Buscar

Estudo da Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sintaxe e Semântica
Na disciplina em questão, você estudou sobre a nova ortografia da  língua portuguesa. O Novo Acordo Ortográfico buscou uma unificação das regras da língua portuguesa, para a qual foram efetuadas muitas alterações. Dessa maneira, qual foi a primeira mudança? No alfabeto
De acordo com a gramática gerativista, o falante de uma língua natural, independente de qual seja, já nasce sabendo como os vocábulos se organizam para que se estabeleçam estruturas cada vez mais complexas até que se chegue às sentenças. Diante dessa afirmação, infere-se que: Qualquer falante tem um conhecimento inato sobre a sua língua
Na disciplina em questão, você estudou sobre termos acessórios da oração e a regência. Adjunto é o termo sintático não obrigatório, que tem como objetivo ampliar a informação ou o conhecimento do núcleo que integra o predicado. Em relação ao adjunto adverbial, avalie as afirmações a seguir: 
I - Denota uma circunstância relativa ao processo expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um adjetivo, advérbio ou de um verbo. 
II - Termo da oração que indica uma circunstância de tempo, de lugar, de modo, de causa, de finalidade, modificando o verbo. 
III - Caracteriza ou determina um substantivo. 
IV - Só pode ser de intensidade ou finalidade. 
É correto apenas o que se afirma em: I e II. 
Na disciplina em questão, você estudou sobre as orações coordenadas e as subordinadas. Sabe-se que as orações coordenadas podem ser ligadas por uma conjunção (sindéticas) ou podem se ligar sem uma conjunção (assindéticas). Considerando o contexto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I - Geralmente, as conjunções não são antecedidas pela vírgula, ou ainda podem ser deslocadas dentro do período.
PORQUE
II. A função das conjunções é unir as orações. 
É correto o que se afirma em: Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira , e a II é uma proposição falsa.
Bechara (2010) define morfema como as menores unidades dotadas de significação que formam as palavras. Sendo que a palavra é constituída a partir de dois morfemas: o radical e os afixos. 
Nesse caso,  qual é a definição de radical? Sobre isso, marque a alternativa correta:
O núcleo em que está centrado o significado  relacionados aos elementos do mundo em que vivemos, e que nos remete a um conceito existente; uma base comum de significação
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, Morfologia é o estudo sobre a formação das palavras. Sabemos que toda palavra possui uma raiz. Sendo assim, para a criação de uma nova palavra, é possível ter elementos já existentes na língua como base. Na Língua Portuguesa, os processos de criação de palavras mais comuns são derivação e composição. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A composição equivale a junção de dois ou mais elementos significativos em uma língua.
PORQUE
II - Essa junção resulta em uma nova palavra, com significado único.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, a palavra pode ser estudada em seu aspecto formal e também do ponto de vista semântico. Diante disso, é possível inferir que há dois aspectos fundamentais na unidade linguística. Quais são eles? A forma e o sentido
Classe gramatical é o nome dado aos conjuntos que classificam uma palavra, se baseando na sua estrutura sintática e morfológica. Considerando essa temática, há quantas classes gramaticais? Dez classes de palavras
Para formular sentenças, é preciso recorrer, em um primeiro momento, à memória para selecionar, entre os vocábulos retidos, aqueles que melhor podem expressar o efeito de sentido desejável. Cada um desses vocábulos é formado por unidades ainda menores. Quais são elas? Unidades morfológicas
O conhecimento sobre a estrutura linguística necessita de contínua adaptação e trabalho, isso porque a língua é uma realidade mental que, em seus limites, pode se confundir com o próprio pensamento. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir:
I. Não é sempre que haverá um adjetivo correspondente na mesma família de palavras e de significado idêntico ao da locução adjetiva.
II. Uma locução adjetiva não pode ser constituída de preposição + advérbio, como em “O leite de ontem estava azedo”. 
III. A expressão “Negócio da China” é usada para designar um negócio lucrativo e é um exemplo de que alguns substantivos das locuções adjetivas podem não ter ligação com o adjetivo que o substitui. 
IV. Na frase “Ele estuda à noite” as palavras classificam-se como uma locução adverbial de tempo. 
É correto apenas o que se afirma em: I, III e IV
Na disciplina em questão, você estudou sobre as locuções e seus sentidos. Muitas vezes, ao escrever, nós fazemos uso de expressões, visto que estas expressam ideias e sentidos que não conseguimos expressar em apenas uma palavra, necessitamos, assim, fazer uma ligação entre as palavras. Analise a tirinha a seguir: Sabendo disso, os trechos destacados em negrito, no balão, são exemplos de: Locução verbal
Fonte da imagem: https://www.nextpng.com/pt/transparent-png-wchuq. Fonte do texto: a autora. 
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, a locução adverbial é formada, normalmente, por meio da junção de uma preposição e um substantivo ou adjetivo, sendo que estes podem variar em gênero e número.
A respeito das locução adverbial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 
As locuções adverbiais funcionam como um advérbio.
PORQUE
As locuções adverbiais modificam o substantivo.
Escolha uma opção: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Em entrevista ao site Purepeople, a atriz Juliana Paes afirmou: “Quem nunca dançou uma música da Gretchen? Ela é um barato. Uma mulher de coragem que já passou por poucas e boas”. 
Entrevista Juliana Paes Disponível em: https://www.purepeople.com.br/midia/-quem-nunca-dancou-uma-musica-da_m971930. Acesso em: 16 set. 2020. 
O trecho destacado em negrito, trata-se de: Locução adjetiva
A palavra ___________ indica um modo de aprender uma língua, sendo que esse método impugna todo o aprendizado que é ofertado pela ____________ e considera apenas o que é adquirido de maneira natural, por assimilação espontânea e inconsciente, no ambiente _____________ em que o sujeito está inserido. 
Diante disso, marque a opção que preenche corretamente e respectivamente as lacunas do texto:
Escolha uma opção:
b. Aprendizado; escola; natural; sociocultural.
c. Vernáculo; casa; natural; sociocultural.
d. Vernáculo; casa; natural; individual.
e. Vernáculo; escola; natural; sociocultural.
A regência é definida como “a relação de dependência que se estabelece entre dois termos” (FARACO, MOURA e MARUXO JR., 2006, p. 465), sendo estes classificados em regentes ou regidos; os primeiros exigem a presença dos últimos e são completados por eles. Quando o termo regente é um verbo, a relação é chamada regência verbal e, quando é um nome, regência nominal. 
MAIA, Mariana Medeiros Prates; NUNES, Valdilene Zanette. Regência Verbal e Nominal: uma análise em livros didáticos do Ensino Fundamental II. Leopoldianum, ano 44, n. 123, p. 67-86, 2018. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. É importante conhecer as regras de organização frasal.
PORQUE
II. Na construção de um enunciado coerente, é preciso dominar os aspectos sintáticos de uma frase. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
image2.jpeg
image1.wmf

Continue navegando