Buscar

Reações de Titulação de Complexação

Prévia do material em texto

Reações de Titulação de Complexação
1)A maioria dos íons metálicos reage com doadores de pares de elétrons para formar compostos de coordenação ou complexos. As espécies doadoras ou ligantes devem ter, pelo menos, um par de elétrons desemparelhados disponível para a formação da ligação. Um ligante que possui um único grupo doador de elétrons, como a amônia, é conhecido como:
R) E. e) Unidentado.
2) O ácido etilenodiaminotetracético, também chamado ácido (etilenodinitrilo) tetracético, comumente abreviado para EDTA (do inglês Ethilene Diamine Tetraacetic Acid), é o titulante complexométrico mais largamente utilizado. Diversos tipos diferentes de métodos titulométricos podem ser utilizados com o EDTA. Entre os citados abaixo, qual NÃO utiliza este composto?
R) E. e) Métodos cromatográficos.
3)Uma titulação complexométrica é uma titulação que se fundamenta em formação de complexos. Neste caso, qual é a concentração em mol/L de uma solução de EDTA onde foi requerido 20,32 mL na titulação de uma amostra contendo Ca2+ a partir de 211,44 mg de CaCO3 (Massa Molecular = 100,09 g/mol).
R) A. a) 0,1039 mol/L de EDTA.
4)Em titulações complexométricas, é necessário a utilização de técnicas e/ou indicadores específicos, considerando-se alguns detalhes na escolha dos mesmos, possibilitando a determinação do ponto de final desta titulação. Neste caso, qual das alternativas abaixo NÃO é um método de determinação do ponto final de uma titulação complexométrica?
R) A. a) Indicador fenolftaleína.
5) Alguns íons metálicos como o Cromo III reagem lentamente com EDTA, e é usualmente determinado através da titulação de retorno. O Cromo III é muito utilizado como pigmento em algumas tinturas. Neste caso, uma amostra de tinta amarela (contendo a pigmentação amarelo de cromo) foi analisada por tratamento de 3,02 g de amostra com 7,00 mL de 0,0213 M de EDTA. A quantidade de EDTA que não reagiu foi titulada com 1,08 mL de solução de Zn 2+ 0,0104 M. Qual é a quantidade, em porcento, de Cromo III nesta amostra de tinta?
R) B. b) 0,237% de Cromo III.

Continue navegando