Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A “doença da vaca louca”, ou encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), é uma doença priônica transmissível que causa a degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos. Não há relatos da ocorrência da BSE no Brasil, mas é importante o conhecimento dos médicos veterinários acerca desse assunto e a existência de um esquema eficaz de vigilância. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais maneiras de transmissão da BSE e suas decorrências. 
A 
A forma congênita, que é a transmissão vertical da mãe para os bezerros, facilita o rastreamento de bovinos contaminados. 
B 
Alimentação dos bovinos com farinha de carne e (ou) ossos contaminados, o que ocasionou a proibição do uso dessas farinhas na formulação de rações destinadas aos ruminantes. 
C 
Alimentação dos bovinos com farinha de carne e (ou) ossos contaminados, o que ocasionou a proibição do confinamento na produção bovina.
D 
Os vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, favorecem a transmissão em bovinos confinados. 
E 
Os vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, podem proporcionar os sinais nervosos e a dificuldade de locomoção após o contato desses agentes com os bovinos.