Buscar

(31)98516-8580-ATIVIDADE 1 - COMEX - PRÁTICAS CAMBIAIS E FINANCEIRAS INTERNACIONAIS - 512024

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
 (31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
TEMOS ESSE MAPA DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR! 
.......
ATIVIDADE 1 - COMEX - PRÁTICAS CAMBIAIS E FINANCEIRAS INTERNACIONAIS - 51/2024
Política Cambial e Comercial Externa do Brasil: Uma Análise Abrangente
“É o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio - flutuante, fixo, administrado - e regulamenta as operações de câmbio. Dessa forma, a política cambial define as relações financeiras entre o país e o resto do mundo, a forma de atuação no mercado de câmbio, as regras para movimentação internacional de capitais e de moeda e a gestão das reservas internacionais.
A condução da política cambial afeta diretamente a vida do cidadão, mesmo que não tenha transações com exterior. A taxa de câmbio reflete nos preços dos produtos que o país importa e exporta, influenciando assim os demais preços da economia” (BC, 2024).
 
BC. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Política cambial. 2024. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/politicacambial. Acesso em: 24, jan. 2024. 
​A política cambial e comercial externa do Brasil são instrumentos cruciais para o desenvolvimento econômico do país. Compreender suas características, objetivos e implicações é fundamental para diversos setores da sociedade, desde empresas exportadoras e importadoras até o cidadão comum.
O Brasil adota um regime cambial flutuante, o que significa que a taxa de câmbio do real é livremente determinada pela oferta e demanda no mercado cambial. O Banco Central do Brasil (BCB) atua como um observador, intervindo apenas em momentos de extrema volatilidade para garantir a estabilidade do mercado.
Tudo certo até aqui? Acredito que sim! Então, de acordo com o seu material de estudo, estrategicamente, a política cambial integra as políticas externas em conjunto com a política comercial. Essas políticas são as que atuam na dinâmica das variáveis relacionadas ao setor externo/comércio exterior da economia, e esse tema é muito importante para compreender melhor certas decisões governamentais. Sendo assim, aprofunde a discussão sobre a questão da política comercial do Brasil, valendo-se das múltiplas visões técnicas e acadêmicas sobre o assunto.

Continue navegando