ética individual afeta a moral, sendo ambas flexíveis, uma vez que a história mostra mudanças bastante drásticas de moral, a exemplo do divórcio, que só se tornou licito na década de 70. Na atualidade, o divórcio é um acontecimento normal na sociedade, mas o que fez a sociedade mudar sua concepção de divórcio? Isso ocorreu, porque os abusos aconteciam nas relações, e as mulheres começaram a externar sua revolta a partir de uma reflexão ética. E essas mulheres se uniram em movimentos feministas que ganharam força e conseguiram influenciar a legislação e o pensamento da sociedade brasileira. Logo, a moral influencia a ética, mas não de forma determinista.
Obs.: A reflexão filosófica é importante para a evolução cultural da sociedade. 
PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE ÉTICA DOS FILÓSOFOS OCIDENTAIS
SOCRÁTES 
	Extremamente importante para a filosofia ocidental. E dente as várias coisas que Sócrates refletiu, tem a ética socrática. A ética de Sócrates é racionalista, é na nossa razão que está a capacidade de distinguir o certo do errado. Ele também ressalta que tem uma estreita relação entre o saber, a virtude e a felicidade, sendo o bem, o caminho para a felicidade. O conhecimento aprimora nossa capacidade de fazer o bem. E o mal é o resultado da ignorância.
PLATÃO 
	É conhecido pela distinção entre o mundo dos sentidos (aquele perecível, efêmero, imperfeito) e o mundo das ideias (imutável, eterno e perfeito). No caso o mundo das ideias seria o modelo para o mundo sensível e a razão é o instrumento que permite que o homem se aproxime do conhecimento da “ideia”. A ética platônica se baseia na busca pelo Bem Supremo que estaria no mundo das ideias e seria inalcansável, mas através do conhecimento, da educação, podemos obter o aprimoramento ético, sendo a virtude (o equilíbrio que busca o motivo das qualidades e o distanciamento dos vícios) o aprimoramento máximo do ser humano.

Continue navegando