Buscar

Anorexia e Bulimia

Prévia do material em texto

Anorexia e Bulimia
Anorexia e bulimia nervosa são distúrbios alimentares resultantes da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves, além de provocar diversas doenças. São transtornos que se manifestam principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também entre homens. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente a um grau extremo de desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.
Os transtornos alimentares são distúrbios mentais que afetam o comportamento alimentar e desencadeiam efeitos negativos na saúde física e mental. Ou seja, a partir de hábitos alimentares não saudáveis, as pessoas sofrem alterações físicas como emagrecimento ou ganho de peso excessivo.
As principais consequências físicas da anorexia podem ser devastadoras e incluem desnutrição, desmaios, alterações hormonais, redução da imunidade com aumento da ocorrência de infecções, amolecimento dos dentes, queda de cabelos e falhas de memória. Quando não é tratada, a enfermidade pode inclusive levar à morte. A bulimia surge após dietas muito restritivas, bullying na infância e devido às pressões sociais e da família para manter um corpo magro. Essa doença ainda pode estar associada a condições como depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtornos de ansiedade.
A diferenca entre anorexia e bulimia é que a  anorexia é caracteriza pela perda, diminuição ou ausência de apetite; podendo se desenvolver por infecção, transtornos psicológicos ou até medicamentos. Já a anorexia nervosa consiste em um distúrbio alimentar em que a pessoa se recusa a comer, mesmo sentindo fome.
A característica principal da bulimia é a compulsão alimentar seguida de uma necessidade de eliminar os alimentos do organismo. Ou seja, há um descontrole sobre o quanto que se é ingerido e após essas sessões descontrolada, a pessoa força o vômito ou faz ingestão de laxantes e diuréticos. Há também a bulimia restritiva, onde são realizados longos períodos de jejum e exercícios físicos de forma excessiva. 
A pessoal que sofre de anorexia apesar de estar abaixo do peso ou no peso ideal e, por causa disso, a pessoa passa a ter comportamentos muito restritivos em relação à comida, como por exemplo:  Recusar comer ou exprimir um medo constante em ganhar peso; Comer muito pouco e tem sempre pouco ou nenhum apetite; Estar sempre de dieta ou conta todas as calorias dos alimentos; Praticar regularmente atividade física com a intenção apenas de perder peso. Quem sofre desta doença, tem tendência para tentar esconder o problema, e por isso vai tentar esconder que não come, fingindo algumas vezes a ingestão de alimentos ou evitando almoços de família ou jantares com amigos, por exemplo. 
Atividade
1- Como surge a Bulimia?
2- Quais são os comportamentos restritivos em relação à comida que a pessoa com anorexia desenvolve?
3- Qual a característica principal da bulimia?
4- Quais são as principais consequências físicas da anorexia nervosa?
5- O que é bulimia e Anorexia?
6- Qual é a diferença entre anorexia nervosa da anorexia?
7- O que são transtornos alimentares?
8- Qual é a tendencia de quem sofre de anorexia?
9- Com base no que foi explicado e exemplificado em sala de aula, escreva um texto com suas palavras sobre anorexia e bulimia.

Continue navegando