Buscar

120

Prévia do material em texto

Sobre as doenças que acometem o sistema nervoso de bovinos, assinale a alternativa correta.
A 
A cadeia leve da toxina botulínica cliva as proteínas de fusão das vesículas sinápticas necessárias para a exocitose da acetilcolina bloqueando a transmissão sináptica nas junções neuromusculares, impedindo o estímulo de contração.
B 
Em bovinos, a raiva manifesta-se principalmente na forma furiosa e alguns sinais observados são cegueira, bruxismo, tremores musculares na região da cabeça e opistótono.
C 
A tetanospasmina é a principal neurotoxina responsável pelo quadro clínico do tétano. Uma vez no SNC, adendra os neurônios inibidores, impedindo a liberação de acetilcolina e dopamina. Dessa maneira, impede a neurotransmissão, tendo como consequência a falta de inibição do estímulo inibidor, o que resulta em contração muscular, rigidez e tetania.
D 
A encefalite bovina por BHV5 é uma doença frequente que afeta, de preferência, animais adultos, sendo fatal para eles. Os achados microscópicos definem uma meningoencefalite não supurada difusa. Notam-se manguitos perivasculares com várias camadas de neutrófilos e plasmócitos nas meninges e em diversas áreas do SNC.
E 
A listeriose é uma doença bacteriana ubíqua e zoonótica. As lesões do sistema nervoso ocorrem mais em ruminantes e consistem em polioencefalomalácia. A doença nervosa é endêmica e podem ser detectados múltiplos casos em rebanhos de pequenos ruminantes e casos isolados no gado.

Continue navegando