Buscar

RISCOS POTENCIAIS À SEGURANÇA DO COLABORADOR NO AMBIENTE DE TRABALHO NO HOME OFFICE. Você sabia que a pandemia trouxe novos desafios para os profissionais de segurança do trabalho? Entre os desafios p

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - SEG - ERGONOMIA E DOENÇAS OCUPACIONAIS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
RISCOS POTENCIAIS À SEGURANÇA DO COLABORADOR NO AMBIENTE DE TRABALHO NO HOME OFFICE. Você sabia que a pandemia trouxe novos desafios para os profissionais de segurança do trabalho? Entre os desafios podemos destacar a urgência em implementar diversos procedimentos e protocolos na área, além de garantir que os funcionários em home office estejam trabalhando em um ambiente seguro. Você já parou para pensar nas mudanças enfrentadas pelos profissionais nos ambientes de trabalho? Será que os colaboradores seguem as normas quando estão em home office?
A publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma “trabalhar a partir de casa pode originar uma sensação de isolamento, mais horas de trabalho e esbater os limites entre o trabalho e a vida familiar. Se o isolamento pode facilitar a concentração, a ausência de interação social pode tornar-se uma fonte de stress. O horário de trabalho flexível pode transformar-se num número de horas de trabalho excessivas, sem pausas e pode continuar durante a noite, resultando em riscos associados de insônia”.
Disponível em: <https://bit.ly/3uNFE5u>. Acesso em: 29 jan. de 2024.
  
Você sabe como essas mudanças afetaram o setor de segurança do trabalho? Conhece alguém que sofreu estresse excessivo no período da pandemia? Consegue identificar situações em que os protocolos de segurança não estão sendo cumpridos?
De acordo com um estudo recente realizado em 15 países pela Eurofound e pela OIT (2017), 41% das pessoas que trabalhavam em casa consideravam-se muito estressadas, contra apenas 25% das que trabalhavam apenas no local de trabalho.
Disponível em: <https://bit.ly/49AIEl6>. Acesso em: 29 jan. de 2024.
 
A Lancet, importante revista científica, divulgou a realização de uma consulta de estudos sobre o impacto psicológico da quarentena. A maioria dos estudos consultados, relatou efeitos psicológicos negativos, incluindo sintomas de stress pós-traumático, confusão e raiva. Os fatores de stress incluíam uma quarentena prolongada, receio de infecção, frustração, tédio, recursos e informação inadequados, perda financeira e estigma. Alguns investigadores sugeriram efeitos a longo prazo.
Brooks, S.K. et al. 2020. “The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence.” The Lancet, 395 (10227), 912.
 
Diante disso e tendo como base os conhecimentos adquiridos na disciplina, a proposta para nossa atividade MAPA é:
Supondo que você já está atuando como ergonomista no mercado de trabalho e foi contratado por uma grande empresa ligada ao ramo de contabilidade, que implementou o sistema home office durante a pandemia e decidiram manter essa nova forma de trabalho no cenário pós-pandemia. Porém, estão enfrentando problemas relacionados a afastamento de funcionários que estão de home office devido a doenças ocupacionais.
Dentre as principais demandas, os funcionários reclamam de dores no corpo devido a mobiliários inadequados para a execução do trabalho, a carga horária e a pressão se tornou muito estressante. Alguns colaboradores estão muito cansados e insatisfeitos com o trabalho de forma geral.
Frente a essa realidade você irá apresentar a sua proposta para a diretoria. Para isso deverá:
1. Descrever as ações que podem ser tomadas pela empresa, para tornarem o trabalho em home office mais seguro para a saúde do trabalhador (ações tanto para a diretoria, quanto para os empregados). Você deverá apresentar no mínimo: 1 ação para a diretoria e 1 ação para os empregados.
2. Apresentar o seu plano de ação para a solução da questão apresentada com os seguintes pontos:
     - Responsável;
     - Como será feito;
     - Quando será feito;
     - Relevância.
3. Elaborar um texto de no mínimo 05 (cinco) e no máximo 15 (quinze) linhas, apresentando qual é a importância de se fazer o acompanhamento e o tratamento de situações como a apresentada.
Orientações adicionais:
- Baixar o Formulário Padrão para resposta da atividade MAPA, no "Material da Disciplina".
- Ler atentamente a situação apresentada.
- Assistir o vídeo de explicação da atividade, disponível na "Sala do Café".
- Responder todos os itens solicitados, se atentando ao que foi solicitado e a estrutura do Formulário Padrão.
- Fundamentar sua resposta com citações de autores e/ou documentos da área de Segurança do Trabalho, não se esquecendo de colocar corretamente a referência (O Manual de Normas da ABNT está disponível no material da disciplina).
- Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados.
- Certifique-se que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio.
- Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA e clique em "Responder".
Abraço, bons estudos!
Equipe de Mediação - Segurança do Trabalho.7
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais