Buscar

Cultura Indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cultura, religião, arte, alimentação e sociedade Indígena
A Cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram grandes influenciadores na formação da identidade cultural brasileira. Cultura indígena é o conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes dos povos nativos do Brasil. Importante destacar que não existe uma única cultura indígena, mas uma enorme diversidade cultural representada por civilizações autônomas, com modos de pensar e agir únicos. 
Alimentação: A alimentação dos povos indígenas provinha basicamente da pesca, caça, coleta e agricultura, como frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça. Frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiros. Os índios do Norte também consumiam muito o guaraná como fonte de energia para as atividades diárias e para a guerra. A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles, por isso era amplamente cultivada. Hoje em dia, apesar de manterem muitos hábitos alimentares, os indígenas que permaneceram tiveram que se adaptar aos hábitos alimentares da sociedade brasileira contemporânea. A caça, a pesca e a coleta, que eram possíveis quando as florestas eram preservadas, já não são mais suficientes para alimentar a pequena população indígena, devido ao desmatamento. Aves, macacos, antas, porcos-do-mato, capivaras e tatus são exemplos de animais caçados, seja por armadilhas, zarabatanas ou arco e flecha. Para conservar a carne, os índios usam a técnica do moquém, que consiste na instalação de uma estrutura de madeira sobre a fogueira. A carne moqueada (ou defumada) é usada em diferentes receitas. Dentre os itens tradicionalmente cultivados pelos povos indígenas, podemos destacar a mandioca e o milho.
Relações sociais: As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Religião indígena: As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitos Deuses e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia. Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, grande parte dos povos indígenas acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. Um traço importante da religiosidade dos povos indígenas é a crença em seres sobrenaturais ou espíritos. Essas divindades variam bastante entre as etnias. Os Yanomami, por exemplo, creem na existência de espíritos da floresta (xapiri) que moram no topo das montanhas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.
Arte indígena: A arte indígena é bastante variada e pode ser observada em diversos objetos de uso cotidiano (como a cerâmica, as armas e os cestos) Objetos ritualísticos (como as máscaras) Itens de decoração do corpo (como as plumas, as braçadeiras e os botoques). Entre os povos do Xingu, as máscaras são usadas em rituais de caráter religioso. A arte cerâmica indígena é um aspecto bastante importante de sua cultura material. A tradição da arte cerâmica, embora bastante variada em suas técnicas e estilos, abrange a quase totalidade das etnias indígenas.
Divisão do trabalho: É bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Isto significa que existem atividades que são feitas somente pelas mulheres e outras, somente pelos homens.  Homens: - Caçam e pescam. - Constroem as habitações. - Preparam a terra para a prática da agricultura. - Fazem canoas e produzem os instrumentos de trabalho.  Mulheres: - Coletam frutos e raízes. – Preparam a comida. - Cuidam das crianças. - Fazem objetos de cerâmica, redes e cestos.
Atividade
1- Como era a alimentação dos povos indígenas?
2- Explique acerca da Religião indígena?
3- O que é Cultura indígena?
4- Como é a alimentação indígena hoje?
5- Fale sobre as Relações sociais nas tribos indígenas.
6- Quais são os trabalhos realizados pelas mulheres nas tribos indígena?
7- Cite um traço importante da religiosidade dos povos indígenas.
8- Quais são os trabalhos realizados pelos homens nas tribos indígena?
9- Como é a Arte indígena? 
10- Com base no que foi explicado e exemplificado em sala de aula, escreva um texto com suas palavras sobre a cultura, religião, arte, alimentação e sociedade Indígena. (mínimo 7 linhas).

Continue navegando