Buscar

Transferência Placentária de Fármacos

Prévia do material em texto

O uso de medicamentos na gestação requer uma atenção especial durante o seguimento farmacoterapêutico, pois a maioria dos fármacos administrados em gestantes atravessam a barreira placentária, com consequente exposição do embrião e do feto aos seus efeitos farmacológicos e teratogênicos. Considerando os fatores que afetam a transferência placentária de fármacos, analise as afirmativas abaixo.
I As propriedades físico-químicas dos fármacos, tais como a hidrossolubilidade e a ionização, contribuem para a sua transferência através da barreira placentária, rapidamente, penetrando na circulação fetal. 
II A presença de transportadores de fármacos na placenta pode bombear alguns medicamentos de volta à circulação materna e, assim, impedir que atinjam a circulação fetal. 
III O grau de ligação às proteínas plasmáticas maternas pode afetar a velocidade de transferência, sem influenciar na quantidade de fármaco transferida. 
IV A barreira placentária pode funcionar como local de metabolismo de alguns fármacos, protegendo o feto da exposição a esses agentes presentes na circulação materna.
Dentre as afirmativas, estão corretas
A II e III.
B I e III.
C I e IV.
D II e IV.
Resposta 
A II e III.

Continue navegando