Buscar

Prévia do material em texto

A.S., 50 anos, sexo masculino, obeso, há uma semana recebeu o diagnóstico médico de diabetes e seu médico prescreveu insulina e metformina. Ele procura o ambulatório de atenção farmacêutica do CHC-UFPR pois acredita que não precisa começar já com a insulina, visto que seus amigos que têm diabetes tomam apenas comprimidos. Exames laboratoriais: hemoglobina glicada 13%. Considerando os dados apresentados, a conduta nesse caso é:
A fazer uma carta ao médico sugerindo a revisão da farmacoterapia, com suspensão da insulina, visto que o paciente não tem recomendação de iniciar o tratamento com esse medicamento.
B Fazer uma carta ao médico sugerindo a revisão da farmacoterapia, com a manutenção da metformina e substituição da insulina por outro agente oral.
C orientar o paciente sobre a necessidade da insulina no início de seu tratamento, bem como sobre a aplicação da insulina e medidas não farmacológicas.
D orientar o paciente sobre medidas não farmacológicas como medidas iniciais de tratamento e fazer uma carta ao médico sugerindo a revisão da farmacoterapia para suspensão dos medicamentos prescritos.
E orientar o paciente sobre a necessidade da insulina no início de seu tratamento e fazer uma carta ao médico sugerindo a revisão da farmacoterapia para suspensão da metformina.
Resposta 
B Fazer uma carta ao médico sugerindo a revisão da farmacoterapia, com a manutenção da metformina e substituição da insulina por outro agente oral.

Mais conteúdos dessa disciplina